Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - apresentação aos companheiros deste fórum

apresentação aos companheiros deste fórum  

Se és novo no fórum, apresenta-te à comunidade!

apresentação aos companheiros deste fórum

Mensagempor lmmateus » segunda mar 11, 2013 11:29 am

Bom dia a todos!
Sou arquitecto de formação (ESBAL, 1969-76).
Estou presentemente aposentado da FP -- última actividade exercida na Universidade do Minho (1977.2006).
Hoje, para além de uma limitadíssima actividade de projectista (essencialmente trabalhos para amigos), dedico-me à Filosofia e, mais especificamente, à História das Ideias e da Ideia de Progresso em particular.
Procuro cultivar a amizade (o calor do afecto) no trato com o Outro, no relacionamento com aqueles que, por diferentes motivos, comigo interagem.
Assumo uma perspectiva Humanista/Universalista (Moderna) perante a Vida e a Sociedade e, designadamente, em termos políticos, bato-me pela República e pela Laicidade, tendo sido mesmo fundador e primeiro presidente da associação cívica República e Laicidade.
Com este perfil, não poderia deixar de me preocupar, cívica e interventivamente, com a vida pública de Braga, a cidade para onde vim morar em 1977 e onde acabei por me assumir residente por inteiro.
Fui Vereador (pelouro do Ambiente e Cultura) da Câmara Municipal de Braga (independente eleito na lista do PS) no mandato autárquico de 1985-89, cargo que não pude exercer plenamente devido às divergências (então insanáveis) que tive com o seu presidente, Mesquita Machado.
Mantendo, pois, um fortissimo interesse cívico pela nossa vida comum de bracarenses (natos e/ou assumidos), a minha presença activa neste fórum estará -- ao que creio -- plenamente justificada.
Luis Mateus
lmmateus
Leigo

Registado: domingo jul 15, 2012 10:38 am

Re: apresentação aos companheiros deste fórum

Mensagempor Duarte » segunda mar 11, 2013 1:04 pm

Muito bem vindo lmmateus :)
Será muito interessante para o fórum ter as opiniões de uma pessoa com tanta experiência, arquitecto e alguém que já esteve nos comandos da nossa cidade.
Participe à vontade!

P.S.: Se nos puder contar que divergências foram essas... :)
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor karlussantus » segunda mar 11, 2013 6:53 pm

Muito bem-vindo arq. Luís Mateus!
Contamos com a sua participação, que certamente será muito útil ao forum Bracarae e à cidade de Braga.
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor lmmateus » terça mar 12, 2013 12:25 pm

Bem hajam pelo vosso simpático acolhimento.
A minha «aventura» na C.M. de Braga constituíu, para mim, pessoalmente, uma experiência institucional importantíssima, já que me fez ver o «outro lado» da vivência política -- o lado do «poder», do«fazer» (da cultura da responsabilidade) que, tantas vezes se afronta com o lado do «criticar», do «bota-abaixo» mais ou menos fácil (lado da cultura de resistência) --, mas não é fácil sistematizar aqui, em texto escrito partilhável, todo o processo de divergência(s) que, ao longo de dois anos e meio de intensissíma actividade de gestão autárquica, se gerou entre mim e o engº MM.
Talvez nos possamos encontrar -- encontrar mesmo, a pretexto de um café ou de um chá, à volta de uma mesa (vinho, pão e queijo já me chegaria), sei lá bem... -- um destes dias e conversar sobre muitas coisas interessantes da Braga autárquica (e não só)...
Já estou em idade de passar testemunho(s), de transmitir experiência(s) a quem por cá há-de ficar a tratar de tudo isto por mais tempo do que aquele que será o «meu» tempo -- e, para mais, tenho muito gosto em fazê-lo.
Fico, pois, à vossa inteira disposição.
lmmateus
Leigo

Registado: domingo jul 15, 2012 10:38 am

Voltar para Apresentações

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes