Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Reorganização das Freguesias de Braga

Reorganização das Freguesias de Braga  

Espaço para a discussão sobre temas da nossa sociedade e política.

Reorganização das Freguesias de Braga

Mensagempor mpb88 » domingo Oct 17, 2010 6:27 pm

Para reduzir a despesa do País tem-se apontado como medida a Reorganização das Freguesias dos Concelhos, fala-se em acabar com as freguesias com menos de 1000 habitantes ou mais. Várias pessoas o tem sugerido em fóruns e outros sites onde pedem aos Portugueses ideias, medidas, para reduzir a despesa do País. Pessoalmente estou de acordo pois penso que o número de Freguesias nos nossos Concelhos não faz sentido, existem muitas freguesias para tão poucos habitantes. Só em Braga existem 20 freguesias com menos de 1000 habitantes(Censos2001). E nos concelhos vizinhos o cenário deve ser bem pior, como por exemplo em Barcelos ou Guimarães. Pois seguem a mesma tendência e ao terem maior área territorial e menos habitantes, o número de freguesias com menos de 1000 habitantes deve ser bem superior ao de Braga. Eu acho um absurdo existirem 62 freguesias para 160 mil habitantes. Sou da opinião que se devem reorganizar as freguesias com menos de 2000 habitantes. Poupa-se muito dinheiro e no final a população dessas freguesias fica a ganhar. Só em salários dos Presidentes de Junta poupam-se centenas de milhões de euros se isto fosse aplicado a nível nacional. Com esse dinheiro abatia-se ao défice e tambem poderia ser usado para investimento nessas freguesias. Os edificios das Juntas que fossem extintas seriam vendidos ou aproveitados para valências que as novas freguesias necessitassem. Bem como os custos operacionais de cada Junta de Freguesia, exemplo os telefones, computadores, impressoras, papel....

Actualmente Braga tem 62 Freguesias:

Imagem

Destas 62, 20 tem menos de 1000 habitantes, e 21 tem mais de 1000 e menos de 2000 habitantes.

A minha opinião era:

Imagem

No total Braga ficava com 31 Freguesias (Redução de 50%). Ficava-mos ainda com 5 Freguesias com mais de 2000 habitantes e menos de 3000 habitantes:

Imagem

NOTA: Não alterei nem contabilizei nas contas a Freguesia de Lamaçães pois nesta última década foi a Freguesia em Braga que mais cresceu e já deve ter no minimo o dobro da sua população. Teremos de esperar pelos Censos de 2011 para saber ao certo a sua população total.

E vocês? Tem opinião sobre o tema? Faziam alguma alteração/correcção?
mpb88
Presbitero

Registado: domingo mai 03, 2009 2:37 pm

Re: Reorganização das Freguesias de Braga

Mensagempor AntonioPinto » domingo Oct 17, 2010 6:40 pm

Compreendo e até sou de acordo com isso!
Mas se isso for realmente proposto, temos o fim do mundo em cuecas :D

"NOSS JUNTARMO-NOS A PRISCOS!!??!?! NADA DISSO! SOMOS INDEPENDENTES E MAIS NAO SEI O QUE!!"

PS - usei priscos como exemplo por ser onde vivo ;) , podia ser mto bem outra
Imagem
AntonioPinto
Administrador

Registado: sexta Oct 31, 2008 3:46 pm

Mensagempor CesarGomes » domingo Oct 17, 2010 10:55 pm

A ideia é boa, e a defendo.
Mas a tua proposta é que está um pouco mal conseguida. Oliveira com Escudeiros? Oliveira está muito, de longe, mais ligada a Tebosa e Priscos, como também às freguesias de Sezures e Arnoso já em Famalicão. Depois a ideia de um nome de uma freguesia prevalecer é má, na minha opinião. A prevalecer, prevaleceria a freguesia mais antiga, com história e identidade. Por exemplo o caso Ruílhe, Ruílhe é recente e só desenvolveu nos últimos 50 anos, Padre David e Alfacoop. Arentim é a freguesia mais antiga. O mesmo para Tadim, Vilaça é recente. Então e S. Lázaro, este é um verdadeiro tiro no pé, uma das freguesias mais recentes, desmembramento de S. Victor, sem história nem identidade. Sé, Cividade e S. João do Souto juntas porque possuem a mesma identidade e história.
É necessário ter atenção a estes pormenores. Celeirós, Figueiredo e Aveleda foram desanexadas a Vimierio, é simples volta-se a unir.

Aliás não é preciso inventar muito. Há já muitos anos, já desde do tempo da ditadura, existe agrupamento de freguesias para serviços. Neste caso o mais se adequa são os centros de saúde e escolas de ciclos 2+3, tendo em atenção o número de habitantes pretendido por freguesia. E neste sentido, o centro de saúde de Tebosa, pegando no exemplo anterior, serve Oliveira e Priscos, mas também Sezures e Arnoso St. Maria. Recentemente foi criado um centro de saúde em Arnoso, não por necessidade, mas por ser freguesia de concelho diferente! :S
CesarGomes
Cardeal

Registado: domingo fev 17, 2008 9:54 pm

Mensagempor El Salvador » segunda Oct 18, 2010 6:41 pm

Eu conheço mal as questões de maior ou menor afinidade entre freguesias rurais. Apenas me parecem-me casos resolvidos Merelim e Este.

Concordo que S. Lázaro e S. Vicente são desmenbramentos de S. Victor daí juntar só o casco histórico mais antigo (Sé+Cividade+S. João de Souto).
Durante um período alargado de tempo podiam ser consideradas agrupamentos de freguesias tipo Lamaçães-Fraião. Estruturas físicas como Sedes de Junta podiam pelo menos nos agrupamentos mais populosos manter-se durante esse período sendo que os orgãos eleitos eram só um.

Era preferível tomar a iniciativa a nível local que um dia destes receber uma reestruturação feita num qualquer 10.º andar em Lisboa.

Nas propostas de agrupamentos por número de habitantes não esquecer que S. João de Souto tem 20 hectares mas uma média de hab/km2 elevada.

Maximinos-Ferreiros é um agrupamento que cada vez faz mais sentido dada a cada vez maior dificuldade em perceber a fronteira entre ambas.
El Salvador
Arcebispo

Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Mensagempor El Salvador » segunda Oct 18, 2010 6:55 pm

Consta que em Guimarães há um plano de reestruturação em estado muito adiantado. Consiste em fundir todas as freguesias numa só. Abandonada a ideia de se chamar do berço ou da fundação começa a ganhar força a ideia de freguesia de Guimerdães.

Com 240Km2 e 160.000 habitantes seria a nova terceira cidade mais populosa e de longe a maior do país. Finalmente livres de Braga.

ARRIBA ESPAÑÑÑÑÑA!!!!!
El Salvador
Arcebispo

Mensagempor mpb88 » sábado Oct 23, 2010 7:57 pm

El Salvador Escreveu:Era preferível tomar a iniciativa a nível local que um dia destes receber uma reestruturação feita num qualquer 10.º andar em Lisboa.

É esta a ideia do tópico.
mpb88
Presbitero

Mensagempor DoctorDre » segunda Oct 25, 2010 8:56 pm

É uma ideia engraçada, principalmente no que toca à diminuição dos gastos estatais com pessoal/infra-estruturas mas acho que será inviável simplesmente por bairrismo e história... não me parece que freguesias com centenas de anos aceitem se fundir com as suas vizinhas e em alguns casos rivais.

Uma ideia alternativa é fazer agrupamentos: um pouco à imagem do que acontece com os hospitais agora, mantém-se os hospitais originais mas todos administrados por apenas uma direcção! No caso das freguesias poder-se-ia juntar várias sedes num só gabinete ou junta, mantendo sempre os seus limites geográficos mas repensando a autonomia de cada administração!
Imagem
DoctorDre
Administrador

Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm

Mensagempor Duarte » quarta Oct 27, 2010 10:40 am

Esta ideia sempre a defendi, porque se o governo acaba com escolas para poupar dinheiro também podia acabar com juntas de freguesia.. No entanto penso que a população nunca iria aceitar.. O melhor mesmo era manter os nomes da freguesias e criar "juntas de governamentação" que gerissem várias freguesias, acabando com o actual sistema de cada freguesia ter a sua junta. Com os edifícios que sobrassem das juntas dá para fazer centro culturais, sedes recreativas, ginásios etc..

A actual situação acho péssima, 62 homens a puxar a brasa à sua sardinha... :dirol:
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor DoctorDre » quarta Oct 27, 2010 6:29 pm

Duarte Escreveu:Esta ideia sempre a defendi, porque se o governo acaba com escolas para poupar dinheiro também podia acabar com juntas de freguesia.. No entanto penso que a população nunca iria aceitar.. O melhor mesmo era manter os nomes da freguesias e criar "juntas de governamentação" que gerissem várias freguesias, acabando com o actual sistema de cada freguesia ter a sua junta. Com os edifícios que sobrassem das juntas dá para fazer centro culturais, sedes recreativas, ginásios etc..

A actual situação acho péssima, 62 homens a puxar a brasa à sua sardinha... :dirol:

Claro... no nosso concelho não seria uma enorme poupança, mas num quadro nacional já seria significativo!
Imagem
DoctorDre
Administrador

Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm

Mensagempor mpb88 » quinta jan 20, 2011 7:10 pm

mpb88
Presbitero

Mensagempor El Salvador » terça jan 25, 2011 4:48 pm

Lisboa já começou e já acabou. Não fosse alguma comunicação social e nem se tinha dado por ela. Depois o pessoal queixa-se da protecção ao Sul mas é verdade que eles dão o exemplo de simplificar as coisas. Para quem disse que no Concelho de Braga não há grandes poupanças lembro só um pormenor: 62 freguesias são 62 cemitérios. Faz algum sentido?

Para mais quanto mais urbanas forem as freguesias adjacentes â cidade menos as pessoas se sentem duma freguesia. Eu tenho casa em Lamaçães e sinto cada vez mais que moro em Braga. Braga tem que começar a pensar num segundo cemitério alternativo ao Monte de Arcos. Mas onde se faz com o espírito sou de Gualtar, Nogueiró, Lomar etc?
El Salvador
Arcebispo

Mensagempor Meireles88 » quarta jan 26, 2011 12:26 am

O cemitério de Gualtar já tá a ser ampliado e tem muito monte por onde ampliar! Era uma alternativa! E já reduziam em muito o número de freguesias. Isso de 62 freguesias 62 cemitérios não é bem assim. No centro histórico tens bastantes freguesias e só tens um cemitério!
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor mpb88 » quarta jan 26, 2011 8:09 pm

Não penso que os cemitérios sejam problema, (deixem lá os mortos descansar em paz) o que me faz confusão são 62 Juntas de Freguesia, 62 Presidentes a receber ordenado que poderia ser aproveitado esse dinheiro para outras coisas. E se já tivessemos reduzido as freguesias a metade à uns 5 anos atrás o MM já não tinha gasto tanto dinheiro a construír sintéticos em todas as freguesias para ganhar as eleições. E muitos outros exemplos em que se pouparia muito dinheiro para gastar noutras coisas.
mpb88
Presbitero

Mensagempor Linguas » quarta jan 26, 2011 8:37 pm

Não acho que essa dos sintéticos mudasse. A fusão de freguesias não implicaria a fusão de clubes nem o desaparecimento de alguns dos campos da cidade. O clube X ia sempre querer sintético, porque o clube Y da mesma nova freguesia também tinha.
Linguas
Moderador

Registado: domingo mai 31, 2009 2:22 pm

Mensagempor Duarte » quarta jan 26, 2011 9:39 pm

O problema mesmo, é que são 62 tachos para "boys".
Com a redução também se poderia aproveitar edifícios de juntas para outras coisas que já referi em cima. Também era mais fácil para a cidade crescer como um todo.
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Próximo

Voltar para Sociedade e Politica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes