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TGV em Braga  

Espaço para a discussão sobre os transportes.

Re: TGV em Braga

Mensagempor pnfernandes » quinta jan 19, 2012 11:54 am

Como se pode ler na notícia seguinte, TGV nem agora, nem nunca:

Bruxelas cancela financiamento para TVG de Porto a Vigo
http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo ... _2271.html
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Re: TGV em Braga

Mensagempor Mr Strangelet » quinta jan 19, 2012 12:07 pm

País abjecto este.
O maior investimento em 100 anos em termos de transportes públicos vai à vida, e um distrito de 800000 habitantes nem pia. Assim se engana os parvos, o que há 4 anos era o percurso prioritário, agora "nem em 2020 nem nunca".
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Re: TGV em Braga

Mensagempor j0hnny » quinta jan 19, 2012 2:19 pm

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Re: TGV em Braga

Mensagempor karlussantus » quinta jan 19, 2012 5:41 pm

Deputados de Braga nem um pio.
Mesquita Machado e PS Braga, zero...
Vamos ficar isolados da rede, com um Ramal que só liga ao Porto e a "velocidade elevada" vai passar ao lado, numa linha que não terá rentabilidade, mais prejuízo e nada se prevê no futuro para Braga a nível ferroviario.

Assim vai Braga.
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Re: TGV em Braga

Mensagempor Msilva » quinta jan 19, 2012 6:34 pm

karlussantus Escreveu:Deputados de Braga nem um pio.
Mesquita Machado e PS Braga, zero...
Vamos ficar isolados da rede, com um Ramal que só liga ao Porto e a "velocidade elevada" vai passar ao lado, numa linha que não terá rentabilidade, mais prejuízo e nada se prevê no futuro para Braga a nível ferroviario.

Assim vai Braga.


Sabiam que em toda a Europa Portugal é o único país que reduziu os km de ferrovia?

Todos os outros aumentaram.
Somos mesmo um país de gente com visão!
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Re: TGV em Braga

Mensagempor j0hnny » quinta fev 02, 2012 1:29 am

A ligação entre o Porto e Vigo "es una mierda". Foi assim que Rui Rio descreveu a ligação ferroviária entre as duas cidades durante o "Fórum Europa. Tribuna Galicia", que decorreu na Galícia.
“Se não conseguimos uma ligação decente, a integração da Euroregião faz-se de forma mais difícil porque o que há agora é uma ***** e isso é um problema”, afirmou o responsável citado pelo “El Mundo”.

Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto considera que não se está a conseguir promover a integração e salienta a dependência que há de Lisboa.

“Não estamos a promover a integração. Se não houvesse crise, poderíamos aproveitar as sinergias, porque aqui [Galícia] existe a Junta, mas no norte de Portugal não há uma administração descentralizada e dependemos de Lisboa.” Sublinhando ainda que mesmo o porto de Leixões ou o aeroporto Sá Carneiro “dependem de Lisboa.”

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=535559

Pelo menos este fala alguma coisa, agora o MM...
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Re: TGV em Braga

Mensagempor Mr Strangelet » quinta fev 02, 2012 4:44 pm

A euroregião é muito bonita se não der muito trabalho nem muita despesa. E mesmo o pouco trabalho e despesa que existe, parece muito para alguns autarcas. Para muita gente não parece estranho demorar quatro horas entre o Porto e Vigo, e essa linha nem sequer passar pela terceira cidade do país.
A verdade é que isto de região tem pouco, há um desconhecimento mútuo atroz, principalmente de cá para lá.

Meanwhile, em Vigo estão a terminar o túnel de 6km que vai dar à estação AVE.
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Re: TGV em Braga

Mensagempor Meireles88 » domingo fev 17, 2013 1:22 am

JN Escreveu:Fim do TGV mata sonho do comboio entre Braga e Guimarães

O anúncio do fim do TGV acabou com o desejo em criar uma linha ferroviária entre Braga e Guimarães. Atualmente, uma viagem de comboio entre as duas principais cidades do Minho demora uma hora e meia.

Braga e Guimarães têm projetos comuns, como a Universidade do Minho, o Parque de Ciência e Tecnologia, e inúmeras empresas com filiais nos dois concelhos. Foram estes os principais motivos apontados pela CDU de Guimarães quando, em 1999, aventou a hipótese de criar a linha de comboio do Baixo Minho.

Chamavam-lhe "o fecho da malha ferroviária", pois é a ligação que falta nos quatro maiores concelhos minhotos. Braga e Guimarães anuíram, anos mais tarde, e encomendaram um estudo apresentado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte. Este previa a criação de um metro de superfície, com poucas paragens e uma extensão de cerca de 30 quilómetros que ligaria ambas as cidades, com passagens pela Universidade do Minho, Instituto de Nanotecnologia e Avepark.

Havia duas possibilidades no trajeto: uma era o prolongamento da linha de Guimarães e extensão da mesma até Ponte, Taipas e fim em Braga; Outra era o aproveitamento das condições já criadas com a construção da A 11, por onde se previa que passasse a linha do TGV Porto-Braga.

CDU não desiste

Aparentemente, não haveria dificuldades até ao insucesso do TGV, que fez com que o estudo não saísse das gavetas da CCDR-N. Abriu-se, no início do mês, uma réstia de esperança para os defensores do projeto, mas o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, anunciou a decisão "irreversível" de cancelar o TGV.

Sílvio Sousa, da Concelhia da CDU de Guimarães, reconhece que este "é um forte revés nas pretensões" daquele partido, mas recusa deitar a toalha ao chão: "As notícias de morte do TGV são prematuras, ainda se vai falar muito disso".

De resto, cada instituição encontra por si soluções alternativas para o transporte. A A11, cuja concessionária Ascendi estima ter 30 mil passageiros diários, é uma delas. Já a Universidade do Minho, através da Associação Académica, criou um percurso de autocarro exclusivo a estudantes e com preço mais reduzido.

@JN
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
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Re: TGV em Braga

Mensagempor karlussantus » domingo fev 17, 2013 1:56 am

Tal como coloquei no skyscrapercity.

...num país com políticos decentes o processo é precisamente o contrário, primeiro fomenta-se o uso do comboio e só depois vêm os TGVs...

Urbanos do Minho

Fase 0
Concordância em Nine e Lousado.

Fase 1
Linha Barcelos-Braga-Guimarães
Eletrificação Nine-Viana

Fase 2
Eletrificação Viana-Fronteira
Linha Guimarães-Fafe
Linha Braga-Vila Verde

Fase 3
TGV Porto-Braga-Vigo

O JN desde que começou a dar notícias do Minho, é só asneiras...
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Re: TGV em Braga

Mensagempor Degolador » quinta dez 05, 2013 2:24 pm

in Correio do Minho:

"
Famalicão: Obras na linha Nine-Valença darão novo alento económico

Uma grande notícia para Vila Nova de Famalicão e para a região norte do país”. É assim que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, reage ao anúncio do arranque da obra de modernização da Linha de Minho, entre Nine, concelho de Vila Nova de Famalicão, e Valença. A novidade foi avançada anteontem pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, no final de um encontro em Santiago de Compostela com o presidente da Xunta da Galiza, Núñes Feijó, onde garantiu que obra deverá arrancar “ainda no primeiro semestre de 2014”.

Paulo Cunha considera que esta empreitada, orçada em cerca de 100 milhões de euros, é um passo decisivo para a aproximação do Norte, sobretudo do Minho à Galiza, “com quem temos uma grande afinidade identitária e fortes laços de amizade e cooperação, que podem e devem ser potenciados em benefício do desenvolvimento de ambos”.
Paulo Cunha acredita mesmo que a execução desta obra é um forte contributo para a afirmação desta euro-região como uma das mais fortes da Europa.

A modernização da Linha do Minho, entre Nine e Valença, vai melhorar muito significativamente as condições de circulação da via e permitir, por exemplo, a circulação do comboio alfa pendular, entre Lisboa e Vigo, em apenas quatro horas. O projecto de modernização tem um prazo de execução de 30 meses, prevê a rectificação, duplicação e a electrificação dos seus 96 quilómetros de traçado e a construção de estações técnicas para cruzamento de comboios.
“Felicito o governo por ter percebido a importância desta obra, que faz parte daquele conjunto de intervenções que tenho classificado como investimento de retorno garantido”, afirma Paulo Cunha, convicto que a empreitada dará um novo alento à economia do Noroeste Peninsular."

Quer-me parecer que já saltaram a fase 0 (as concordâncias) e a primeira parte da fase 1 (ligação Barcelos-Braga-Guimarães).

Com jeitinho, ou nem sequer pára em Nine, ou não vão haver comboios Nine - Braga para fazer a ligação...
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Re: TGV em Braga

Mensagempor Duarte » quinta dez 05, 2013 3:18 pm

Como diz outro: "Vamos ficar a ver navios". Neste caso o comboio a passar, quer dizer, nem isso porque ele não passa em Braga.
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Re: TGV em Braga

Mensagempor Mr Strangelet » quinta dez 05, 2013 11:10 pm

Já li que a ideia é o comboio fazer Porto-Vigo sem paragens, portanto nesse caso ficaria mais uma vez o Minho a ver os comboios a passar.
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Re: TGV em Braga

Mensagempor Duarte » sexta dez 06, 2013 12:02 am

O ideal seria haver ligações directas e ligações com algumas paragens. Qualquer linha de comboio que se preze tem de ter esse sistema e agora com a modernização e duplicação da via é muito fácil de implementar. Os autarcas do Minho têm de se unir e reivindicar as tais paragens. Valença/Tui, Viana, Barcelos, Nine, Famalicão, e Trofa (esta última para dar ligação a Guimarães também). São só 6, no máximo deve atrasar meia hora para chegar ao porto.
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Re: TGV em Braga

Mensagempor RAM » sexta dez 06, 2013 9:32 am

Duarte Escreveu:O ideal seria haver ligações directas e ligações com algumas paragens. Qualquer linha de comboio que se preze tem de ter esse sistema e agora com a modernização e duplicação da via é muito fácil de implementar. Os autarcas do Minho têm de se unir e reivindicar as tais paragens. Valença/Tui, Viana, Barcelos, Nine, Famalicão, e Trofa (esta última para dar ligação a Guimarães também). São só 6, no máximo deve atrasar meia hora para chegar ao porto.

Impensável isso num TGV, nem num Alfa. Vê as paragens que o Alfa faz até Lisboa e tira conclusões. Entre Barcelos, Nine e Famalicão nem acabava o período de aceleração e já estava a travar... Não é só o tempo que se perde, mas também (e muito importante) o gasto energético associado a tanta aceleração/travagem.

Entre o Porto e Vigo mais de 2 paragens já é demais para um TGV. E para um Alfa mais de 3 também.
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Re: TGV em Braga

Mensagempor Duarte » sexta dez 06, 2013 10:42 am

RAM Escreveu:
Duarte Escreveu:O ideal seria haver ligações directas e ligações com algumas paragens. Qualquer linha de comboio que se preze tem de ter esse sistema e agora com a modernização e duplicação da via é muito fácil de implementar. Os autarcas do Minho têm de se unir e reivindicar as tais paragens. Valença/Tui, Viana, Barcelos, Nine, Famalicão, e Trofa (esta última para dar ligação a Guimarães também). São só 6, no máximo deve atrasar meia hora para chegar ao porto.

Impensável isso num TGV, nem num Alfa. Vê as paragens que o Alfa faz até Lisboa e tira conclusões. Entre Barcelos, Nine e Famalicão nem acabava o período de aceleração e já estava a travar... Não é só o tempo que se perde, mas também (e muito importante) o gasto energético associado a tanta aceleração/travagem.

Entre o Porto e Vigo mais de 2 paragens já é demais para um TGV. E para um Alfa mais de 3 também.


Compreendo e concordo com o que dizes. Mas para o caso da ligaçao com várias paragens eu não me referia a ser feita em Alfa, mas podia ser feita em Intercidades por exemplo, ou outro tipo. Por exemplo, o Intercidades de Guimarães a Aveiro é quase a mesma distância, tem 6 paragens intermédias e dura 1h47m.
Podemos dizer que 1h47m entre Vigo e Porto é muito tempo, mas o objectivo destas ligações Intermédias é servir as principais cidades do Minho. Para um menor tempo de viagem existiria as tais ligações directas entre Vigo e Porto num Alfa.
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