Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Aeródromo de Braga - Que Futuro?  

Espaço para a discussão sobre os transportes.

Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor CesarGomes » sexta set 26, 2008 7:54 pm

andre_carneiro Escreveu:
karlussantus Escreveu:É uma questão de tempo... o circuito está no "caminho" da expansão urbana, quanto mais cedo pensarem numa solução melhor.

P.S. Sim um aeroporto regional (pista de 2 a 2,5km em vez da pista de 950 metros), permitia aumentar e muito os apenas 30.000 movimentos verificados em 2005. Em Prado junto ao rio tem um optimo e plano terreno mas teria o mesmo problema.

Pensar em construir um aeroporto é utópico nos próximos 30 anos... mas mais estúpido é não planear uma alternativa futura a uma hipotética saturação do AFSC... aquilo só dá quanto muito para 20M... sejamos realistas, a probabilidade de lá chegar é muito baixa mas prevenir não custa e guardar uns terrenos para um aeroporto algures no distrito não é nenhuma anormalidade!

karlussantus Escreveu:...

Em 1929 foi contruído um Aerodromo em Braga com uma pista de 950 metros. Não vejo porque no período de 2008 a 2038 seja utópico construir uma pista de 2.000 a 2.500 metros.

Isto só demonstra como o nosso país está bipolarizado... A Galiza tem 3 Aeroportos para servir uma popualação de 2.772.533, esses aeroportos apresentam o seguinte tráfego, Vigo(1.405.968), Corunha(1.266.804), Santiago(2.050.121). Espanha continental conta com mais de 30 Aeroportos (quase 1 por cada milhão).

Com quase 1.200.000 habitantes, o Minho podia ter um pequeno aeroporto. O problema é que o Aeroporto do Porto está a Norte da cidade, e como o Minho não tem força política como região não conseguirá sequer uma "pistinha" de 2,5km.

Com o evoluir do tempo o Aeroporto do Porto vai congestionar e aí se a Região do Minho e grande parte do Centro se souberem "mexer", podem ter a certeza que a solução ideal para o Litoral Norte (Viana do Castelo a Aveiro e até mesmo Coimbra) são 2 Aeroportos, pois é uma área muito extensa que engloba mais de 4M de habitantes.

A tendencia será pensarem a nível central como pensaram para Lisboa, fazer um aeroporto maior, mas ao contrario de Lisboa a região litoral Norte/Centro do país, não está tão aglomerada como a de Lisboa e a melhor solução é sem duvida 1 a Sul e 1 a Norte do Porto, separados por 60 a 100km.

Com 2 grandes aeroportos conseguia-se uma área de influencia dentro de Portugal muito superior e conseguia-se extender mais essa área ao sul da Galiza, retirando assim passageiros ao Aeroporto de Vigo que é apenas regional. Assim a área de influência extendia-se de Coimbra até Espanha, ficando desta forma o país mais equilibrado a este nível. Mas tenho quase a certeza que em Portugal vão andar com o Sá Carneiro até 2100 todo "kitado".
Em 1988 a Portela tinha ~4M de passageiros em 2006 teve quase 12M, em apenas 18 anos triplicou os movimentos. Se o Sá Carneiro crescer a este nível podemos estar na situação de Lisboa em 2024, eu penso que para o Norte vão querer remediar mais tempo do que em Lisboa...

Actualmente calculam a área de influencia do Sá Carneiro ~4M até 90 minutos, e ~6M até 120 minutos. Com os 2 aeroportos a área de influencia seria muito superior e "entraria" muito mais em Espanha do que actualmente acontece, e a zona centro do país estaria também muito melhor servida. (O espaço entre a A11 e a A7 seria a zona ideal, bastava fazer os nós! Vigo ficaria a apenas 60 minutos, cerca de 90km)

P.S. O aeroporto do Porto tem 3.986.748 passageiros por ano e neste momento capacidade para 6M, com todas as fases previstas prevêem conseguir ampliar até 15M, mas o da Portela com 2 pistas e uma delas maior que a do Porto está nos 12M acima das actuais capacidades, e só conseguiam ampliar até 17M)... Resumindo com 1 pista o do Porto serve até 10M e remedeia até 15M.

andre_carneiro Escreveu:
karlussantus Escreveu:Em 1929 foi contruído um Aerodromo em Braga com uma pista de 950 metros. Não vejo porque no período de 2008 a 2038 seja utópico construir uma pista de 2.000 a 2.500 metros.

Vamos ser honestos... eu falo para o panorama de Portugal! Um aeroporto a 50Km de distancia de um aeroporto internacional é comédia quando há tanta discussão Porto/Lisboa! Além de que se o AFSC for bem aproveitado chega-nos perfeitamente!
Para já realmente precisavamos de uma dezena de aeroportos aqui à volta :D

Isto só demonstra como o nosso país está bipolarizado... A Galiza tem 3 Aeroportos para servir uma popualação de 2.772.533, esses aeroportos apresentam o seguinte tráfego, Vigo(1.405.968), Corunha(1.266.804), Santiago(2.050.121). Espanha continental conta com mais de 30 Aeroportos (quase 1 por cada milhão).

Sabes que isto não é propriamente bem... estes 3 aeroportos não só não competem um com os outros como se estorvam... Prova disso é que de dia para dia o AFSC cresce mais que os tres juntos e aumenta bastante o numero de galegos!

Com quase 1.200.000 habitantes, o Minho podia ter um pequeno aeroporto. O problema é que o Aeroporto do Porto está a Norte da cidade, e como o Minho não tem força política como região não conseguirá sequer uma "pistinha" de 2,5km.

Com o evoluir do tempo o Aeroporto do Porto vai congestionar e aí se a Região do Minho e grande parte do Centro se souberem "mexer", podem ter a certeza que a solução ideal para o Litoral Norte (Viana do Castelo a Aveiro e até mesmo Coimbra) são 2 Aeroportos, pois é uma área muito extensa que engloba mais de 4M de habitantes.

Precisamente é que te disse que deve ser pensada desde já uma alternativa ao AFSC... seria construido quando o AFSC saturasse... se por ventura se justificasse ainda antes!

P.S. O aeroporto do Porto tem 3.986.748 passageiros por ano e neste momento capacidade para 6M, com todas as fases previstas prevêem conseguir ampliar até 15M, mas o da Portela com 2 pistas e uma delas maior que a do Porto está nos 12M acima das actuais capacidades, e só conseguiam ampliar até 17M)... Resumindo com 1 pista o do Porto serve até 10M e remedeia até 15M.

Tu conheces os planos de expansão do AFSC e sabes que vão fazer um pista nova que substituirá a actual. Além disso a actual serve para 747's e sinceramente não estou à espera de ver um avião maior aqui!
A pista não é impedimento de crescer além dos 15M porque há o caso de Gatwick que com uma pista movimenta 20M pax ano. ;)
Os planos estão feitos para movimentar 16M pax na sua máx capacidade mas como se sabe há uma adaptação aqui outra ali e cabem mais uns milhões!
CesarGomes
Cardeal

Registado: domingo fev 17, 2008 9:54 pm

Re: Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor CesarGomes » sexta set 26, 2008 7:56 pm

Onde o sugerem?
Eu nos montes entre Cunha - Tadim e Bastuço. Fica pertinho do TGV, comboio e AEs.
Outra localização é em Pedralva, mas fica longe de tudo.
CesarGomes
Cardeal

Mensagempor sagg » sexta set 26, 2008 8:05 pm

Talvez ali na zona de Prado, pois que quanto mais a norte ficar melhor.
sagg
Arcebispo

Registado: terça jun 17, 2008 7:48 pm

Mensagempor CesarGomes » sexta set 26, 2008 8:13 pm

karlussantus Escreveu:
andre_carneiro Escreveu:
karlussantus Escreveu:Em 1929 foi contruído um Aerodromo em Braga com uma pista de 950 metros. Não vejo porque no período de 2008 a 2038 seja utópico construir uma pista de 2.000 a 2.500 metros.

Vamos ser honestos... eu falo para o panorama de Portugal! Um aeroporto a 50Km de distancia de um aeroporto internacional é comédia quando há tanta discussão Porto/Lisboa! Além de que se o AFSC for bem aproveitado chega-nos perfeitamente!
Para já realmente precisavamos de uma dezena de aeroportos aqui à volta :D

Sabes que isto não é propriamente bem... estes 3 aeroportos não só não competem um com os outros como se estorvam... Prova disso é que de dia para dia o AFSC cresce mais que os tres juntos e aumenta bastante o numero de galegos!

Precisamente é que te disse que deve ser pensada desde já uma alternativa ao AFSC... seria construido quando o AFSC saturasse... se por ventura se justificasse ainda antes!

Tu conheces os planos de expansão do AFSC e sabes que vão fazer um pista nova que substituirá a actual. Além disso a actual serve para 747's e sinceramente não estou à espera de ver um avião maior aqui!
A pista não é impedimento de crescer além dos 15M porque há o caso de Gatwick que com uma pista movimenta 20M pax ano. ;)
Os planos estão feitos para movimentar 16M pax na sua máx capacidade mas como se sabe há uma adaptação aqui outra ali e cabem mais uns milhões!

Para mim o do Porto com a área que tem, muito inferior ao de Lisboa e com a pista que tem (mesmo depois de ampliada), pode "remediar" até 15M, tal como o da Portela conseguirá chegar aos 17M em 2010/11.

Quanto ao resto, só acredito que possa existir um aeroporto no Minho quando o Sá Carneiro "estourar", nessa altura a situação ideal são 2 aeroportos de grandes dimensões, um na zona que referi e outro já bem próximo de Aveiro. Isto era o que melhor servia o país e permitia entrar em força no "mercado" galego.

Até digo mais, para mim é um erro ampliar o do Porto, para melhor servir o país e o nosso futuro o ideal era optar já pelos dois aeroportos, basta calcular as áreas de influencia, contando já com o futuro A. de Lisboa para vermos como seria a melhor opção, serviam melhor o Centro e Norte de Portugal e conquistavam mais eficazmente o mercado galego. Em vez de se andar com "remendos" a ampliar um aeroporto com uma capacidade máx de 15M.

P.S. Um aeroporto de pequenas dimesões como os que existem por toda a Espanha podia ser construido no Minho, mas analisando a região que se extende de Coimbra até à Corunha, Portugal deve quanto a mim construir esses 2 aeroportos.
CesarGomes
Cardeal

Mensagempor DoctorDre » sexta set 26, 2008 8:40 pm

karlussantus Escreveu:Para mim o do Porto com a área que tem, muito inferior ao de Lisboa e com a pista que tem (mesmo depois de ampliada), pode "remediar" até 15M, tal como o da Portela conseguirá chegar aos 17M em 2010/11.

Mas o problema da portela não são as pistas mas sim os stands e o saturadissimo terminal! Não acredito, da maneira que está a ser planeado, que o AFSC esgote por isso... isso sim por saturação da pista!

Quanto ao resto, só acredito que possa existir um aeroporto no Minho quando o Sá Carneiro "estourar"
Pois... por isso disse que é utópico no panorama tuga

Até digo mais, para mim é um erro ampliar o do Porto, para melhor servir o país e o nosso futuro o ideal era optar já pelos dois aeroportos, basta calcular as áreas de influencia, contando já com o futuro A. de Lisboa para vermos como seria a melhor opção, serviam melhor o Centro e Norte de Portugal e conquistavam mais eficazmente o mercado galego. Em vez de se andar com "remendos" a ampliar um aeroporto com uma capacidade máx de 15M.

Eu pessoalmente prefiro um aeroporto que me possa servir na totalidade de rotas internacionais que ter muitos que sejam "retalhos" do mapa mundi. Quero dizer que se tiveres varios aeroportos todos vão ser regionais e não vão ter a procura necessária para que se comecem a fazer voos intercontinentais e etc, vamos ter rotas derepetição em todos os aeroportos... olha para a galiza: Paris, Londres, Frankfurt... mais umas variadas...
Imagem
DoctorDre
Administrador

Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm

Mensagempor karlussantus » sábado set 27, 2008 12:27 am

andre_carneiro Escreveu:
karlussantus Escreveu:Para mim o do Porto com a área que tem, muito inferior ao de Lisboa e com a pista que tem (mesmo depois de ampliada), pode "remediar" até 15M, tal como o da Portela conseguirá chegar aos 17M em 2010/11.

Mas o problema da portela não são as pistas mas sim os stands e o saturadissimo terminal! Não acredito, da maneira que está a ser planeado, que o AFSC esgote por isso... isso sim por saturação da pista!

Quanto ao resto, só acredito que possa existir um aeroporto no Minho quando o Sá Carneiro "estourar"
Pois... por isso disse que é utópico no panorama tuga

Eu pessoalmente prefiro um aeroporto que me possa servir na totalidade de rotas internacionais que ter muitos que sejam "retalhos" do mapa mundi. Quero dizer que se tiveres varios aeroportos todos vão ser regionais e não vão ter a procura necessária para que se comecem a fazer voos intercontinentais e etc, vamos ter rotas derepetição em todos os aeroportos... olha para a galiza: Paris, Londres, Frankfurt... mais umas variadas...

Sim mas quando falamos de uma região que tem 5M de habitantes é possível ter um aeroporto internacional e um regional ambos rentáveis. O que seria possível no caso de o do Porto se localizar mais a Sul.

Perante o panorama actual eu tenho a opinião que coloquei, um a sul com o intuito de também servir o centro, ficando o litoral centro nos pontos mais distantes a cerca de 90km do de "Aveiro" e/ou do novo de Lisboa. E um mais a Norte na zona que referi que ao estar a apenas 1 hora de Vigo (cerca de 90km), podia ser a referencia para o Litoral Norte e para o Sul da Galiza (mais do que o actual do Porto que fica a cerca de 140km de Vigo).

Como já disse era preferível apostar já nessa solução, antecipando futuras possíveis estratégias da Galiza, colocando a curto/médio prazo um aeroporto com capacidade de expansão muito superior ao que algum dia o Aeroporto do Porto terá (por apenas possuir uma pista), estando esse aeroporto mais a Norte conquistaria também novo mercado, assim como o da zona de "Aveiro" que conquistaria mercado do centro e da zona Sul do Grande Porto.

É uma questão de fazer as áreas de influencia, para se ver a enorme vantagem que o país teria (em vez de estarmos com um centro de Portugal sem aeroporto, e com o Litoral Noroeste da Peninsula Ibérica, com cerca de 7M de habitantes sem um aeroporto internacional de referência).
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor DoctorDre » sábado set 27, 2008 12:55 am

Sim é verdade que poderiam funcionar conjuntamente os dois aeroportos... é o que acontece em muitas cidades europeias para não falar de regiões: Frankfurt por exemplo (Main e Hahn).
Mas acontece que o AFSC é internacional de nome! Só este ano, com sorte, é que deixa de ser designado regional, ou seja, se ultrapassar os 5 milhoes de passageiros!
A meu ver não se justifica um aeroporto concorrente para um aeroporto sub aproveitado! Só se for para criar guerra (positiva) de concorrencia. Mas não acredito que isso acontecesse uma vez que os aeroportos galegos já ameaçam o AFSC há anos e a ANA nunca apresentou uma politica agressiva!

Por outro lado, o aeroporto do porto alimenta-se principalmente do norte do país... a area de influencia não chega quase a coimbra e a população a sul do douro (pra lá de aveiro) é uma percentagem menor que a população a norte!
Um aeroporto a sul do Porto tem o crescimento muito condicionado pelo TGV, com rápidas ligações ao AFSC e NAL e pela "escassa" população a sul de coimbra! Já pensam no entanto em tornar civil a base de monte Real! Mas para um país que faz um aeroporto em beja, já não digo nada!
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor karlussantus » sábado set 27, 2008 1:20 am

andre_carneiro Escreveu:Sim é verdade que poderiam funcionar conjuntamente os dois aeroportos... é o que acontece em muitas cidades europeias para não falar de regiões: Frankfurt por exemplo (Main e Hahn).
Mas acontece que o AFSC é internacional de nome! Só este ano, com sorte, é que deixa de ser designado regional, ou seja, se ultrapassar os 5 milhoes de passageiros!
A meu ver não se justifica um aeroporto concorrente para um aeroporto sub aproveitado! Só se for para criar guerra (positiva) de concorrencia. Mas não acredito que isso acontecesse uma vez que os aeroportos galegos já ameaçam o AFSC há anos e a ANA nunca apresentou uma politica agressiva!

Por outro lado, o aeroporto do porto alimenta-se principalmente do norte do país... a area de influencia não chega quase a coimbra e a população a sul do douro (pra lá de aveiro) é uma percentagem menor que a população a norte!
Um aeroporto a sul do Porto tem o crescimento muito condicionado pelo TGV, com rápidas ligações ao AFSC e NAL e pela "escassa" população a sul de coimbra! Já pensam no entanto em tornar civil a base de monte Real! Mas para um país que faz um aeroporto em beja, já não digo nada!

Exactamente, mas um aeroporto na zona de Aveiro teria uma área de influencia superior a qualquer um dos que existem na Galiza, claro que seria mais pequeno e com menos capacidade de crescimento. Mas permitia que se deslocasse ainda mais para norte o actual Aeroporto tendo assim maior capacidade de expansão e de penetração no mercado Galego. E toda a região centro ficava realmente servida por um aeroporto o que não acontece neste momento.

P.S. Se existisse o pequeno Aeroporto regional (Aerodromo ampliado :) ) na zona de Braga (aqui vai uma utopia) :)
Imagem
Se fosse necessário mover o aerodromo, penso que seria o sitio ideal, bastava prolongarem a Via Rápida até ao nó com a A3 e A11.
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor DoctorDre » sábado set 27, 2008 4:10 am

Ok... então dentro da utopia vamos apresentar as nossas utopias :dirol:

Já acho uma vez estivemos a discutir este assunto noutro forum e esta ideia surgiu ;) é o espaço livre mais próx de Braga! Mas levanta problemas... população densa próxima, Prado, mm numa das pontas da pista fá-la inviavel!
Problemas ecológicos por ter o rio mm alí ao pé e por se tratar, julgo eu, de terrenos agriculas!

Fiz uma procura com o Google earth e encontrei uma zona não muito longe de braga, perto de anais e paralela à A3 que poderia servir não só para pistas de 2,5km mas tb de 3,8km. O terreno não varia mais de 10metros alias acho que nem 5m!

Imagem

varias possibilidades, as maiores com cerca de 3.8km e a mais curta com cerca de 2.5km! (está em ligeira perspectiva)

De manha ponho outras figuras com mais medidas e localizações alternativas!
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor CesarGomes » sábado set 27, 2008 7:16 am

andre_carneiro Escreveu:Ok... então dentro da utopia vamos apresentar as nossas utopias :dirol:

Já acho uma vez estivemos a discutir este assunto noutro forum e esta ideia surgiu ;) é o espaço livre mais próx de Braga! Mas levanta problemas... população densa próxima, Prado, mm numa das pontas da pista fá-la inviavel!
Problemas ecológicos por ter o rio mm alí ao pé e por se tratar, julgo eu, de terrenos agriculas!

Fiz uma procura com o Google earth e encontrei uma zona não muito longe de braga, perto de anais e paralela à A3 que poderia servir não só para pistas de 2,5km mas tb de 3,8km. O terreno não varia mais de 10metros alias acho que nem 5m!

....

varias possibilidades, as maiores com cerca de 3.8km e a mais curta com cerca de 2.5km! (está em ligeira perspectiva)

De manha ponho outras figuras com mais medidas e localizações alternativas!

Mas essa localização não é já no distrito de Viana? Olha que aparece ai o Defensor a falar mal de Braga. Esse homem mais depressa vai para a cama com o diabo de que falar bem de Braga.
CesarGomes
Cardeal

Mensagempor DoctorDre » sábado set 27, 2008 12:26 pm

CesarGomes Escreveu:Mas essa localização não é já no distrito de Viana? Olha que aparece ai o Defensor a falar mal de Braga. Esse homem mais depressa vai para a cama com o diabo de que falar bem de Braga.

Hummm... :P Tenho de arranjar alternativa entaõ :D
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor Mr Strangelet » sábado set 27, 2008 12:59 pm

Com esta urbanização dispersa, a par de montes com altitudes engraçadas é mesmo uma utopia encontrar um espacinho que nao envolva imensas indeminizações, e quem sabe "cortar" algumas montanhas. O outro problema são as variações de altitude do terreno, que para uma pista com mais de 2 km são enormes!!

Ainda assim encontrei este terreno, em Ponte de Lima, com variação de 7 metros em 2,5km.
Imagem

Desta forma ficaria uma linha recta de aeroportos, afastados uns dos outros por cerca de 55km
Imagem

Contras: Este terreno se nao me engano é reserva agricola, e exactamente do outro lado encontra-se a reserva ecologica das lagoas de Bertiandos/S pedro d'arcos, pelo que provocaria um enormissimo impacto ambiental.
ImagemImagem :FACEPALM: ImagemImagem
Mr Strangelet
Cardeal

Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm

Mensagempor DoctorDre » sábado set 27, 2008 1:44 pm

Aqui está um mapa menos pormenorizado do local do post anterior:

Imagem

A localização é perfeita... A3 ao lado... TGV certamente não mto longe...
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor DoctorDre » sábado set 27, 2008 2:20 pm

Aqui vai uma alternativa mais centrada entre o Quadrilatero:

Imagem

Como se vê está totalmente dentro do distrito, a escassos km de famalicão, a poucos de braga e barcelos e a aceitaveis do Porto, Guimarães, Viana e PL.
"Colado" à linha de comboio Porto-Viana/Braga mesmo em Nine.

Imagem

Varias possibilidades de pistas com mais de 2,5km... até os 3.9km.
Para mim a mais razoável:

Imagem
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor CesarGomes » sábado set 27, 2008 3:14 pm

Ó gente, cuidado que não basta apenas encontrar terrenos livres semi planos. é também preciso ver as direcções predominantes dos ventos, e em especial no Minho, o impacto do barulho dos aviões, pois estão a indicar vales. Imaginem um boing ou um airbus a levantar voo com a aquele barulho todo a bater nas encostas. Coitados de quem vive ali... Depois, como são em vales isso iria obrigar a grandes consumos para um levantamente repentino. Era este o problema da OTA.
No meu entender no Minho as melhores localizações são nos planaltos. Dai ter sugerido Pedralva e a Norte de Cunha e Tadim.
CesarGomes
Cardeal

Próximo

Voltar para Transportes

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante