Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Banca de Jornais - Capas e Notícias

Banca de Jornais - Capas e Notícias  

Espaço para a discussão sobre temas da nossa sociedade e política.

Vila Verde: Animais receberam a bênção

Mensagempor braga37 » segunda jun 08, 2009 9:25 am

Nem o temporal invernal que ontem se abateu sobre Sto. António de Mixões da Serra, em Valdreu, Vila Verde, impediu o cumprimento da tradição, e nenhum dos milhares de devotos arredou pé do santuário até os seus animais terem recebido a respectiva bênção.

O Santuário de Santo António estava, ontem, repleto de fiéis, vindos dos concelhos de Vila Verde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Terras de Bouro, entre muitos outros.
“Hoje pedimos protecção a Santo António para os nossos animais, para os nossos jovens e para a nossa pátria”, assim dirigiu a sua prece o padre António Marques.

Uma grande parte fez-se acompanhar dos seus animais, outros vieram viver mais uma romaria. Mas todos vieram com um objectivo comum: agradecer ao santo as dádivas concedidas ao longo de todo o ano.
Antigamente era o gado bovino que mais abundava por aquelas paragens, mas hoje em dia o cavalar é o que mais se vê cumprir a tradição. Um facto sintomático do estado em que se encontra a agricultura - fruto do abandono das terras.

Protecção divina

Na homilia, o padre recordou a história daquele santuário - mandado erguer por pastores em 1909, que foi primeiro uma capela, sendo anos depois reconvertido em satuário, para honrar e prestar culto a Santo António.
A devoção ao santo já bem do século XVII, estendendo-se até aos dias de hoje, depois da protecção dada aos habitantes e aos animais daquelas terras minhotas numa época em que a peste e os lobos dizimavam tudo.
Ontem, mais uma vez, cumpriu-se o ritual e no final da missa, os animais que ali foram levados pelos seus proprietários receberam a bênção.

Gado cavalar foi o mais abundante na romaria

Poucos foram os espécimes bovinos que, ontem, estavam no Santuário de Santo António de Mixões da Serra, em Valdreu, Vila Verde, para receber a bênção e protecção divina. Mas, um agricultor de Vale, Arcos de Valdevez trouxe, pela primeira vez, uma das suas quatro vacas barrosãs.

“Eu costumo vir aqui todos os anos, mas desta vez vim cumprir uma promessa ao Santo António, porque a minha vaca tinha deixado de dar leite e eu pedi ao santo e ele ajudou-me a ultrapassar o problema”, resumiu o agricultor arcuense, acompanhado da sua barrosã, trazida ali propositadamente para receber a sua bênção.

De entre o gado que mais abundava, ontem, naquele santuário, era o cavalar o que mais se destacava numericamente.
Alípio Fernandes, 40 anos, e José Fernandes, 29 anos, vieram de Estromil, Vila Verde, para abençoar os seus cavalos.
“Eu tenho vindo aqui todos os anos e enquanto puder, virei sempre”, garantiu ao jornal ‘Correio do Minho’.

Uma intenção partilhada pelo vizinho da terra, José Fernandes, que sublinhou que a festa é, também, “um local de encontro entre as pessoas destas terras”.
Menos feliz este ano estava Carlos Varandas, de Távora Santa Maria, Arcos de Valdevez, que devido a um acidente não pode levar os seus garranos à romaria. “Mas para o ano cá estarei”.

@CM
Avatar do Utilizador
braga37
Cardeal
 
Mensagens: 5194
Registado: quarta fev 27, 2008 7:06 pm
Localização: Braga

Vila Verde: Festa de Santo António “de todos e para todos”

Mensagempor braga37 » segunda jun 08, 2009 9:25 am

Estão ‘aí à porta’ as Festas Concelhias de Vila Verde que prometem cinco dias de muita animação no centro da vila.
As festas exibem as mais puras tradições populares, usos e costumes, numa verdadeira aposta no mundo rural, em todas as suas dinâmicas.

A participação da maioria das associações culturais, recreativas e desportivas do município vilaverdense, assim como de todos os ranchos/grupos folclóricos da área geográfica do concelho, e das crianças e jovens de todos os estabelecimentos escolares dos diversos níveis de ensino, tornam as festividades um evento concelhio de todos e para todos.
Cerca de 10 mil crianças e jovens das 58 freguesias dão um colorido especial à festa dedicada a Santo António, que arranca quarta-feira e se prolonga até ao dia 14 de Junho.

Estima-se que as últimas edições das das festas concelhias tenham contado com a presença de mais de 100 mil pessoas na Praça de Santo António, avança a organização do evento, a cargo da Câmara Municipal de Vila Verde e empresa municipal Proviver, que contam ainda com o apoio do comércio local.

Para além da Praça de Santo António, as festas desenvolvem-se na área periférica. Na Praça da República os visitantes poderão encontrar as tasquinhas e a venda ambulante, no Campo da Feira o parque de diversões, na praça de Lohmar as bandas filarmónicas e na Praça do Município a exposição de carros antigos.
As corridas de cavalos, os torneios e os jogos populares completam o evento.

@CM
Avatar do Utilizador
braga37
Cardeal
 
Mensagens: 5194
Registado: quarta fev 27, 2008 7:06 pm
Localização: Braga

Famalicão: Milhares nas marchas infantis

Mensagempor braga37 » segunda jun 08, 2009 9:26 am

As Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão, que arrancaram no sábado, recebem amanhã os mais novos naquelas que são as ‘Antoninas Infantis’, que saem à rua a partir das 14.30 horas.
Mais de 2500 crianças do ensino pré-escolar e das escolas do 1.º ciclo do concelho irão concentrar-se na Avenida 25 de Abril seguindo o percurso pela Rua Adriano Pinto Basto, Alameda D. Maria II, Rotunda D. Sancho I, Avenida de França e terminando nas Piscinas Municipais, onde será distribuído um lanche, oferecido pelo município, a todos os figurantes.

Com os arquinhos empoleirados, as crianças trajam a rigor espalhando alegria, cor e fantasia por toda a cidade. ‘Santo António e os Astros’ é o mote das marchas deste ano.
Desde há vários meses que as educadoras, encarregados de educação e crianças de 50 instituições de ensino trabalham na confecção de roupas e adereços.

No jardim-de-infância de Abade de Vermoim, o ambiente é de grande alegria e entusiasmo. De acordo com a coordenadora Salette Pereira, “as crianças estão muito entusiasmadas e ansiosas por desfilar” nas marchas infantis.
Refira-se que as Festas Antoninas de Famalicão, que começaram no sábado, terminam no próximo domingo.

O ponto alto das festividades é a grande noitada de Santo António, que acontece de sexta-feira para sábado, com as marchas populares. Cinco associações participam pela primeira vez nas marchas. Entre elas estão as freguesias de Lagoa, Oliveira S. Mateus, os escuteiros de Ruivães, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Riba D’Ave e as Urbanizações Municipais de Lousado e Fradelos.

O desfile, que é considerado o momento mais emblemático das festividades conta com a participação de treze marchas, quase o dobro das que participaram no ano passado.
O grande concerto das Antoninas 2009, coloca este ano em destaque as actuações dos Anjos, Orishas e Santos e Pecadores.

Os Anjos sobem ao palco terça-feira, a partir das 22 horas, no Estádio Municipal de Famalicão. Segue-se a actuação da banda cubana Orishas.
Caberá à banda de Olavo Bilac, Santos e Pecadores, o encerramento das festividades, no dia 13 de Junho, a partir das 21.30 horas no estádio.
A entrada é livre.

@CM
Avatar do Utilizador
braga37
Cardeal
 
Mensagens: 5194
Registado: quarta fev 27, 2008 7:06 pm
Localização: Braga

Homem encontrado morto em Moreira

Mensagempor braga37 » terça jun 23, 2009 10:08 am

Na sequência de uma chamada telefónica para o Posto Territorial da GNR de Lordelo, por alegados desacatos familiares numa habitação, uma patrulha deslocou-se à Rua de Silvares, na freguesia de Moreira de Cónegos.

Quando os militares chegaram ao local depararam-se com o cadáver de um homem de 54 anos, “que apresentava ferimentos no pescoço”, alegadamente provocados por uma arma branca, disse ao ‘Correio do Minho’ fonte da GNR.

O corpo terá sido encontrado no interior da habitação, onde se encontravam mais três pessoas, entre elas a esposa e dois enteados.
A GNR de Lordelo foi alertada cerca das 23 horas de domingo.

Ao local acorreu ainda a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Guimarães e os Bombeiros Voluntários de Vizela, que transportaram o corpo à unidade de Guimarães do Centro Hospitalar do Alto Ave.

O caso foi participado à Polícia Judiciária de Braga, para onde foram conduzidos a esposa e os enteados para interrogatório.
As causas e as circunstâncias que levaram à morte do homem de 54 anos continuam a ser investigadas pelos inspectores da Polícia Judiciária.

@CM
Avatar do Utilizador
braga37
Cardeal
 
Mensagens: 5194
Registado: quarta fev 27, 2008 7:06 pm
Localização: Braga

Banca de Jornais - Capas e Notícias

Mensagempor CHRIS86 » terça ago 18, 2009 11:31 am

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
CHRIS86
Arcebispo
 
Mensagens: 879
Registado: terça Oct 14, 2008 11:53 am
Localização: Braga

Mensagempor DoctorDre » terça ago 18, 2009 11:49 am

Gosto particularmente da imparcialidade/igualdade de direitos dos jornais desportivos... enfim...
Imagem
Avatar do Utilizador
DoctorDre
Administrador
 
Mensagens: 4267
Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm
Localização: AMB

Mensagempor CHRIS86 » terça ago 18, 2009 11:58 am

Acho que já estamos todos habituados, infelizmente é assim. É o que vende.
CHRIS86
Arcebispo
 
Mensagens: 879
Registado: terça Oct 14, 2008 11:53 am
Localização: Braga

Re: Capas de Jornais

Mensagempor asterisco » terça ago 18, 2009 12:01 pm

O campeonato empata todo, menos uma equipa. Aparece num dos jornais? Nahh
Avatar do Utilizador
asterisco
Cardeal
 
Mensagens: 2203
Registado: quarta mar 11, 2009 10:28 pm
Localização: Braga

Re: Capas de Jornais

Mensagempor Duarte » terça ago 18, 2009 9:03 pm

Aparece na capa do "O Jogo" no cantiiiiinho inferior direito :D
Enfim, já estámos habituados a isto -.-"
Bom tópico CHRIS86 :good:
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5088
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Capas de Jornais

Mensagempor DoctorDre » quarta ago 19, 2009 1:27 am

Duarte Escreveu:Aparece na capa do "O Jogo" no cantiiiiinho inferior direito :D
Enfim, já estámos habituados a isto -.-"
Bom tópico CHRIS86 :good:

:ROFL: Nem consigo ler! :P
Imagem
Avatar do Utilizador
DoctorDre
Administrador
 
Mensagens: 4267
Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm
Localização: AMB

Re: Capas de Jornais

Mensagempor Duarte » quarta ago 19, 2009 7:25 pm

andre_carneiro Escreveu:
Duarte Escreveu:Aparece na capa do "O Jogo" no cantiiiiinho inferior direito :D
Enfim, já estámos habituados a isto -.-"
Bom tópico CHRIS86 :good:

:ROFL: Nem consigo ler! :P

Nem eu :D
Mas sei que está lá :lol:
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5088
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Capas de Jornais

Mensagempor CHRIS86 » quinta ago 20, 2009 11:16 am

20 Agosto 2009

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
CHRIS86
Arcebispo
 
Mensagens: 879
Registado: terça Oct 14, 2008 11:53 am
Localização: Braga

Mensagempor DoctorDre » quinta ago 20, 2009 11:42 am

Eu estou em crer que o Nacional tb joga hoje!

Ah joga mm e só com o Zenit!
Imagem
Avatar do Utilizador
DoctorDre
Administrador
 
Mensagens: 4267
Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm
Localização: AMB

Re:

Mensagempor CHRIS86 » quinta ago 20, 2009 12:28 pm

andre_carneiro Escreveu:Eu estou em crer que o Nacional tb joga hoje!

Ah joga mm e só com o Zenit!

Os clubes de Lisboa é que são importantes... as capas em 80% dos casos são sobre o benfica ou sporting, de vez enquando lá vem uma capita do porto, dos outros clubes nacionais ou outras modalidades? Não vende. :x
CHRIS86
Arcebispo
 
Mensagens: 879
Registado: terça Oct 14, 2008 11:53 am
Localização: Braga

Mensagempor DoctorDre » quinta ago 20, 2009 12:30 pm

É impressionante... n'O jogo nem uma caixinha aparece!

Mas o que mais irrita é que depois, dentro é capaz de vir uma carrada de páginas (só para encher claro) mas a capinha... lá vêm os três estarolas!
Imagem
Avatar do Utilizador
DoctorDre
Administrador
 
Mensagens: 4267
Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm
Localização: AMB

Próximo

Voltar para Sociedade e Politica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron