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Aeródromo de Braga - Que Futuro?  

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Re: Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor AntonioPinto » terça dez 20, 2016 11:12 pm

com o porto a 30 minutos?
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Re: Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor Degolador » quarta dez 21, 2016 9:42 am

Podia funcionar como apoio ao AFSC para alguns voos domésticos.
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Re: Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor Meireles88 » quarta dez 21, 2016 5:03 pm

AntonioPinto Escreveu:com o porto a 30 minutos?


Isto.

Não me parece justificável. Só se for mais uma coisa para dar prejuízo.
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
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Re: Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor RAM » quinta dez 22, 2016 3:19 pm

Também não vejo viabilidade, só se voasse para algum destino não disponível no AFSC...
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Re: Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor Duarte » sexta dez 23, 2016 10:32 am

Talvez daqui a uns 100 anos se comece a pensar nisso :D quando o concelho tiver 300 mil habitantes, o quadrilátero 1 milhão e o Minho 1 milhão e meio, como complemento ao Sá Carneiro. Basta mandar meia dúzia de casa abaixo para a pista chegar aos 2,5km, reservem já os terrenos que estão livres :D
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Re: Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor Degolador » quarta ago 30, 2017 9:29 am

Com o crescente apetite das companhias aéreas por pilotos, acho que o aeródromo de Braga podia seguir o modelo do aeródromo de Cascais (com as limitações inerentes ao comprimento da pista) e tentar atrair escolas de pilotagem com cursos de pilot de linha aérea.

Todas as maiores escolas de formação de pilotos com excepção da Gestair (que opera em Ponto-do-Sôr) operam a partir de Cascais.

A norte, onde está a maioria da população, existe a Nortávia, sem expressão no panorama nacional. Existe também a academia aeronáutica da UM que também não tem expressão pois associou-se a uma escola minúscula (o IFA, em Cascais).

Eu próprio dou aulas em duas das escolas que metem mais alunos por ano e aparecem muitos alunos de Braga, de Guimarães e do Porto que alugam quartos para poderem fazer o curso.
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Re: Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor karlussantus » quarta ago 30, 2017 7:31 pm

Degolador Escreveu:Com o crescente apetite das companhias aéreas por pilotos, acho que o aeródromo de Braga podia seguir o modelo do aeródromo de Cascais (com as limitações inerentes ao comprimento da pista) e tentar atrair escolas de pilotagem com cursos de pilot de linha aérea.

Todas as maiores escolas de formação de pilotos com excepção da Gestair (que opera em Ponto-do-Sôr) operam a partir de Cascais.

A norte, onde está a maioria da população, existe a Nortávia, sem expressão no panorama nacional. Existe também a academia aeronáutica da UM que também não tem expressão pois associou-se a uma escola minúscula (o IFA, em Cascais).

Eu próprio dou aulas em duas das escolas que metem mais alunos por ano e aparecem muitos alunos de Braga, de Guimarães e do Porto que alugam quartos para poderem fazer o curso.


Em tempos surgiu uma notícia da "Academia de Ciências Aeronáuticas da Universidade do Minho"!
http://www.tecminho.uminho.pt/shownews.php?id=468

Pois com o autódromo e a crescente urbanização do vale do Cávado, tornou-se praticamente impossível aumentar o comprimento da pista.

Alguém tem ideia de quanto ficaria a construção de um aeródromo com todas as condições, noutro local?
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Re: Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor Degolador » quinta ago 31, 2017 2:15 pm

Para este fim não é, de todo, necessária uma pista mais comprida. Os 900 m da pista estão bem acima do necessário para a operação das aeronaves que são usadas pelas escolas.

Várias vezes fiz o exercício, no Google earth, de tentar "encaixar" uma pista de 2400m mais as áreas de proteção das cabeceiras das pistas, e, no concelho Braga, não vejo que tal seja possível.
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Re: Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor karlussantus » quinta ago 31, 2017 9:29 pm

Degolador Escreveu:Para este fim não é, de todo, necessária uma pista mais comprida. Os 900 m da pista estão bem acima do necessário para a operação das aeronaves que são usadas pelas escolas.

Várias vezes fiz o exercício, no Google earth, de tentar "encaixar" uma pista de 2400m mais as áreas de proteção das cabeceiras das pistas, e, no concelho Braga, não vejo que tal seja possível.


Em Braga município talvez desse junto a Lamas, antes da construção da A11 e com algumas demolições.
Mas atualmente os locais que vejo como plausíveis, serão em Prado e em Nine.

Nine além de mais área para futura expansão, tinha a vantagem de já ter auto-estrada próxima, e rede ferroviária nacional/internacional ao lado, algo que nem o AFSC tem.
Além disso estando entre Braga e Famalicão tinha um potencial enorme.

Google maps - Prado/Cabanelas
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Em Nine são praticamente 6km junto ao Rio Este muito planos, onde a única construção é a própria estação.
Google maps - Nine
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Google maps - Nine
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Após a estação de Nine, talvez fosse o local com mais espaço e mais indicado.
Google maps - Nine
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Mas só mesmo alguém da aviação e com as cartas do terreno, pode dizer se dava ou não.
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Re: Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor Degolador » sexta set 01, 2017 10:35 am

Num caso e no outro, a pista ia ficar no leito de cheia dos rios.
Não estando eu na area da construção civil, não sei até que ponto pode ser impedimento.

Já tinha pensado na opção "Estirão de Prado" mas tem 3 grandes problemas:
1 - Ia ficar com uma colina na cabeceira de uma pista e com a Vila de Prado na cabeceira da outra pista.
2 - Ia ficar numa orientação este-oeste, quando os ventos predominantes são norte - desconfio que ia passar a maior parte do inverno fechado ao tráfego.
3 - Não sobra espaço para placas de estacionamento, taxiways e terminais de dimensão decente.


Na solução Nine nunca tinha pensado e só lhe aponto o problema de estar no leito de cheia do rio Este. Teria a grande vantagem de forçar a renomeação da estação de "Nine" para "Braga (aeroporto)". Para mim aquela estação já se devia chamar "Braga(Nine)".
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Re: Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor AntonioPinto » sexta set 01, 2017 4:01 pm

Para quê outro aerodromo em Braga?!
O porto esta ainda na primeira ou segunda faze de espansão pelo que tem muito por onde alargar.
Está a 30 minutos de Braga....
Sou completamente a favor de obras no aerodromo e autodromo. Precisam de mais condiçoes.
Mas mais do que isso.... não acho necessário.

Gostava de ver sim o aerodromo como uma placa para estacionamento vip dos ricaços que tem casa no gerês :P
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Re: Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor karlussantus » sexta set 01, 2017 5:30 pm

Degolador Escreveu:Num caso e no outro, a pista ia ficar no leito de cheia dos rios.
Não estando eu na area da construção civil, não sei até que ponto pode ser impedimento.

Já tinha pensado na opção "Estirão de Prado" mas tem 3 grandes problemas:
1 - Ia ficar com uma colina na cabeceira de uma pista e com a Vila de Prado na cabeceira da outra pista.
2 - Ia ficar numa orientação este-oeste, quando os ventos predominantes são norte - desconfio que ia passar a maior parte do inverno fechado ao tráfego.
3 - Não sobra espaço para placas de estacionamento, taxiways e terminais de dimensão decente.


Na solução Nine nunca tinha pensado e só lhe aponto o problema de estar no leito de cheia do rio Este. Teria a grande vantagem de forçar a renomeação da estação de "Nine" para "Braga (aeroporto)". Para mim aquela estação já se devia chamar "Braga(Nine)".


:good:

O leito de cheia não seria problema, a própria estação esta no leito de cheia. Ali foi feito o encanamento do Rio Este.
https://www.google.pt/url?sa=t&source=w ... nnIwR2Ug4g
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Re: Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor karlussantus » sexta set 01, 2017 5:34 pm

AntonioPinto Escreveu:Para quê outro aerodromo em Braga?!
O porto esta ainda na primeira ou segunda faze de espansão pelo que tem muito por onde alargar.
Está a 30 minutos de Braga....
Sou completamente a favor de obras no aerodromo e autodromo. Precisam de mais condiçoes.
Mas mais do que isso.... não acho necessário.

Gostava de ver sim o aerodromo como uma placa para estacionamento vip dos ricaços que tem casa no gerês :P


O AFSC está a crescer 1,5M ao ano. Em 2016, foram 9,5M, este ano apontam para os 10,8M. E supostamente após a execução de todas as fases teria capacidade para 15M. Acredito que possa funcionar até aos 20 a 25M, já com perda de qualidade. Com o crescimento atual, esse limite seria atingido daqui a uma década.

Em Lisboa vão fazer um de apoio, no Norte que tem maior area de influência também é um cenário credível, que isso possa acontecer.
Um aeródromo, que fosse base da escola de aeronáutica da UMinho, entre Barcelos-Famalicão-Braga, com ligação à rede nacional/internacional ferroviária e ligação às AEs, não vejo o que poderia correr mal. Isto num país que construiu um aeroporto em Beja.

Mas no Minho, nem rede ferroviária temos a ligar Barcelos, Braga e Guimarães...
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Re: Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor Degolador » segunda set 04, 2017 10:34 am

Como eu escrevi, o aeródromo atual tal como está é mais do que suficiente para servir de base às escolas de aviação. A Força Aérea faz treinos de aterragens curtas de aeronaves C-295 (aeronaves de tamanho semelhante aos ATR da TAP) em pistas bem menos compridas.



Sobre o aeroporto em Nine, concordo a 100%, mas é um projeto caro. Em Beja não foi construído um aeroporto (as pistas e taxiways são as da Base Aérea nº.11), foi feito um micro terminal e foram melhoradas umas placas de estacionamento.
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Re: Aeródromo de Braga - Que Futuro?

Mensagempor karlussantus » terça set 05, 2017 10:20 am

Degolador Escreveu:Como eu escrevi, o aeródromo atual tal como está é mais do que suficiente para servir de base às escolas de aviação. A Força Aérea faz treinos de aterragens curtas de aeronaves C-295 (aeronaves de tamanho semelhante aos ATR da TAP) em pistas bem menos compridas.



Sobre o aeroporto em Nine, concordo a 100%, mas é um projeto caro. Em Beja não foi construído um aeroporto (as pistas e taxiways são as da Base Aérea nº.11), foi feito um micro terminal e foram melhoradas umas placas de estacionamento.


:good:

Tinha que ser um projeto regional/nacional, mas convinha reservar o local no pdm, sendo que atualmente deve ser área agrícola.
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