Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)  

Espaço para a discussão sobre temas da nossa sociedade e política.

Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor pafer » terça mar 04, 2014 4:37 pm

Duarte

O alargamento faz sentido em 2 ou 3 ruas da cidade, não mais que isso. Não tenho qualquer duvida que a empresa não aceitaria isso (e tenho a certeza que tu também sabes isso).
Mais o que a empresa diz é que o estacionamento tem que ser ainda mais alargado a mais umas largas dezenas de ruas... conforme o acordo feito com a Câmara, logo não sei onde é que sequer existe hipótese de negociação.
Tu dizes que a negociação da Câmara devia ser dão-nos as ruas que não pagaram ou vamos para tribunal... Basicamente foi isto que aconteceu (provavelmente só não houve negociação) porque como tu próprio dizes, estamos a falar de todas as ruas que não foram pagas, e se não o foram a empresa não tinha direito a elas, logo o que havia para negociar? E a resposta da empresa foi óbvia, nunca na vida aceitariam, como não aceitaram.
E como tu dizes não pagaram (isto sempre supondo porque eu e tu não conhecemos o contrato) logo tinham que devolver todas as ruas, se quisessem ficar com alguma teriam que dar contrapartidas à Câmara.
Ao contrário do que dizes e como é óbvio não há ruas a dar prejuízo, as que vieram a mais é sempre lucro, no geral e juntando as ruas de dizes às moscas estamos a falar de milhões de euros em 25 anos, estás-te a esquecer deste pormenor,e stamos a falar de milhões não de 10 ou 20€!

Noutro ponto, Ricardo Rio ao contrário do que dizes não tomou uma decisão partidária, o teu argumento é totalmente falacioso e tenho a certeza que tu sabes isso porque acompanhaste este processo desde o início, foi sempre contra muito antes das eleições e explicou bem porquê (seria partidária se não justificasse a sua decisão) e foi uma decisão amplamente divulgada no processo eleitoral e que foi votada por maioria absoluta pela população de Braga.A maioria da população não quer parquímetros e deixou isso bem vincado (foi provavelmente o ponto que deu a maioria absoluta ao RR e tu também sabes isso). O erro de retirar prejudica 2 ou 3 ruas não mais que isso, sendo que ficando o estacionamento está a prejudicar cerca de 30!
Pior ainda o que tu dizes é que a Câmara mesmo sabendo que o contrato foi feito de forma quase criminosa, que lesa a cidade (tu mesmo dizes que o contrato tem ruas que não foram pagas) tinha falhas que prejudicam financeiramente até a cidade, a Câmara o devia negociar e ceder algumas ruas que não foram pagas!
Isso para mim não é minimamente aceitável.
Se a Câmara tem razão, o estacionamento deve ser retirado, foi isso que as pessoas votaram e que foi prometido. Qualquer outra decisão deve ser levada em conta depois de este processo ser totalmente esclarecido.
O Mais uma vez repito o problema do estacionamento em Braga é pouco "problema de estacionamento" e muito de fiscalização seja na rua do raio, seja na D. Pedro V seja em qualquer rua de Braga, e isso que já era evidente tornou-se ainda mais com a privatização dos parquímetros. O trânsito em Braga em 90% dos dias e das horas não é mais que residual.

Quanto ao tribunal isso não é um problema da Câmara, a decisão da Câmara nunca devia nem deve estar dependente do tempo que o processo leva nos tribunais, era o que faltava fazer depender qualquer decisão de interesse para os cidadão do tempo que o tribunal levar a decidir, isto é outra questão que me parece óbvia. Isto sendo que se a decisão for favorável à Câmara a empresa em minha opinião deve devolver o dinheiro que recebeu nas zonas onde cobrou durante o período do processo.
é um aparte mas o PS não volta a cometer o mesmo erro de defender os parquímetros, nem o PS nem ninguém minimamente inteligente diga-se, muito menos alguém que queira ganhar umas eleições.
pafer
Bispo
 
Mensagens: 56
Registado: quarta jul 08, 2009 11:12 am

Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor pafer » terça mar 04, 2014 5:02 pm

mister B Escreveu:Disseram-me que na altura o Ricardo Rio como vereador, teve conhecimento do processo e votou favoravelmente, confirmam?


Obviamente o RR nunca votou favoravelmente o alargamento dos parquímetros, pelo contrário votou contra. No goole encontras várias intervenções sobre o tema e nesta noticia sobre a votação em particular onde se pode ler a opinião do então presidente sobre o alargamento. Se votou favoravelmente algo relacionado com isto foi talvez o regulamento de estacionamento de 2007 (mas isso não sei) que nada tem a ver com a decisão deste alargamento em si, mas que penso definia as ruas passiveis de serem reguladas no seu estacionamento.
http://www.publico.pt/local/noticia/cam ... no-1582814
Mesqquita afirma taxativamente que quem viesse a seguir é que decidia sobre futuros alargamentos (ao contrário do que diz a empresa).

Ainda neste âmbito a Câmara revelou que na documentação do concurso que a ESSe ganhou não há qualquer menção ao Edital de 2003 (que é basicamente o que tem levado a toda esta confusão) nem tão pouco ao regulamento de 2007 que aprova o estacionamento na cidade e que essa mesma situação foi até âmbito de esclarecimentos escritos a todos os concorrentes durante o concurso e pedido de um dos candidatos o que também contraria o que a empresa diz na sua defesa.
http://www.publico.pt/local/noticia/con ... ga-1624563
Vamos esperar que assim seja e já agora a decisão (que não é definitiva) pode ser já em Abril.
pafer
Bispo
 
Mensagens: 56
Registado: quarta jul 08, 2009 11:12 am

Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor pafer » quarta mar 05, 2014 12:16 am

O pagamento está novamente suspenso!!
Nas ruas que foram alargadas desta vez devido à aceitação da acção metida por um popular contra a Câmara.
pafer
Bispo
 
Mensagens: 56
Registado: quarta jul 08, 2009 11:12 am

Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor CesarGomes » quarta mar 05, 2014 8:47 pm

Mas a Esse continua a passar multas a quem não tira bilhete! Ainda hoje era só deles.
Avatar do Utilizador
CesarGomes
Cardeal
 
Mensagens: 3261
Registado: domingo fev 17, 2008 9:54 pm
Localização: Braga

Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor Meireles88 » quinta mar 06, 2014 2:14 am

CesarGomes Escreveu:Mas a Esse continua a passar multas a quem não tira bilhete! Ainda hoje era só deles.


Exatamente. Como faz quem apanhou multa ontem por exemplo?
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Avatar do Utilizador
Meireles88
Administrador
 
Mensagens: 3098
Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor pafer » quinta mar 06, 2014 1:47 pm

Quem apanhou multa ontem (e pelo que percebi desde o dia 19 de Fevereiro que foi o dia da decisão do tribunal) deve contestar a multa. A Câmara já garantiu que as vai arquivar com base na decisão tomada pelo tribunal.
A empresa não pode passar multas, apenas e só mete o papel no carro nada mais que isso. A competência das multas é da Câmara.

O espaço de tempo entre 19 Fev e 3 Março altura em que a Câmara emitiu o comunicado a suspender os parquímetros deve-se à espera de resposta do tribunal, em que foi pedida a clarificação se a decisão do tribunal suspendia ou não novamente a cobrança e a resposta do tribunal foi que suspendia pelo que percebi.
A empresa tal como o cidadão e a Câmara foram todos notificados no dia 19 Fev.

Fica aqui o facebook da Câmara, do Ricardo Rio e do Rui Marado Moreira que foi quem meteu a acção onde podem ler mais desenvolvimentos, nomeadamente como protestar as multas.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... eam_ref=10

https://www.facebook.com/ruiangelo.moreira

https://www.facebook.com/RicardoRio?fref=ts
pafer
Bispo
 
Mensagens: 56
Registado: quarta jul 08, 2009 11:12 am

Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor pafer » quinta mar 06, 2014 1:57 pm

Um dos posts de Ricardo Rio no face do Rui Marado Moreira que esclarece a situação.

""Nota do Sr. Presidente da CMB, sobre este post: "Rui,
Duas notas. A primeira prende-se com uma clarificação: naturalmente, esta questão só se aplica às notificações inerentes às ruas constantes do Despacho de Alargamento. Se alguém não pagar nas ruas anteriormente em vigor terá que se sujeitar aos pagamentos em vigor.
A segunda, relativamente aos próprios autos de contra-ordenação que decorram das notificações posteriores à entrada da Providência Cautelar (ou à citação dos interessados) nas ruas do alargamento: a mera invocação deste facto na contestação determinará o seu arquivamento..." - Isto é uma boa notícia, significa que a CMB reconhecerá que a suspensão dos parquímetros nas zonas do alargamento deveria ter sido feita desde a citação e portanto não aplicará as coimas a quem delas reclamar por este motivo. Uma postura honesta para com os cidadãos, que merece o meu inteiro louvor e que evitará a proliferação de pedidos no TAF.""
pafer
Bispo
 
Mensagens: 56
Registado: quarta jul 08, 2009 11:12 am

Anterior

Voltar para Sociedade e Politica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

cron