Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Eléctrico

Eléctrico  

Espaço para a discussão sobre os transportes.

Re: Eléctrico

Mensagempor Bracarense » terça mai 10, 2011 8:28 am

http://maps.google.com/maps/ms?hl=pt-BR ... 8&t=h&z=13

pode ter ficado um pouco mais confuso mas consegui expandir as linhas.
Acho que deviam ser feitas aos bocadinhos tipo linha 1, 9 meses depois de estar concluída construirias a linha 2, ...
Apoio a ideia de ser uma só linha que se bifurcaria nas estações e apoio o elétrico sem cabos (axo que se deveria desenvolver essa tecnologia : D)

passo a explicar as linhas:
linha 1sairia da avenida até à estação passando pela senhora-a-branca, av joao xxi e imaculada conceição.
linha 2 sairia da avenida passando pelo campo da vinha, arco da porta nova sé e, biblioteca, museu d diogo, até chegar a imaculada conceição
linha 3 ligaria a avenida ao largo das carvalheiras passando pelo largo carlos amarante e pela rua d afonso henriques
linha 4a maior de todas as linhas sairia da senhora-a-branca, passava no cemiterio, braga parque, subiria o bairro da alegria até ao hospital, desceria para a universidade e percorreria gualtar todo até ao fojo (para fornecer um transporte até ao centro a uma freguesia que tem evoluído imenso)
linha cinco a linha de lamçaes. desde o parque arborizado de lamaçaes até aos campos da rodovia iria pela rua da fabrica para apanhar a linha 4 para o centro.
linha sameiro bon jesus sairia da rotunda da universidade, subiria até ao portico. Aí as pessoas apanhariam o elevador até ao santuário.
linha sameiro linha que sairia dos cavalos até ao sameiro por um caminho interior (que já existe). seria a continuação da linha do bom jesus.
6 faria a 31 de janeiro
linha pebpequena linha que ligaria a linha 6 até ao PEB e parque da ponte.
Editado pela última vez por Bracarense em terça mai 10, 2011 6:35 pm, num total de 1 vez.
Bracarense
Bispo

Registado: quarta mai 04, 2011 7:26 am

Mensagempor asterisco » terça mai 10, 2011 6:22 pm

Era fazer um teleférico do Bom Jesus ao Sameiro.

Essa linha amarela dava muito jeito, mas não sei se é exequível. O declive é enorme.

E acho que devia haver eléctrico até ao estádio.
asterisco
Cardeal

Registado: quarta mar 11, 2009 10:28 pm

Mensagempor Bracarense » terça mai 10, 2011 6:38 pm

pois talvez....
boa idéia do teleférico uma amiga minha já tinha dito isso mas acho que ficaria um pouco esquisito na paisagem. Mas não deixa de ser uma boa ideia
Bracarense
Bispo

Registado: quarta mai 04, 2011 7:26 am

Mensagempor Meireles88 » terça mai 10, 2011 11:16 pm

Eu acho que ao fazer neste momento seria apenas 1 linha: Universidade - Estação caminhos de ferro. Até a punha a passar pela variante que liga a estação ao feira-nova e com paragem na central de camionagem(que dava acesso ao estádio e ao centro). E depois, daqui a 5 anitos construiria uma 2ª linha que ligaria Vila Verde ou Prado até a central de camionagem e uma 3ª linha a ligar a central ao parque do picoto e a prolongar-se até lomar e/ou minho center. E Braga ficava excelentemente servida de transportes publicos durante os proximos 20 anos.
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor DoctorDre » terça nov 29, 2011 6:51 pm

E porque não esta hipótese. É mto à frente:

Imagem
DoctorDre
Administrador

Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm

Mensagempor j0hnny » sexta dez 02, 2011 6:53 pm

RAM Escreveu:Em 2006 estive em Bilbao e andei num Tram que só tinha uma linha de uma ponta da cidade à outra. Estive agora a pesquisar e são 4,87 Kms de extensão http://en.wikipedia.org/wiki/EuskoTran#Bilbao.27s_Tram e pelo que vi Vitoria tem uma linha de Tram em Y.

A solução de Gualtar a Maximinos era um mimo! Com passagem a cada 5 minutos nas horas de ponta e 10 minutos nas restantes, deixava muitos carrinhos fora da cidade.

Eu sou mais ambicioso e se eu fosse "presidente da junta" não descansava enquanto não conseguisse levar isto avante:

Linha 1 - Parque de exposições (Parque de estacionamento auto) - Maximinos - CP - Campo da Vinha - Av Central - Sra.-a-Branca - S. Vitor (Ruas S. Vitor, D. Pedro V e Nova Santa Cruz) - UM (atravessada a meio) - Novo Hospital (Parque de estacionamento auto)

Linha 2 - Lamaçães (Continente - Parque de estacionamento auto) - Makro (Parque de estacionamento auto) - Sta. Tecla (Tribunal, Seg. Social,...) - Rua da Restauração - R. Sta. Margarida - S. Vicente - Estádio Municipal (Parque de estacionamento auto)

Isto dá muita discussão, e cada um imaginará o seu percurso (este não passa à minha porta) :drink:
Imagem

Com os projectos da Reabilitação Urbana do Centro Histórico que visam uma menor circulação de veículos no centro da cidade nomeadamente cortes de ruas, alargamentos de passeios, será que Braga começa já se a preparar, num futuro próximo, a vinda do metro/eletrico(ou esse tal Tram)
j0hnny
Bispo

Registado: sexta nov 12, 2010 10:45 pm

Mensagempor Meireles88 » terça jan 17, 2012 4:11 pm

Encontrei esta petição online:

Pelo regresso do eléctrico a Braga

Assinem e divulguem sff.

Meireles88
Administrador

Mensagempor Mr Strangelet » quinta jan 19, 2012 11:40 pm

Essa petição já tem uns anitos, e já fez correr muita tinta...
Mr Strangelet
Cardeal

Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm

Eléctrico

Mensagempor Meireles88 » terça jul 17, 2012 7:09 pm

Continua em aguas de bacalhau isto nao? Acho que o eléctrico ou metro eram uma mais valia para a cidade! Veja-se Lisboa que aumentou a linha de metro e já hoje superou as expectativas de pessoal a utiliza-la!

Meireles88
Administrador

Mensagempor Msilva » terça jul 17, 2012 11:14 pm

Meireles88 Escreveu:Continua em aguas de bacalhau isto nao? Acho que o eléctrico ou metro eram uma mais valia para a cidade! Veja-se Lisboa que aumentou a linha de metro e já hoje superou as expectativas de pessoal a utiliza-la!

Lisboa foi um caso ridículo. Metro há 50 anos e não tinha ligação a um equipamento como o aeroporto, lololol
Msilva
Bispo

Registado: segunda ago 03, 2009 2:35 pm

Mensagempor Mr Strangelet » quinta jul 19, 2012 5:32 pm

Sem dúvida que o caso do metro de Lisboa foi no mínimo anedótico.

Quanto ao electrico em Braga, se até ha uns anos sempre duvidei da sua existência a curto e médio prazo, numa altura em que se desculpa tudo com a crise é que não acredito minimamente.
Mr Strangelet
Cardeal

Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm

Mensagempor Miguel » segunda jul 23, 2012 10:36 am

Acho que não há vontade nem interesse das autoridades pelo regresso do eletrico.
Miguel
Arcebispo

Registado: quarta jan 07, 2009 12:30 am

Mensagempor Meireles88 » segunda jul 23, 2012 12:24 pm

Miguel Escreveu:Acho que não há vontade nem interesse das autoridades pelo regresso do eletrico.

É pena, não entendo porquê. O Eléctrico com boas ligações e tarifas acessíveis levaria muita gente!

Meireles88
Administrador

Mensagempor Bracarus65 » terça jul 24, 2012 1:33 am

ainda há dias tive oportunidade de viajar no eletrico do Porto, naquele percurso turistico entre a Ribeira e a Foz.
Aquilo é lindo; um eletrico mesmo à moda antiga, com interiores em madeira, bem desconfortável mas saudavelmente "vintage" :)
E fiquei a imaginar aquilo em BRaga, entre a Estação e o Elevador do Bom Jesus, como nos tempos dos meus pais :)
Podia até não ter muitos passageiros; podia até restringir-se aos meses de verão e semana santa, ou então feriados e fins de semana. Os custos não seriam muitos: para além do equipamento, um motorista e a eletricidade... acho que seria uma ENORME mais valia para o nosso turismo.
Bracarus65
Presbitero

Registado: segunda ago 22, 2011 5:00 pm

Mensagempor ricardobraga » terça jul 24, 2012 3:57 pm

Bracarus65 Escreveu:ainda há dias tive oportunidade de viajar no eletrico do Porto, naquele percurso turistico entre a Ribeira e a Foz.
Aquilo é lindo; um eletrico mesmo à moda antiga, com interiores em madeira, bem desconfortável mas saudavelmente "vintage" :)
E fiquei a imaginar aquilo em BRaga, entre a Estação e o Elevador do Bom Jesus, como nos tempos dos meus pais :)
Podia até não ter muitos passageiros; podia até restringir-se aos meses de verão e semana santa, ou então feriados e fins de semana. Os custos não seriam muitos: para além do equipamento, um motorista e a eletricidade... acho que seria uma ENORME mais valia para o nosso turismo.

Pois, o que eu coloquei a vermelho é o que inviabiliza todo este projecto, então se os custos são baixos como é que se faz para pagar luvas? E como se faz para se atribuir grandes empreitadas aos grandes amigos?
Vivemos numa democracia dos milhões, onde qualquer obra abaixo de 1 milhão é considerada um "não assunto", não tem viabilidade e por isso não coloca a economia a mexer. E havendo eléctrico, as pessoas começariam a utiliza-lo mais vezes, levando a que deixassem os carros em casa, e como é que a Bragaparques ganhava dinheiro?
ricardobraga
Presbitero

Registado: terça mai 24, 2011 1:29 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Transportes

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes