Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Pontos de Aluguer / troca de Bicicletas

Pontos de Aluguer / troca de Bicicletas  

Espaço para a discussão sobre os transportes.

Re: Pontos de Aluguer / troca de Bicicletas

Mensagempor DoctorDre » sexta fev 18, 2011 12:41 am

Linguas Escreveu:Muito bom será se a do Rio Este sempre aparecer. Sinceramente, não me parece que uma ciclovia na avenida, por exemplo, fosse uma grande ideia. Para baixo uma pessoa ainda ia, mas para cima? :no: Estaria muito como está a que existe, às moscas. Terreno difícil, carros a ter que passar por cima dela para estacionar... uma vergonha.

As ciclovias que existem estão desertas porquê? Só uma muito pequena quantidade de pessoas as poderia usar diáriamente... quem mora naquela zona trabalha noutra que não tem ciclovia.
Se mais houvesse, mais possibilidades de teres uma ciclovia a ligar a tua casa ao trabalho.
Além disso a existência de ciclovias, isoladamente incitaria ao seu uso!
Imagem
DoctorDre
Administrador

Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm

Mensagempor DoctorDre » sexta fev 18, 2011 12:42 am

Linguas Escreveu:Sim, seriam boas, mas seriam muito utilizadas? O terreno é difícil nessas avenidas, será que o bracarense, tão habituadinho a sentar o rabo no carro, ia aderir facilmente, ainda mais em terreno mais difícil?

Se houvesse uma boa intermodalidade com a TUB ;)
Imagem
DoctorDre
Administrador

Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm

Mensagempor karlussantus » sexta fev 18, 2011 12:45 am

Todo o restante percurso não é acidentado.
Seria um incentivo, tal como está todos têm razão para se queixar da falta de apoio da CMB à mobilidade através deste meio de transporte. Com a rede que referi, já a CMB pode argumentar que o que existe não é utilizado pela população, pois já seria possível o acesso aos postos de trabalho no centro e nas imediações do Minho Center, apartir de várias zonas bastante povoadas ao longo destas ciclovias.
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor Linguas » sexta fev 18, 2011 12:49 am

Sinceramente, acho a ideia de ciclovias dentro de uma cidade muito boa, mas não acho que Braga seja a cidade indicada para as instalar em massa. O terreno é difícil e o clima também é difícil (e não falo de frio, mas da pluviosidade). Seria uma enorme inovação em Portugal, algo da grandiosidade do mapa proposto ali em cima e não me parece, muito sinceramente, que Braga seja uma cidade com condições para isso. Sim, concordo que uma ou duas centrais e, maioritariamente, recreativas seriam refrescantes, mas mais que isso parece-me demais.

Vira o disco e toca o mesmo: parece-me que um sistema tram daria muito mais jeito à cidade.
Editado pela última vez por Linguas em sexta fev 18, 2011 12:55 am, num total de 1 vez.
Linguas
Moderador

Registado: domingo mai 31, 2009 2:22 pm

Mensagempor karlussantus » sexta fev 18, 2011 12:53 am

E é por isso que eu refiro essas vias Linguas. Se reparares com a concretização da ciclovia no Rio Este, é possível ligar logo os dois principais Parques Urbanos (Parque da Rodovia, Parque da Ponte+Picoto), o prolongamento da Ciclovia da Encosta até ao Parque da Rodovia, penso que já foi "falado" pela CMB e é perfeitamente possível.

Com a Avenida da Liberdade e/ou Avenida 31 de Janeiro, liga-se aquela zona de desporto/lazer, ao centro histórico da cidade.

Acho que a mobilidade através da bicicleta ficava muito melhorada, sem grandes investimentos, ou constrangimentos para a cidade.
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor Linguas » sexta fev 18, 2011 12:57 am

Sim, sendo uma coisa nessa quantidade, parece-me que seria fácil de concretizar (sem grande investimento e sem grandes mudanças nas artérias em questão) e melhoraria, realmente a mobilidade através da bicicleta. Depois, dependendo do sucesso dessas, talvez se pudesse pensar em algo maior.
Linguas
Moderador

Registado: domingo mai 31, 2009 2:22 pm

Mensagempor Augustita » sábado fev 19, 2011 12:54 am

Em Portugal nao ha muito a cultura da bicicleta como meio de transporte do dia-a-dia. Ha quem ande de bicicleta mas mais por desporto ou lazer.
Braga por nao ser uma cidade ribeirinha ate é bastante plana por sinal.
Augustita
Bispo

Registado: terça jan 11, 2011 8:36 pm

Mensagempor mister B » sábado fev 19, 2011 9:51 am

O principal entrave é mesmo a falta de espaço para circular, a inclinação não é um problema.
I love Braga
mister B
Arcebispo

Registado: sábado jul 05, 2008 9:27 pm

Mensagempor Domador » terça fev 22, 2011 7:30 pm

karlussantus Escreveu:E é por isso que eu refiro essas vias Linguas. Se reparares com a concretização da ciclovia no Rio Este, é possível ligar logo os dois principais Parques Urbanos (Parque da Rodovia, Parque da Ponte+Picoto), o prolongamento da Ciclovia da Encosta até ao Parque da Rodovia, penso que já foi "falado" pela CMB e é perfeitamente possível.

Com a Avenida da Liberdade e/ou Avenida 31 de Janeiro, liga-se aquela zona de desporto/lazer, ao centro histórico da cidade.

Acho que a mobilidade através da bicicleta ficava muito melhorada, sem grandes investimentos, ou constrangimentos para a cidade.

Mesmo!
A do Rio Este vai desde a Rodovia à Ponte Pedrinha em Maximinos. É prolongar a da Encosta até á Rodovia e fazer uma prependicular ao Rio Este a partir do Picoto/Ponte até a zona pedonal da Liberdade e ficavamos excelentemente servidos, talvez a melhor rede do país numa cidade média/grande. Mais acho que não dá (ou não se deve) fazer, tal é o estado urbanistico a que isto chegou.
Agora tem é de se pensar nas próximas zonas que serão urbanizadas, não percebo como é que a avenida do estádio, supostamente um avenida moderna não tem uma, assim como não tem lugares de estacionamento, assim como não tem faixas bus. Mas pronto, o burro devo ser eu por pensar assim. :fool:
Domador
Bispo

Registado: segunda jan 03, 2011 7:00 pm

Mensagempor Meneses » sexta nov 23, 2012 7:43 pm

A CMB deveria olhar para a CM de Vila Nova de Famalicão e ver a aposta que a autarquia esta a fazer em ciclovias. E felizmente nota-se, mais aos fins de semana, que os bracarenses andam mais de bicicleta. Se bem que os condutores não respeitam muito os ciclistas. Para eles o "lugar" do ciclista é no passeio. Recentemente estive em Londres e fiquei fascinado com a educação dos condutores em relação aos ciclistas.
Meneses
Presbitero

Registado: quarta ago 05, 2009 2:32 pm

Mensagempor Meireles88 » sexta nov 23, 2012 8:42 pm

Meneses Escreveu:A CMB deveria olhar para a CM de Vila Nova de Famalicão e ver a aposta que a autarquia esta a fazer em ciclovias. E felizmente nota-se, mais aos fins de semana, que os bracarenses andam mais de bicicleta. Se bem que os condutores não respeitam muito os ciclistas. Para eles o "lugar" do ciclista é no passeio. Recentemente estive em Londres e fiquei fascinado com a educação dos condutores em relação aos ciclistas.

Há um mapa ou croqui dessas ciclovias? gostava de ver por curiosidade! É uma pena não verem isso com bons olhos.
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor Meneses » quarta nov 28, 2012 7:56 pm

Meireles88 Escreveu:
Meneses Escreveu:A CMB deveria olhar para a CM de Vila Nova de Famalicão e ver a aposta que a autarquia esta a fazer em ciclovias. E felizmente nota-se, mais aos fins de semana, que os bracarenses andam mais de bicicleta. Se bem que os condutores não respeitam muito os ciclistas. Para eles o "lugar" do ciclista é no passeio. Recentemente estive em Londres e fiquei fascinado com a educação dos condutores em relação aos ciclistas.

Há um mapa ou croqui dessas ciclovias? gostava de ver por curiosidade! É uma pena não verem isso com bons olhos.

Sim há, pode ver neste link (http://www.imprensaregional.com.pt/cida ... 91.big.jpg)
Meneses
Presbitero

Mensagempor Meireles88 » quarta nov 28, 2012 8:27 pm

Meneses Escreveu:
Meireles88 Escreveu:

Sim há, pode ver neste link (http://www.imprensaregional.com.pt/cida ... 91.big.jpg)

UAU! Também quero aqui em Braga! Brutalíssimo! Gostava de ver isso sobreposto ao mapa para ter uma ainda ainda melhor da grandeza das linhas! Aqui em Braga coitada da linhinha comparado com essa! Vamos ter uma nova a correr o Rio Este... Não vai é ter ligação à outra xD
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor Meneses » quinta nov 29, 2012 6:46 pm

Meireles88 Escreveu:
UAU! Também quero aqui em Braga! Brutalíssimo! Gostava de ver isso sobreposto ao mapa para ter uma ainda ainda melhor da grandeza das linhas! Aqui em Braga coitada da linhinha comparado com essa! Vamos ter uma nova a correr o Rio Este... Não vai é ter ligação à outra xD

Procurei uma mapa já com o desenho das ciclovias mas não encontrei.
Acho que o grande problema é que é obra que não dá nas vistas, enfim!
Meneses
Presbitero

Mensagempor Duarte » terça dez 04, 2012 3:54 pm

Para Braga era fácil fazer uma coisa assim e já ficávamos muito bem servidos.
O que temos é o castanho (CH) a linha verde (Variante da Encosta) e está a ser feita a Azul (rio este) e parte do círculo verde ( Falta o picoto e arranjar o PEB).
Só falta mesmo a Amarela (Av. Liberdade) e a Vermelha a nascente (a poente, a Rua Andrade corvo já está muito boa, só faltando mesmo um arranjo na rotunda da estação).
Como vêm, agora só falta vontade para ficarmos com uma rede de ciclovias muito boa.

Imagem
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Transportes

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes