Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - TUB à noite

TUB à noite  

Espaço para a discussão sobre os transportes.

TUB à noite

Mensagempor carlosf95 » terça set 06, 2011 11:21 am

Até ao final do mês abre linhas nocturnas para o hospital! aleluia :)
Forum Bracarae Avgvste sempre em grande!
carlosf95
Arcebispo

Registado: terça jan 11, 2011 11:16 am

Re: TUB

Mensagempor AntonioPinto » quinta set 08, 2011 10:20 am

Imagem
AntonioPinto
Administrador

Registado: sexta Oct 31, 2008 3:46 pm

Mensagempor Meireles88 » quinta set 08, 2011 11:03 am

rede "Nocturna".... acaba as 00:00 e é nocturna? tá bem...
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor AntonioPinto » quinta set 08, 2011 11:27 am

Sim e a de priscos mantem :d acho que até perde :d
Imagem
AntonioPinto
Administrador

Registado: sexta Oct 31, 2008 3:46 pm

Mensagempor Meireles88 » quinta set 08, 2011 11:34 am

Areia para os olhinhos é o que é. Algumas linhas podiam funcionar bem até às 2. Por exemplo às quartas podiam investir numa linha que fizesse o circuito uM-santaTecla-Av.31.Janeiro-Sra a Branca - Rua de S.Victor - uM. Certamente que ia ter muita gentinha a usá-la. Isso sim era uma linha nocturna. E à sexta e sábado outras linhas a ligar as periferias, porque há muita gentinha a sair e a chamar os pais ou a cometer excessos e depois conduzir.

A TUB devia era forçar o eléctrico e ligar Vila Verde a Braga. E quem sabe se essa linha ferroviária que tanto falam n vai ser o electrico.

Meireles88
Administrador

Re: TUB à noite

Mensagempor Duarte » sábado set 10, 2011 2:57 pm

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor Duarte » sábado set 10, 2011 2:58 pm

Nova rede nocturna dos TUB melhora ligações à UM e Hospital

Imagem

A nova rede nocturna dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) entra em vigor já na próxima segunda-feira, passando todas as linhas que efectuam os percursos da noite a ostentar três algarismos. Entre as novidades, o destaque vai para a criação da linha 943, entre a Estação de Caminhos de Ferro e a Universidade do Minho (UM). A ligação nocturna entre o centro da cidade e o novo Hospital de Braga ficará também assegurada com a criação da linha 900.

@DM
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor asterisco » sábado set 10, 2011 3:00 pm

Para quando uma linha verdadeiramente nocturna UM-Av Central? Isso sim, era inovador.
asterisco
Cardeal

Registado: quarta mar 11, 2009 10:28 pm

Mensagempor Duarte » sábado set 10, 2011 3:08 pm

Acho que este assunto merece ser discutido em tópico próprio.

Penso que Braga está muito mal servida de transportes públicos durante a noite. Mas uma boa rede nocturna, com frequências por +/- regulares e até às 2h da manha ou mesmo toda a noite renderia? A resposta é não (basta vir a este tópico viewtopic.php?f=13&t=88&start=315 e constatar que a taxa de ocupação nos bus's que andam entre as 21h e a 1h é de 9% e a maioria são autocarros propositados que passam em empresas que laboram à noite).

No entanto tenho um esboço na minha cabeça que julgo que até renderia se fosse bem implementado e divulgado. Entre hoje e amanhã vou tentar passar a minha ideia para aqui. :)
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor Meireles88 » sábado set 10, 2011 4:26 pm

Era capaz de render se fossem autocarros pequenos em percursos estudados e a cumprir a necessidade das pessoas.

Meireles88
Administrador

Mensagempor DoctorDre » sábado set 10, 2011 5:07 pm

Volto a dizer! A rede é muito complicada durante o dia e acho que ainda piorou durante a noite... 1 percurso apenas na maior parte das vezes acho que é sumáriamente ridículo... mas vamos esperar pela conclusão da reestruturação!
Imagem
DoctorDre
Administrador

Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm

Mensagempor Meireles88 » sábado set 10, 2011 5:16 pm

Sim, acho que durante a noite há percursos ridiculos com apenas ida. É de risos. Mas pronto.

Meireles88
Administrador

Mensagempor Duarte » domingo set 11, 2011 2:23 pm

TUB com nova rede nocturna

Imagem

A partir de amanhã entra em vigor a nova rede nocturna dos Transportes Urbanos de Braga (TUB). As mudanças beneficiam, sobretudo, as ligações para a Universidade do Minho (UM) e para o Hospital de Braga.

A linha 943 passa a efectuar o percurso entre a estação de caminhos-de-ferro e a UM, pelo centro da cidade. Esta ligação terá lugar durante os dias da semana com partidas da estação às 21, 21.30, 22, 22.30 e 23 horas. Passam assim a existir 12 carreiras diferentes com passagem pela UM.

Já a nova linha 900, assegura a ligação do centro da cidade ao novo hospital. Esta nova linha surge, então, como uma alternativa de transporte público aos funcionários do hospital. Nos dias úteis, a carreira parte da Avenida Central às 21.40, chegando ao hospital às 21.55. Daí parte às 22.10 horas e chega à avenida às 22.20 horas. Ao fim-de-semana e feriados, a carreira sai do centro às 21.40 horas, partindo depois do hospital às 22.10 horas.

@CM

Porque é que em vez de duas linhas não põem apenas uma a passar no Hospital e na UM? Não é isto reduzir custos sendo igualmente eficaz?
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor Duarte » terça set 20, 2011 10:22 pm

O actual horário nocturno não serve para nada, só remendos de linhas que não se ligam umas às outras. Há linhas que só têm ida, não há frequência fixa, não há percursos essenciais, simplesmente não é apelativo e ninguém memoriza horários e percursos porque não há uma sequência lógica... asssim é óbvio que a TUB não rende à noite, mas pode render se fizerem as coisas bem feitas até porque não têm concorrência e os táxis são caríssimos!

Aqui está a minha proposta para linha nocturna, podemos chamar a este sistema uma espécie de "3 linhas em 1". São linhas diametrais que começam numa zona urbana periférica e acabam noutra zona urbana periférica do lado oposto. Estas linhas teriam frequência certa de 1h no mesmo sentido, ou seja, meia hora para cada lado (para ser fácil o povo decorar os horários e todo o sistema!) e funcionariam a partir das 21h até às 2h da manhã de domingo a terça e até às 5h de quarta a sábado.

Criei os "Pontos de encontro", e o que é isto dos pontos de encontro? Basicamente é um local onde as 3 linhas se cruzam e os autocarros só voltam a arrancar quando estiverem os 3 juntos nesse ponto. Porquê? Isto permite que se antes desse ponto eu não tiver chegado ao mesmo destino, ou continuo na mesma linha ou mudo para outra das duas (transbordo) sem esperar por outro autocarro (que poderia demorar séculos) e melhora a eficiência da rede pois poupa-se em linhas, autocarros, motoristas e gasóleo. Daí o nome "3 em 1", porque vou numa linha que automáticamente se transforma em 3 a partir do "ponto de encontro".

Para elaborar os percursos (nenhum passa perto de minha casa!) tive em conta os seguintes factores: Zonas urbanas densas, zona universitária, zonas de animação nocturna, centro histórico, centros comerciais/cinemas, espaços culturais, áreas verdes/de lazer, locais que laboram à noite, etc...

Existem dois "pontos de encontro/transbordo" porque as ruas de sentidos únicos obrigam a fazer caminhos diferentes nos sentidos inversos, essas ruas de sentido único também estão assinaladas nos percursos do mapa (se estiverem atentos a analisá-lo conseguem perceber bem como todo este sistema funciona)

EXEMPLO: Linha 1 - Linha 2 - Linha 3
21:00h Hospital - DolceVita - Minho Center
21:05h BaresUM - Estádio - AV. Liberdade
21:10h Bar BA - Infías - Av. central
21:15h CAMPO DA VINHA (ponto de transbordo 1)
21:20h Estação - Av. Liberdade - Real
21:25h Grundig - 1º de Maio - Nova Pousada
21:30h Ferreiros - Nogueira - Frossos

Como vêm para para isto basta 1 autocarro para cada linha (3) para se conseguir uma frequência de 1h em cada sentido, que para a noite e passando no sítios estratégicos que poderão ver no percurso não é nada mau.

Como não há bela sem senão, o único problema é eu por exemplo apanhar o Bus no Hosp e querer ir para o Dolce Vita, não dá porque é o ponto de partida dos dois para aquel horário, mas como não se pode ter tudo olhem, esperem meia hora, enquanto comem um crepe no Maria Bolacha! :twisted:

Ah, já me esquecia do MAPA: http://maps.google.pt/maps/ms?msid=2026 ... 3e50&msa=0

Existem duas espécie de circunferência (linha vermelha e verde) aí o bus só passa num sentido, se quiser ir para o centro e morar no início da "circunferência" tenho de entrar logo aí e dar a volta, nada de mais, fiz isto só para rentabilizar o tempo e apanhar mais área.

Bem reparei agora que isto é tipo uma linha de metro e o "Ponto de encontro/transbordo" é a estação da trindade! :P

Digam coisas! :evil: :D
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor carlosf95 » quarta set 21, 2011 3:32 pm

Duarte Escreveu:O actual horário nocturno não serve para nada, só remendos de linhas que não se ligam umas às outras. Há linhas que só têm ida, não há frequência fixa, não há percursos essenciais, simplesmente não é apelativo e ninguém memoriza horários e percursos porque não há uma sequência lógica... asssim é óbvio que a TUB não rende à noite, mas pode render se fizerem as coisas bem feitas até porque não têm concorrência e os táxis são caríssimos!

Aqui está a minha proposta para linha nocturna, podemos chamar a este sistema uma espécie de "3 linhas em 1". São linhas diametrais que começam numa zona urbana periférica e acabam noutra zona urbana periférica do lado oposto. Estas linhas teriam frequência certa de 1h no mesmo sentido, ou seja, meia hora para cada lado (para ser fácil o povo decorar os horários e todo o sistema!) e funcionariam a partir das 21h até às 2h da manhã de domingo a terça e até às 5h de quarta a sábado.

Criei os "Pontos de encontro", e o que é isto dos pontos de encontro? Basicamente é um local onde as 3 linhas se cruzam e os autocarros só voltam a arrancar quando estiverem os 3 juntos nesse ponto. Porquê? Isto permite que se antes desse ponto eu não tiver chegado ao mesmo destino, ou continuo na mesma linha ou mudo para outra das duas (transbordo) sem esperar por outro autocarro (que poderia demorar séculos) e melhora a eficiência da rede pois poupa-se em linhas, autocarros, motoristas e gasóleo. Daí o nome "3 em 1", porque vou numa linha que automáticamente se transforma em 3 a partir do "ponto de encontro".

Para elaborar os percursos (nenhum passa perto de minha casa!) tive em conta os seguintes factores: Zonas urbanas densas, zona universitária, zonas de animação nocturna, centro histórico, centros comerciais/cinemas, espaços culturais, áreas verdes/de lazer, locais que laboram à noite, etc...

Existem dois "pontos de encontro/transbordo" porque as ruas de sentidos únicos obrigam a fazer caminhos diferentes nos sentidos inversos, essas ruas de sentido único também estão assinaladas nos percursos do mapa (se estiverem atentos a analisá-lo conseguem perceber bem como todo este sistema funciona)

EXEMPLO: Linha 1 - Linha 2 - Linha 3
21:00h Hospital - DolceVita - Minho Center
21:05h BaresUM - Estádio - AV. Liberdade
21:10h Bar BA - Infías - Av. central
21:15h CAMPO DA VINHA (ponto de transbordo 1)
21:20h Estação - Av. Liberdade - Real
21:25h Grundig - 1º de Maio - Nova Pousada
21:30h Ferreiros - Nogueira - Frossos

Como vêm para para isto basta 1 autocarro para cada linha (3) para se conseguir uma frequência de 1h em cada sentido, que para a noite e passando no sítios estratégicos que poderão ver no percurso não é nada mau.

Como não há bela sem senão, o único problema é eu por exemplo apanhar o Bus no Hosp e querer ir para o Dolce Vita, não dá porque é o ponto de partida dos dois para aquel horário, mas como não se pode ter tudo olhem, esperem meia hora, enquanto comem um crepe no Maria Bolacha! :twisted:

Ah, já me esquecia do MAPA: http://maps.google.pt/maps/ms?msid=2026 ... 3e50&msa=0

Existem duas espécie de circunferência (linha vermelha e verde) aí o bus só passa num sentido, se quiser ir para o centro e morar no início da "circunferência" tenho de entrar logo aí e dar a volta, nada de mais, fiz isto só para rentabilizar o tempo e apanhar mais área.

Bem reparei agora que isto é tipo uma linha de metro e o "Ponto de encontro/transbordo" é a estação da trindade! :P

Digam coisas! :evil: :D

Tá fixe! Mas a TUB não liga a isto! :(
Forum Bracarae Avgvste sempre em grande!
carlosf95
Arcebispo

Registado: terça jan 11, 2011 11:16 am

Próximo

Voltar para Transportes

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes