Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - [Famalicão] BUÉ - Bicicletas Urbanas Ecológicas

[Famalicão] BUÉ - Bicicletas Urbanas Ecológicas  

Espaço para a discussão sobre os transportes.

[Famalicão] BUÉ - Bicicletas Urbanas Ecológicas

Mensagempor Meireles88 » sexta jan 11, 2013 9:50 am

Rui Serapicos no Correio do Minho a 11/01/2013 Escreveu:Imagem
BUÉ para jovens pedalarem nas ruas de V. N. Famalicão

O projecto BUÉ — Bicicletas Urbanas Ecológicas, da YUPI, Youth Union of People with Initiative, em parceria com o Município de Vila Nova de Famalicão, apresentou ontem, na central de camionagem, novos postos de fixação de bicicletas. Nos postos da Casa da Juventude (das 9h00 às 18h00) e na central de camionagem (das 10h00 às 19h00), desde Setembro de 2012 que, no âmbito do BUÉ, jovens com idades entre 16 e 35 anos podem usufruir de segunda a sexta-feira de um conjunto de quinze bicicletas de cedência gratuita

Ideia concebida por jovens pode ser alargada a mais velhos

Um grupo composto por jovens dos 16 aos 22 anos, que venceu um concurso de ideias, idealizou em 2011 este projecto de mobilidade. Ontem, na apresentação do posto situado no interior da central de camionagem, jovens da YUPI manifestaram a intenção se houver nesse sentido apoios, de aumentar o número de bicicletas e alargar o projecto a utentes com idades superiores. A autarquia oferece os suportes de fixação.

Armindo Costa: se fosse jovem ia usar a bicicleta

Ontem, na apresentação à comunicação social, Armindo Costa, o presidente da câmara municipal de Vila Nova de Famalicão, disse aos jornalistas que se fosse jovem usaria aquela facilidade e admitiu mesmo a possibilidade de definir esta como uma via para o futuro desenvolvimento do concelho. O edil considerou, por um lado, a morfologia plana do território concelhio e, por outro, as possibilidades de ampliar a capacidade ciclável recorrendo a mais limites para o estacionamento automóvel e encerramento de ruas ao trânsito.

Fechar uma rua fazia cair o concelho

“No início do mandato, quase me caía o concelho em cima se quisesse fechar uma rua ao trânsito”, lembrou, reconhecendo o propósito de fazer de Vila Nova de Famalicão “uma cidade mais ecológica”. Para o uso das bicicletas é condição obrigatória o registo como utente, indicando elementos de identificação e preenchendo um termo de responsabilidade — pelos pais, no caso dos utentes menores. Cada utente, uma vez registado, passa a ser portador de um cartão.
De acordo com jovens da YUPI, estão emitidos trezentos cartões.
Embora o uso médio ainda seja relativamente baixo, as quinze bicicletas disponíveis esgota facilmente em alguns dias. Basta uma turma de um estabelecimento de ensino ir ao Parque de Sinçães.
Imagem


@CM

Famalicão com visão! Gostei muito de ler esta notícia!
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Avatar do Utilizador
Meireles88
Administrador
 
Mensagens: 3097
Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Voltar para Transportes

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron