Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Pontos de Aluguer / troca de Bicicletas

Pontos de Aluguer / troca de Bicicletas  

Espaço para a discussão sobre os transportes.

Pontos de Aluguer / troca de Bicicletas

Mensagempor anasales » quinta fev 17, 2011 11:27 pm

Ok, ok, podem achar que Braga não é uma cidade plana como lá fora, na Holanda e na Dinamarca. Mas há condições. E temos que ser ecológicos e defender o ambiente. Braga não é assim uma cidade tão grande que se torne difícil a deslocação de bicicleta. E os turistas iam adorar. Já viram que imagem bonita, pelas ruas do centro histórico e na Avenida Central?

Ana dixit
anasales
Presbitero

Registado: sábado fev 12, 2011 9:05 pm

Re: Pontos de Aluguer / troca de Bicicletas

Mensagempor Duarte » quinta fev 17, 2011 11:31 pm

Concordo plenamente. Braga não é assim tão grande e tornava-se fácil andar de bicicleta, o problema são as faltas de condições para tal que a CMB proporciona.. não aposta nos autocarros, quanto mais nas bicicletas :pardon:
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor karlussantus » quinta fev 17, 2011 11:37 pm

Eu já enviei vários emails, sobre a possibilidade da CMB, com a renaturalização do Rio Este onde criará uma ciclovia, ligar os principais Parques da cidade, desde o "Parque da Rodovia"até ao "Parque da Ponte" e ao futuro "Parque do Picoto" desde que para isso altere alguns pormenores nesta zona.

Além disso pode ligar facilmente a ciclovia da Variante da Encosta, à do Rio Este, e pode perfeitamente tanto na Avenida Central, como na Avenida 31 de Janeiro e Avenida da Liberdade, implementar ciclovias.

Isto é possível, o BA até podia tentar elaborar um mapa deste género.
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor DoctorDre » quinta fev 17, 2011 11:43 pm

O aluguer de bicicletas já faz parte dos planos da TUB. O famoso projecto do TUBiclas! Não sei como está mas fizeram alarido quando isso foi anunciado. Dp, como tudo por cá, é esquecido!

PS: acho que há um tópico algures sobre este tema!
Imagem
DoctorDre
Administrador

Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm

Mensagempor pnfernandes » quinta fev 17, 2011 11:48 pm

Claro que sim, era boa ideia desenharmos em conjunto um mapa, de possíveis ciclovias.

No entanto, quanto ao Rio Este, posso estar enganado, mas tenho a ideia que existe já essa ideia no projecto da renaturalização - a criação duma ciclovia.

Só esperemos que seja o que for feito, tenha mais qualidade do que a ciclovia que já existe, estreita e perigosa.
pnfernandes
Arcebispo

Registado: segunda abr 13, 2009 3:20 pm

Mensagempor Duarte » quinta fev 17, 2011 11:50 pm

Para mim a ciclovia que existe até desaparecia dali, não tem jeito nenhum aquela estrada de duas vias em cada sentido tão estreita, uma estrada que pode e deve ser alternativa à rotunda das piscinas a quem quer ir para sul.
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor DoctorDre » quinta fev 17, 2011 11:55 pm

pnfernandes Escreveu:Claro que sim, era boa ideia desenharmos em conjunto um mapa, de possíveis ciclovias.

No entanto, quanto ao Rio Este, posso estar enganado, mas tenho a ideia que existe já essa ideia no projecto da renaturalização - a criação duma ciclovia.

Só esperemos que seja o que for feito, tenha mais qualidade do que a ciclovia que já existe, estreita e perigosa.

uiiii... pnfernandes, tens muito que explorar neste fórum... :D

viewtopic.php?f=5&t=321&hilit=bicicleta

andre_carneiro Escreveu:No seguimento do meu interesse por este tema decidi perder uns minutos a pensar que ruas de braga poderiam hipotéticamente receber ciclovias... assim e arrastado pela fantasia aqui vos deixo o meu esboço do centro da cidade:

Imagem

Linhas vermelhas - Ciclovia independente... ou seja não integrada na via rodoviaria ou pedonal... pode. Linhas definidas e exclusivas para bicicletas. Sem estragar a paisagem, uns simples traços quando adjacente a via pedestre e porque não uma divisória caso a via seja rodoviaria bastavam para determinar a ciclovia.
Linhas amarelas - Ciclovias de conecção... sem estar marcadas devem estar sinalizadas para que o ciclista possa utiliza-las com segurança... dedicam-se preferencialmente a conectar vias independentes. Os trajectos far-se-ão por passeio quando suficientemente largo para isso e a via rodoviaria muito utilizada e pela estrada nos restantes casos!
Pontos Azuis - Hipotéticas estações no caso de se estabelecer um sistema do estilo do que falei de Barcelona e que tb já vi em Paris e Estocolmo!

Aqui está o tópico que falava antes: viewtopic.php?f=13&t=1446&hilit=bicicleta
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor karlussantus » quinta fev 17, 2011 11:59 pm

UI, não será muito optimista esse mapa?

Preferia algo mais faseado, para que a CMB levasse a proposta a sério!!
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor DoctorDre » sexta fev 18, 2011 12:02 am

karlussantus Escreveu:UI, não será muito optimista esse mapa?

Preferia algo mais faseado, para que a CMB levasse a proposta a sério!!

É um mapa de possíveis ciclovias... obvio que pedir isto numa cidade que tem 1 ciclovia era capaz de ser exagerado ;)
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor Duarte » sexta fev 18, 2011 12:06 am

Eu já vou ficar muito contente quando vir a do rio este :D
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor DoctorDre » sexta fev 18, 2011 12:11 am

Duarte Escreveu:Eu já vou ficar muito contente quando vir a do rio este :D

Qual???? :roll:
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor Duarte » sexta fev 18, 2011 12:12 am

A que está no projecto ha anos :D
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor Linguas » sexta fev 18, 2011 12:32 am

Muito bom será se a do Rio Este sempre aparecer. Sinceramente, não me parece que uma ciclovia na avenida, por exemplo, fosse uma grande ideia. Para baixo uma pessoa ainda ia, mas para cima? :no: Estaria muito como está a que existe, às moscas. Terreno difícil, carros a ter que passar por cima dela para estacionar... uma vergonha.
Linguas
Moderador

Registado: domingo mai 31, 2009 2:22 pm

Mensagempor karlussantus » sexta fev 18, 2011 12:34 am

Linguas Escreveu:Muito bom será se a do Rio Este sempre aparecer. Sinceramente, não me parece que uma ciclovia na avenida, por exemplo, fosse uma grande ideia. Para baixo uma pessoa ainda ia, mas para cima? :no: Estaria muito como está a que existe, às moscas. Terreno difícil, carros a ter que passar por cima dela para estacionar... uma vergonha.

Mas com a 31 de Janeiro e a Avenida da Liberdade, todo o centro histórico e zona pedonal fica ligado a esta zona de ciclovias, e era um bom impulso com "apenas" estas duas ciclovias que pelos passeios disponíveis nem seria preciso "roubar" às faixas de rodagem.
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor Linguas » sexta fev 18, 2011 12:39 am

Sim, seriam boas, mas seriam muito utilizadas? O terreno é difícil nessas avenidas, será que o bracarense, tão habituadinho a sentar o rabo no carro, ia aderir facilmente, ainda mais em terreno mais difícil?
Linguas
Moderador

Registado: domingo mai 31, 2009 2:22 pm

Próximo

Voltar para Transportes

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante