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Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)  

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Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor pafer » sexta fev 07, 2014 2:29 pm

mister B Escreveu:É notório como o transito se processa melhor no centro histórico quando o estacionamento está a ser cobrado.
Não existem carros em segunda fila a empancar os autocarros, e as carrinhas para cargas e descargas têm lugar para parar, e ainda hoje tive que estacionar 10 min no largo dos penedos e tive logo ali lugar na rua do carvalhal, em outro dia não teria lugar e iria comprar a outro lado...
Apesar de custar na carteira, defendo que as ruas se devem manter a pagar, se tiverem que negociar com a concessionária que o façam de forma a ser mais proveitoso para a câmara.


É verdade que o trânsito se processa melhor... simplesmente porque não há carros! Já te perguntas-te para onde vão os milhares de carros que ocupam diariamente esses lugares? Os carros (a maior parte deles) que ocupam esses lugares grátis simplesmente não desaparecem, ou melhor se calhar desaparecem, não põem os pés no centro!
Há pelo menos 7 parques (ou até mais)pagos no centro todos eles maioritariamente vazios, por isso quem quer pagar pode-o fazer nesses, estaciona sem problemas, faz as suas compras e vai à sua vida. Infelizmente a maior parte do pessoal importa-se em pagar, e por isso cada vez mais a rua vai ficando deserta. Quem tiver dúvidas que entre em 3 ou 4 lojas e pergunte como vão as coisas, se o estacionamento faz ou não diferença.
No resto o que falas nada, mas mesmo nada tem a ver com o estacionamento ser pago, quer custe 5 cêntimos quer custe 100€ à hora, carros em 2ªfila ou a ocupar cargas e descargas é somente uma questão de fiscalização, que não existia, e continua a não existir, há uma policia municipal e PSP que vão fazendo figura de corpo presente. Antes também havia muita gente que não pagava nos parquímetros, agora não pagam?
Aceito que porventura alguma das ruas possa/devia ser paga, mas no geral é anedótico que algumas delas o sejam, não faz qualquer sentido e só o foram porque há gente que pensa em satisfazer os bolsos dos amigos e não no bem das pessoas ou da cidade.
Por fim, isto ainda não foi nenhuma decisão, apenas suspensão enquanto se aguarda a decisão, vamos ver em que termos foi feito o contrato que é do desconhecimento geral, desde logo importa saber se os 4milhões pagos já incluíam estas ruas que foram acrescentadas ou não. Não me parece lógico que tenham sido acrescentadas e não tenha sido pago nada a mais se não estavam incluídas. Não sei se a Câmara pode mexer por exemplo nas taxas cobradas, nas multas a aplicar, etc. Vai ser com certeza um filme para durar.
pafer
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Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor Brc20 » sexta fev 07, 2014 3:09 pm

Concordo completamente contigo pafer. O centro de Braga com todos esses parques subterrâneos a pagar a peso de ouro parece um centro comercial para ricos; quem não tem dinheiro aproveita sempre para parar nessas ruas dos arredores do centro.

Quanto ao negócio não compreendo como não se fala disso, desse acrescento de ruas depois de já ter sido feito o negócio. No mínimo tem matéria para ser investigada e o contrato enviado para o tribunal de contas. Gostava que Ricardo Rio explicasse esse acrescento de ruas após assinatura do contracto por Mesquita Machado.
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Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor mister B » sexta fev 07, 2014 4:16 pm

pafer Escreveu:
mister B Escreveu:É notório como o transito se processa melhor no centro histórico quando o estacionamento está a ser cobrado.
Não existem carros em segunda fila a empancar os autocarros, e as carrinhas para cargas e descargas têm lugar para parar, e ainda hoje tive que estacionar 10 min no largo dos penedos e tive logo ali lugar na rua do carvalhal, em outro dia não teria lugar e iria comprar a outro lado...
Apesar de custar na carteira, defendo que as ruas se devem manter a pagar, se tiverem que negociar com a concessionária que o façam de forma a ser mais proveitoso para a câmara.


É verdade que o trânsito se processa melhor... simplesmente porque não há carros! Já te perguntas-te para onde vão os milhares de carros que ocupam diariamente esses lugares? Os carros (a maior parte deles) que ocupam esses lugares grátis simplesmente não desaparecem, ou melhor se calhar desaparecem, não põem os pés no centro!
Há pelo menos 7 parques (ou até mais)pagos no centro todos eles maioritariamente vazios, por isso quem quer pagar pode-o fazer nesses, estaciona sem problemas, faz as suas compras e vai à sua vida. Infelizmente a maior parte do pessoal importa-se em pagar, e por isso cada vez mais a rua vai ficando deserta. Quem tiver dúvidas que entre em 3 ou 4 lojas e pergunte como vão as coisas, se o estacionamento faz ou não diferença.
No resto o que falas nada, mas mesmo nada tem a ver com o estacionamento ser pago, quer custe 5 cêntimos quer custe 100€ à hora, carros em 2ªfila ou a ocupar cargas e descargas é somente uma questão de fiscalização, que não existia, e continua a não existir, há uma policia municipal e PSP que vão fazendo figura de corpo presente. Antes também havia muita gente que não pagava nos parquímetros, agora não pagam?
Aceito que porventura alguma das ruas possa/devia ser paga, mas no geral é anedótico que algumas delas o sejam, não faz qualquer sentido e só o foram porque há gente que pensa em satisfazer os bolsos dos amigos e não no bem das pessoas ou da cidade.
Por fim, isto ainda não foi nenhuma decisão, apenas suspensão enquanto se aguarda a decisão, vamos ver em que termos foi feito o contrato que é do desconhecimento geral, desde logo importa saber se os 4milhões pagos já incluíam estas ruas que foram acrescentadas ou não. Não me parece lógico que tenham sido acrescentadas e não tenha sido pago nada a mais se não estavam incluídas. Não sei se a Câmara pode mexer por exemplo nas taxas cobradas, nas multas a aplicar, etc. Vai ser com certeza um filme para durar.


Eu penso que a maioria dos carros que estacionam nas ruas mais periféricas sem cobrança, são de trabalhadores do centro histórico, um cliente que queira fazer uma compra rápida, não quer estar a estacionar nos parques subterrâneos, porque não são práticos e ficam a alguma distância das rua em causa, e não tem lugares disponíveis á superfície, acabam por ir a sítios com mais facilidade de estacionamento.
Penso que os trabalhadores, devem estacionar nos parques subterrâneos, e desta forma promove-se o uso mais consciente do automóvel no centro histórico, promovendo a partilha de viaturas por exemplo, e o uso de transportes públicos.
Quando não se paga, entre os moradores e os trabalhadores que deixam o carro estacionado todo o dia, sem custos, a partir das 8.30, já não existem lugares disponíveis, e quem pretende fazer uma compra rápida, ou deixa em segunda fila/mal estacionado, ou desiste e vai a outro lado.
Se optarem por manter sem custos, devem impor um limite de uma hora, de forma a evitar essas situações e aumentar a rotatividade/ disponibilidade dos lugares disponíveis.
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Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor pafer » sábado fev 08, 2014 10:57 am

Como bem disseste muitas das ruas são periféricas (por isso disse que algumas até concordava que se pagasse, porque não o são, rua do raio por exemplo), logo estas ruas periféricas não são usadas pelas pessoas que referes que querem estacionar perto da loja fazer compra rápida e ir à sua vida. E mesmo assim os parques subterrâneos estão quase todos bem localizados, por exemplo da rua do raio tens 2 em menos de 100metros, se isso não é comodidade o que é? Tens avenida central e campo da vinha, tens junta ao D sofia, tudo parques que em 3 ou 4 minutos estás nas lojas do centro e convém referir que as ruas do centro já são de estacionamento pago na sua quase totalidade e estão quase sempre cheios os lugares. Eu nas vezes que vou ao centro usava rua do museu D: Digo Sousa ou da Católica em 90% das vezes por serem obviamente grátis. Quando quero ir e sei que é rápido meto no parque ou num parquimetro e pago 15minutos, sempre que é mais que isso tento estacionar gratuito e penso que é esta a atitude da maior parte das pessoas.

Obviamente existem dezenas de opções que podem ser tomadas de modo a gerir o tráfego e os estacionamento todas elas muito mais inteligente que colocar parquimetros numa cidade cada vez mais deserta e em zonas muitas delas unicamente habitacionais com o intuito de sacar dinheiro aos moradores, como criar zonas com diferentes custos, ter transportes públicos mais baratas na zona um (ou mesmo grátis, porque não? para quem pagar parque ou estacionar fora da cidade?), fazer o que dizes de dar 1 ou 2 hora grátis (em Espanha dão na hora de almoço para fomentar o comércio de comes e bebes)
Mas claro para políticos de meia tigela é muito mais fácil dar uns milhões de euros durante 25 anos amigos, com sinceridade gostava de saber um único motivo dessas pessoas para tomarem decisões deste nível que vão contra os interesses da quase totalidade da população.
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Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor Meireles88 » sábado fev 08, 2014 3:36 pm

Esta questão certamente vai ser resolvida. Eu não acho bem existirem parquímetros por exemplo no Carandá. É ridículo. Agora na Rua do Raio fazem muita falta, por exemplo. Mas eu acredito que o alargamento caia e voltemos às ruas inicialmente cobradas.

Concordo com a questão dos transportes públicos numa zona urbana com direito a bilhete mais barato se se estacionar num certo parque. Desde que os TUB tenham canal próprio e sirvam a zona urbana bem acho que sim. E tem-se falado nisso, o Tomás Allen falou nisso esta semana. Vamos ver.

Agora não podemos é pensar que temos "direito" a estacionar o nosso carro na via pública. A nossa cidade não aguenta mais transportes individuais e se queremos realmente ter uns TUB em condições e passeios e vias cicláveis então temos que começar a repensar o uso do transporte individual. Como se faz por essa europa fora há muitos anos.
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Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor Brc20 » domingo fev 09, 2014 2:12 pm

E Meireles onde estacionam as pessoas dos concelhos vizinhos- de Barcelos, Famalicão ou Guimarães - quando veem fazer compras ou passear no centro de Braga? Obrigatoriamente nos parque subterrâneos pagos?
Eu tenho certeza que essas pessoas preferirão ir ao bragaparque e não pagar pelo estacionamento. Lá se vai a influência e a capacidade de concorrer dos negócios do centro de Braga.
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Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor Msilva » domingo fev 09, 2014 2:50 pm

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Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor Meireles88 » domingo fev 09, 2014 3:58 pm

Brc20 se na entrada da cidade tivermos parques gratuitos com um bom sistema de transporte o problema fica resolvido. Podem até nem ser gratuitos, mas o seu custo dar em troca um bilhete bus ou algo do género. Quem quiser ir com o carro até ao centro terá quese sujeitar aos custos. É assim que se está a processar pelo mundo todo, o acesso ao centro das cidades em carro próprio é pago, isto porque é impossível conseguirmos ter lugar para todos os carros.É uma questão de soluções. Eu acredito que quem quer ir ao centro e precisa de ir ao centro n vai deixar de ir. Quem não quer e ou não precisa então é preciso criar eventos ou instalar lojas âncora para que essa necessidade exista.
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Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor karlussantus » domingo fev 09, 2014 4:16 pm

A transformação numa cidade mais amiga dos modos suaves, tem que se fazer por passos, pois Braga mas principalmente a região não estão preparadas para isso.
O carro predomina e a tendência é para aumentar, por isso a CMB tem que procurar investir nos transportes públicos num ou dois projetos de vulto e depois ir cimentando essa aposta.

Os parquímetros como forma de obter receitas para esse fim seriam uma excelente medida, mas o anterior executivo camarário fez questão de nos negar mais esta possibilidade, colocando a concurso cerca de 1000 lugares para depois proceder a este aumento absurdo sem que a ESSE tivesse que pagar mais um cêntimo por tal "dádiva", sem duvida um caso de polícia.

Neste momento só vejo no horizonte cortes à eficácia rodoviária e quase nada de projetos que promovam os modos suaves.
Ligação Estação-Centro-UM por elétrico, serviço de urbanos do Minho (Viana-Barcelos-Braga-Guimarães sem transbordos) seguidos da construção da linha ferroviária Braga-Barcelos (11,3km) e Braga-Guimarães (17,2km), reformulação do serviço dos TUB na zona urbana para dotá-lo de maior capacidade e frequência. Criação de vias cicláveis entre as zonas residências de maior densidade e os locais que maior numero de movimentos atraem, centro, UM, BragaParque, ...

Mesmo com esta rede bem desenvolvida, a cidade não se pode fechar ao "mercado regional", onde a população continuará a usar o automóvel nas restantes cidades e vilas.
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Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor Meireles88 » domingo fev 09, 2014 6:13 pm

Carlos não concordo nada contigo com o "ir-se fazendo aos poucos". Não podem ser medidas isoladas. Não funciona com medidas isoladas. Vê-se o caso dos parquímetros, foi uma medida isolada, deu asneira. Não acredito que Braga esteja mais dependente do mercado regional que qualquer outra cidade. Vou-te dar nomes de grandes cidades que começam a restringir o uso do transporte individual e apostaram em força no transporte público e nos modos suaves: NY, Londres, Amesterdão, Parma, Paris, Barcelona, .... Se quisermos uns TUB urbanos então temos que melhorar as condições para os mesmos e restringir o acesso via transporte individual ao necessário. Cargas e descargas são necessárias por exemplo. Agora uma pessoa que venha de fora pode deixar o carro estrategicamente num parque periférico e ter um transporte público rápido e eficaz para o local onde quer ir. Se a pessoa quiser ir de carro pode continuar a ir, mas terá que ter outros custos, porque o custo de um carro no centro com apenas uma pessoa lá dentro é insustentável para qualquer cidade pequena, média, grande ou super! Quanto mais tarde percebermos isto e fizermos coisas para reverter isto pior.

Eu tb gostava de ver o elétrico de volta, mas não sei se será economicamente possível. Agradava-me ver mini-bus a fazer esse percurso de 5 em 5 min com uma via dedicada aos mesmos e sem os carros por lá estacionados. Mas isso é uma ligação de muitas urbanas necessárias.
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Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor Brc20 » domingo fev 09, 2014 8:51 pm

Meireles achas mesmo que «NY, Londres, Amesterdão, Parma, Paris, Barcelona» não têm redes de transporte regional? Achas que isso existe em Braga?

Isso em Portugal só existe em Lisboa e no Porto.
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Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor CesarGomes » domingo fev 09, 2014 10:06 pm

Editado.
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Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor Meireles88 » domingo fev 09, 2014 11:00 pm

Brc20 Escreveu:Meireles achas mesmo que «NY, Londres, Amesterdão, Parma, Paris, Barcelona» não têm redes de transporte regional? Achas que isso existe em Braga?

Isso em Portugal só existe em Lisboa e no Porto.


Mas em Braga tinhas complementaridade. Quem viesse de BUS para a central tinha uma linha urbano a passar lá e na estação da CP, para além disso quem viesse de carro podia perfeitamente deixar o carro num desses parques periféricos e usar os transportes públicos da zona urbana. Eu acho que funcionava. E quando tivessemos um bom núcleo de transportes com muitos utilizadores a força para pedir transportes regionais seria maior de certeza! Eu acho que faz falta um transporte público a ligar todo o distrito, mas temos que ganhar força para isso. Se criarmos esse transporte e as pessoas continuarem a andar de carro, então mais vale não investir. Certo?
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Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor mister B » segunda fev 10, 2014 7:21 pm

Claro que o ideal, era até que os parques subterrâneos fossem grátis, mas infelizmente as coisas não funcionam dessa maneira.
Os centros históricos não foram construídos de forma a suportar grandes fluxos de trânsito rodoviário, portanto tem de haver uma forma de travar o abuso da utilização do automóvel.
Muitas cidades nomeadamente de países nórdicos e grandes capitais, tomaram medidas tal como erradicar o estacionamento pago à superfície( e atenção que mesmo o subterrâneo ou em altura, praticam preços verdadeiramente proibitivos!), à superfície reservam apenas para autocarros, e cargas, descargas, colocam "portagens" e taxas de circulação(por vezes mais caras quando é apenas uma pessoa) etc etc.
A cobrança do estacionamento deve ser feito nas ruas onde o estava a ser (e o contrato com a Esse revisto, de forma a refletir o aumento de lugares disponibilizados.
Quando se gabam de que 80% dos nova iorquinos não têm carro próprio, é bom que se perceba que tal acontece por causa dos custos elevadíssimos de o manter, a maioria dos prédios não têm garagem, só a entrada em Manhatan (que têm de ser feita por pontes ou túneis custam cerca de 10dollars além da inexistência de estacionamento à superfície e estacionamento a partir de 10 dollars á hora!
Claro que Braga não é NY, mas têm um problema de excesso de trânsito rodoviário no centro histórico e a cobrança dessas ruas já se viu que contribui para um uso mais consciente do automóvel.
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Re: Privatização do estacionamento nas ruas (parquímetros)

Mensagempor Mr Strangelet » segunda fev 10, 2014 11:17 pm

Estou a gostar de acompanhar a conversa, mas temo que se esteja a entrar numa falácia. Cidades como NY, Barcelona, Londres, etc, nao podem servir de caso de estudo ou mesmo de modelo para Braga. Trata-se de polos extremamente competitivos no centro de metrópoles de milhões de habitantes, que, façam o que fizerem, nunca terão os seus centros sem gente. Já Braga é uma cidade média com uma atractividade relativa, e com pólos de dimensão relativamente semelhante próximos. Além disso o centro de Braga está dedicado apenas praticamente ao comércio, cuja oferta pode ser facilmente atingida por um qualquer shopping. Ao contrário dessas megalópoles, a população residente e as empresas no centro de Braga são residuais e o turismo nunca geraria movimento suficiente para manter o centro animado.

Metaforicamente, equiparando estas realidades ao sistema solar, no contexto da área urbana Londres seria o Sol, e Braga seria a Terra, cheia de planetas mais pequenos em volta (Mercurio, Venus, Marte/Guimarães, Barcelos, Famalicão), mas nao muito maior que qualquer um deles.
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