Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - TGV em Braga

TGV em Braga  

Espaço para a discussão sobre os transportes.

Re: TGV em Braga

Mensagempor Duarte » terça dez 21, 2010 11:19 pm

TGV adiado e Portugal não perde fundos
Comissário confirma que Governo já decidiu atrasar todas as linhas

É uma notícia TVI. O governo português informou a Comissão Europeia que decidiu atrasar todas as linhas de TGV, incluindo a ligação de Lisboa a Madrid.

Portugal pode adiar o projecto sem perder os fundos comunitários. A Comissão Europeia garante mesmo que o Governo nem sequer precisa de autorização para adiar os projectos para lá de 2013.

A confirmação surge pela voz do comissário europeu para as políticas regionais, Johannes Hahn: «O governo português informou a Comissão Europeia da sua decisão de adiar ou atrasar a construção das linhas de alta velocidade ferroviária».

O responsável pelo acompanhamento dos fundos de coesão territorial, questionado pela TVI, foi ainda mais específico: «A construção das linhas Lisboa-Madrid e Porto-Vigo foi atrasada e a linha Porto-Lisboa foi adiada».

O Governo tem usado o risco de Portugal perder os fundos comunitários como argumento contra o adiamento do troço entre o Poceirão e o Caia, um contrato no valor de 3500 milhões de euros que ainda não passou no Tribunal de Contas.

Mas esse risco não existe: «O plano de construção entre 2007-2013 é meramente indicativo. Nada obriga a que as linhas sejam construídas, indica apenas que são consideradas prioritárias».

Ou seja, os fundos do programa operacional de valorização do território 2007-2013 podem ser executados mais tarde, e a decisão é portuguesa, nem sequer depende de Bruxelas: «O estado-membro não precisa da autorização da Comissão Europeia para atrasar ou adiar a construção das linhas de Alta Velocidade».

CONFIRA AQUI A REPRODUÇÃO DO EMAIL COM A RESPOSTA DO COMISSÁRIO JOHANNES HAHN À TVI

Imagem

http://www.tvi24.iol.pt/politica/tgv-ca ... -4072.html

-------------------------------------------------------------------------------------------

Isto significa que já não vai haver desvio de fundos para o sul??
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor Duarte » quarta fev 23, 2011 7:31 pm

karlussantus Escreveu:Quem lá esteve pode dizer-me se António Pérez Babo sabia que a linha de AV em Braga vai ficar em Gondizalves? É que essa localização implica uma nova linha de 1/2km, e é a génese de uma linha Braga-Barcelos-Linha do Minho, o que mudava por completo toda a realidade das linhas ferroviárias no Minho.

Além disso a nível regional a melhor linha Braga-Guimarães não pode fazer aquele desvio todo para Norte, e depois cruzar a cidade para Sul!! Isto para Braga era excelente, porque ficava com um Metro... se imaginarmos uma linha de Gualtar para sul, era fenomenal. Contudo perdiam-se potencialidades de ligações como Barcelos-Guimarães, Viana-Guimarães.

Eu penso que o futuro é desenvolver os Eletricos previstos no PROT-N e lutar pelo fecho do anel com a Linha do Minho, a Norte de Barcelos, aproveitando a linha que se terá de fazer entre a actual Estação e a Estação da AV. Quanto a fazer o que estava a ser sugerido para Braga era ainda melhor, mas os custos disparavam e a utilidade diminuía e muito, na minha opinião.

P.S. Até pode existir um prolongamento da linha a Gualtar, mas esta não deve ser a linha de ligação a Guimarães.

Para começar fiquei confuso com o teu comentário, não percebo bem aquilo que queres dizer :D

Na minha opinião a actual localização é boa. Não fica longe da cidade (por experiência própria, nas actuais vias, 5 min de carro e 10/15 min de autocarro ao centro da cidade) e juntamente com a variante do Cávado será um mote de desenvolvimento/crescimento da cidade se forem feitos bons planos urbanísticos para aquela zona. Já para não falar que iria obrigar o governo a criar uma linha de eléctrico a passar pela estação, centro da cidade até à UM e Hospital e posteriormente o prolongamento da UM até Guimarães. Para dar bem a entender a minha ideia, deixo aqui este mapa, não são traçados rigorosos mas é só para terem uma ideia.

A vermelho está a linha que o governo seria obrigado a dar-nos com a actual localização, caso contrario não faria sentido o TGV em Braga.
A azul seria a posterior linha a desenvolver para Guimarães.
Depois existem os tracejados porque pode-se ver as coisas de duas ópticas. Se o objectivo for aproximar os dois pólos universitários, Ave Park do INL e Guimarães do Hospital e do BP (eles adoram ir lá fazer compras.xD ) faz sentido a linha contínua Se o objectivo for única e simplesmente ligar Guimarães à AV faz sentido o tracejado tanto o azul como o vermelho. Eu prefiro a primeira hipótese e acho que é mais benéfica. Ou então nem uma nem outra, e iria pela ponte, avenida da liberdade e ficava a meio. Atenção que as carruagens da linha azul têm de ser capazes de circular na linha vermelha também!
Imagem

Quanto à ligação para Barcelos é só electrificar, duplicar e melhorar a linha existente até Viana e o resto era tão simples quanto isto:
Imagem
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor karlussantus » quarta fev 23, 2011 9:44 pm

A minha ideia para o Elétrico está aqui, assim como para a linha de Guimarães. Depois coloco a restante, Estação AV, mais a linha para Barcelos e concordancia com a Linha do Minho, a norte de Barcelos.
viewtopic.php?f=13&t=16&hilit=metro+braga&start=270
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor El Salvador » sábado Oct 01, 2011 3:37 pm

O grupo parlamentar do PS vai chamar o Álvaro ao parlamento para duma vez por todas explicar o que prevê para a ligação à Galiza. Isto considerando que os palrantes lá de baixo só falam de lisboa, madrid e mais recentemente de sines o que implica uma nova linha de sines ao poceirão.
Neste cenário os ps´s do porto já vieram a terreiro defender a sua dama. Eu para mim acho que a actual linha tem constrangimentos graves como a ponte metálica de viana.

A braga a ccr do norte promete sempre grandes centralidades uma das quais baseada na alta velocidade. Que também pode incluir mercadorias e vários comboios rápidos por dia no trajecto melgaço-monção.plima-arcos/pbarca-braga-guimarães.

Mas isto sou eu a dizer e quem tinha que o dizer não era eu mas aquilo a que se chama as forças vivas da terra que incluem câmara, oposição e associações empresariais. O que acham desta minha ideia os tais morcões acima referidos? que eu tenha lido nada como sempre.

Um deles numa entrevista a este fórum disse que cada cidade é o que quer ser. é verdade e também é verdade que facilmente se conclui que braga lá no fundo não quer ser nada. acrescento eu que por culpa dele tanto quanto dos outros. uma cidade não é só o presidente da câmara como pensam os votantes de braga.
El Salvador
Arcebispo

Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Mensagempor El Salvador » sábado Oct 01, 2011 3:37 pm

O grupo parlamentar do PS vai chamar o Álvaro ao parlamento para duma vez por todas explicar o que prevê para a ligação à Galiza. Isto considerando que os palrantes lá de baixo só falam de lisboa, madrid e mais recentemente de sines o que implica uma nova linha de sines ao poceirão.
Neste cenário os ps´s do porto já vieram a terreiro defender a sua dama. Eu para mim acho que a actual linha tem constrangimentos graves como a ponte metálica de viana.

A braga a ccr do norte promete sempre grandes centralidades uma das quais baseada na alta velocidade. Que também pode incluir mercadorias e vários comboios rápidos por dia no trajecto melgaço-monção.plima-arcos/pbarca-braga-guimarães.

Mas isto sou eu a dizer e quem tinha que o dizer não era eu mas aquilo a que se chama as forças vivas da terra que incluem câmara, oposição e associações empresariais. O que acham desta minha ideia os tais morcões acima referidos? que eu tenha lido nada como sempre.

Um deles numa entrevista a este fórum disse que cada cidade é o que quer ser. é verdade e também é verdade que facilmente se conclui que braga lá no fundo não quer ser nada. acrescento eu que por culpa dele tanto quanto dos outros. uma cidade não é só o presidente da câmara como pensam os votantes de braga.
El Salvador
Arcebispo

Mensagempor El Salvador » sábado Oct 01, 2011 3:41 pm

no trajecto proposto falta obviamente Valença.
El Salvador
Arcebispo

Mensagempor karlussantus » quinta jan 12, 2012 10:07 pm

O Presidente de Viana do Castelo chegou a Presidente do Eixo Atlantico que supostamente defende também os interesses do Baixo Minho. Mas este presidente é o que anda a defender o uso das verbas do TAV para modernizar toda a linha do Minho até à Fronteira.

Aqui fica a minha opinião, que coloquei aqui no Braga On.

Braga na Região - A ausência de política regional
O Presidente de Viana do Castelo que agora vai presidir o Eixo Atlântico, que engloba o Baixo Minho e Braga, tem defendido a utilização dos fundos do Transporte de Alta Velocidade (TAV), em toda a Linha do Minho.

Os estudos da RAVE demonstraram que seria um erro desviar o TAV de Braga, através de estudos comparativos com estações noutras localizações nomeadamente em Barcelos, contudo José Maria Costa tem defendido a utilização dos fundos destinados ao TAV, para a transformação da actual Linha do Minho numa "ligação de velocidade elevada" defendendo não só essa alteração como ainda todo o desvio que implica a actual Linha do Minho na ligação Porto-Vigo.

Contudo observando os factos, o actual percurso é de 3 horas (Porto-Vigo), e dificilmente poderá ser muito inferior a 2 horas.
Surge porém na argumentação que com um investimento até 180M€ se poderá transformar numa viagem de 1h15m, apesar de se tratar de um percurso com 175km mais 25km que o TAV, cruzar várias áreas residenciais, e ter um nível de prestações inferior ao TAV, sendo defendido que se conseguiria uma média de 150km/h enquanto o TAV teria uma média de 170km/h. A defesa destes tempos tão próximos do TAV, surgem certamente na necessidade de ser alternativa ao TAV e ao transporte automóvel.

A outra vertente da argumentação passa pelo baixo custo da construção, recorrendo aos fundos comunitários da TAV, porém como a recente crise vem demonstrando, não basta construir é preciso justificar, manter e rentabilizar, ora esta linha é a inversão completa do que é a Região.
O principal eixo de ligação ferroviária Porto-Minho-Galiza terá sempre que passar pelo centro da zona mais populosa do Minho, onde estão Braga, Famalicão e Guimarães, quando se pretende retirar Braga e Guimarães da rede que segue para o Alto Minho e Vigo, está-se a excluir as duas maiores áreas urbanas do Minho e as principais prestadoras de serviços terciários na Região Minho.
Torna-se evidente que para uma linha com prestação de serviços superior como a de Porto-Braga é necessário ter mercado alvo condizente, ora a Linha do Minho só terá esse mercado quando existir a concordância com a linha Guimarães-Braga-Barcelos. Juntando assim os diversos eixos em confluência para a Linha do Minho.

Um investimento justificável seria a modernização da Linha do Minho no troço Nine-Viana e a construção da ligação Guimarães-Braga-Barcelos, antes da modernização da Linha do Minho de Viana até à fronteira. Desta forma estar-se-ia a cumprir os planos da RAVE e da TAV, que indicavam precisamente a construção da linha Guimarães-Braga-Barcelos como fundamentais à rentabilidade da TAV, utilizando assim os fundos comunitários disponíveis até 2014.

É na confluência dos interesses do Minho que deve estar a forma de actuar dos políticos locais, e não nesta inversão dos investimentos prioritários. É incompreensível que em Braga nenhum politico tenha defendido esta posição em oposição às reivindicações de Viana do Castelo, que continuaram a atirar o Alto Minho cada vez mais para o "Interior" com custos acrescidos, para o País, de manutenção de auto-estradas e linhas ferroviárias que ligam a todos os lados menos ao coração do Baixo Minho.

Viana do Castelo é parte integrante do Alto Minho, não o contrário, e na tentativa de encontrar o parceiro principal, deveria fazê-lo no Baixo Minho, em dissonância com o que se tem verificado.
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor Msilva » terça jan 17, 2012 12:03 am

Isto do tgv não faz sentido quando não existe uma linha moderna a ligar porto a Vigo. Moderna não precisa de ser o tgv, o tgv é rentável em grandes distâncias, não a ligar partes de regiões. Braga tem de encontrar potencial em Vigo (vejam o sucesso A3!) imaginem uma ligação ferroviária decente a Vigo o que poderia fazer por Braga.
Msilva
Bispo

Registado: segunda ago 03, 2009 2:35 pm

Mensagempor DoctorDre » terça jan 17, 2012 3:12 pm

Um intercidades entre Porto-Braga-Vigo era perfeito.
Imagem
DoctorDre
Administrador

Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm

Mensagempor Msilva » terça jan 17, 2012 3:46 pm

andre_carneiro Escreveu:Um intercidades entre Porto-Braga-Vigo era perfeito.

Exacto, incrível como o poder político não pensa nisso.
Msilva
Bispo

Mensagempor Meireles88 » terça jan 17, 2012 4:32 pm

Projecto com mais de 100 anos que encontrei no antiguinho bracaraeavgvste.blogspot.com:

Imagem
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor El Salvador » quarta jan 18, 2012 6:48 pm

Pela proposta do lunático do ministro da economia a alta velocidade é ligar os portos do ... sul.
E Aveiro à fronteira.
O Norte que se f*** para variar. Quanto a Braga nem se fala. Nem fala ele nem falam os da terra.
Tenho pena que o Sócrates fosse um lunático mas em Braga desencalhou muita coisa com estes não temos hipótese. Com estes o dá é mar e mais mar.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia ... id=2249084
El Salvador
Arcebispo

Mensagempor Msilva » quarta jan 18, 2012 6:59 pm

Curiosamente não falam de Leixões, excelentes resultados e funcionamento!
Msilva
Bispo

Mensagempor El Salvador » quarta jan 18, 2012 8:11 pm

Msilva, Leixões é norte logo fica para depois e Braga para nunca mais.
Se o povo de Braga tivesse tomates como os do Oeste quando foi desviado o aeroporto exigiam à CCDR-N medidas compensatórios pelos prejuízos causados à "centralidade de Braga". cidade alternativa e sub-regional cujo desenvolvimento se faz destas promessas não cumpridas mais as ligações ao Alto Minho há muito esquecidas.
Mas isto era se o povo tivesse...
Já estou a divagar. Sinto uma raiva a subir-me pelos dentes como dizia o Nicolau do expresso.
El Salvador
Arcebispo

Mensagempor Msilva » quinta jan 19, 2012 12:59 am

Eu não quero medidas compensatórias Lololol
Eu quero uma região forte.
Eu quero uma ligação ferro-metropolitana Barcelos-Braga-Guimarães
Coisas deste género.
Msilva
Bispo