Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Rampa da Falperra 2011

Rampa da Falperra 2011  

Espaço para a discussão do mundo desportivo.

Re: Rampa da Falperra 2011

Mensagempor Bracarense » segunda mai 23, 2011 9:11 am

ainda fui la ver alguns carros mas nao pude ir ver a corrida
Bracarense
Bispo

Registado: quarta mai 04, 2011 7:26 am

Mensagempor Duarte » segunda mai 23, 2011 11:27 pm

Eu fui ontem e adorei ver as máquinas. Sou sincero, não percebo muito de carros mas sempre adorei ver corridas automobilísticas: aquele barulho dos motores, o cheiro a borracha queimada e a gasolina, o desviar do fumo vindo do cano de escape, as marcas no alcatrão, o drift, a beleza dos carros, o entusiasmo do público a puxar pelos pilotos, a adrenalina de por vezes ter de dar um passo a trás com medo de acidentes, tudo isso me fascina.

Rampa da Falperra: Fausto Bormolini super-veloz

Imagem Imagem Imagem

Mais uma edição, mais um enorme sucesso. É assim que tradicionalmente se define a Rampa da Falperra e a edição de 2011, a 32.ª, não fugiu à regra.
Cerca de 160 inscritos, muitos carros de grande qualidade e espectacularidade foram alguns dos ingredientes que fizeram as delícias dos milhares de pessoas que, mais uma vez, subiram a Falperra para assistirem à passagem dos potentes bólides.

A romaria foi intensa com famílias inteiras a aproveitarem o bom tempo para se refrescarem um pouco nas sombras das matas da Falperra, convivendo, assistindo às corridas e aproveitando para passar um dia muito diferente.
O ambiente estava completamente preparado para o espectáculo e tal foi o que se viu, com os pilotos a demonstrarem grande vontade de darem ao muito público aquilo que eles vieram procurar: animação, diversão, emoções e muita velocidade.

Entre os pilotos destacou-se a presença de alguns históricos como por exemplo o espanhol Andrés Vilariño, vencedor do ano passado que, nesta edição, não conseguiu, no entanto, garantir grande posição classificativa.
No meio de todos os concorrentes o que mais brilhou foi mesmo o italiano Fausto Bormolini que, ao volante do seu Reynard K02, mostrou sempre grande à vontade nos 5,2 quilómetros do percurso da prova, acabando por garantir a vitória final no que diz respeito ao Campeonato da Europa de Montanha.

Bormolini apresentou-se sempre com um andamento muito elevado e, logo na primeira subida do dia, garantiu o espectacular tempo de pouco mais de um minuto e 57 segundos ficando a pouco mais de um segundo do tempo que é ainda recorde da volta mais rápida da prova.

Não era esse o objectivo do piloto italiano que, no entanto, se mostrou depois muito satisfeito

por ter conseguido realizar um tempo tão baixo. A vitória foi conseguida com o somatório dos dois melhores tempos das três corridas realizadas. Com os tempos da segundo e terceira subi-das da prova, Fausto Bormolini assegurou a vitória na prova e também um lugar na história do automobilismo português.

Para a história fica também, mais uma vez, um prova que decorreu da melhor forma, sem incidentes de maior, sem problemas organizativos e com uma grande concentração de público que, mais uma vez, apesar de ter estado em grande número ao longo de todo o percurso, limitou-se a apoiar e incentivar os pilotos, mostrando um comportamento irrepreensível.

Público voltou a encher a Falperra

Histórica no automobilismo internacional, a Rampa da Falperra continua a atrair milhares de pessoas. Além dos muitos inscritos para participarem nesta 32.ª edição da prova, destaque mais uma vez para a imensidão de público que ao longo dos dois dias de prova invadiu completamente todo o percurso.
Foram milhares de pessoas que, ao longo dos pouco mais de cinco quilómetros do percurso da prova se mobilizaram para ver passar os potentes bólides que, a cada aceleradela, animaram as hostes.

Homens, mulheres e crianças de todas as idades voltaram a encher todo e qualquer espaço que a organização disponibilizou para assistir à prova. E se o espaço se tornou pouco, as soluções apareceram: em cima de postes, cabines telefónicas, paragens de autocarro... Tudo servia como local ideal para ver os carros a passar, mas sempre cumprindo as regras de segurança, numa prova que, mais uma vez, voltou a não ter qualquer incidente entre os adeptos da modalidade.
A Falperra é Braga e os braca-renses continuam a demonstrar as saudades que tinham.

Esta prova mítica e antiga na nossa cidade tem de continuar, vêm para cá muitos estrangeiros de propósito e os hotéis ficam quase esgotados! Lembro-me de ser miúdo e ficar em casa a ver a prova na tv, depois passei a ir com o meu pai e os seus amigos, depois acabou, passado 10 anos regressou já vou com os meus amigos, depois espero que a prova volte a dar na tv para os meus filhos verem e mais tarde virem comigo, é assim o ciclo da vida e há que manter as tradições.
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor asterisco » terça mai 24, 2011 12:04 am

É mesmo. A rampa não pode acabar! É importante para o turismo e fomenta o comércio. É impressionante a quantidade de espanhóis que cá vêm, são mais que nós, se calhar. E ano após ano a organização devia tentar melhorar alguns aspectos.

Por exemplo:
1.Os lugares para as pessoas verem eram de muito difícil acesso. Eu quase que tive que escalar monte para ficar onde fiquei, há alguns sítios onde seria possível a colocação de bancadas, logo poder-se-iam vender bilhetes.

2.Os flyers não eram muito apelativos, e na cidade poucos vi. Já para falar que não diziam por ordem cronológica que campeonatos diferentes é que ali se disputavam por dia.

3.Por último, talvez não seria má ideia criar uns souvenirs baratos da rampa. Umas t-shirts ou carros de modelismo, qualquer coisa.

P.S. Não estou a criticar a organização, só estou a dizer que com pouco dinheiro talvez seja possível fazer melhor e maximizar o espaço para os espectadores. Se tiver tempo talvez mande um mail à CAM e à FPAK.
asterisco
Cardeal

Registado: quarta mar 11, 2009 10:28 pm

Mensagempor karlussantus » terça mai 24, 2011 12:10 am

Duarte Escreveu:Eu fui ontem e adorei ver as máquinas. Sou sincero, não percebo muito de carros mas sempre adorei ver corridas automobilísticas: aquele barulho dos motores, o cheiro a borracha queimada e a gasolina, o desviar do fumo vindo do cano de escape, as marcas no alcatrão, o drift, a beleza dos carros, o entusiasmo do público a puxar pelos pilotos, a adrenalina de por vezes ter de dar um passo a trás com medo de acidentes, tudo isso me fascina.

Rampa da Falperra: Fausto Bormolini super-veloz

Imagem Imagem Imagem

Mais uma edição, mais um enorme sucesso. É assim que tradicionalmente se define a Rampa da Falperra e a edição de 2011, a 32.ª, não fugiu à regra.
Cerca de 160 inscritos, muitos carros de grande qualidade e espectacularidade foram alguns dos ingredientes que fizeram as delícias dos milhares de pessoas que, mais uma vez, subiram a Falperra para assistirem à passagem dos potentes bólides.

A romaria foi intensa com famílias inteiras a aproveitarem o bom tempo para se refrescarem um pouco nas sombras das matas da Falperra, convivendo, assistindo às corridas e aproveitando para passar um dia muito diferente.
O ambiente estava completamente preparado para o espectáculo e tal foi o que se viu, com os pilotos a demonstrarem grande vontade de darem ao muito público aquilo que eles vieram procurar: animação, diversão, emoções e muita velocidade.

Entre os pilotos destacou-se a presença de alguns históricos como por exemplo o espanhol Andrés Vilariño, vencedor do ano passado que, nesta edição, não conseguiu, no entanto, garantir grande posição classificativa.
No meio de todos os concorrentes o que mais brilhou foi mesmo o italiano Fausto Bormolini que, ao volante do seu Reynard K02, mostrou sempre grande à vontade nos 5,2 quilómetros do percurso da prova, acabando por garantir a vitória final no que diz respeito ao Campeonato da Europa de Montanha.

Bormolini apresentou-se sempre com um andamento muito elevado e, logo na primeira subida do dia, garantiu o espectacular tempo de pouco mais de um minuto e 57 segundos ficando a pouco mais de um segundo do tempo que é ainda recorde da volta mais rápida da prova.

Não era esse o objectivo do piloto italiano que, no entanto, se mostrou depois muito satisfeito

por ter conseguido realizar um tempo tão baixo. A vitória foi conseguida com o somatório dos dois melhores tempos das três corridas realizadas. Com os tempos da segundo e terceira subi-das da prova, Fausto Bormolini assegurou a vitória na prova e também um lugar na história do automobilismo português.

Para a história fica também, mais uma vez, um prova que decorreu da melhor forma, sem incidentes de maior, sem problemas organizativos e com uma grande concentração de público que, mais uma vez, apesar de ter estado em grande número ao longo de todo o percurso, limitou-se a apoiar e incentivar os pilotos, mostrando um comportamento irrepreensível.

Público voltou a encher a Falperra

Histórica no automobilismo internacional, a Rampa da Falperra continua a atrair milhares de pessoas. Além dos muitos inscritos para participarem nesta 32.ª edição da prova, destaque mais uma vez para a imensidão de público que ao longo dos dois dias de prova invadiu completamente todo o percurso.
Foram milhares de pessoas que, ao longo dos pouco mais de cinco quilómetros do percurso da prova se mobilizaram para ver passar os potentes bólides que, a cada aceleradela, animaram as hostes.

Homens, mulheres e crianças de todas as idades voltaram a encher todo e qualquer espaço que a organização disponibilizou para assistir à prova. E se o espaço se tornou pouco, as soluções apareceram: em cima de postes, cabines telefónicas, paragens de autocarro... Tudo servia como local ideal para ver os carros a passar, mas sempre cumprindo as regras de segurança, numa prova que, mais uma vez, voltou a não ter qualquer incidente entre os adeptos da modalidade.
A Falperra é Braga e os braca-renses continuam a demonstrar as saudades que tinham.

Esta prova mítica e antiga na nossa cidade tem de continuar, vêm para cá muitos estrangeiros de propósito e os hotéis ficam quase esgotados! Lembro-me de ser miúdo e ficar em casa a ver a prova na tv, depois passei a ir com o meu pai e os seus amigos, depois acabou, passado 10 anos regressou já vou com os meus amigos, depois espero que a prova volte a dar na tv para os meus filhos verem e mais tarde virem comigo, é assim o ciclo da vida e há que manter as tradições.

asterisco Escreveu:É mesmo. A rampa não pode acabar! É importante para o turismo e fomenta o comércio. É impressionante a quantidade de espanhóis que cá vêm, são mais que nós, se calhar. E ano após ano a organização devia tentar melhorar alguns aspectos.

Por exemplo:
1.Os lugares para as pessoas verem eram de muito difícil acesso. Eu quase que tive que escalar monte para ficar onde fiquei, há alguns sítios onde seria possível a colocação de bancadas, logo poder-se-iam vender bilhetes.

2.Os flyers não eram muito apelativos, e na cidade poucos vi. Já para falar que não diziam por ordem cronológica que campeonatos diferentes é que ali se disputavam por dia.

3.Por último, talvez não seria má ideia criar uns souvenirs baratos da rampa. Umas t-shirts ou carros de modelismo, qualquer coisa.

P.S. Não estou a criticar a organização, só estou a dizer que com pouco dinheiro talvez seja possível fazer melhor e maximizar o espaço para os espectadores. Se tiver tempo talvez mande um mail à CAM e à FPAK.

Sem duvida, a prova não pode acabar e tem que passar na TV, mais uma vez lanço o desafio, siga dar sugestões e depois reunimos todas as sugestões e enviamos ao CAM, à CMB e aos partidos locais, estes eventos têm que ser defendidos...
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor karlussantus » terça mai 24, 2011 12:13 am

Agora a rampa como os pilotos a vêem. Ficou a quase 20 segundos do primeiro, agora imaginem a diferença!! Assustador.

P.S. Apesar das dificuldades de acesso vêem-se largos milhares de espectadores, a prova tem futuro...
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor Duarte » terça mai 24, 2011 12:22 am

Esse vídeo está mesmo excelente!

Ideias muito boas asterisco. E a questão da tv é sempre a mesma coisa, a sporttv para aquilo que se paga presta um mau serviço, preferem passar o mesmo jogo 10 vezes repetido na mesma semana ou transmitir a liga de futebol de Burkina Faso. É só futebol, futebol, futebol. Já para não falar no serviço público da RTP que todos pagámos, se esta prova fosse em Lisboa até tinha direito a programação especial!

mas ideal era ter dado na Eurosport ou na MotorsTV para transmitir isto para o mundo!
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor karlussantus » terça mai 24, 2011 12:46 am

Outro vídeo muito bom.
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor Duarte » sexta mai 27, 2011 3:01 pm

Reportagem de 7 minutos muito completa da minhoactualtv sobre a rampa, com imagens diversas, declarações do presidente de CAM muito satisfeito "tudo 5 estrelas", declarações de alguns pilotos, e no fim, como não poderia deixar de ser, alguns "acidentes" que é o que a malta gosta :D

http://videos.sapo.pt/H0IwSYJVJJ7GcBwBZ3ZY
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor mpb88 » sábado mai 28, 2011 10:04 pm

A Rampa correu muito bem e foi um verdadeiro sucesso! Mas ainda pode melhorar, e existem muitas ideias algumas já expressas.

- Na questão da segurança nada a apontar à Rampa, só no evento de Apresentação no Estádio 1º Maio em que não houveram condições de segurança dignas, houveram espectaculos de perícia em que não existia uma barreira a separar os carros do público, só existia uma fita e meia dúzia de barreiras...

- Penso que deveriam apostar mais no público, com mais local espalhados pelo traçado com bancadas. Foi boa ideia terem colocado aquelas bancadas em frente ao Hotel, mas o preço era proibitivo! 5€ penso que seja muito caro! Os restantes locais a colocar bancadas seriam os locais onde mais público concentra, ou seja, curva da morte, chicane, curva do fojo, rotunda do papa, e mais 2 ou 3 locais. E os preços nestas bancadas teriam de ser inferiores ao preço praticado na curva do Hotel.

- Penso que seria interessante se nos 3 principais acessos à Rampa, na sua entrada colocassem um outdoor com o traçado da pista, os melhores locais para assistir e uma espécie de "linhas de metro", ou seja seriam espalhados pelo "mato a dentro" umas fitas com cores defirentes para cada local, assim o público que não é de Braga e não conhece a mata seguia a fita da cor respectiva ao local que queria assistir e chegava lá mais rápido. E nesse placar tambem teria uma imagem a descrever o local em si e o tempo que demora a chegar lá.

- A divulgação do evento foi praticamente nula, eu não vi em lado nenhum a não ser na internet, mesmo assim foi incrível a quantidade de público que apareceu. Mas até compreendo a falta de divulgação pela crise que enfrentamos.

- O evento de Apresentação dos inscritos ao público também não foi nada publicitado, penso que mais de metade das pessoas que estiveram na Rampa ainda hoje não sabem que na 6ª feira à noite existe um evento de Apresentação das máquinas ao público e que também é bastante interessante. E no fim do evento a "romaria" de gente que foi do 1º de Maio até ao inicio na prova, ver as máquinas, mesmo sendo de noite houve muita gente a "passear" pelo parque das equipas. O espirito que se viveu nesse fim de semana foi realmente incrível.

- Este ano fizeram uma grande melhoria no sistema de som, mas ainda podem melhorar um pouco, acabaram com aqueles ultrapassados megafones e colocaram colunas e agora já se percebia o apresentador a falar...

- A questão da transmissão na TV penso que passe um bocado ao lado do CAM, penso que primeiro as televisões tem de chegar à conclusão que a Rampa Internacional da Falperra é um dos melhores eventos motorizados realizados no país e que merece uma transmissão como já a teve.

Ideias para implementar existem muitas mas também temos que compreender que a actual situação económica do país não ajuda nada e imagino que o CAM tenha feito uma boa ginástica com o orçamento.
mpb88
Presbitero

Registado: domingo mai 03, 2009 2:37 pm

Mensagempor AntonioPinto » sábado mai 28, 2011 11:17 pm

Excelente analise
entoa a ideia das linhas de metro :D ESPETACULo!
tb concordo com as bancadas, mais e mais baratas! resultava em mais publico, mais distribuido, mais lucro e mais segurança ;D
Imagem
AntonioPinto
Administrador

Registado: sexta Oct 31, 2008 3:46 pm

Mensagempor João » domingo mai 29, 2011 1:29 pm

Ecrãs minimamente grandes espalhados pelo circuito para que o publico conseguisse acompanhar melhor a prova sabendo quem ia a liderar cada manga entre outros, e também poderia ser spot para quem quisesse publicitar.
João
Bispo

Registado: quarta mar 10, 2010 5:11 pm

Mensagempor Duarte » terça mai 31, 2011 2:04 pm

Muito boa análise. Já alguém mandou o mail com as sugestões? Senão trata-se já disso.
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor asterisco » terça mai 31, 2011 6:33 pm

não enviei nada
asterisco
Cardeal

Registado: quarta mar 11, 2009 10:28 pm

Mensagempor AntonioPinto » terça mai 31, 2011 6:38 pm

Compliar as ideias :D enviar!
Sugerimos e ao mesmo tempo divulgamos o forum :D
Imagem
AntonioPinto
Administrador

Registado: sexta Oct 31, 2008 3:46 pm

Mensagempor Bracarense » terça mai 31, 2011 6:55 pm

e que tal um comes e bebes oficial da organizaçao??
Bracarense
Bispo

Registado: quarta mai 04, 2011 7:26 am

AnteriorPróximo

Voltar para Desporto

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante