Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Proposta TUB

Proposta TUB  

Espaço para a discussão sobre os transportes.

Proposta TUB

Mensagempor DoctorDre » terça mar 02, 2010 12:12 am

Primeiro queria só deixar-vos uma explicação simples da proposta.
O objectivo é obviamente encurtar distâncias na cidade. Hoje em dia pouca gente usa os transportes públicos e a maior parte dos que anda é porque não tem alternativa automóvel. Há varias razões para o que acontece: comodidade, duração da viagem, etc... estas duas são dificilmente contornáveis mas há uma razão com a qual me identifico muito que é a complexidade do mapa de rotas, desconhecimento e falta de fiabilidade dos horários e baixa frequência da maior parte das linhas.
A cidade está bem coberta de linhas não há dúvidas, quase não há rua que não tenha um azulinho a passar lá, mas isso baralha o mapa e o utente e não permite ter uma grande frequência nas linhas que há.

Comecei por pensar como é que se poderia simplificar o mapa de modo a que fosse muito facilmente lido. Lembrei-me dos mapas de metro: são normalmente simples porque não seguem as ruas e apenas nos indicam as paragens e não os sítios por onde passam. Por outro lado se andarmos no metro de paris, por ex, não deve haver uma linha que não se cruze com outra e muito embora não se sirvam de um ponto central onde se cruzem todas as linhas, pela dimensão da cidade pode-se muito bem considerar que há realmente um HUB central onde possamos passar de uma linha qq para outra que sirva a o resto da cidade. Por outro lado se viajamos de um ponto exterior da cidade para outro tb exterior ou suburbano, ir a um HUB central na cidade seria um desperdício de tempo pelo que pensei que seria de manter os chamados circuitos urbanos. Eu colocaria um mais exterior mas com menores frequências e um interior com maiores frequências.
Com este pensamento criei o mapa que já conhecem:

imagem 1
Imagem

O terminus das linhas não necessita de ser necessáriamente o Hub, antes pelo contrário, a ideia é que elas continuem muito para além dali.
No hub a circulação TUB seria quase ininterrupta mas à medida que se fosse afastando do centro e dividindo as linhas ia perdendo frequencias... por exemplo se um linha inicial tinha frequencias de 5 em 5 minutos, quando se dividia em 2 linhas passava cada uma a ter frequencias de 10 em 10 minutos... e assim sucessivamente!

Bom mas vamos ver na prática como é que eu faria?

Antes de mais quero deixar algumas das definições para tornar mais fácil a compreensão:
-HUB Central - Onde todas as linhas principais se cruzam;
-Linhas Principais - são 4: A,B,C e D; são os trajectos que ligam dois HUBs Secundários (que normalmente estão na mesma linha de diâmetro) e que cruzam o HUB central;
-HUBs Secundários - Onde as linhas principais se cruzam com o Circuito Urbano Interior (Ci) e a partir de onde saem as linhas periféricas;
-Linhas Periféricas - são os trajectos que continuam as linhas principais. Embora haja algumas excepções a maioria é exterior ao Ci;
-Circuito Urbano Interno (Ci) - linha sem terminus que passa por todos HUBs secundários e por isso se cruza com todas as linhas do mapa. Tem um trajecto mais central que o Circuito Urbano Exterior (Ce);
-Circuito Urbano Exterior - tb uma linha sem terminus que se cruza com a maior parte das linhas periféricas e linhas suburbanas;
-Linhas Suburbanas - são a continuação das linhas Periféricas que se cruzam com o Ce. São sempre exteriores ao Ce.

1º O Circuito Urbano Exterior - permite encurtar as viagens de quem quer ir de pontos dispares no concelho uma vez que todas as linhas periféricas se cruzam com este circuito. Se queremos por exemplo ir de Adaúfe-Celeirós teremos que trocar varias vezes de autocarro para chegar lá o mais rapidamente possível e mesmo assim leva imenso tempo. Há provavelmente a longa hipótese de usar o autocarro até que a nossa linha se cruze com uma linha de celeirós: nesta proposta essa hipótese mantém-se. Aqui vai:

Imagem

2º O Circuito Urbano Interior - Tem mais ou menos a mesma função que o CE (a vermelho) mas com frequências mais numerosas. A amarelo são os HUBs secundários que são o destino de cada uma das linhas Principais:

Imagem

3º O HUB Central e as Linhas Principais

De forma esquemática:
Imagem

Devido ao urbanismo antigo há um vazio de linhas principais no centro histórico. Parte desse problema será resolvido pelas linhas periféricas

As Linhas Principais

LINHA A

A ligação Rodovia-HUB-CP

Imagem

De forma esquemática

Imagem

Dados:
- 15 paragens

Rodovia-CP - 14 paragens = +/- 4,1km = +/- 10 min (viagem) + 3:30 min (15s/paragem em media) = 13,5 min = +/- 3 autocarros (de 5 em 5 min)
CP-Rodovia - 13 paragens = +/- 4,8km = +/- 14 min (viagem) + 3:15 min = 17,15 min = +/- 4 autocarros

As alterações ao mapa que eu sugeria era a a alteração de sentidos na R. do Raio e R. 25 de Abril e desta forma esta linha ser feita no sentido HUB-CP pela avenida central-Tunel-Av. Liberdade e no sentido inverso pela R. Raio.
O mesmo aconteceria na linha D.

LINHA B

Imagem

Pequena correcção: A linha no sentido Populo-Media-Markt seguiria tb pela Rua Pereira de Castro (desde o Carmo até igreja S. Vicente). O google maps não permite esse trajecto

Esquemático:

Imagem

- 15 Paragens

MediaMarkt - Parretas - +/- 5,8km = 16 min (viagem) + 3,45 min = +/- 20 min = +/- 4 autocarros
Parretas - MediaMarkt - +/- 5,4km = 14 min (viagem) + 3,45 min = +/- 18 min = +/- 4 autocarros

LINHA C

Imagem

Esquemática:
Imagem

- 8 paragens:

Ponte - Nó de Infias - +/- 7 min (viagem) + 2 min = +/- 9 min = +/- 2 autocarros
Nó - Ponte - +/- 11 min (viagem) + 2 min = +/- 13 min = +/- 3 autocarros

LINHA D

Imagem

O trajecto no sentido BP-HUB far-se-ia igualmente pela R. D. Pedro V e R. S. Victor e as alterações ao mapa que eu sugeria era a a alteração de sentidos na R. do Raio e R. 25 de Abril e desta forma esta linha ser feita no sentido HUB-CP pela avenida central-Tunel-Av. Liberdade e no sentido inverso pela R. Raio.

Imagem

- 11 Paragens:

BragaParque - Santos da Cunha - +/- 3,9km - +/- 10 min + 2,15 min = +/- 12,15 = +/- 3 autocarros
Santos da Cunha - BragaParque - +/- 3,7km - +/- 10 min + 2,30 min = +/- 12,30 = +/- 3 autocarros

A todo o momento, nas 4 linhas principais são precisos +/- 28 autocarros. Relembro: as linhas principais não são o fim dos trajectos! O objectivo é simplificar a rede e portanto em direcção ao HUB central só há 4 linhas A,B,C e D, vejam a imagem 1. Então faltam ainda os autocarros que seguem para alem dos HUBs secundários.
E ainda também os dos circuitos urbanos!

Relembro tb que a frota da TUB neste momento é de 111 veículos.

Esquemática da Rede Central:

Imagem

As linhas Periféricas

Linhas Periféricas A

ESTE:

Imagem

NOROESTE:

Imagem

Linhas Periféricas B:

NORTE:

Imagem

SUDESTE:

Imagem

Linhas Periféricas C

NORTE:

Imagem
Em pormenor:
Imagem

SUL:

Imagem

Linhas Periféricas D

A Este:

Imagem

A Sudoeste

Imagem

Questões e Respostas:

1
Mr Strangelet Escreveu:André!! Excelente trabalho.

Só acho que não estas a ter em conta uma futura nova centralidade da cidade, que vai mover até lá milhares de pessoas...O novo Hospital Central.
Seria interessante que pelo menos o Circuito Urbano Externo passasse por lá, e a linha D tivesse o seu terminal em frente ao hospital.
Penso também que a linha A deveria ter o seu terminal em frente á universidade (aonde param os autocarros da Barquense) para servir esta e o INL.
O núcleo urbano de Braga já se expandiu além da Av Padre Julio Fragata e da Av. Frei Bartolomeu dos Mártires, pelo que seria importante prolongar um pouco essas linhas :)

http://www.google.com/maps/ms?ie=UTF8&h ... 9&t=k&z=14

Boas!

Compreendo isso tudo e concordo com a importancia das centralidades. Na verdade eu queria fazer um post completo apenas quando tivesse terminado todas as linhas! Passo a explicar: (lê bem as definições que escrevi no 1º post)

A linha A não termina na Rodovia! A rodovia é apenas o ponto onde todas as linhas A se cruzam!
Vou andar um pouco mais adiante na proposta para te fazer entender: todos os autocarros terão duas denominações simples: a primeira é a linha que fazem (A por exemplo) e a segunda é o seu numero.
Vamos imaginar o autocarro A-1 o que significa? Bom desde logo significa que faz a linha A desde a rodovia à estação da CP ou mais resumido faz a linha A "dentro" do circuito interno. Mas fora do circuito interno há uma divisão da linha A nas suas varias rotas!
Vamos supor que a linha A1 vem desde Mire de Tibães a Gualtar e vamos supor que a A2 vem de Prado a S. MAmede d'Este. Sabemos À priori que essas duas linhas fazem exactamente o mesmo trajecto desde a Estação CP até À Rodovia! A partir desses pontos já não se sabe (para já :) ) Entendes o plano?

Digo-te mais, ainda não tive tempo de me debruçar sobre as linhas periféricas (depois dos HUB secundários) mas estava a ponderar que houvesse uma terceira denominação: imagina que duas linhas A vão juntas até à paragem mais longínqua do Ce e após essa paragem se dividiam: então eu chamaria a essas linhas A (da linha principal) 1 (um número da linha periférica) e 1 (um número da linha suburbana). Aconteceria o mesmo que antes: se tu que vives antes da paragem do Ce (ou melhor a tua paragem é mais central) então sabes que podes apanhar todos os A1's... seja A11, A12, A13...
Dá para perceber?

Daí eu não fazer os Hubs em sítios mais afastados mas talvez mais concorridos: é que se imagina ponho um HUB na UM, significa que o autocarro que vai para lamaçães teria sempre de ir à UM (a linha A até era remediável pela linha B) ou os autocarros que serviam o Braga-PArque teriam sempre de ir ao Hospital.
Isto não implica que o Hospital não tenha boas frequencias: terá menos que as linhas principais é certo mas poderá ter a sua boa quota parte.

Não é um sistema perfeito óbvio mas vou-te dar um exemplo de como pode ser simples:
Estás no tribunal a receber uma herança de uma tia avó que nunca conheceste e como já és rico mas não tens carro queres apanhar um taxi na zona mas não há :D então resolves pela última vez apanhar um Autocarro para ir à BMW e Audi experimentar o teu futuro carro. Pois a única coisa que fazes então é dirigir-te à paragem de santa Tecla (a 5 min) e apanhar o primeiro autocarro B, seja B1, B2 ou B34 que passe, sempre na direcção do Continente Há-de passar um nos próx 2 min. Quando chegares ao Continente só tens de mudar para a Ce no sentido Lamaçães-Nogueira e esperar pela tua paragem. Honestamente não sei se diminui o tempo de viagem para o modelo actual mas a verdade é que simplifica e de que maneira!

2
Duarte Escreveu:
andre_carneiro Escreveu:
Duarte Escreveu:A linha azul deveria passar pela avenida central andré, visto que anda muito próxima da zona da linha laranja e assim tambem atingia mais o centro histórico e chegava na mesma à estação :good:

Pois... a Av. Central é o maior problema deste esquema. É que não estou a fazer linhas que circulem só num sentido. A solução seria pôr a Avenida com os dois sentidos. Perfeitamente possível e com muito pouco investimento pela câmara e aí sim passaria por aí não a linha A (azul) mas a B (verde)

Punhas no sentido Centro-periferia a passar por lá, e para trás vinha pelo mesmo sítio que está agora.. Eu só acho que é OBRIGATÓRIO uma carreira regular passar pela av. central. :)

humm... já me estás a fazer pôr o carro à frente dos bois eu ia explicar isto mais para a frente

desde o inicio que penso em possibilidades para ligar o centro histórico e sem dúvida nenhuma que a solução mais prática, mais fácil e provavelmente mais aplaudida seria uma única linha de tram a cruzar a cidade desde a UM à Estação CP. Como estamos em braga a opção tomada seria a tua

3
Meireles88 Escreveu:Aquela passagem ao subir a rua da restauração e virar por trás da igreja da sra a branca é inconcebível.

Sim eu sei disso. Mas o google maps não permite o trajecto nesse sentido na R. de S. Victor, por isso pus a passar por aí para ter uma noção da duração da viagem ;)
Acontece o mesmo naquele pequeno troço entre a R.Sta. Margarida e a Igreja: rua muito estreita que deve impedir que passem os buses!

Espero que partilhem as vossas opiniões!
Saludos!
Imagem
DoctorDre
Administrador

Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm

Re: Proposta TUB

Mensagempor DoctorDre » terça mar 02, 2010 2:10 pm

ACTUALIZAÇÃO 1:

Esquemática da Rede Central:

Imagem
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor Duarte » terça mar 02, 2010 7:39 pm

Depois deste trabalho que está excelente, temos mesmo de marcar a reunião com a TUB e mostrar-lhes esta ideia para além do que aqui ja foi dito! Se quiserem eu organizo! Se ha coisa fácil cá em Braga é marcar reuniões com a TUB! Só preciso é de gente que venha.. Por mim, qualquer segunda ou quinta ha tarde..
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Re:

Mensagempor DoctorDre » terça mar 02, 2010 8:35 pm

Duarte Escreveu:Depois deste trabalho que está excelente, temos mesmo de marcar a reunião com a TUB e mostrar-lhes esta ideia para além do que aqui ja foi dito! Se quiserem eu organizo! Se ha coisa fácil cá em Braga é marcar reuniões com a TUB! Só preciso é de gente que venha.. Por mim, qualquer segunda ou quinta ha tarde..

Parece-me bem mas esta proposta ainda está muito verdinha. Tenho de pensar as linhas periféricas e suburbanas, horarios, alterações ao transito, etc... mas penso que em poucas semanas vou ter tudo direitinho.

Podemos apresentar as nossas ideias à TUB mas temos de ter noção que somos "amadores" e estas ideias não têm precisão profissional... não devem ficar muito longe mas...
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor DoctorDre » terça mar 02, 2010 9:06 pm

Entretanto preciso de mais opiniões e sugestões para fazer as alterações pertinentes!
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor braga37 » quarta mar 03, 2010 8:02 pm

Devia de haver uma votação para o post do Mês ou Ano...

Este merecia... ;)
braga37
Cardeal

Registado: quarta fev 27, 2008 7:06 pm

Re: Proposta TUB

Mensagempor DoctorDre » terça mar 30, 2010 6:48 pm

Mais uma actualização: (peço desculpa pelo tamanho das imagens!)

Linhas Periféricas A (este)

Imagem

Linhas Periféricas C (norte)

Imagem
Em pormenor:
Imagem

Linhas Periféricas D (este)

Imagem

Mais comentários e sugestões por favor!
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor Brc20 » terça mar 30, 2010 10:28 pm

Eu tenho quase certeza que a baixa consecutiva de utentes dos TUB de ano para ano não se deve às linhas, mas principalmente à falta de vontade das pessoas usarem o transporte público, numa cidade completamente virada para o transporte privado! Aí sim reside o problema e aí a solução é muito difícil...
Brc20
Arcebispo

Registado: quarta mar 05, 2008 5:17 pm

Re:

Mensagempor DoctorDre » terça mar 30, 2010 11:33 pm

Brc20 Escreveu:Eu tenho quase certeza que a baixa consecutiva de utentes dos TUB de ano para ano não se deve às linhas, mas principalmente à falta de vontade das pessoas usarem o transporte público, numa cidade completamente virada para o transporte privado! Aí sim reside o problema e aí a solução é muito difícil...

Talvez... pessoalmente não concordo com essa ideia (pq não é essa a razão pela qual não ando)! Eu acho extremamente complicado viajar com a TUB... a menos que tenhas mm (por não ter carro) que andar de autocarro e isso te obrigue a investigar as linhas e horários, nunca vais conseguir perceber aquela rede entrelaçada de linhas!

Por outro lado admito que realmente a cidade está extremamente virada para o uso do carro... mas que cidade não está? A grande diferença é que cá não há ainda um transito caótico em horas de ponta e que há desinvestimento em transportes públicos. Mas eu iria abordar este tema tb na proposta: criação de vias "BUS" por exemplo na Av. Imaculada Conceição, Av. da Liberdade, Av. João Paulo II, Av. 31 de Janeiro e muitas mais... Se por um lado isso facilitaria o movimento dos TUB por outro lado dificultaria o acesso ao centro de veículos particulares (impulsionaria o uso de transp públicos)
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor AntonioPinto » quarta set 15, 2010 12:16 pm

Proposta interessante ( ainda nao a vi a fundo :D )
Sempre critiquei imenso os TUB, mas ultimamente tenho visto mudanças que agradam! Parece-me que acordaram ( espero é que não tenham acordado tarde )
Imagem
AntonioPinto
Administrador

Registado: sexta Oct 31, 2008 3:46 pm

Mensagempor DoctorDre » quarta set 15, 2010 8:46 pm

Estou a pensar retomar o trabalho.
Teve pouco feedback do pessoal e por isso perdi um pouco a pica... mas quero terminar de qq maneira.
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor mister B » quinta set 16, 2010 11:43 pm

E se incluissemos na proposta novas linhas para os vizinhos municipios de Amares , Vila Verde e Barcelos?
I love Braga
mister B
Arcebispo

Registado: sábado jul 05, 2008 9:27 pm

Mensagempor AntonioPinto » sexta set 17, 2010 9:11 am

isso tens que meter transdev ao barulho ;) e outras.. EBA
Imagem
AntonioPinto
Administrador

Registado: sexta Oct 31, 2008 3:46 pm

Mensagempor DoctorDre » sexta set 17, 2010 1:31 pm

Nop... na proposta estava a pensar só na TUB e no concelho de Braga...
Posso depois investigar um pouco mais as outras empresas e fazer um mapa intermodal... seria realmente interessante!
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor DoctorDre » sexta set 17, 2010 1:34 pm

PS: estou com muito trabalho agora mas espero recomeçar o trabalho na proposta na próxima semana... alguém que tenha jeito em 3D ou mesmo grafismo de qq tipo me poderá dar uma ajuda? Gostava de fazer uma representação de um HUB secundário, de uma paragem periférica e do HUB central.
Imagem
DoctorDre
Administrador

Próximo

Voltar para Transportes

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes