Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Proposta TUB

Proposta TUB  

Espaço para a discussão sobre os transportes.

Re: Proposta TUB

Mensagempor carlosf95 » quinta nov 29, 2012 6:11 pm

Mas não ficará um bocado apertado com as faixas bus?
O transito de automoveis ligeiros na rua D. Pedro V podia ser desviado pela a rua da Glubenkian, e ficando na rua D. Pedro V só para transportes Publicos! Entre as 8 e as 20 ou não, como entendem-se esta parte!
E se conseguisse-mos pôr isto a andar ainda antes do natal a ver se tava pronto, porque a pouca vergonha do custume tá para chegar semana menos semana! Pelo menos à frente do Bragaparque!
E aquela paragem que está à entrada do parque do braga parque é muito complicada, porque para um autocarro sair de lá... quase que ganha raizes, ninguem lhes cede a passagem! :fool:
Forum Bracarae Avgvste sempre em grande!
carlosf95
Arcebispo

Registado: terça jan 11, 2011 11:16 am

Mensagempor Meireles88 » quinta nov 29, 2012 6:26 pm

carlosf95 Escreveu:Mas não ficará um bocado apertado com as faixas bus?
O transito de automoveis ligeiros na rua D. Pedro V podia ser desviado pela a rua da Glubenkian, e ficando na rua D. Pedro V só para transportes Publicos! Entre as 8 e as 20 ou não, como entendem-se esta parte!
E se conseguisse-mos pôr isto a andar ainda antes do natal a ver se tava pronto, porque a pouca vergonha do custume tá para chegar semana menos semana! Pelo menos à frente do Bragaparque!
E aquela paragem que está à entrada do parque do braga parque é muito complicada, porque para um autocarro sair de lá... quase que ganha raizes, ninguem lhes cede a passagem! :fool:

Não acho. Tanto a rua D.Pedro V como a Santa Margarida são de 2 vias, se ninguém estacionasse em linha amarela já não havia este problema. Já na zona dos bares bastava retirar o estacionamento e o passeio do lado do zero53 e dava mais que espaço para as tais 4 vias! Com os mecos não havia transgressões nem estacionamento em 2ª fila pk isso levava a entupir toda a via pública o que ia resultar em chamadas consecutivas para a polícia e assim acabavam por aprender a ser cívicas as pessoas!

Quanto à zona do BragaParque era criarem ali nessa linha da paragem um corredor TUB e estava resolvido esse problema! E eu penso que isso era bastante exequível!
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor carlosf95 » quinta nov 29, 2012 6:34 pm

Olha a zona dos bares ainda nao tinha pensado também era bem executado! :)
O que me preocupa mais ali à frente do bp e aí! Porque demorasse mais de uma hora à vontade a chegar ao bairro da alegria e afins!
carlosf95
Arcebispo

Mensagempor Meireles88 » quinta nov 29, 2012 6:43 pm

carlosf95 Escreveu:Olha a zona dos bares ainda nao tinha pensado também era bem executado! :)
O que me preocupa mais ali à frente do bp e aí! Porque demorasse mais de uma hora à vontade a chegar ao bairro da alegria e afins!

Essa zona teria que ser trabalhada em conjunto com o BragaParque para além da CMB e da TUB, pois teria que ser reestruturada uma grande zona que pertence ao BP a nível de vias!

Meireles88
Administrador

Mensagempor carlosf95 » quinta nov 29, 2012 6:53 pm

Então pronto já não é para este ano se isto for avante!
carlosf95
Arcebispo

Mensagempor DoctorDre » quinta nov 29, 2012 9:36 pm

Temos de nos convencer de uma coisa, eu incluido, em Braga o investimento em transportes públicos vai ser sempre QB para o povo não reclamar. Não se vai implementar um sistema altamente eficaz ou nem tão pouco se vão introduzir novos meios como o Elétrico. A razão são os inúmeros parques de estacionamento pagos que temos no centro da cidade. Não interessa nada que o pessoal deixe o carro na periferia para ir para o centro e não gaste um tostão no parque... apenas no autocarro.

Desabafo à parte, quando imaginei este esquema de transportes, tentei fazer do transporte por autocarros fosse o mais semelhante a um transporte por Metro. Assim, a direção das linhas ligariam essencialmente pontos periféricos a pontos centrais, que decidi ser um hub. Lógico é, que também esperava com este sistema que a frequência de Buses fosse tal, sempre aumentada quanto mais perto estivessemos do centro da cidade, que uma pessoa soubesse que invariavelmente não ficaria muito mais que um par ou 5 minutos ao frio/chuva/calor/etc... sem que passasse o seguinte veiculo. Para isso teria sempre de haver regularidade no circuito e o ideal é que o sistema de autocarros fosse totalmente independente e separado da restante circulação rodoviária. Cheguei a pensar algumas vias na cidade que resultariam assim, e não seria assim tão utópico.

Não cheguei a falar com a TUB nem a propor este projecto pois tenho a certeza que seriamos recebidos com a mesma arrogância que eu e o Duarte nos deparamos quando fomos a um encontro sobre transportes em Braga há cerca de ano e uns meses. Além do mais, implementar um sistema de design amador e que funcionasse não é coisa digna de Português!
Imagem
DoctorDre
Administrador

Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm

Mensagempor carlosf95 » quinta nov 29, 2012 9:42 pm

O mal da TUB é que se sente à bontade porque não há concorrencia, como no porto! Aqui não há por onde se fugir porque senão eles já tinham ido à falencia à muito tempoooo! :dirol:
carlosf95
Arcebispo

Mensagempor Meireles88 » quinta nov 29, 2012 9:49 pm

Eu concordo com toda essa visão política andre, mas acredito que tudo vá mudar! Não sei porquê acho que cada vez mais a população é ouvida, cada vez mais a população sente que tem o verdadeiro poder! E para o ano é ano de limpar a casa e vai-se acabar o Mesquitismo e os tachos dos parques de estacionamento! Tem que haver Câmara para os Bracarenses e não Câmara para uma elite interesseira! Braga é de todos! E sim as propostas que possamos apresentar(que aqui estão) são viáveis e fáceis e baratas de implementar!

Eu lembro-me de falar dessa reunião em que veio um homem do Porto falar de Braga(desconhecendo a realidade) e olharam-vos de canto por saberem mais que ele!

Mas acho que não podemos baixar os braços e temos que trabalhar por melhorias, porque Braga precisa mesmo de melhorar no que a mobilidade dos transportes públicos diz respeito e penso que todos aqui concordam com isso.

Agora é trabalhar :D

É bom ver-te por aqui :drink:

Meireles88
Administrador

Mensagempor DoctorDre » quinta nov 29, 2012 10:05 pm

:drink: sempre bom voltar a casa :)

Tenho as minhas dúvidas em relação à parte politica. Mas...

Quanto às propostas, até era uma ideia juntar um dossier e fazer uma proposta concreta. Tenho a certeza que se arranjaria apoios mesmo dentro da assembleia da câmara.
Imagem
DoctorDre
Administrador

Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm

Mensagempor carlosf95 » quinta nov 29, 2012 10:18 pm

Vamos lá a isso! ;)
Já agora Bem bindo de volta! :D
carlosf95
Arcebispo

Mensagempor Meireles88 » quinta nov 29, 2012 10:27 pm

Sigaaaa vamos lá trabalhar nisso! André tu tinhas bastantes ideias para isto, algo que queiras partilhar que na altura não tenhas partilhado?

Meireles88
Administrador

Mensagempor carlosf95 » quinta nov 29, 2012 10:56 pm

Vamos fazer uma petição no facebook!
carlosf95
Arcebispo

Mensagempor Meireles88 » quinta nov 29, 2012 11:02 pm

É uma ideia, mas primeiro temos que organizar estas ideias todas direitinhas :D

Meireles88
Administrador

Mensagempor VítorB » sexta nov 30, 2012 12:43 am

Concordo com todas soluções apresentadas, excepto uma. eu sugeria, em vez de 4 faixas na rua Nova Santa Cruz, perto da universidade, que se proibisse o estacionamento actual no lado do terminal e se fizesse, em vez disso, uma paragem de autocarros individualizada e aumento da largura dos passeios. Para prevenir o principal problema de transito aqui, que é o estacionamento em segunda fila, proporia um separador "verde" (cor de que a zona também carece) entre as duas faixas. exemplificando:

Imagem

Aproveitava-se e com um investimento não tão alto potenciava-se a zona de duas maneiras. Fluidez de tráfego e beleza do espaço urbano.
VítorB
Bispo

Registado: sexta nov 23, 2012 8:08 pm

Mensagempor Meireles88 » sexta nov 30, 2012 12:57 am

VítorB Escreveu:Concordo com todas soluções apresentadas, excepto uma. eu sugeria, em vez de 4 faixas na rua Nova Santa Cruz, perto da universidade, que se proibisse o estacionamento actual no lado do terminal e se fizesse, em vez disso, uma paragem de autocarros individualizada e aumento da largura dos passeios. Para prevenir o principal problema de transito aqui, que é o estacionamento em segunda fila, proporia um separador "verde" (cor de que a zona também carece) entre as duas faixas. exemplificando:

Imagem

Aproveitava-se e com um investimento não tão alto potenciava-se a zona de duas maneiras. Fluidez de tráfego e beleza do espaço urbano.

Mas nesse caso o problema mantinha-se, os autocarros iam continuar em filas intermináveis e mantinham-se os atrasos... E as pessoas iam estacionar nessa paragem na mesma, como fazem agora na zona de taxis e noutras paragens xD

Meireles88
Administrador

AnteriorPróximo

Voltar para Transportes

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante