Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Proposta TUB

Proposta TUB  

Espaço para a discussão sobre os transportes.

Re: Proposta TUB

Mensagempor Meireles88 » sexta nov 30, 2012 1:41 am

Fica aqui um desenho melhor do que acho que deveria ser implementado naquela zona crítica:

Note-se que onde existem 4 faixas não existiria qualquer tipo de estacionamento! Esses lugares seriam criados nas zonas amarelas.

As duas vias azuis são uma a pavimentar(azul escura) e outra a abrir ao trânsito público(azul clara). A preto as vias de automóveis e a vermelho as vias BUS que substituiriam os actuais estacionamentos e do lado do 053 o passeio(os peões passavam a deslocar-se pelos claustros.

Imagem
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor VítorB » sexta nov 30, 2012 12:24 pm

Meireles88 Escreveu:
VítorB Escreveu:Concordo com todas soluções apresentadas, excepto uma. eu sugeria, em vez de 4 faixas na rua Nova Santa Cruz, perto da universidade, que se proibisse o estacionamento actual no lado do terminal e se fizesse, em vez disso, uma paragem de autocarros individualizada e aumento da largura dos passeios. Para prevenir o principal problema de transito aqui, que é o estacionamento em segunda fila, proporia um separador "verde" (cor de que a zona também carece) entre as duas faixas. exemplificando:

Imagem

Aproveitava-se e com um investimento não tão alto potenciava-se a zona de duas maneiras. Fluidez de tráfego e beleza do espaço urbano.

Mas nesse caso o problema mantinha-se, os autocarros iam continuar em filas intermináveis e mantinham-se os atrasos... E as pessoas iam estacionar nessa paragem na mesma, como fazem agora na zona de taxis e noutras paragens xD

Concordo contigo que talvez as pessoas estacionassem na paragem na mesma, e admito que dois corredores bus era sem dúvida uma solução para a mobilidade. Mas a verdade é que não passam assim tantos autocarros nesta zona, 7 por hora em média, o que dá um autocarro a cada 9 minutos, pelo que tanta faixa e decorrente impermebilização do solo me parece exagerada. Eu defendo um separador "verde" numa perspectiva mais de espaço urbano, porque o problema nesta zona não é só o trânsito mas também a largura dos passeios, a beleza e atractividade do sítio. A polícia municipal teria de proibir (com multas a sério) quem parasse ou estacionasse na paragem do autocarro, durante os dias posteriores às obras.

Noutro ponto, criei há cerca de um mês uma petição na internet para a criação de um corredor bus nas ruas D. Pedro V e Rua Nova de Santa Cruz. Como não publicitei não há signatários ainda :P
se quiserem assinar está aqui o link:
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVe ... 2012N31305
VítorB
Bispo

Registado: sexta nov 23, 2012 8:08 pm

Mensagempor carlosf95 » sexta nov 30, 2012 1:10 pm

Tem tido muitas assinaturas a petição?
Então já que existe essa petição era criar um evento no facebook a pedir às pessoas para assinar!
Quantas assinaturas tem que ter?
Forum Bracarae Avgvste sempre em grande!
carlosf95
Arcebispo

Registado: terça jan 11, 2011 11:16 am

Mensagempor tony » sexta nov 30, 2012 1:44 pm

É uma zona de muito fluxo de trânsito sem dúvida, toda a gente claro que quer parar o carro ali para ir até aos bares, univ, etc, e infelizmente visto que na parte dos peões existem as faixas amarelas é tudo rebocado , já para não falar nos pedintes que lá andam e fazem ameaças constantes! Os estacionamentos rápidos e que são precisos por vezes complicam o trânsito , que por sua vez os autocarros tem de parar e também ajudam a este problema, a própria zona de taxis apesar de ser necessária claro, cria um certo conflito para os tub pararem, e com tudo isto sofrem os condutores e como se tem vindo a constatar, as próprias ambulâncias do INEM que vem do hospital e tem que passar por ali pois é o unico acesso para esta zona da cidade. Infelizmente não existem fundos para como foi aqui apresentado, criarem ali estacionamentos, sem dúvida que tanto na zona superior dos peões ( o descampado ) ou até mesmo ali a quinta dos peões com uma entrada própria para os autocarros e uma ponte pedonal para a univ e para a zona dos bares solucionaria todo este caos.
Imagem
tony
Arcebispo

Registado: segunda jul 13, 2009 1:19 pm

Mensagempor Meireles88 » sexta nov 30, 2012 6:12 pm

A seguir ao centro histórico é um os pontos mais críticos de Braga a nível de trânsito, juntamente com a zona do BragaParque! Eu penso que passam mais do que 7 autocarros /hora. Passa lá o do Bairro, Hospital, SMamede, São Pedro, Gualtar e não sei se mais algum, era um mapa com as linhas todas juntas, mas isso não há -.-

Se conseguisse tirar apenas as linhas destes mapas:
Imagem
juntava-as todas num! Mas ainda não consegui fazer isso direito xD

Aquilo n\ao é preciso impermeabilizar, já está praticamente tudo alcatroado! E ali uma zona verde só se cortassem definitivamente o trânsito automóvel ali! tb podiam fazer isso fazendo uma entrada ali nas traseiras do glamour e outra entre a parte nova da uM e a parte de cima dos bares e ali em frente ao terminal só passavam autocarros e taxis e já podiam fazer uma zona mais bonita ali! Agora aquilo foi masé muito mal projectado! Foi contruam para aí e depois pensamos no resto -.-

tony e não nos podemos esquecer dos transportes de doentes que levam pessoas para a fisioterapia! Para esses teria que ser criado um estacionamento próprio na parte traseira desta clínica! Há muita falta de respeito por parte dos condutores! Um carro ali em 2º fila já gera o caos, às vezes está um de cada lado a colocar o trânsito só com uma via e ainda por cima em hora de ponta! Fica trânsito desde o Mariano(Gualtar) até ao BragaParque!

Meireles88
Administrador

Mensagempor DoctorDre » sexta nov 30, 2012 6:44 pm

Meireles88 Escreveu:Sigaaaa vamos lá trabalhar nisso! André tu tinhas bastantes ideias para isto, algo que queiras partilhar que na altura não tenhas partilhado?

Nada de muito especial. Posso é deixar a minha opinião ;)

Em relação aos corredores de BUS dedicados acho que se deveria fazer separação física com a circulação geral, essencialmente nas ruas muito movimentadas e essencialmente nas que têm estacionamentos. Até poderia ser qq como (Passeio//BUS/Estacionamento/vias) não é assim tão ilusório acho. Um dos principais factores de desacreditação nos transportes públicos é a sua baixa fiabilidade de horário e isto ia resolver em parte.

Quanto à R. Sta. Cruz, ela sofre do mal geral de Braga e Portugal... o péssimo planeamento urbanistico. Mas! com uma via rápida com 3 faixas a menos de 50 metros paralela, acho que a rua poderia ser completamente dedicada a BUS, ou se por questões de comercio, etc... poderia ser passada a circulação BUS para a via rápida e esquecer a rua.
Imagem
DoctorDre
Administrador

Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm

Mensagempor carlosf95 » sexta nov 30, 2012 7:20 pm

Meireles o do bairro é o do hospital! :D
Mas assim por alto é:
Diurno: 7 (3 por hora) , 24(3 ou 4 por hora), 31 (mais ou menos 1 de 2 em 2 horas ( sem certezas), 48( 2 de manha e 2 de tarde), 74 ( 2 por hora)
Noturno: 907, 943
Fim de semana: 7 ( 1 por hora), 31 (só de manha), 66 (1 por hora)
Noturno fim de semana: 907
carlosf95
Arcebispo

Mensagempor VítorB » sábado dez 01, 2012 3:20 am

Há três assinaturas neste momento xD
Não sei quantas são precisas, mas no próximo mês vou andar nos autocarros 07, 24 e 74 a recolher assinaturas para a petição, parece-me que os utilizadores vão perceber os motivos da petição. Espero chegar, se possível, ao milhar de assinaturas. Ao longo de algum tempo é claro.
VítorB
Bispo

Registado: sexta nov 23, 2012 8:08 pm

Mensagempor carlosf95 » sábado dez 01, 2012 6:08 pm

Para não haver problemas com os senhores que tem a mania que mandam, é melhor mandares um email para a tub a pedir autorização e a explicares a situação!
carlosf95
Arcebispo

Mensagempor Meireles88 » domingo dez 02, 2012 10:56 pm

Vou tentar juntar uns amigos para fazer algo deste género: http://www.tfl.gov.uk/tfl/gettingaround/maps/buses/ e depois ver se a TUB está interessada

Meireles88
Administrador

Mensagempor tony » segunda dez 03, 2012 4:45 pm

Imagem

Esta zona resume-se a um congestionamento de grau elevado, que por sua vez todos os seus utilizadores saem prejudicados, tais como o cidadão bracarense, os universitarios, os meios de transporte terrestre do hospital, taxis, TUB etc... No meu entender, precisava-se ali no minimo de uma reposição de espaço, ou seja, primeiro de tudo retirar que seja paragem onde está agora. A Laranja encontra-se a paragem tub, deveria passar a ser logo a seguir ao 053 com a saída onde está a actual paragem e daí ter uma ponte pedonal ao outro lado acabando com aquelas passadeiras malditas que criam uma insegurança a quem entra e sai da rotunda.Do lado da UM deveria encontrar-se naquela zona onde não tem nada praticamente outra paragem tendo outra ponte pedonal para o lado oposto e aí concentra-se uma terceira e última paragem, sendo que assim facilita o acesso acabando com a paragem que existe mais à frente junto aos semaforos do seu lado. A azul encontra-se a paragem para os mais variados autocarros, desde da Arriva, Barquense, AAUM, entre outros, é preferivel que ali seja o ponto de chegada e partida para todos em vez de andar às voltas, para acabar também com a paragem dos carros que os esperam decidi criar uma estrada alternativa por detrás da mesma e com um mini parque para facilitar o fluir da própria estrada, conjuntamente acabei com a zona de taxis e criei-a aqui, visto que o acesso irá continuar a ser de modo facil com as pontes pedonais. Por fim encontra-se o parque em cima junto ao antigo departamento psiquiatrico de S.Marcos, que deveria ser vigiado mais constantemente!
Infelizmente os fundos são poucos para tal, era necessário que houvesse um próprio interesse da associação, universidade, entidades como a TUB, barquense, arriva , camara municipal, junta de freguesia de gualtar, próprios estabelecimentos comerciais, entre outras associações e corporações envolventes.
Imagem
tony
Arcebispo

Mensagempor Meireles88 » segunda dez 03, 2012 7:11 pm

Esse "parque" para transdev e companhia agrada-me!

A paragem a segui ao 053 ia obrigar o 24 e o 7 a irem à rotunda do Mc, provocando ainda mais atrasos! Os corredores BUS vinham tirar os autocarros do trânsito tendo eles fluidez completa! Com a passagem do estacionamento a passeio só ia fazer com que os carros estacionassem na via, o que ia tornar a zona mais caótica!

Meireles88
Administrador

Mensagempor tony » segunda dez 03, 2012 8:19 pm

Pois analisando bem existia esse problema, mas o proprio parque como tinha para os autocarros de fora era o mais sensato para a utilização dos mesmos. Os corredores dos bus seria mais ajustado com essa ideia, mas ali infelizmente existe pouco espaço de manobra pois vai haver sempre segundas filas .
Imagem
tony
Arcebispo

Mensagempor Meireles88 » segunda dez 03, 2012 9:35 pm

tony Escreveu:Pois analisando bem existia esse problema, mas o proprio parque como tinha para os autocarros de fora era o mais sensato para a utilização dos mesmos. Os corredores dos bus seria mais ajustado com essa ideia, mas ali infelizmente existe pouco espaço de manobra pois vai haver sempre segundas filas .

Se colocassem aqueles mecos como puseram na curva da morte do BragaParque já não havia 2ªs filas :P

Meireles88
Administrador

Mensagempor Meireles88 » quarta dez 05, 2012 7:50 pm

Caro Mário,

Deixe-me transmitir que, de uma forma geral, estou em sintonia consigo.

Em relação ao projecto privado de bike sharing não tenho qualquer informação sobre o seu ponto de situação. Terão que questionar a CMB sobre isso.

Relativamente aos eixos que fala posso transmitir-lhe que já há algum tempo existe um projecto coordenado com a CMB no sentido de implementar semaforização inteligente na Rua D. Pedro V, o que permitirá a circulação alternada de trânsito na referida via, sem os constrangimentos actuais. O semáforo seria accionado de forma inteligente para os autocarros da TUB (em princípio por reconhecimento de matrícula, existindo vários métodos alternativos). No fundo é uma solução em que todos ganham, pois mantém-se o esquema actual de trânsito, mantém-se o estacionamento (algo que sempre foi apontado pela CMB como crítico) e no caso da TUB o atravessamento passa a ser feito sem constrangimentos, o que até melhorará a velocidade comercial. As informações que temos por parte da CMB é que, fruto das actuais obras, a implementação apenas ocorrerá no fim das mesmas, por uma questão de precaução, atendendo às alterações temporárias de trânsito existentes.

No caso da ligação entre a Rua D. Pedro V e Rua Nova de Sta Cruz, não existe nenhuma solução definida, sendo que nós defendemos (e formalizamos em devido tempo, por escrito, esta nossa opinião) a criação de uma passagem desnivelada entre as duas artérias, eliminando-se assim a necessidade de circulação pelas rotundas do Braga Parque e das Piscinas, o que se traduziria numa economia de quilómetros e numa melhoria significativa nos tempos de percurso (atendendo às restrições físicas do local, a passagem poderia ser de uma só faixa, com circulação alternada, exclusiva a transportes públicos). No caso da Rua Nova Sta Cruz, defendemos a eliminação do estacionamento na referida via e a criação de uma linha bus exclusiva no sentido periferia-centro, uma vez que além da "rodovia" existe a Rua Monsenhor Ferreira para a normal circulação automóvel. Obviamente que esta solução tem custos elevados, devido ao desnivelamento proposto, mas entendemos que é mesmo a melhor solução.

Por fim, em relação à Av. Padre Júlio Fragata, atendendo à proposta que mencionei anteriormente (que reduziria significativamente o número de autocarros a circular nessa via) e ao perfil de utilização da própria via, não entendemos que haja necessidade nesta fase da implementação de uma via BUS.

Espero ter respondido ao solicitado.

Em relação à entrevista, fico contente pela sua opinião. Lembro-me perfeitamente da mesma e tive imenso prazer em colaborar. Espero que continuem com o excelente trabalho que desenvolvem no fórum dando ideias para a melhoria contínua da nossa cidade. Já agora, aproveito para dar uma sugestão que me parece pertinente. É que, apesar do fórum ser aberto, devem compreender que é muitas vezes difícil para os decisores acompanharem as vossas discussões. Nesse sentido, sugeria que de uma forma periódica (por exemplo semestralmente, ou até anualmente) os administradores do fórum reunissem as melhores ideias, as compilassem e as transmitissem à CMB. Obviamente que não quero com isto dizer que essas ideias seriam implementadas, mas a sua transmissão à CMB poderia ser sempre útil para projectos futuros e simultaneamente dignificaria a participação no fórum. É apenas uma opinião.

Aproveito ainda, se não voltarmos a conversar entretanto, para lhe desejar boas festas.

Com os melhores cumprimentos,

Artur Silva
artursilva@tub.pt

Meireles88
Administrador

AnteriorPróximo

Voltar para Transportes

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante