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Comboios  

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Re: Comboios

Mensagempor Brc20 » sábado jun 28, 2014 8:19 pm

Carlos, esses tempos entre Braga e Nine devem ter sido os melhores que arranjaram, a verdade é que o ramal de Braga será sempre um desvio da linha do Minho, não ha solução ideal neste caso.

A viagem a durar três horas ainda é tempo a mais.

Também não sei qual é a opinião de Ricardo Rio sobre temas de âmbito regional e acho estranho, mas gostava que o quadrilátero urbano reinvidicasse um plano de investimentos nesta região, nomeadamente ferroviários. É pena Ricardo Rio não se pronunciar! Ainda hoje saíram no JN notícias sobre reivindicações dos autarcas do Porto sobre o metro... Não percebo como alguns teem tanta voz e outros tao pouca. Nesse aspecto estava à espera de mais de Ricardo Rio.
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Mensagempor Brc20 » sábado jun 28, 2014 8:20 pm

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Re: Comboios

Mensagempor karlussantus » sábado jun 28, 2014 9:03 pm

Brc20 Escreveu:Carlos, esses tempos entre Braga e Nine devem ter sido os melhores que arranjaram, a verdade é que o ramal de Braga será sempre um desvio da linha do Minho, não ha solução ideal neste caso.

A viagem a durar três horas ainda é tempo a mais.

Também não sei qual é a opinião de Ricardo Rio sobre temas de âmbito regional e acho estranho, mas gostava que o quadrilátero urbano reivindicasse um plano de investimentos nesta região, nomeadamente ferroviários. É pena Ricardo Rio não se pronunciar! Ainda hoje saíram no JN notícias sobre reivindicações dos autarcas do Porto sobre o metro... Não percebo como alguns teem tanta voz e outros tao pouca. Nesse aspecto estava à espera de mais de Ricardo Rio.


Por dia existem 64 (32+32) serviços Braga-Nine e Nine-Braga. Desses 54 são urbanos (27+27), e dos urbanos 13 (6+7) são diretos, sem paragens entre Braga e Nine.

Bastaria colocar esses diretos que demoram entre 10 e 12 minutos, e fazer coincidir o horário para um tempo de espera de 5 minutos no transbordo. Para se reduzir o tempo de viagem em 25 minutos. Em vez de 2h30m, passariamos a ter viagens de 2h05m.
Sem qualquer custo, optimizando apenas os serviços existentes.
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Re: Comboios

Mensagempor RAM » sábado jun 28, 2014 11:47 pm

Mesquitices e RicardoRuices à parte (não tenciono tomar qualquer partido ou defender quem quer que seja), fico satisfeito por esta alteração.

No passado mês de Maio vivi uma aventura caricata para ir de Braga a Ourense e voltar.

Foi uma viagem a rondar as 6 horitas (para cada lado)... ...e muito por culpa da não coincidência de horários.

Para terem uma ideia, para ir para Ourense não pude usar o Celta, porque o da tarde/noite à hora que chega a Vigo já não dá ligação com o último que sai para Ourense, logo tive de ir num regional até valença e depois seguir num da Renfe até porriño.

Cheguei a porriño e qual é o meu espanto, quando não havia ninguém da Renfe na estação/apeadeiro e esperavam-me quase 2 horas de seca. Apenas havia um café, entrei, perguntei ao dono de que lado é que parava o comboio que ia para Ourense (já que não havia qualquer painel informativo) e a resposta dele foi: "Normalmente é deste lado, mas se o que vem de Madrid chegar primeiro, pára do outro..." :shock:

No regresso, tinha 40 minutos de intervalo em Vigo (para apanhar o Celta da tarde/noite), o que se passou foi que o comboio que fazia Madrid-Vigo já chegou a Ourense com 35 minutos de atraso, logo, sendo o Celta o último a sair de Vigo para o lado de cá, já estava a ver a minha vida andar para trás... ...acabou por recuperar 5 minutos e deu para trocar na boa, tive foi que ir direto ao Porto e depois apanhar Urbano para Braga.

Em suma:
- Obviamente há muuuito por fazer, mas o facto de não ter de fazer Braga-Porto-Vigo já é bom
- Desconheço como se processa a organização de tráfego, mas reparem que qualquer alteração nos horários dos Urbanos da Linha Braga-Porto (que sugerem, e eu concordo, que se adequem ao Celta) tem de ter em conta as restantes linhas (urbanos Guimarães-Porto e Caíde-Porto, Alfas, InterCidades,Mercadorias,...). Honestamente não sei se é fácil
- 20 minutos de espera para trocar de comboio é chato, mas 1h45 que eu esperei em espanha é bem mais...
- Tão importante como a ligação a Braga (que boa ou má, já cá canta), é a ligação além-Vigo, a Santiago de Compostela, Coruña, Ourense,... Quanto mais versátil for esta linha, mais pessoas a usarão, levando quem sabe à abertura de novos horários
- Considero também mais urgente a substituição da sucata diesel da CP por algo menos barulhento e mais veloz. Se a nível de organização do serviço me pareceu claramente que a CP está melhor que a Renfe, a nível de comboios é ao contrário.
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Re: Comboios

Mensagempor Brc20 » segunda jun 30, 2014 2:12 pm

Novas paragens no comboio Celta não penalizam tempo de percurso


CARLOS CIPRIANO 29/06/2014 - 14:38

O Celta passa a parar em Nine, Viana e Valença e, pela primeira vez, deixa de haver troca de tripulação na fronteira.





“Estação de Viana a Caminha. Número 25377. Comboio nº 421 pode avançar? Silva transmite”. “Estação de Caminha a Viana. Número 11345. Sim. Comboio nº 421 pode avançar. Oliveira transmite”.

O comboio 421 é o Celta, que liga Porto a Vigo, e é através de comunicações telefónicas deste tipo que é garantida a segurança da sua circulação. Os nomes são fictícios, mas é aos ferroviários que estão nas estações que compete gerir o trânsito dos comboios na maior parte da linha do Minho, que é de via única. A não existência de acidentes está totalmente dependente de meios humanos, apesar de haver redundâncias no sistema e de os maquinistas estarem contactáveis por rádio.

Foi por esse motivo que nove maquinistas portugueses e quatro espanhóis tiveram que fazer um curso intensivo, respectivamente, de castelhano e de português, a fim de poderem comunicar com os postos de comando de circulação dos dois países quando conduzirem o Celta entre Porto e Vigo. Uma novidade que vai ser implementada a partir de terça-feira quando, pela primeira vez, deixar de haver troca de maquinista na fronteira e um só destes profissionais conduzir o comboio de ponta a ponta.

Os sindicatos ferroviários espanhóis ainda protestaram por entenderem que o sistema de exploração ferroviário português (conhecido por cantonamento telefónico) era obsoleto devido a depender só de meios humanos. Mas a verdade é que, desde que cumpridas as regras, é seguro viajar de comboio nesta e noutras linhas onde ainda é utilizado este sistema, que tem origem no século XIX quando as comunicações eram feitas por telégrafo.

A partir de terça-feira, 1 de Julho, o comboio Celta, que desde há um ano ligava Porto e Vigo sem efectuar paragens comerciais, vai passar a poder receber e largar passageiros em Nine, Viana do Castelo e Valença.

As duas composições diárias em cada sentido, no entanto, não serão penalizadas no seu tempo de percurso porque a CP fez coincidir as paragens comerciais com as paragens técnicas a que os comboios estavam obrigados para efectuarem cruzamentos. Na prática, o Celta continua a parar nas estações, mas desta vez vai poder abrir as portas para a entrada e saída de passageiros.

A CP está ainda a ajustar os horários dos comboios suburbanos para Braga a fim de melhorar os tempos de espera na estação de Nine, que dá ligação à Cidade dos Bispos.

A possibilidade de o Celta poder servir estas três cidades é uma reivindicação dos autarcas desde a criação deste serviço. Descobrir-se agora que isso é possível sem penalizar o tempo de percurso só vem dar-lhes razão. Afinal, só o facto de este comboio ser uma iniciativa política, decidida ao nível de ministros numa cimeira ibérica é que impediu que as empresas CP e Renfe pudessem olhar para a sua gestão numa perspectiva comercial.

Um ano depois do seu lançamento, este serviço, que se realiza diariamente, já terá acumulado prejuízos superiores a um milhão de euros. As novas paragens vão poder ajudar a rentabilizar esta operação por via do aumento das receitas.

Do Porto para Vigo, o Celta sai de Campanhã às 8h15 e às 19h15 e em sentido inverso sai da estação de Guixar às 9h02 e 20h02
.




http://www.publico.pt/local/noticia/nov ... so-1660891" onclick="window.open(this.href);return false;

Pormenor interessante: ''A CP está ainda a ajustar os horários dos comboios suburbanos para Braga a fim de melhorar os tempos de espera na estação de Nine, que dá ligação à Cidade dos Bispos.'' (Já agora, ''cidade dos bispos'' é uma gralha óbvia).
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Re: Comboios

Mensagempor karlussantus » terça jul 01, 2014 12:18 am

Parece-me que há uma falta de exigência em Braga enorme, nos políticos e na própria população...

Para colocarem uma ligação, dita rápida, Porto-Vigo alteraram tudo e mais alguma coisa. Contra todos os municípios ao longo da Linha do Minho, durante 1 ano ninguém podia entrar no comboio, mesmo nas paragens técnicas!! Este passou a servir exclusivamente o Porto. Resultado óbvio!? Prejuízo absurdo (mais de 1M€) e fracasso total! Mas como era para servir o Porto todos baixaram a crista e aceitaram mais esta asneira.

Passado 1 ano e perante o ridículo e o absurdo prejuízo... o comboio que já parava em Valença, Viana e Nine, passa a permitir que entrem e saiam passageiros!!
Festa total dos políticos locais, grande vitória, grande passo para a região e para Braga, capas no Correio do Minho, e festejos no facebook da CMB...

Temos uma ligação que demora mais de 2h30m, temos um dito "shuttle" que pára em todos os apeadeiros e ainda temos que esperar 20 minutos pelo Celta.
Ah e tal é muito difícil alterar horários nos quase 60 urbanos que temos diariamente... Quando um ano antes alterou-se tudo para o Celta ir direto para Vigo...

Braga (Ricardo Rio) devia exigir a concordância de horários e 4 urbanos sem paragens entre Braga e Nine, para servir o Celta.
E devia exigir a execução da linha Barcelos-Braga-Guimarães, realizando estudos para tal e juntando os municípios da região em torno deste grande investimento, no âmbito do programa 2014-2020.

Se estivermos sempre a pedir por baixo, menos recebemos...
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Re: Comboios

Mensagempor El Salvador » terça jul 01, 2014 3:04 pm

Mas a ver pelo que fez quando se pos a questao do esquecimento da variante a Vila Verde, nao admira a dificuldade em sentar a mesa mais do que um. Nao admira, sempre fomos assim. Somos Minho. Seja la isso o que for.
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Re: Comboios

Mensagempor karlussantus » sexta dez 12, 2014 12:26 am

A CP – Comboios de Portugal, anunciou esta quinta-feira que vai lançar, a partir de domingo, duas novas ligações Intercidades (uma por sentido), a Braga. A cidade passa assim a dispor de doze ligações ferroviárias de longo curso, entre Lisboa e Braga (seis em cada sentido), complementadas pelos 52 comboios de serviços urbanos de ligação Braga-Porto-Braga, em dias úteis.

“Decorrido um ano após a data de lançamento das novas ligações a Braga e efetuado o balanço entre janeiro e setembro de 2014, o número de passageiros transportados, com origem ou destino nas estações de Braga, Nine e Famalicão, comparativamente a período homólogo do ano anterior, registou um aumento de 33%”, assinala a CP, num comunicado.

Este aumento, diz a transportadora, corresponde a mais 38.172 passageiros transportados, acompanhado pelo respetivo aumento de receita, da ordem dos 20%.

http://www.rum.pt/index.php?option=com_ ... &section=4

A CP descobriu a pólvora há 1 ano, agora teve uma surpresa...

Só mesmo em Portugal é que podem achar que Braga não tem dimensão para estar na rede ferroviária regional e nacional...

Fazem Celtas Porto-Vigo que não param em Braga nem no Minho e ficam surpreendidos com os prejuízos. Colocam Braga no mapa e ficam surpreendidos com o aumento de receita...

Enquanto Braga não fizer por merecer outro tipo de tratamento por parte da CP... continuaremos com Celtas a pararem em Nine onde temos que esperar 20 minutos pelo transbordo e depois ainda ter que andar no urbano que pára em todos os apeadeiros, quando bastaria acertarem os horários com os urbanos diretos... resumindo mais de 20 minutos perdidos por viagem, os quais colocam o Porto mais perto de Vigo do que Braga.
Mas façam outra capa do Correio do Minho a elogiar o papel desenvolvido, por todos os envolvidos, na defesa dos interesses de Braga...
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Re: Comboios

Mensagempor j0hnny » sábado jan 03, 2015 5:38 pm

Ao googlar Earthamente dei conta neste troço sem fim antes de chegar a braga, em Aveleda. Parece abandonado, alguem sabe ara que se destinaria?

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Re: Comboios

Mensagempor RAM » sábado jan 03, 2015 8:10 pm

Não penso que esteja abandonado. Penso ser um terminal de carga. Já por várias vezes lá vi toros de madeira.
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Re: Comboios

Mensagempor Mr Strangelet » domingo jan 04, 2015 9:29 pm

É um terminal de carga e deveria servir a plataforma logística que se chegou a falar há uns anos para o parque industrial de celeirós.
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Re: Comboios

Mensagempor karlussantus » domingo jan 04, 2015 10:38 pm

Sim é o terminal de carga e serve diretamente o Parque Industrial. Penso que é o terminal de mercadorias que movimenta mais madeira no Norte de Portugal.

Está prevista uma variante para servir o Parque Industrial com uma nova ligação direta às auto-estradas, e está prevista uma grande expansão da área de logística do Parque.
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Re: Comboios

Mensagempor NrowS » sexta fev 13, 2015 12:08 pm

Já que se fala de comboios, fujo um bocadinho ao seguimento da conversa para dar o meu testemunho de "emigra".

Temos, como em tudo, a mania de dizer mal do que existe em Portugal. Contra mim falo. Critico, desde sempre, a forma como os comboios que servem uma faixa de território que vai de Aveiro a Braga, do Porto ao Marco de Canavezes, compreendendo um total de 82 estações, são metidos num saco de gatos chamado "urbanos do Porto", como se tudo à volta fossem aldeias. Note-se que apenas 25 dessas estações estão situadas dentro da área do Grande Porto.
Também não faz sentido, para mim, que os comboios se organizem em função de um ponto central da região em causa, em vez de procurarem unir as extremidades. Metade dos comboios que saem de Braga deveriam ter como destino Aveiro; não entendo que não exista um único a fazer este percurso completo.
Critico também a frequência das ligações. Um ou dois comboios por hora entre a segunda e a terceira cidades do país, com o volume de pessoas que vivem/trabalham entre elas diariamente, não faz sentido. Flexibilidade de horários nula.
Finalmente, aponto ainda o dedo ao facto de todas essas ligações fazerem serviço de "Metro do Porto" a partir de Ermesinde e de não haver mais comboios a parar apenas nos pontos mais relevantes em termos de infrestrutura da linha e de número de passageiros (ou habitantes) - Braga, Ferreiros, Couto de Cambeses, Nine, Famalicão, Lousado, Trofa, São Romão, Ermesinde, Rio Tinto, Porto.

A comparação que vou fazer tem, à partida, um problema: a diferença de condições económicas entre as duas realidades. Não significa, contudo, que os princípios de um lado não possam ser aplicados do outro. Até porque, em vários pontos, Portugal sai a ganhar.

Mudei-me em Outubro para a Suécia, para a região mais a sul do país. Skåne, em sueco, ou Escânia, em português abrasileirado. Esta região tem como capital Malmö, a terceira maior cidade do país, com cerca de 300 mil habitantes. A pouca distância está Lund, com 110 mil e, mais para cima no mapa, encontra-se Helsingborg, com 130 mil, todas elas junto às costa oeste. A região estende-se para leste e, aí, Kristianstad é a principal referência, com pouco menos de 90 mil pessoas.
Skåne é servida por três tipos de comboios: os da SJ, companhia nacional da Suécia, que passam com menor frequência e estão vocacionados para viagens de longo curso; os Pågatåg, na linha dos nossos urbanos, que circulam exclusivamente dentro da região; e os Öresundståg, que asseguram as ligações entre a Dinamarca e a Suécia, de Helsingør a Gotemburgo.

Já se percebe, por aqui, que a oferta é muita - mesmo muita -. faltando acrescentar que os horários nocturnos são muito bons, sendo virtualmente impossível que se torne difícil circular, por exemplo, entre Malmö e Lund, mesmo a horas já avançadas para os padrões suecos, como as 23:00 ou a meia-noite.
A qualidade dos comboios também é bastante boa e os Pågatåg dispõem mesmo de WCs e zonas de silêncio, para além de várias áreas destinadas a volumes e bicicletas, que também existem nos Öresundståg. Estes últimos têm ainda tomadas sobre a cabeça de praticamente todas as filas de assentos - sim, o sueco é um indivíduo fortemente viciado em dispositivos electrónicos. O WiFi a bordo existe em ambos e é grátis, embora, por vezes, esteja indisponível.

O modelo de circulação é de extremo a extremo e, apesar de Malmö ser a cidade maior, não são muitos os comboios que fazem dela destino final ou ponto de partida. Ainda menos são os que terminam/originam na sua estação central.
Há, também, uma ferramenta muito útil que não posso deixar de mencionar, que é a aplicação Skånetrafiken para telemóvel (existe também o site, http://www.skanetrafiken.se). A app é simples mas permite fazer tudo: consultar horários de comboios e autocarros para toda a região, descarregá-los em PDF, ver o estado de qualquer transporte em tempo real, guardar itinerários e estações preferidas e comprar bilhetes, servido a própria app como bilhete no momento de embarque ou perante o revisor.

Há, contudo, pontos desastrosos: a pontualidade é de bradar aos céus, sendo muito frequente que vários comboios se atrasem em cadeia, o que causa uma imprevisibilidade preocupante quando se está a tentar chegar ao trabalho. Já me aconteceu, inclusive, ter entrado num comboio que decidiu, a meio do trajecto, não parar em Malmö, deixando quase todos os passageiros num apeadeiro no meio do nada, num fim de tarde de Inverno, à espera da ligação seguinte, que seria daí a 20 minutos. Fenómenos paranormais como neve (...) também contribuem para a interrupção do tráfego - sim, apesar de ser uma coisa que acontece todos os Invernos e que é mais previsível do que a cor das vestes do Papa.

Portanto... realidades perfeitas não há. Temos algo de muito positivo, na nossa região norte, que é a pontualidade mais ou menos generalizada de todos os serviços, mas podemos e devemos olhar para "o que de melhor se faz lá fora" para tornar o nosso bom em algo excelente. Não temos de ser como os outros, só temos de aprender uma ou duas coisas para sermos muito melhores. :D
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Re: Comboios

Mensagempor Esteves » sexta fev 13, 2015 4:19 pm

É um terminal de carga que tem o objetivo de ligar a zona industrial de Celeirós! :)
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Re: Comboios

Mensagempor Brc20 » sexta fev 13, 2015 5:27 pm

Excelente contributo NrowS. Um rede de transportes é criada com objetivos. A prioridade da rede ferroviária nacional no litoral norte do país é ligar e servir o grande Porto. Enquanto não houverem vozes pela mudança e investimentos que traduzam essa mudança tudo fica assim. A verdade é que a dispersão da população no norte do país também não ajuda a uma rede mais eficiente.

Já agora, posso saber em que trabalhas aí na Suécia?
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