Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Comboios

Comboios  

Espaço para a discussão sobre os transportes.

Comboios

Mensagempor Meireles88 » quarta jan 05, 2011 5:12 pm

Eu acho que falta muita coisa em Portugal para conseguirem que as pessoas usem mais os meios de transportes públicos. É impensável não se poder tirar um bilhete Braga-Porto para amanhã. Eu adorava que os senhores da CP me explicassem o porquê de isto não ser possível! E nem horários para as pessoas levarem existem na estação de Braga! Vivemos em que Mundo nós? Em vez de fazerem greves e pedirem mais dinheiro começavam era a pegar em ideias de outros países e melhorar a rede em Portugal!

Lá fora pode-se tirar um bilhete com 1 ano de antecedência! O quê que a CP perde com isso? Nada! Só tem a ganhar! Então porquê que não implementa?

Lá fora os bilhetes servem para comboio metro e autocarro! O mesmo bilhete dá para 3 transportes! Porque não faz parcerias a CP? A TUB certamente que estará com as portas abertas! Se não está deveria de estar e nós, cidadãos, temos mais que os pressionar para isso! Uma coisa que aplaudo no Porto é o andante! Podia perfeitamente ser implementado algo semelhante aqui em Braga! E já vinha o metro para ajudar a aumentar o fluxo de passageiros nos transportes públicos!

Eu bem queria usar mais os transportes públicos, mas os senhores da CP e companhia não querem isso... Não pensam no bem do utente(que é a fonte de rendimento deles), pensam em aumentar bilhetes e reduzir carreiras... Isto assim vai de mal a pior.

Fica o desabafo e deixo a questão: O que é preciso fazer para melhorar os Comboios Portugueses e afluencia a estes?

1- Renovar todas as linhas com Bitola Europeia para começarmos a ter exportação por meio ferroviário (sim neste momento não temos exportação por aí porque a bitola é ibérica... and guess what... a Espanha já começou a mudar a bitola para a europeia...)
2- Renovar por completo os bilhetes possibilitando a compra de um bilhete com antecedência e fazendo com que este sirva para outros transportes.
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Re: Comboios

Mensagempor Duarte » quarta jan 05, 2011 8:02 pm

E bilheteira online só para Alfa ou Intercidades..

Melhor ainda é o roubo entre a estação de Braga e Ferreiros, Mazagão, Tadim, Ruílhe, Arentim se ter de pagar 1,20€! Claro que ninguém da 1,20 para uma viagem de dois min até Ferreiros. Se eles fossem espertos metiam um baixo custo entre estes e roubavam muitos clientes à TUB e passava a ser o nosso "mini metro".
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor Linguas » quarta jan 05, 2011 8:40 pm

Não fazia ideia que se pagasse tanto nas viagens para freguesias da cidade. É uma estupidez, realmente. E a tua ideia é muito boa.
Linguas
Moderador

Registado: domingo mai 31, 2009 2:22 pm

Mensagempor Duarte » quinta jan 06, 2011 12:09 am

A propósito deste assunto http://www.tvminho.com/news/viana%20do% ... 0minho%20/
Ainda ha pouco o Rui Rio pediu para serem aplicados no metro, agora este.. Já alguém ouviu o nosso a pedir alguma coisa? Ah, já nem me lembrava, não existe projecto para metro/electrico sequer..
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor Miguel » quinta jan 06, 2011 2:42 pm

Sendo Braga a cidade mais importante do Minho não se entende pq não existe comboios para Viana do Castelo por exemplo.
Miguel
Arcebispo

Registado: quarta jan 07, 2009 12:30 am

Mensagempor Domador » sexta jan 07, 2011 6:48 pm

O tempo da viagem Braga-Porto é uma anedota. Só compensa pelo preço.
E também nunca percebi porque se deixou o comboio "às portas da cidade".

Eu também queria usar mais os transportes público (muito mais económico e as questões ambientais) mas é quase impossível, actualmente a TUB está feita para ir buscar os velhinhos às aldeias.
Domador
Bispo

Registado: segunda jan 03, 2011 7:00 pm

Mensagempor AntonioPinto » sexta jan 07, 2011 7:53 pm

CP n funciona bem, e enquanto for do estado/gerida pelo estado esqueçam!!
Nao passa de uma gamela :D
Vejam o caso da carga! CP carga cada vez mais a ir ao fundo e a TAKARGO ( empresa privada de carga por caminhos de ferro) a vir ao de cima... pk? Jorge Coelhone...
PRIVATIZEM TUDO JA!!
Libertem o mercado pa :D
Imagem
AntonioPinto
Administrador

Registado: sexta Oct 31, 2008 3:46 pm

Mensagempor raquel » quinta jan 20, 2011 6:23 pm

Duarte Escreveu:E bilheteira online só para Alfa ou Intercidades..

Melhor ainda é o roubo entre a estação de Braga e Ferreiros, Mazagão, Tadim, Ruílhe, Arentim se ter de pagar 1,20€! Claro que ninguém da 1,20 para uma viagem de dois min até Ferreiros. Se eles fossem espertos metiam um baixo custo entre estes e roubavam muitos clientes à TUB e passava a ser o nosso "mini metro".

atenção que, para quem não tem passe, o bilhete mais barato da TUB é 1,40€!
Imagem
raquel
Bispo

Registado: segunda Oct 20, 2008 1:36 pm

Mensagempor NrowS » quinta fev 03, 2011 1:39 pm

Acho que a CP precisa de uma lavagem de alto a baixo. Não é só em Braga, é no país todo.
Toda a estrutura da rede está mal concebida, na minha ignorante opinião, a começar na forma como se gerem as redes urbanas e a acabar nos nomes das mesmas.
Por exemplo, porque é que o Porto é o ponto principal da rede norte quando há uma linha que se estende de Valença a Aveiro? Para mim não faz sentido não haver um comboio urbano directo de Braga a Aveiro, que acabaria por servir o Porto da mesma forma que qualquer outro dos que agora existem. O mesmo pergunto para os Alfa: porquê Porto-Faro e não Braga-Faro? Somos cidadãos de segunda? E já nem vou falar da falta de ligação entre as cidades do Minho ou das linhas que estão a ser dizimadas no interior do país, contribuindo cada vez mais para a desertificação daquela zona quando o que se pretendia era justamente o oposto.
Os nomes também me soam estranhos. Urbanos do Porto a servir Braga e Aveiro? E que tal deixar o Porto fora da história e apostar em Urbanos do Norte? Ou linha amarela? Portugal é um país tão pequeno que a CP pode gerir as linhas por cores, como se fosse metro.
E nem me venham com a história do TGV. Enquanto houver Alfas, a aposta deve ser em linhas capazes de potenciar as capacidades desses meninos, não uma megalomania de querer fazer linhas novas para que Lisboa e o Porto se desenvolvam mais e o resto do país definhe.
A CP é cada vez mais uma empresa de estante, daquelas que existem para adornar o país mas que, na verdade, pouco ou nada fazem por ele. Se não souber reinventar-se nos anos mais próximos e renovar todo o serviço, está condenada a entrar num marasmo irreversível.
NrowS
Bispo

Registado: sábado ago 30, 2008 3:30 pm

Mensagempor Duarte » segunda fev 28, 2011 10:56 pm

Duarte Escreveu:E bilheteira online só para Alfa ou Intercidades..

Na sequência deste assunto, ha uns tempos enviei esta sugestão à CP:
Boa tarde, Sendo os preços dentro do concelho de Braga, quer se ande um apeadeiro ou mais de 1,20€ não sei se muita gente utiliza o vosso serviço devido à concorrência da TUB, julgo que não. Por exemplo, o preço de 1,20€ da estação de Braga para Ferreiros ou Mazagão é completamente desajustado, quase ninguém usa de certeza. Então sugeria que reduzissem os preços dentro do concelho para fazer concorrência aos transportes urbanos de Braga. Se por exemplo o preço entre Braga-Mazagão fosse uns 70 cent e Braga-Ferreiros 50 cent com certeza que existiriam mais clientes, muitos deles que anteriormente tinham passe da TUB para fazer esse percurso, passando a ser até uma espécie de "mini-metro" dentro do concelho. Já que ninguém anda, não custava nada baixar os preços e andarem alguns ou muitos e certamente a CP também obteria mais lucro. Cumprimentos, Luciano Duarte

A resposta, quase dois meses depois, chegou hoje e foi esta:
Com os nossos agradecimentos e reconhecendo que a participação dos Clientes é fundamental para a melhoria do nosso serviço, confirmamos a recepção da sua prezada sugestão/reclamação.

Procedemos à análise da sua comunicação e passamos a expor os esclarecimentos aplicáveis à (s) questão (ões) que nos coloca.

Esclarecemos que os preços urbanos têm como base uma matriz zonal, aprovada pelo IMTT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P.). A cada zona corresponde um preço e dentro de cada zona está compreendido um grupo de estações/apeadeiros.

Contudo, o assunto exposto mereceu da nossa parte a melhor atenção, no sentido da melhoria contínua.

Contando com a sua boa compreensão, enviamos os cumprimentos.

Atentamente,
Marketing Operacional
(Dr. António Rui Marques)

Mas que raio, o IMTT, é que manda em tudo? Não deixam a TUB expandir-se, decidem os preços dos comboios.. E o que mais me irrita é que os senhores com poder de decisão deste instituto estão sentados numa qualquer secretária em Lisboa sem conhecer a realidade das coisas.
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor asterisco » terça mar 01, 2011 8:29 am

A maioria dos institutos serve para isso mesmo, atrasar o país...
asterisco
Cardeal

Registado: quarta mar 11, 2009 10:28 pm

Mensagempor karlussantus » terça mar 01, 2011 8:45 pm

Com a reorganização administrativa e municipal, era excelente a fusão de Braga com a zona sul de Vila Verde e Amares, e a passagem de freguesias como Martim, Pousa, etc... para o municipio de Braga. Assim não era preciso um IMTT vir mandar o seu postal, para permitir que os TUB por exemplo chegassem as estas freguesias que estão intimamente ligadas à cidade...
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor 22vasco22 » quinta mar 03, 2011 10:40 am

ontem fiquei revoltado com o que me aconteceu.
apanhei o metro no aeroporto em direcção a Campanhã.
o metro chegava a Campanhã as 19.48h
o comboio para Braga partia de Campanhã as 19.50h depois disso so havia outro comboio 1h mais tarde.
eu a chegar a estação de Campanhã e a ver o comboio a passar, será que não podiam atrasar o comboio 5min e sincronizar os dois transportes?
Imagem
22vasco22
Arcebispo

Registado: quarta mar 04, 2009 7:30 pm

Mensagempor RAM » quinta mar 03, 2011 1:26 pm

22vasco22 Escreveu:ontem fiquei revoltado com o que me aconteceu.
apanhei o metro no aeroporto em direcção a Campanhã.
o metro chegava a Campanhã as 19.48h
o comboio para Braga partia de Campanhã as 19.50h depois disso so havia outro comboio 1h mais tarde.
eu a chegar a estação de Campanhã e a ver o comboio a passar, será que não podiam atrasar o comboio 5min e sincronizar os dois transportes?

Não me parece que seja fácil
O Metro tem que sincronizar entre si, por exemplo existem 5 linhas a partilhar o percurso Campanhã-Sra da Hora.
A CP tem que sincronizar entre si regionais, suburbanos, longo curso, mercadorias.
RAM
Bispo

Registado: quinta dez 09, 2010 2:25 pm

Mensagempor Duarte » quinta mar 03, 2011 7:12 pm

Exacto, é praticamente impossível conseguir agradar a todos... É muita linha junta.
Uma vez aconteceu-me isso ao vir de Matosinhos, também fiquei pior que estragado.
|Days of War|
Duarte
Administrador

Próximo

Voltar para Transportes

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante