Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Inquérito - Metro Braga-Guimarães - Participe

Inquérito - Metro Braga-Guimarães - Participe  

Espaço para a discussão sobre os transportes.

Re: Inquérito - Metro Braga-Guimarães - Participe

Mensagempor Meireles88 » sábado dez 31, 2011 5:23 pm

Ainda não fiz, tenho que fazer.
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor Meireles88 » terça fev 21, 2012 3:49 am

Aqui ficam os comentários após 362 respostas!!!

Usufruía dos autocarros da aaum, mas agora existe o passsub 23 da transdev todos os dias pela auto estrada e so se paga 37€ por mes

Por acaso hoje vim às 17h carro pela nacional e apanhei como é normal transito, obras numa estrada fraca!,etc demorei 1 hora de viagem quando deveria fazer em 30min. Se viesse Às 18h ainda seria pior!

O metro sem dúvida iria tirar metade do transito"

Considero o metro uma boa proposta e certamente iria passar a usa-lo bastantes vezes consoante os gastos claro.

Mesmo para as deslocações entre Guimarães, tornar-se-ía bastante útil porque existe bastante pessoas que moram no centro a trabalhar nas redondezas da cidade.

Espero que se torne possível esta realidade. Já dei por mim várias vezes a pensar sobre este assunto e até iria mais longe, de forma a tornar o projeto mais rentável, alargando a rede de metro para outros concelhos vizinhos (Fafe, Póvoa de Lanhoso,...).

Relativamente à última questão, dependeria do preço

Acho bastante boa a ideia de fazer uma ligação mais rápida e segura entre o Campus de Gualtar e Azurém mas, infelizmente, tempos como estes não serão os melhores para a execução de um projeto tão dispendioso.

Penso que a frequência de 5 minutos é demais, na minha opinião, entre 10 ou 15 minutos seria suficiente...

Sendo que uma viagem entre estações terminais demora 30mint, seria uma boa opção se houvesse aderência por parte dos futuros utilizadores. Como estudante universitário (e falando pelos demais estudantes) seria interessante a existência deste meio de transporte pois além das viagens serem mais confortáveis também possibilita um horário diferente de transporte. Porem o horário de funcionamento teria de estar adaptado aos estudantes se eventualmente fosse para manter o transporte sem prejuízo (provavelmente os alunos universitários seriam a maioria dos utilizadores).

Já há muitos anos que defendo esta linha de metro, com prolongamento de Guimarães para Famalicão (via Pevidém e servindo Brito/Ronfe e Joane), Fafe e Vizela (estas duas aproveitando a antiga e atual linha da CP) e de Braga em direcção a Vila Verde e eventualmente Barcelos, unindo assim o quadrilátero. Inclusivamente, nas eleições de 2005 em Guimarães, o PSD (do qual fiz parte das listas) também por minha (mas não só) sugestão defendeu contratação da realização de um estudo sobre este metro e cuja proposta foi apresentada na 1ª reunião após as eleições e chumbada pela maioria do PS...

Mesmo que se esteja a pensar no metro a ligar as duas cidades creio que é uma ideia megalómana sem pés nem cabeça na crise em que o país se encontra e nem sequer vejo meios para efectuar esse tipo de transporte em que não seja necessário indemnizar vários proprietários de terrenos.

Já agora até Fafe.

A linha teria que ser mais abrangente, não existe só a Universidade do Minho em Braga! Era preciso garantir acesso mais perto ao centro da cidade.

Gosto da ideia de criarem esta rede de transportes, mas a minha adesão iria depender muito do custo, condições e as paragens do metro.

No comments...

Acho extremamente necessária esta ligação Metro.

Finalmente alguém colocou esta hipótese. Seria mesmo muito bom para quem faz a viagem diáriamente e o trajecto é excelente. Obrigada

acho que para os estudantes esta linha iria ser fundamental para todos os estudantes e professores da universidade do minho visto que a grande maioria deles fazem este trajecto diariamente. e com o elevado custo dos combustiveis esta viajem fica muito cara.

Penso que esta linha seria de interesse total dos alunos da Universidade do Minho que necessitam desta deslocação (Braga-Guimarães e Guimarães-Braga).

Acho que uma linha deste género seria extremamente importante. Espero que o projecto se torne realidade o mais rápido possível.

"frequencias de 5 minutos é 1 bocado exagerado, talvez 10 ou 15 mins, se nao é apenas uma utopia..

Falta uma ligacao tambem a partir da estacao de comboios (braga).

Esse Metro ira funcionar até que horas? 22h? 23h? 2h da manha?e a custar quanto?"

Ter em conta o preço dos bilhetes dos autocarros proporcionados pela AAUM no trajecto Braga-Guimarães e vice-versa.

Acho que seria magnifico existir o metro entre braga e guimaraes. Trabalho em braga mas vejo-me obrigada a usar carro pois o meu horário não é compativél com os horarios dos autocarros uma vez qe o ultimo é às 20.05 e eu saio as 22

Esta ligação deveria incluir uma interligação a rede ferroviária.

Boa iniciativa.

Metro seria algo que ja deveria ter sido realizado e nao a auto estrada que liga guimarães a braga"

Era uma grande evolução no minho ;)

Esta linha é não só importante para quem trabalha/estuda numa cidade e vive na outra mas também para implementar o turismo da região. sou proprietária de uma pequena unidade hoteleira da cidade de Braga e todos os meus hóspedes querem ir a Guimarães, muitas vezes não o fazem por não haver transportes com a frequencia desejada e por serem extremamente demorados

Sou aluna de Medicina, e para nós era muito importante, para sairmos do hospital as 13h e entrar nas aulas as 14he30

Só quem não tem a mais pequena ideia dos custo de uma obra dessa envergadura e dos utilizadores que iriam usufruir deste serviço é que pode fazer propostas desta. há coisas mais importantes para fazer do que obras sem qualquer viabilidade económica.

PS: essa da frequencia de 5 em 5 minutos é das maiores piadas que já ouvi em toda a minha vida. nem o metro de lisboa tem essa frequencia."

Sei de um docente em Geografia e Planeamento que fez (ou continua a fazer) estudos neste tema...este é um estudo paralelo? Bom trabalho!

É muito importante ter um transporte público como o metro para dinamizar esta região considero tambem de grande importância existir uma ligação de metro entre a estação de comboios de braga e o campus de gualtar para uma melhor assistencia das pessoas que vem do Porto, por exemplo.

Acho importante que a iniciativa comece por ligar braga e guimaraes pelas Taipas. No entanto, a oferta deveria ser alargada. A Póvoa de Lanhoso está a cerca de 20 minutos de carro das duas cidades. Penso que seria importante que uma linha de metro passa-se também por esta zona.

Alias, no futuro, também por uma questão de ecomização de recursos e pelo crescimento que o distrito de Braga tem evidenciado seria importante um metropolitano á semelhança do que existe no Porto e Lisboa"

Este tipo de transporte seria muito bom para os estudantes da universidade do minho!

Excelente projecto! Efectivamente há um défice de transportes, até mesmo a comodidade oferecida. As vias de comunicação são escassas e de fraca qualidade.

Penso que este meio de transporte já é uma necessidade que as duas cidades não podem passar sem ela. A verdade é que as duas cidades estão relativamente perto uma da outra, mas no que toca a meios transportes/preço as duas cidades tornam-se mais longíquas do que a realidade

é muito importante ter em atenção os horários e o preço das viagens. Normalmente opto por viajar de carro uma vez que os horários são pouco flexíveis

Pessoalmente, não faço o percurso Guimarães-Braga regularmente, pelo que esta via de ligação não traria benefícios muito palpáveis. No entanto, não tenho dúvidas que os horários (partidas frequentes), menor custo (possivelmente) e menor tempo de viagem (possivelmente) mudaria a vida as pessoas que necessitam de fazer este percurso regularmente.

Infelizmente o único meio de transporte Braga - Guimarães que consigo ir é autocarro (que julgo ser privado e não público) e há vezes que estou na paragem à espera e nem vem... Será que vem apenas quando lhe apetece e deixa os utilizadores do mesmo à espera ? Enfim

Metro, seria, sem dúvida, uma mais valia e que eu iria usufruir constantemente.

Boa sorte com o projecto e levem-no avante"

No percurso indicado, de Gualtar a Azurem, acho que extender (havendo viabilidade como é obvio) até à zona do GuimaraesShopping seria uma mais valia, pois estaria depois disponivel a rede de autocarros para outros destinos.

A ideia é boa e útil... mas com frequência de 5 minutos já acho exagero...

Acho uma boa iniciativa, acredito contudo que deve ser analisada a sua viabilidade fazendo muito mais do que este questionário (que penso que poderia estar melhor). Num momento de tanto investimento público causador de tanta dívida, tenho muitas dúvidas sobre a possibilidade da existência real deste projeto.

Contudo desejo boa sorte.

Os transportes entre duas cidades de grande impacto no norte e com grande atençao em 2012 com CEC e CEJ são um vergonha! O Comboio é uma vergonha, os acessos rodoviarios são limitados. Não sei como é que ainda não existe uma ligação realmente rapida, directa e mais economica entre estas "capitais". Sim, porque a autoestrada Braga-Guimaraes é a mais cara por Km de Portugal. No meu caso sou obrigada a usar com frequencia porque a estrada nacional além de ser única é uma vergonha!E transito interminável. E com o grande fluxo universitario, uma linha de metro so traz vantagens para ambas as cidades. METRO JÀ NÃO ERA SEM TEMPO!!!

É deprimente uma viagem Braga-Guimarães, distanciadas 22 km, ser feita quer de autocarro quer de comboio, em mais de 1h.

era muito bom que se realizasse esta linha

Gostei de saber que há um docente de Geografia e Planeamento a fazer um estudo semelhante. Se pretender usar os dados que aqui colocarei em seguida está à vontade! Convidamo-lo ainda a participar no fórum. Não sei é quem é o senhor...

Calcanhar de Aquiles deste inquérito: frequência proposta entre metros. 5 minutos é em demasia, talvez algo mais espaçado é o que muitos comentários dizem.
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor Meireles88 » terça fev 21, 2012 4:03 am

Resposta de 362 inquiridos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem