Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - O que se faz fora do Distrito

O que se faz fora do Distrito  

Espaço para a discussão sobre os transportes.

O que se faz fora do Distrito

Mensagempor Meireles88 » quarta nov 28, 2012 9:15 pm

JN Escreveu:
A Câmara de Gaia aprovou, esta quarta-feira, um plano que promete revolucionar a rede de transportes públicos no concelho com um monocarril, um ecobus e aplicações na web para partilha de automóveis e bicicletas.

Rede de corredores Bus será estruturada

O projeto, que tem como coautor o ex-presidente da câmara do Porto Nuno Cardoso, surgiu no âmbito do programa comunitário para eficiência energética ELENA (European Local Energy Assistance), e servirá de base a uma candidatura a apresentar ao Banco Europeu do Investimento.

Gaia foi uma das seis cidades europeias a ser convidadas pelo BEI a apresentar os projetos (nas áreas de edifícios públicos, transportes e iluminação pública) candidatos ao financiamento a rondar os 73 milhões de euros.

Na vertente dos transportes públicos, o programa de Gaia votado esta quarta-feira e aprovado é um "plano estratégico a ser desenvolvido nos próximos anos em Gaia", assinalou à Lusa o vice-presidente da autarquia, Firmino Pereira.

A estratégia ficou assente em duas linhas de atuação: "redesenho da rede de transportes públicos e promoção de transportes públicos sustentáveis [e] introdução de tecnologias mais eficientes na frota dos transportes públicos", pode ler-se no documento hoje aprovado em reunião camarária.

A primeira linha de atuação levou à requalificação de vários eixos viários no centro da cidade, à definição da estruturação de uma rede de corredores BUS (com alguns canais ainda em estudo) e ao "equacionar de uma nova componente infraestrutural, estruturante e inovadora: um Monorail suspenso".

Prevê-se que o monocarril tenha "uma linha nascente-poente que se articule com a cidade do Porto [e] que numa primeira fase ligue a zona comercial centrada no Gaiashopping com o eixo nascente da Raimundo Carvalho".

"Este primeiro troço de Monorail suspenso promoverá a ligação dos dois interfaces a criar com o metro na estação do Corte Inglés, situado na Av. Da República", assinala o projeto que prevê ainda a criação um novo serviço como o eco-bus, energeticamente eficiente e não poluente e "a operar nas zonas históricas e central da cidade de Vila Nova de Gaia".

No âmbito do projeto municipal informático designado "Citygaia" estão previstas "plataformas e equipamentos de informação para os utentes do sistema de transportes" a fim de potenciar a intermodalidade e favorecer a "utilização de modos suaves nas deslocações intraurbanas (veículos elétricos/car-sharing, bicicletas/bique-sharing e a pé)".

"Para o projeto ELENA assumem particular importância as componentes citygaia vocacionadas para instalação de pontos de informação na cidade e desenvolvimento de aplicações via web, nomeadamente citygaiamobile e citygaiaurbdesign", refere o documento.

O programa inclui ainda a integração das carreiras de transportes privados na rede global do concelho e a incorporação do Andante como prioridade da bilhética no município; duas alterações propostas pelo Partido Socialista que foram hoje igualmente aprovadas.


@JN: Monocarril suspenso em Gaia vai ligar zona do Corte Ingles com o Gaiashopping

Em Gaia investe-se nos transportes públicos e aqui? Vejam bem: Monocarril+Ecobus+Troca de Bicicletas+Rede de corredores de BUS! E o Orçamento de Braga aumentou, nada vai ser feito aqui na 3ª maior cidade do país? É que à nossa frente temos Porto e Lisboa, não vejo Gaia...
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Avatar do Utilizador
Meireles88
Administrador
 
Mensagens: 3097
Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Re: O que se faz fora do Distrito

Mensagempor karlussantus » quarta nov 28, 2012 9:19 pm

Mas em Gaia fazem isso com os fundos que desviam do restante Norte. Em Braga as candidaturas ficam sem resposta ou são recusadas, como foram 7 da UM ainda há uns tempos.
Imagem
karlussantus
Administrador
 
Mensagens: 3612
Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am
Localização: Braga

Re: O que se faz fora do Distrito

Mensagempor Meireles88 » quarta nov 28, 2012 9:53 pm

karlussantus Escreveu:Mas em Gaia fazem isso com os fundos que desviam do restante Norte. Em Braga as candidaturas ficam sem resposta ou são recusadas, como foram 7 da UM ainda há uns tempos.


Quais quais? Braga precisa urgentemente de uma aposta nos transportes!
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Avatar do Utilizador
Meireles88
Administrador
 
Mensagens: 3097
Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Re: O que se faz fora do Distrito

Mensagempor karlussantus » quinta nov 29, 2012 12:36 am

Os do QREN. O Grande Porto com 3,5 % do território e 35% da população centraliza sempre 40 a 50% dos fundos comunitários.
Imagem
karlussantus
Administrador
 
Mensagens: 3612
Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am
Localização: Braga


Voltar para Transportes

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron