Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Rede de Transportes Quadrilátero + Vila Verde

Rede de Transportes Quadrilátero + Vila Verde  

Espaço para a discussão sobre os transportes.

Rede de Transportes Quadrilátero + Vila Verde

Mensagempor Meireles88 » quarta jan 16, 2013 12:54 am

Brc20 Escreveu:
VítorB Escreveu:Só surgirá em Braga se consistir num metro primariamente superficial com ligação a Guimarães, Famalicão, Barcelos e Vila Verde. Longe de discordar com a necessidade do metro, penso que antes disso há medidas bem mais simples, baratas e eficazes a fazer, como as que já fazem parte do plano de sugestões.
Outra sugestão que faço são mais linhas rápidas dentro da cidade, como por exemplo juntar o 87 ao 43, em dois sentidos, fazendo-o subir por dentro da Universidade, que em princípio terá uma entrada perto da ECS, até ao hospital, numa frequência de 10/12 minutos (mais 2 autocarros a circular, ficando praticamente todo o núcleo urbano a menos de 15 minutos de distância da outra ponta, excluindo apenas a zona do Continente e Quinta da Capela). Com esta linha ficavam conectados por menos de 15 minutos o seguinte: Central de camionagem (e centro portanto), Hospital, Universidade e Estação CF, além de zonas populosas como Santa Tecla, André Soares, Fontainhas... Imagino com esperança essa linha da mesma forma que imaginava, antes de serem instituidas, a 87 e principalmente a 43.

Sei que pertencia a outro tópico, mas saiu-me aqui desculpem.

Exacto, muito antes do metro Braga precisa de olear o seu transporte público rodoviário e lutar por transporte ferroviário regional que atravesse este-oeste o quadrilátero urbano.

Concordo. O Quadrilátero(Barcelos,Braga,Famalicão,Guimarães) + Vila Verde e possivelmente Póvoa de Lanhoso precisam de uma aposta no transporte ferroviário a ligarem estas cidades que muita gente movimenta entre elas! Seria um apoio à troca de mão de obra entre cidades(pois quem não tem como se deslocar acaba por recusar propostas de outras cidades, o transporte rodoviário entre elas é pobre) e um incentivo à deslocação de turistas entre as mesmas cidades! Um turista que venha a Braga nunca acaba por conhecer as outras cidades/zonas importantes do Minho, infelizmente.

Fica o tópico para se discutir o transporte ferroviário entre as 4/6 principais zonas urbanas do Minho e posteriormente a possibilidade de o mesmo ser extendido a outros sítios.
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Re: Rede de Transportes Quadrilátero + Vila Verde

Mensagempor VítorB » quarta jan 16, 2013 9:20 pm

Um quadrilátero urbano onde se juntassem estas cidades por menos de 20 minutos era um "adversário" à altura do Grande Porto. Juntos estes 5 concelhos têm mais de 600 mil habitantes, mais do que os concelhos do Porto, Matosinhos e Gondomar juntos, tendo ainda a pequena vantagem de ter atrativos turisticos mais diversos e mais centros com individualidade do que o que existe no Grande Porto. Além disso seria uma forma de "ganhar" Famalicão, um concelho com 135 mil habitantes e a crescer, ao Grande Porto. Seria sem dúvida um passo enorme em frente para o Minho.
VítorB
Bispo

Registado: sexta nov 23, 2012 8:08 pm

Mensagempor Meireles88 » quarta jan 16, 2013 11:02 pm

VítorB Escreveu:Um quadrilátero urbano onde se juntassem estas cidades por menos de 20 minutos era um "adversário" à altura do Grande Porto. Juntos estes 5 concelhos têm mais de 600 mil habitantes, mais do que os concelhos do Porto, Matosinhos e Gondomar juntos, tendo ainda a pequena vantagem de ter atrativos turisticos mais diversos e mais centros com individualidade do que o que existe no Grande Porto. Além disso seria uma forma de "ganhar" Famalicão, um concelho com 135 mil habitantes e a crescer, ao Grande Porto. Seria sem dúvida um passo enorme em frente para o Minho.

O Distrito tem 848185, se juntassem todas as sede de concelho pelo menos já era uma grande luta contra a destripação xD Mas isto do Quadrilátero cheira-me mal para já.

Meireles88
Administrador

Mensagempor Esteves » terça fev 19, 2013 12:04 pm

Isto era uma bela iniciativa, mas a meu ver, para já não tem pernas para andar.
Esteves
Bispo

Registado: segunda abr 09, 2012 5:56 pm

Mensagempor VítorB » terça fev 19, 2013 6:56 pm

Esteves Escreveu:Isto era uma bela iniciativa, mas a meu ver, para já não tem pernas para andar.

Isto era simplesmente a melhor coisa que poderia acontecer ao Minho, na minha opinião. Um metro de superfície, mas que não esquecesse a mobilidade (subterrânea de preferência) dentro das cidades, principalmente Braga e Guimarães.

Mas sim, está completamente fora de questão nesta altura, não sei muito de orçamentos mas seria coisa para largas centenas de milhões de euros. A destripação parece-me cada vez menos evidente, aliás eu diria que desde que o Metro do Porto abriu (lá está) o Porto está a ganhar ainda mais projecção e cada vez há mais investimento naquela cidade, é fácil constatá-lo, por exemplo, na Baixa, quer de dia quer de noite.
VítorB
Bispo

Registado: sexta nov 23, 2012 8:08 pm

Mensagempor Meireles88 » terça fev 19, 2013 11:10 pm

metro subterrâneo em Braga é inviável. Demasiado património arqueológico no sub solo. Teria que ser metro de superfície. E Braga está a crescer para o cávado, nunca na vida o metro do Porto chegará cá. Mais tarde ou mais cedo terá que ser feito um investimento ferroviário no distrito, porque é mais eficiente quer a nível de horários quer a nível de custos.

Meireles88
Administrador

Mensagempor karlussantus » terça fev 19, 2013 11:21 pm

Meireles88 Escreveu:metro subterrâneo em Braga é inviável. Demasiado património arqueológico no sub solo. Teria que ser metro de superfície. E Braga está a crescer para o cávado, nunca na vida o metro do Porto chegará cá. Mais tarde ou mais cedo terá que ser feito um investimento ferroviário no distrito, porque é mais eficiente quer a nível de horários quer a nível de custos.

Desde que não invada o centro histórico, por exemplo na circular de Braga, desde a estação até à zona do BragaParque, seguindo para a UM e Hospital, podem instalar um troço subterraneo.
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor Meireles88 » quarta fev 20, 2013 1:02 am

karlussantus Escreveu:
Meireles88 Escreveu:metro subterrâneo em Braga é inviável. Demasiado património arqueológico no sub solo. Teria que ser metro de superfície. E Braga está a crescer para o cávado, nunca na vida o metro do Porto chegará cá. Mais tarde ou mais cedo terá que ser feito um investimento ferroviário no distrito, porque é mais eficiente quer a nível de horários quer a nível de custos.

Desde que não invada o centro histórico, por exemplo na circular de Braga, desde a estação até à zona do BragaParque, seguindo para a UM e Hospital, podem instalar um troço subterraneo.

Sim, aí sim(em princípio, não sei onde atravessa o aqueduto das sete fontes p.e.) mas no CH é para esquecer qql coisa subterrânea. Já o túnel sabe deus como foi...

Meireles88
Administrador

Mensagempor Duarte » quarta fev 20, 2013 3:57 pm

Eu não vejo o metro subterrâneo no Centro Histórico como um problema mas sim como uma oportunidade de se recolher espólio, descobrir e estudar melhor o passado da cidade. Obviamente teria de ser uma coisa feita com calma e muito dinheiro. Depois até se poderiam criar galerias visitáveis e as estações subterrâneas seriam autênticos museus.

Ou acham que algum dia vão escavar as ruas todas e deixa-las escavadas para sempre só para se poder ver as descobertas in situ?
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor karlussantus » quarta fev 20, 2013 4:12 pm

Duarte Escreveu:Eu não vejo o metro subterrâneo no Centro Histórico como um problema mas sim como uma oportunidade de se recolher espólio, descobrir e estudar melhor o passado da cidade. Obviamente teria de ser uma coisa feita com calma e muito dinheiro. Depois até se poderiam criar galerias visitáveis e as estações subterrâneas seriam autênticos museus.

Ou acham que algum dia vão escavar as ruas todas e deixa-las escavadas para sempre só para se poder ver as descobertas in situ?

Na Rua do Caires pode acontecer isso, está lá o anfiteatro debaixo de uns prédios de 2 a 3 andares de qualidade muito duvidosa.

O que falas também acho possível, aliás em Mérida fazem isso mesmo, na cota da cidade medieval e romana nada é construído e todos os achados ficam musealizados. Em Braga temos a especulação a comandar tudo, não há visão de médio-longo prazo...

O património arqueológico não se pode inventar... enquanto que urbanizações podem surgir em qualquer lado.
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Voltar para Transportes

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Google [Bot] e 1 visitante