Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Liga Portuguesa

Liga Portuguesa  

Espaço para a discussão do mundo desportivo.

Re: Liga Portuguesa

Mensagempor Duarte » domingo mai 06, 2012 3:42 pm

Tanto o bairrismo como o nível de envolvimento com o clube estão a aumentar aos poucos na cidade! Basta recuar uns 5 anos para não haver nada do que há hoje. Aos poucos a cidade começa a acordar para o que é seu. Não devemos esperar que as coisas mudem num piscar de olhos...
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor asterisco » domingo mai 06, 2012 3:57 pm

Se calhar o último comentário aqui data de 2011 porque existe um mega-fórum do clube. Dos maiores a nível nacional, o superbraga, aí sim, discute-se SCBraga todos os dias. Depois, as imagens que viste eram do início do jogo, no final acabaram por estar cerca de 15.000 pessoas no estádio. Na Luz estiveram 30.000. Há muitos factores atrás da má afluência ao estádio, um deles é o facto deste ser longe do centro e de difícil acesso, mas isso já são outras conversas.

El Salvador, espanta-me como todos os moderadores deste fórum aceitam os teus comentários sem qualquer tipo de reparo. Falas sempre a insultar toda a gente com um negativismo que enjoa. Se odeias tanto esta cidade porque é que te continuas a preocupar? Não percebo...
asterisco
Cardeal

Registado: quarta mar 11, 2009 10:28 pm

Mensagempor karlussantus » domingo mai 06, 2012 4:08 pm

El Salvador Escreveu:A Académica é de quem frequenta a universidade. Não tem cidade. Se conheces a história da cidade sabes que até à profissionalização do futebol os futricas (não ligados à universidade) até eram adeptos do União.
Quanto ao orgulho na cidade nem compares.
Aliás não foste muito feliz no exemplo escolhido.
Em Guimarães não há mais títulos ganhos que em Braga (uma supertaça). E também queres comparar o bairrismo e o orgulho em ser de uma cidade?

Actualmente a Académica é o clube de Coimbra na 1ª Liga, e a paixão ao clube por parte da cidade é inferior ao Vitória e inferior ao Braga.

Quanto ao orgulho em ser da cidade, eu que nasci e vivo em Braga tenho orgulho e defendo a minha cidade. Quanto à restante população, em Braga temos habitantes de todo o Minho que estudaram/trabalham e ficaram cá, já em Guimarães e mesmo em Coimbra essa migração parece-me ser inferior. Braga de 1970 para 2011 duplicou a sua população no concelho e triplicou a da cidade, pelo que em parte a diferença pode estar aí.

Quanto ao amor ao Vitória, o Vitória nos anos 80, 90 conseguiu várias classificações honrosas (3º 2x; 4º 5x; 5º 4x), e no século XXI tem (3º 1x; 4º 1x; 5º 2x), portanto consolidou a sua posição como clube de topo há mais tempo.
Já o Braga tinha nas décadas de 80 e 90 apenas duas boas classificações (4º 2x), enquanto agora no século XXI tem (2º 1x; 3º 1x; 4º 5x; 5º 2x). Isto juntamente com a base da população fruto da migração faz com que apenas nas camadas mais jovens, dos 5 aos 20 anos, exista já uma grande filiação ao clube.

O Braga se mantiver mais uma década estes resultados, ultrapassará largamente o Guimarães.
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor Mr Strangelet » segunda mai 07, 2012 11:49 am

O futebol é como a religião. Podem haver foguetes, procissões festas ao santinho que eu tenho todo o direito em não comparecer, ou por ser "adepto" de outra religião, ou por ser agnóstico.

É uma falácia dizer que em Braga não há paixão pelo clube. Para um clube cuja única conquista em competições nacionais foi uma taça de Portugal em 1966, parece-me que ha bastante alegria. E olhem que vendo as imagens, diria que o Braga era um clube cheio de adeptos fervorosos.
Imagem
http://aoutravisao.wordpress.com/2012/0 ... -196667om/
ImagemImagem :FACEPALM: ImagemImagem
Mr Strangelet
Cardeal

Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm

Mensagempor El Salvador » segunda mai 07, 2012 3:37 pm

Oh Mister, se essa foto é da chegada da equipa depois da taça de 66 garanto-te que estou lá.
O asterisco é que podia fazer o favor de dizer, com excepção do presidente da câmara que não faz parte do forum, quem é que ofendi aqui do pessoal.
Sou crítico e magoado porque me espatifaram a cidade toda. Cortaram-na ao meio com autoestradas. Mandaram embora os eléctricos e trolleys onde andei e não guardaram um exemplar para um museu.
Toda a gente a quem digo ser de Braga, responde cresceu muito mas mal. Pois foi, é verdade, está à vista de todos. Não é negativismo, são factos.
El Salvador
Arcebispo

Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Mensagempor RAM » segunda mai 07, 2012 5:09 pm

El Salvador Escreveu:Oh Mister, se essa foto é da chegada da equipa depois da taça de 66 garanto-te que estou lá.
O asterisco é que podia fazer o favor de dizer, com excepção do presidente da câmara que não faz parte do forum, quem é que ofendi aqui do pessoal.
Sou crítico e magoado porque me espatifaram a cidade toda. Cortaram-na ao meio com autoestradas. Mandaram embora os eléctricos e trolleys onde andei e não guardaram um exemplar para um museu.
Toda a gente a quem digo ser de Braga, responde cresceu muito mas mal. Pois foi, é verdade, está à vista de todos. Não é negativismo, são factos.

Em relação às ofensas, não me pronuncio porque nunca me senti ofendido.

Mas a verdade é que o único post seu positivo que vi ultimamente foi o da intenção de compra das instalações da antiga fábrica confiança, de resto é um chorrilho de críticas à Câmara, à UM, aos investimentos, etc.

Braga está longe da perfeição, mas também não é o pior sítio do país para se viver, porra.
RAM
Bispo

Registado: quinta dez 09, 2010 2:25 pm

Mensagempor Mr Strangelet » terça mai 22, 2012 3:00 am

El Salvador Escreveu:Sou crítico e magoado porque me espatifaram a cidade toda. Cortaram-na ao meio com autoestradas. Mandaram embora os eléctricos e trolleys onde andei e não guardaram um exemplar para um museu.

Essa resposta mecânica do "cresceu muito mal" ou do "é uma cidade de betão" é tipica tanto de bracarenses como das pessoas de fora. E por culpa de quem? Dos próprios bracarenses. Já por diversas vezes confrontei pessoas de fora (Viana, Guimarães, Lisboa, Ponte de Lima, Famalicão...) que me vieram com essa conversa mecânica, e perguntei-lhes: qual é a tua experiência de Braga? O que é que já visitaste por lá? E as respostas são invariavelmente alguma coisa do género: "Só vou a Braga para ir ao BragaParque";"Passo pela circular várias vezes para ir ao trabalho";"Fui algumas vezes ao Bom Jesus que é muito bonito e só se vê prédios";"Fui uma vez ao centro há uns anos, mas a periferia é só cimento";"Fui ao enterro da gata"...

Em relação a essas pessoas de fora que acusam o mau crescimento de Braga, gostava que me mostrassem os bairros novos das cidades de aonde vêm. E depois eu fazia-lhes (como por vezes faço) umas visitinhas ao melhor de Braga, e garanto que as pessoas saem com uma ideia muito mais fundamentada e positiva.
Nos últimos 30 anos nenhuma capital de distrito de Portugal cresceu de melhor forma do que Braga. Todas as cidade portuguesas que conheço, sem excepção, têm bairros modernos de fugir a sete pés. A construção portuguesa da década de 70, 80 e 90 é simplesmente má. Destruiu-se património incalculável devido à corrupção e à bolha imobiliária que se espalhou por esse país. Podemos encontrar um bairro semelhante ao que se vê na antiga União Soviética em Braga, como em Lisboa, como em Viana do Castelo, como em Ovar.

A questão não é se Braga cresceu bem ou mal, a questão é: alguma cidade cresceu tanto como Braga? E a resposta é não, nenhuma cidade cresceu tanto como Braga. Devido ao seu enorme crescimento é que em Braga os erros são mais visíveis porque nenhum sítio teve uma tamanha explosão demográfica como Braga.
Com crescimentos idênticos a Braga tiveram concelhos pertencentes aos aneis metropolitanos, como a Amadora, Sintra, Gondomar, Almada, Barreiro, Gaia, etc. E se alguem me disser que de uma fora geral qualquer um destes concelhos tem melhor urbanismo ou qualidade de vida do que Braga, está a mentir de forma escabrosa, ou então está mal informada.

Por vezes encontro-me a passear por uma qualquer cidade portuguesa, e começo a indignar. Refiro-me por exemplo a Coimbra, que é uma cidade linda, com uma baixa apaixonante, um rio doce que se estende junto a ela, e umas colinas cravadas de casinhas deliciosas. No entanto, é facílimo sair do roteiro da cidade bela e darmos com pavilhões abandonados à beira rio, e com bairros contemporâneos de uma feiosidade e confusão que nada devem ao pior que há em Braga. Aliás, não conheço nenhuma entrada da cidade em que não se tenha que atravessar um qualquer bairro ou viaduto suburbano. E então eu pergunto-me, com que direito é que um conimbricence me impõe que aqui tudo são maravilhas, quando manifestamente não são, e um bracarense anda por todo o lado a falar tão mal da cidade, quando vive numa das mais apaixonantes cidades portuguesas?

Já o disse aqui várias vezes, a culpa da imagem negativa de Braga é exclusiva dos bracarenses, que são os primeiros a destruir a imagem da sua cidade que é das melhores cidades para se viver em Portugal, e com isto prejudicam os seus conterrâneos (como? menos investimento, menos turismo, menos curiosidade, mais preconceitos falaciosos). A máxima do "se eu não gostar de mim, quem gostará" é verdadeira em todas as situações, e os outros não podem gostar de Braga se os próprios bracarenses lhes manifestam tanto desprezo pela sua cidade.
É hora de mudar o discurso!

Mas pronto, já me alonguei no post que nem é muito adequado a este local.
ImagemImagem :FACEPALM: ImagemImagem
Mr Strangelet
Cardeal

Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm

Isso é que foi falar

Mensagempor ruigonzalvez » terça mai 22, 2012 7:58 am

concordo plenamente com o que disseste Strangelet.

Estudei em Aveiro, e sem duvida que Aveiro é uma cidade bonita, mas no tempo ue estive lá sentia muita falta de isto tudo, da cidade do dinamismo, da oferta, de tudo.

temos uma cidade com muita história, uma cidade que confronta duas realidades, por um lado toda a beleza de uma parte histórica com todo o dinamimo de uma cidade urbana, como poucas por este Portugal.

E digo mais ja fiz questão de trazer pessoal de Aveiro a conhecer a minha cidade, e ficaram rendidos á cidade, ao seu dinamismo, mesmo não tido tempo para motrar tudo em condições.

Por isso meus amigos toca a projectar a nossa cidade, em vez de a criticar.

Pois nao somos capital europeia da juventude por alguma coisa,
ruigonzalvez
Bispo

Registado: quarta jul 06, 2011 9:16 pm

Mensagempor Meireles88 » sábado Oct 27, 2012 6:27 pm

Desporto do Minho em Bracarae Desporto
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor Meireles88 » domingo nov 11, 2012 7:36 pm

Peço desculpa aos colegas braguistas, mas hoje espero que o meu sporting ganhe :P

Meireles88
Administrador

Mensagempor karlussantus » segunda nov 12, 2012 12:34 am

O "benfiquista" que já foi agredido por um sócio do Benfica, hoje prejudicou o Braga.

Imagem

:)
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor Meireles88 » segunda nov 12, 2012 12:56 am

karlussantus Escreveu:O "benfiquista" que já foi agredido por um sócio do Benfica, hoje prejudicou o Braga.

Imagem

Vi um fora de jogo mal anulado ao Sporting e vi um empurrão do Éder ao Schaars no golo anulado ao Braga.

Meireles88
Administrador

Mensagempor karlussantus » segunda nov 12, 2012 1:06 am

Meireles88 Escreveu:
karlussantus Escreveu:O "benfiquista" que já foi agredido por um sócio do Benfica, hoje prejudicou o Braga.

Imagem

Vi um fora de jogo mal anulado ao Sporting e vi um empurrão do Éder ao Schaars no golo anulado ao Braga.

Eu vi o Éder a ser empurrado 1º e só depois vai contra o jogador do Sporting. Golo limpo que o senhor de verde na imagem anulou! :D
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor Meireles88 » segunda nov 12, 2012 1:25 am

:drink: 1-0, Sporting com 10 pontos. Cooitáádinho do meu Sporting, deixa lá ficar com os 3 pontos :P

Meireles88
Administrador

Mensagempor karlussantus » segunda nov 12, 2012 1:36 am

Meireles88 Escreveu::drink: 1-0, Sporting com 10 pontos. Cooitáádinho do meu Sporting, deixa lá ficar com os 3 pontos :P

Afastou um adversário direto do Benfica! :D

Mas o Braga a seguir recebe o Porto... dois jogos tramados... em princípio vai ficar a 9 pontos do Porto, e pode ser apanhado pelo "pelotão".
Imagem
karlussantus
Administrador

AnteriorPróximo

Voltar para Desporto

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante