Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - [Guimarães]CED Cidade Europeia do Desporto 2013

[Guimarães]CED Cidade Europeia do Desporto 2013  

Espaço para a discussão do mundo desportivo.

[Guimarães]CED Cidade Europeia do Desporto 2013

Mensagempor Meireles88 » quarta jan 16, 2013 2:32 am

http://www.guimaraes2013.pt/

Imagem

Festival Ibérico de Natação Sincronizada (9 de fevereiro), Torneio Internacional de Polo Aquático (9 de março), Final Four da Taça de Portugal de Futsal (11 e 12 de maio) ou o Campeonato Europeu de Boccia (de 15 a 23 de junho) são alguns dos destaques da programação. Relembre-se que a primeira competição agendada é o torneio de Judo CED2013 - Um pódio para todos-, a 20 de janeiro.
No total, estarão envolvidas mais de 50 modalidades, contando com a participação ativa de 45 clubes desportivos, 10 federações, 16 associações desportivas regionais, seis universidades e 20 escolas. Passarão pela cidade berço mais de 20 mil atletas, treinadores e dirigentes, apoiados por mais de sete mil horas de voluntariado. Recorde-se que Guimarães 2013 lançou uma Bolsa de Voluntariado Desportivo, programa que procura voluntários experientes em eventos de caráter desportivo e com a vontade de promover a prática de desporto ao longo deste ano. Serão ainda utilizadas mais de 50 instalações desportivas e equipamentos públicos.
A programação da iniciativa - reconhecida pelo Governo português como sendo de interesse público - está dividida em cinco grandes áreas: Investigação e Conhecimento, Eventos Desportivos, Formação e Qualificação, Desporto e Cultura e Desporto para Todos. No âmbito da área Desporto e Cultura, destaque para a preparação da mostra - A História do Desporto em Guimarães-, que estará patente na Casa da Memória, no último trimestre de 2013 e que irá expor documentos e objetos marcantes no desporto do concelho. Os Jogos da Comunidade que pretendem dinamizar o desporto em cada uma das 69 freguesias, são uma das principais iniciativas da rubrica Desporto Para Todos. A Academia do Dirigente (programa de formação modular de três meses) ressalta de entre os vários eventos do quadro de Formação e Qualificação.
O próximo mês de fevereiro será igualmente preenchido. Destaque, desde logo, para a Conferência de Senadores, que reúne, a 1 de fevereiro, três referências do estudo e da investigação em Portugal, para um debate sobre o futuro do desporto nacional. A 25 e 26 de fevereiro, o Multiusos de Guimarães acolhe o Fórum de Treinadores de Futebol/Futsal, espaço de formação promovido pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol. Paulo Bento e Luiz Felipe Scolari, selecionadores de Portugal e Brasil, respetivamente, e Rui Vitória, treinador do Vitória SC, são três nomes já confirmados no âmbito desta iniciativa. O Estádio D. Afonso Henriques vai ainda ser o palco do jogo de futebol amigável entre as seleções de Portugal e do Equador, no dia 6 de fevereiro (20h45).
Abertura oficial acontece este sábado Agendada para este sábado, 19 de janeiro, às 18h30, no Multiusos de Guimarães, a cerimónia de abertura será um evento marcante. Guimarães não pára! é o nome do espetáculo de fusão, que convida a assistência a realizar uma viagem ao mundo do desporto e das modalidades desportivas, através da dança, artes circenses, acrobacia e ginástica. Ao longo de 150 minutos, sobem ao palco mais de 600 pessoas - entre atletas, ginastas, bailarinos, músicos e figurantes- , para celebrar o desporto e a sua história no concelho vimaranense. Os bilhetes estão já esgotados.
Recorde-se que, no total, são nove as cidades europeias que, em 2013, ostentam este título. Guimarães junta-se às cidades italianas de Cremona, Modena, Alba e Reggio Calábria, às espanholas Lorca, Castelldefels e Estepona, e à britânica Lisburn. As comitivas destes municípios comprometem-se a fazer parte de um modelo europeu que visa melhorar o bem-estar dos cidadãos e as infraestruturas das cidades, mantendo-se como exemplos positivos e éticos desta política social.


@Site Oficial

Programa da Cidade Europeia Desporto 2013

O Multiusos de Guimarães foi palco, hoje de manhã, da cerimónia de apresentação do programa, ainda incompleto, da Guimarães Cidade Europeia do Desporto (CED) 2013, cuja cerimónia de abertura terá lugar este sábado, na cidade-berço. Amadeu Portilha, presidente da Comissão Executiva e vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, foi o principal orador da cerimónia, que contou com as presenças de várias figuras do desporto, destacando-se Neno e Dulce Félix. « Eis algumas das iniciativas - Cerimónia de abertura, a ter lugar sábado, no Multiusos de Guimarães, com mais de 700 participantes - Festival Ibérico de Natação Sincronizada - Torneio Internacional de Pólo Aquático - Final Four da Taça de Portugal em futsal - Campeonato Europeu de Boccia - Festa Internacional de Ginástica - Open de Ténis de Guimarães, que será «o segundo maior de Portugal e irá trazer à cidade grandes figuras do ténis», destacou Amadeu Portilha - Primeira meia-maratona de Guimarães - Portugal-Espanha em andebol - Portugal-Equador, em futebol (6 de fevereiro) - Jogo de rugby entre Portugal-seleção Europa - Torneio com Vitória, Moreirense e duas equipas estrangeiras (inserido nas Gualterianas) - Guimarães Cup Bilhar - Nacional Atletismo. A CED inicia-se sábado, com um espetáculo no Multiusos de Guimarães, para a qual os bilhetes estão já esgotados.

@Diário do Minho
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Avatar do Utilizador
Meireles88
Administrador
 
Mensagens: 3098
Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Voltar para Desporto

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante