Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - AGERE

AGERE  

Espaço para a discussão sobre temas da nossa sociedade e política.

AGERE

Mensagempor braga37 » terça mar 24, 2009 8:17 am

Tópico para falar de assuntos relacionados com a AGERE

Reduzir as tarifas de ligação à rede de saneamento em 50% para quem vive nas zonas rurais do concelho é o próximo objectivo da Agere. A medida foi avançada ontem, durante a apresentação da nova ima- gem da empresa, pelo presidente da câmara municipal, na qualidade de presidente do conselho de administraçao.
“Temos uma tarifa única na ligação à rede de saneamento, mas tem que haver diferença nas zonas rurais”, justificou Mesquita Machado, garantindo que vai propor ao conselho de administração da Agere “a redução em 50% do valor e a possibilidade de pagamento em prestações sem juros”.
Esta proposta deve-se ao facto “de se ter introduzido os colectores nas aldeias e as pessoas não ligarem por falta de dinheiro”.

Parceiros privados

Mesquita Machado sublinhou, ainda, as vantagens dos parceiros privados na Agere, realçando depois o benefício para o concelho que é o facto da Agere estar fora dos sistemas de águas intermunicipais que vão ter as suas tarifas de água mais caras por decisão do Governo.
O presidente da autarquia e do conselho de administraçao da Agere, que falava na cerimónia de apresentação pública da nova imagem da empresa de águas efluentes e resíduos de Braga, assegurou que a Agere não se ficou pela mudança da imagem ao fim de 10 anos. “É preciso prestar cada vez mais um melhor serviço, porque à partida, o consumidor tem sempre razão”.

Saneamento no concelho a 100% antes do Verão

O administrador executivo da Agere, Nuno Ribeiro mostrou-se satisfeito com o trabalho desenvolvido nos últimos 10 anos, garantindo que a água não vai aumentar. “Temos a tarifa mais baixa do país e com água de qualidade”, fez questão de lembrar.
Nuno Ribeiro aproveitou, também, para fazer um balanço do trabalho realizado pela empresa até agora. “Ano passado poupámos 400 mil m3 de água e, este ano, já poupámos 100 mil m3”, adiantou. A nível de saneamento, informou aquele responsável, “fizeram-se mais duas ETAR’s e faltam concluir a de Priscos e de Crespos. Além disso, fizeram-se já 800km de rede de água e o concelho está coberto a 100%, por isso, “só não tem água quem não quer”. Já a nível do saneamento, Nuno Ribeiro assegurou que antes do Verão o concelho fica todo coberto.
Em relação à recolha de lixo, o administrador salientou que em 2002 chegavam 220 toneladas por dia ao aterro e hoje chegam 50 a 60 toneladas, isto “só foi possível com a aposta na reciclagem e a colocação de ecopontos em todo o concelho”.

@CM
Avatar do Utilizador
braga37
Cardeal
 
Mensagens: 5194
Registado: quarta fev 27, 2008 7:06 pm
Localização: Braga

Agere cobra aos bracarenses serviços que não presta

Mensagempor braga37 » segunda abr 20, 2009 9:43 am

Agere cobra aos bracarenses serviços que não presta

Imagem

A Agere, empresa responsável pelas redes públicas de água e saneamento de Braga, está a cobrar taxas por serviços que não disponibiliza. A denúncia feita por um munícipe já foi admitida como «possível» pelo administrador, que confessa haver outras injustiças relacionadas com os valores das taxas e tarifas que a Agere aplica. Nuno Ribeiro defende a necessidade de revisão dos critérios que estão a penalizar os bracarenses.

@DM
Avatar do Utilizador
braga37
Cardeal
 
Mensagens: 5194
Registado: quarta fev 27, 2008 7:06 pm
Localização: Braga

Re: Agere cobra aos bracarenses serviços que não presta

Mensagempor 22vasco22 » segunda abr 20, 2009 10:38 am

que taxas e que serviços se esta a falar?
Imagem
22vasco22
Arcebispo
 
Mensagens: 668
Registado: quarta mar 04, 2009 7:30 pm

Re: Agere cobra aos bracarenses serviços que não presta

Mensagempor CesarGomes » segunda abr 20, 2009 1:43 pm

Deve de ser do saneamento.
Existe muita gente que não tem saneamento, mas tens água, e Agere cobra os dois serviços.
Avatar do Utilizador
CesarGomes
Cardeal
 
Mensagens: 3263
Registado: domingo fev 17, 2008 9:54 pm
Localização: Braga

Re: Agere cobra aos bracarenses serviços que não presta

Mensagempor cheguevara » segunda abr 20, 2009 9:16 pm

já á muito tempo que esse tipo de taxas são cobradas...deixaram de poder cobrar a taxa do contador da água, agora inventam uma taxa qualquer, com um valor aproximado e pimba, paga português!
Enfim...é o dia-a-dia de um portuguÊs que não pode faltar aos impostos!

CUmps
Ché*
“Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um Revolucionário.”
Avatar do Utilizador
cheguevara
Bispo
 
Mensagens: 128
Registado: sexta mar 27, 2009 3:03 pm

Re: Agere: Tarifas de ligação mais baratas

Mensagempor jcmarques » quinta mai 21, 2009 2:58 pm

não sei se criar melhor um topico, mas alguem me pode explicar como eu consigo ler e perceber uma factura da Agere, principalmente as alineas que se referem ao consumo do Agua?? alguem sabe?? podia ir a Agere ou telefonar, mas tenho a perspectiva que não vou ser bem atendido... digo eu
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
jcmarques
Cardeal
 
Mensagens: 2463
Registado: terça abr 22, 2008 8:48 am
Localização: Braga

Re: Agere: Tarifas de ligação mais baratas

Mensagempor braga37 » quinta mai 21, 2009 5:21 pm

jcmarques Escreveu:não sei se criar melhor um topico, mas alguem me pode explicar como eu consigo ler e perceber uma factura da Agere, principalmente as alineas que se referem ao consumo do Agua?? alguem sabe?? podia ir a Agere ou telefonar, mas tenho a perspectiva que não vou ser bem atendido... digo eu


Ora faz um print a ver se eu consigo explicar! ;)
Avatar do Utilizador
braga37
Cardeal
 
Mensagens: 5194
Registado: quarta fev 27, 2008 7:06 pm
Localização: Braga

Re: AGERE

Mensagempor Duarte » terça dez 21, 2010 7:46 pm

Agere “surpreende” devedores cortando água em vésperas de Natal

A Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga (Agere) desencadeou uma vasta operação junto dos clientes em situação de incumprimento, que culminou com a suspensão do serviço de abastecimento de água em muitas habitações de todos os bairros sociais propriedade da autarquia bracarense.

@DM

----------------------------------------------------------------------------------------------

Muito bem feito! :)
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5087
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: AGERE

Mensagempor Duarte » quinta set 08, 2011 1:59 pm

AGERE avança com obras de quase seis milhões

Se não houver reclamações ou entraves aos concursos públicos, tudo indica que a AGERE - Empresa Municipal de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga vai arrancar, ainda este ano, com dois projectos, cujo valor atinge quase os seis milhões de euros.
O prazo de entrega de propostas do concurso público para a obra de Desinfecção por Ultra-Violeta nas ETAR’s de Frossos e Palmeira termina hoje e para a construção da nova Estação de Lagunagem de Ruães, em Mire de Tibães, acaba no próximo domingo.

Sobre o projecto de Desinfecção por Ultra-Violeta, o presidente do conselho de administração daquela empresa municipal, Nuno Alpoim, garantiu que “com este processo pode-se fazer a desinfecção do efluente total, permitindo uma qualidade muito superior”. Além disso, acrescentou aquele responsável vai ser possível reutilizar essa água. “A Agere é o maior consumidor da Agere, gasta-se uma quantidade brutal de água, por isso, este tipo de tratamento vai permitir enormes poupanças com a reutilização dessa água”.

Este projecto, avaliado em um milhão e 700 mil euros, “vai melhorar, claramente, a qualidade do efluente do rio Cávado e vai permitir reutilizar a água, ou seja vai haver redução dos custos e melhoramentos a nível ambiental”, frisou.
Até porque, como já Nuno Alpoim referiu diversas vezes, “o facto de a empresa actuar num quadro de monopólio natural não a impede de tentar níveis de excelência”.

Aqui, o presidente da administração dá como exemplo, a propósito, o indicador de perdas de água na rede pública de abaste-cimento como uma “referência internacional”. “Um indicador entre 18 e 20 por cento de perdas de água é uma referência em termos internacionais”, precisou.
Dados revelados, entretanto, pela própria empresa municipal apontam para uma redução das perdas de água superior a um milhão e 300 mil metros cúbicos nos últimos cinco anos.

A Agere tem entre mãos outra obra, orçada em quatro milhões de euros, cujas candidaturas podem ser apresentadas até ao próximo domingo.
“O objectivo desta obra é a substituição da central de tratamentos de Ruães. A central de Lagunagem está muito envelhecida tecnologicamente e o que vai ser efectuado é a construção de uma nova central tecnologicamente mais avançada e respeitando todos os parâmetros a nível ambiental”, justificou o representante da empresa municipal.

O objectivo passa, também, por “proteger a albufeita de Ruães”, explicou Nuno Alpoim.
A Estação de Lagunagem de Ruães, inaugurada em Fevereiro de 2004, foi o último dos quatro sistemas de lagunagem previstos no plano de investimentos para o concelho.
A estação, que compreende a colecta das freguesias de Merelim S. Paio, Mire de Tibães, Padim da Graça, Panoias, S. Pedro de Merelim e Parada de Tibães, implicou, na altura, um investimento de três milhões e 500 mil euros, suportados em 64,8 por cento pelos Fundos de Coesão. O restante ficou a cargo da Câmara Municipal de Braga, através da Agere.

Nuno Alpoim: “Não se pode esperar eternamente pelos fundos comunitários”

A importância e necessidade das obras de Desinfecção por Ultra-Violeta das ETAR’s de Frossos e Palmeira e a construção da Central de Lagunagem de Ruães, em Mire de Tibães, orçadas em cinco milhões e setecentos mil euros, levaram a Agere - Empresa Municipal de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga a avançar sem ter garantias dos fundos comunitários.

“Não podemos esperar eternamente pelos fundos comunitários”, justificou o presidente do conselho de administração, assegurando que “logo que haja oportunidade da empresa candidatar-se a algum financiamento vai fazê-lo”.
Até lá, a empresa municipal “vai assumir fincanceiramente as obras”, esperando começar as empreitadas ainda este ano.

@CM


Uma estação inaugurada em 2004 que já precisa de ser substituída... :roll:
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5087
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: AGERE

Mensagempor El Salvador » quarta Oct 15, 2014 3:34 pm

Agora sim Braga e uma cidade digital.
Os sites de empresas e departamentos do universo municipal interagem com o utente dum modo nunca pensado no tempo de Mesquita Machado. parabens.
http://www.agere.pt/web1/zp/tpl1/id1/po ... tegoria=43
El Salvador
Arcebispo
 
Mensagens: 1426
Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm


Voltar para Sociedade e Politica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante