Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Comboios

Comboios  

Espaço para a discussão sobre os transportes.

Re: Comboios

Mensagempor karlussantus » quinta fev 13, 2014 11:25 pm

Meireles88 Escreveu:Já ponderaste enviar isso para a CP/Refer e para o Provedor do Munícipe Karlus?

Já pensei nisso, mas acho que convém criar uma corrente nas redes sociais nesse sentido, para ter maior impacto!
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor Meireles88 » sexta fev 14, 2014 12:11 am

Não achas que o tempo começa a ser escasso para criar a corrente? A não ser que se crie algo já e bombástico, ou então ainda demora...
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor Duarte » sexta fev 14, 2014 12:28 am

Já percebi. Sendo assim a tua ideia é igual à minha só que eu não penso na 1ª fase sequer. Nisso ias perder uns bons 10 min com o tempo de percurso para um lado e outro, tempo de travagem/aceleração, tempo de paragem mais a troca de cabine do maquinista..

Num serviço que já de si é pouco competitivo por o trajecto ser em V, cada minuto é importante.
A concordância é uma solução pouco dispendiosa e a mais eficaz a curto prazo.
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor Duarte » sexta fev 14, 2014 12:30 am

Podemos criar uma página no face, um evento e até uma petição. Do género: "Queremos a concordância ferroviária em Nine e Lousado!"
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor karlussantus » sexta fev 14, 2014 1:30 am

Duarte Escreveu:Já percebi. Sendo assim a tua ideia é igual à minha só que eu não penso na 1ª fase sequer. Nisso ias perder uns bons 10 min com o tempo de percurso para um lado e outro, tempo de travagem/aceleração, tempo de paragem mais a troca de cabine do maquinista..

Num serviço que já de si é pouco competitivo por o trajecto ser em V, cada minuto é importante.
A concordância é uma solução pouco dispendiosa e a mais eficaz a curto prazo.

Esta 1ª fase tem custo zero, assim não há desculpa para não avançarem com ela. Apenas podem tentar justificar que o serviço não teria adesão, que face ao número de autocarros que faz a ligação Braga-Barcelos me pareceria estranho.
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor karlussantus » sexta fev 14, 2014 1:31 am

Duarte Escreveu:Podemos criar uma página no face, um evento e até uma petição. Do género: "Queremos a concordância ferroviária em Nine e Lousado!"

Parece-me bem! :)
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor Meireles88 » sexta fev 14, 2014 6:36 am

Go go go
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor mister B » sábado fev 15, 2014 7:04 pm

Eu penso que se deveria lutar pela construção da linha Barcelos-Braga-Guimarães, em vez da concordância...
Tenho um pouco de receio que a concordância em Nine não tenha muito sucesso, porque os comboios Braga-Barcelos acabariam por perder tempo ao dar uma volta tão grande e deixam de ser competitivos face ao automóvel.
Não são competitivos, as pessoas não aderem, os políticos recusam-se construir a nova linha BRC-BRG-GMR justificando-se que não existe procura...
I love Braga
mister B
Arcebispo

Registado: sábado jul 05, 2008 9:27 pm

Mensagempor mister B » sábado fev 15, 2014 7:04 pm

:conf:
I love Braga
mister B
Arcebispo

Mensagempor Duarte » sexta fev 21, 2014 3:38 pm

Eu acho que a concordância em Nine é competitiva e resolveria um problema a curto prazo enquanto não há fundos para mais.

Vejamos, com todas a paragens:
Braga - Nine 19 min
Barcelos - Nine 13 min (sem modernização da linha)
Ou seja, com a concordância temos Braga - Barcelos em 32 min com todas as paragens. Com a modernização prevista talvez se consiga em 28/29 min. Já ficamos uma ligação mais rápida, mais barata e mais cómoda do que de Autocarro pela nacional...

Sem paragens:
Braga - Nine 10 min
Barcelos - Nine 9 min (sem modernização)
Com a modernização podemos ter uma ligação Braga Barcelos com 3 paragens intermédia em 20 min. Mais rápido, mais barato e mais cómodo que uma viagem de autocarro pela autoestrada sem paragens.

Para o automóvel ganha-se sempre a larga escala em custos, a comodidade é semelhante, apenas perdemos um pouco em tempo, mas perder em tempo para o automóvel é assim em quase todo o país (Ex: Braga-Porto de comboio).
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor Duarte » domingo mar 02, 2014 6:52 pm

Estive agora a fazer uma pequena análise e o resultado foi este:

Imagem

Parece-me completamente viável tendo em conta que a parar em todas as estações demora 30 min. Os autocarros demoram 1h e servem outra área geográfica (Vale do Cávado), logo, estes dois meios apenas são concorrentes na zona da cidade.
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor mister B » terça mar 04, 2014 9:25 am

Os autocarros demoram uma hora?
Se praticarem preços idênticos ao autocarro também me parece viável e mais seguro/confortável.
I love Braga
mister B
Arcebispo

Mensagempor karlussantus » quarta mar 26, 2014 7:13 pm

Duarte Escreveu:Estive agora a fazer uma pequena análise e o resultado foi este:

Imagem

Parece-me completamente viável tendo em conta que a parar em todas as estações demora 30 min. Os autocarros demoram 1h e servem outra área geográfica (Vale do Cávado), logo, estes dois meios apenas são concorrentes na zona da cidade.

Duarte Escreveu:Eu acho que a concordância em Nine é competitiva e resolveria um problema a curto prazo enquanto não há fundos para mais.

Vejamos, com todas a paragens:
Braga - Nine 19 min
Barcelos - Nine 13 min (sem modernização da linha)
Ou seja, com a concordância temos Braga - Barcelos em 32 min com todas as paragens. Com a modernização prevista talvez se consiga em 28/29 min. Já ficamos uma ligação mais rápida, mais barata e mais cómoda do que de Autocarro pela nacional...

Sem paragens:
Braga - Nine 10 min
Barcelos - Nine 9 min (sem modernização)
Com a modernização podemos ter uma ligação Braga Barcelos com 3 paragens intermédia em 20 min. Mais rápido, mais barato e mais cómodo que uma viagem de autocarro pela autoestrada sem paragens.

Para o automóvel ganha-se sempre a larga escala em custos, a comodidade é semelhante, apenas perdemos um pouco em tempo, mas perder em tempo para o automóvel é assim em quase todo o país (Ex: Braga-Porto de comboio).

mister B Escreveu:Eu penso que se deveria lutar pela construção da linha Barcelos-Braga-Guimarães, em vez da concordância...
Tenho um pouco de receio que a concordância em Nine não tenha muito sucesso, porque os comboios Braga-Barcelos acabariam por perder tempo ao dar uma volta tão grande e deixam de ser competitivos face ao automóvel.
Não são competitivos, as pessoas não aderem, os políticos recusam-se construir a nova linha BRC-BRG-GMR justificando-se que não existe procura...

Meireles88 Escreveu:Já ponderaste enviar isso para a CP/Refer e para o Provedor do Munícipe Karlus?

Duarte Escreveu:Podemos criar uma página no face, um evento e até uma petição. Do género: "Queremos a concordância ferroviária em Nine e Lousado!"

Fui à CMB apresentar as 3 soluções, o serviço a concordância e por fim a linha. Dei-lhes os cálculos dos tempos e custo que se conseguia:
Braga-Barcelos
Carro* c/port. : 22m, 3,94€
Carro* s/port. : 29m, 2,14€
Autocarro Expresso : 25m, 6€
Comboio s/conc. s/urb (atual) : 32m, 2,9€, (1t)
Comboio s/conc. c/urb. (fase 1): 25m, 3,4€
Comboio c/conc. c/urb. (fase 2): 21m, 2,9€
Comboio novas linhas (fase 3): 13m, 1,7€
*(7L/100km, gasolina 95 a 1,6€/L, sem custo de manutenção incluído, ligação às estações ferroviárias)
(t) - número de transbordos
# Com a modernização da Linha do Minho o tempo da ligação será reduzido

Sinceramente não me pareceu existir grande vontade de absorção de novas ideias e vi uma dependência dos pseudo estudos dos intelectuais formados no Porto os mesmo que fazem estudos a dizer que não se justifica para Braga, mas depois justifica-se a CREP e a A7 pelo meio dos montes, 3 AE's entre Porto e Lisboa, metro até à Trofa e Povoa do Varzim...

P.S. Se tivéssemos 40 anos de Universidade de Braga em vez de Universidade do Minho talvez esta questão já estivesse ultrapassada. O que quero dizer é que se tivéssemos as escolas de Engenharia e Arquitetura da UM mais empenhadas em pensar Braga talvez tivessem durante 40 anos discutido mais o que se ia fazendo.
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor sagg » sábado jun 28, 2014 1:30 pm

http://www.cp.pt/StaticFiles/CP/Imagens ... 7_2014.pdf"

Aqui encontram se os novos horários já com a paragem em Nine, do comboio "Celta", falta só saber quais serão as locomotivas que vão rebocar as carruagens. Só acho que o comboio que parte de Nine para Braga, demore 20 minutos a chegar ao seu destino.
sagg
Arcebispo

Registado: terça jun 17, 2008 7:48 pm

Mensagempor karlussantus » sábado jun 28, 2014 6:27 pm

sagg Escreveu:http://www.cp.pt/StaticFiles/CP/Imagens/PDF/Passageiros/Avisos/2014/celta_1_07_2014.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;"

Aqui encontram se os novos horários já com a paragem em Nine, do comboio "Celta", falta só saber quais serão as locomotivas que vão rebocar as carruagens. Só acho que o comboio que parte de Nine para Braga, demore 20 minutos a chegar ao seu destino.

Os políticos locais e a imprensa local têm que fazer mais uma capa no Correio do Minho ou Diario do Minho, com o espetacular serviço de ligação a Vigo que temos, nós e o restante Baixo Minho.

É tão espetacular que o Porto fica mais perto de Vigo do que Braga, Guimarães nem sequer entra nas contas e VNFamalicão com os restantes comboios provavelmente também fica mais longe de Vigo que o Porto...

A verdade é que o Mesquita Machado via zero de politica regional e agora a coligação... presta vassalagem todos os dias ao Porto e a Lisboa, temos que lutar por outro peso regional...

Sentido Porto-Vigo, além do dito shuttle demorar 20 minutos a fazer Braga-Nine ainda se tem que esperar 20 minutos pelo "CeltiPorto". E no sentido Vigo-Porto, tem que se esperar 7 a 10 minutos pelo "CeltiPorto".

Assim vai a politica regional de Braga, alguém ouviu Ricardo Rio reclamar algum investimento regional de vulto no âmbito do programa 2014-2020!?

P.S. Braga-Nine de urbano 19minutos, Braga-Nine de urbano "expresso" 11 minutos, Braga-Nine de intercidades 10minutos, Braga-Nine de alfa 10 minutos. Bastava alterarem o horário do urbano que será o "shuttle", para Braga poder ficar mais próxima de Vigo cerca de 25 minutos no sentido Braga-Vigo e 15 minutos no Sentido Vigo-Braga. Contudo será sempre uma viagem a rondar as 2H...
Imagem
karlussantus
Administrador

AnteriorPróximo

Voltar para Transportes

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante