Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Turismo Porto e Norte

Turismo Porto e Norte  

Espaço para a discussão sobre temas da nossa sociedade e política.

Turismo Porto e Norte

Mensagempor coolstream » sábado jul 04, 2015 11:44 pm

Bem, não sei se haverá mais algum tópico com este assunto, mas cá vai...

Acho incrível que Braga tenha embarcado neste projecto do "Turismo de Porto e Norte" tal como foi concebido. Não interessa saber agora quem aprovou a entrada ou consentiu - mas a verdade é que é uma organização que em nada beneficia Braga, muito pelo contrário.

A promoção do Porto atingiu níveis excepcionais ultimamente, com um aproveitamento muito bom dos vôos low cost, artigos estratégicos na imprensa internacional, crescente animação no centro da cidade etc Tem todo o mérito a cidade e é uma promoção merecida!

Mas a verdade, é que de toda esta grande vaga de turismo que chega ao Porto (e Lisboa), Braga tem visto autênticas migalhas!! Acho estranho que se fale tão pouco neste assunto e que não se repare melhor no que está a acontecer.

Tenho estado no Porto nos últimos fins de semanas, e é ver nas Sextas à noite turistas de city-break a subir e descer as ruas do centro de troley, autênticas enchentes. Não é certamente um fenómeno novo, mas que cresceu exponencialmente, sem dúvida que cresceu!

Entretanto a Braga chegam alguns turistas mais aventureiros, à excepção, claro, da Semana Santa, claro que bem publicitada, mas mesmo essa com o carimbo "Porto e Norte", que, confesso, me faz um pouco de impressão.

Não tenho nada contra a cidade do Porto mas creio que Braga, em bom português foi literalmente "comida" neste processo da formação das novas regiões de turismo. Como turista bastante assíduo que sou noutras paragens, não tenho qualquer dúvida que a mera marca "Porto e Norte" nos prejudica imensamente, e é altura de dar um murro na mesa e, se necessário sair desta organização. Acredito que pior do que está não pode ficar. Evidentemente que o aeroporto, na Maia, é mais próximo do Porto; a dimensão da cidade e área metropolitana são maiores, mas a quota de turistas que chegam a uma e outra cidade (sendo que Braga poderia muito bem funcionar como centro de turismo no Norte, a zona metropolitana em que está inserida, e até como hub entre o Porto e a Galiza, e com o aeroporto também muito próximo do centro da cidade) não espelha de todo a realidade e aquilo que deveria ser a diferença de turistas a visitar uma e outra cidade.

Creio que qualquer solução - promoção autónoma da cidade sem "regiões de turismo" no aeroporto, imprensa, etc; reintrodução de região de turismo Minhota; ou para mim a mais lógica, introdução da marca "Braga" (ou Minho) na designação da entidade, será o mínimo que poderá ser feito. A cidade de Braga não se resume a um fim de semana por ano como nos quiseram fazer acreditar, e, pelos vistos conseguiram!

Não é possível as entidade da cidade continuarem a ignorar esta realidade, que coloca braga numa autêntica periferia turística, quando tem tanto para oferecer. Ignorar é consentir.

Está na altura de alterar o sentido desta anomalia que é a região de turismo do "Porto e Norte". Braga merece uma fatia muito maior dos turistas que estão actualmente a chegar ao Norte do país.
coolstream
Presbitero
 
Mensagens: 20
Registado: quarta jan 02, 2013 9:04 pm

Re: Turismo Porto e Norte

Mensagempor El Salvador » segunda jul 06, 2015 8:46 pm

Coolstream,

Quem decidiu fundir todas as regioes de turismo em cinco foi o Governo e Braga ficou calada como fica sempre. Dai, ser uma das poucas capitais de distrito que nao tem uma unica direccao regional de nada e sente-se confortavel com isso. Pelo menos o seu silencio aponta nesse sentido. Sente-se confortavel em ser dependente de Vila Real para tratar das estradas ou para a gestao do PN da Peneda Geres, eu nao disse Porto disse Vila Real.
Sendo a regiao de turismo coincidente com a NUTII o seu nome correcto seria do Norte mas, mesmo aqui nao vejo que acrescente nada a Braga. A regiao minhota que referes nunca existiu. Havia o Alto Minho em Viana e nao havia o Baixo Minho porque Guimaraes com quem Braga se preocupa tanto nao aderiu e criou a sua propria Zona de Turismo.

Depois parece estranho que o turismo de Braga esteja no marasmo quando os mandantes da cidade tanto dinheiro gastam a por Braga no radar, por via do convite a embaixadores para virem a Braga ou atraves das startups quando Famalicao investe em fabricas de salsichas e tem menos 5000 desempregados que Braga.

No balanco a cada evento que decorre na cidade os ditos mandantes constatam sempre que foi muito maior e melhos que a versao anterior. Estranho que o turismo nao acompanhe esta onda.

Tentar captar turistas no AFSC nao e eficaz. Vou deixar duas sugestoes de nichos de turismo de valor acrescentado em que os turistas viriam para Braga e nao para o Porto.

Primeiro, o Tibaes Golfe, ouco falar disso ha uns quinze anos mas so de ouvir falar.
Segundo, um hipodromo, ja dei a volta ao PDM que estava e ao que ai vem e nao esta la hipodromo nenhum.
El Salvador
Arcebispo
 
Mensagens: 1420
Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Re: Turismo Porto e Norte

Mensagempor coolstream » quarta jul 08, 2015 3:55 pm

Creio que havia a Região Turismo Verde Minho. Mas a verdade é que mais do que regressar ao passsado há que entender que o futuro são turistas em massa a comparecer cada vez mais nesta zona do país - e que vêm a Braga residualmente.
Qualquer nicho é de aproveitar mas Braga enquadra-se mais do que perfeitamente num centro de turismo com alguma dimensão.
Para além dos méritos da própria cidade, estamos no centro de uma região que engloba a Galiza, AMP, Gerês e até a praia, entre outros. Não promover a cidade de forma adequada e deixar-se ficar com as migalhas de outros, seja qual for o método (não é preciso pertencer-se a uma região de turismo para se promover e é um pouco estranho que estas sejam imutáveis) - isso é um enorme e incompetente desperdício que estamos, Bracarenses, a promover ou consentir.
coolstream
Presbitero
 
Mensagens: 20
Registado: quarta jan 02, 2013 9:04 pm

Re: Turismo Porto e Norte

Mensagempor karlussantus » quarta jul 08, 2015 4:51 pm

Todos os anos faço referência a este flagelo.
(Dados INE 2002 a 2008, 2009 a 2013)

Entre 2002 e 2007 o último ano de pleno funcionamento das antigas regiões de turismo do Minho, o Norte cresceu 966.535, e o Minho cresceu de 881.292 para 1.157.468 (+276.176). O Grande Porto também cresceu +636.976.
INE

Foram criados e iniciaram-se vários projetos de novos hotéis em Braga e no Minho durante este período.

Em setembro de 2008 foi criada a Região de Turismo do Porto e Norte, e analisando os dados ao fim de 5 anos de pleno funcionamento desta região, estes são inequívocos.

Em 2013 o Minho tinha acumulado perdas anuais de 140.053 dormidas em relação a 2007, tem agora 1.017.415 dormidas. Enquanto o Norte cresceu de 4.228.965 para 4.865.579. Tendo o Grande Porto crescido de 2.380.395 para 3.111.655.

Resumindo
2002 a 2007
Portugal: +5.527.615
Norte: +966.535
Minho: +276.176
Grande Porto: +636.976

2007 a 2013
Portugal: +3.796.568
Norte: +636.614
Minho: -140.053
Grande Porto: +731.260

Concluiram-se alguns dos projetos de hoteis, vários outros que chegaram a ser falados, como por exemplo para o Savoy e para a Rua Afonso Henriques, ficaram por fazer... Hoteis novos nem vê-los. Enquanto isso no Grande Porto proliferam hotéis novos.

Tudo isto com a conivência dos políticos locais, onde se inclui Ricardo Rio que continua a receber com toda a pompa o presidente da Região de Turismo do Porto e Norte...
Se tivessemos crescido de igual forma entre 2007 a 2013, teríamos hoje 1.433.644 em vez das 1.017.415 dormidas.
Seriam quantos mais hóteis, quantos milhões de euros injetados na economia do Minho!?
Imagem
karlussantus
Administrador
 
Mensagens: 3622
Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am
Localização: Braga

Re: Turismo Porto e Norte

Mensagempor coolstream » quarta jul 15, 2015 1:35 pm

São excelentes dados, karlussantus, e que demonstram de forma conclusiva que Braga está a ser passada para trás, numa evolução que coincide de forma irrefutável com a criação dessa aberração que é a entidade "Porto e Norte".

Resumindo ainda mais os teus dados, numa altura em que o turismo explode um pouco por todo o lado, Braga/Minho cometem a proeza de terem menos turistas a visitar a cidade/região, isto em termos absolutos!! Representávamos cerca de metade do turismo do Grande Porto, valores razoáveis, e passamos a representar 1/3, com tendência a piorar! Eis os resultados brilhantes deste "Porto e Norte".

Este, dizes bem, flagelo, terá vários responsáveis de diferentes cores partidárias, até porque engloba diferentes governos e entidades camarárias, seja na concepção ou na manutenção. É por isso um tema que tem que merecer união dos Bracarenses/Minhotos e URGENTE acção. Não gosto de usar este argumento mas, neste momento, ter-se uma posição de alguma responsabilidade no assunto e nada fazer, é já, mais do que cegueira ou incompetência, ser-se anti-Bracarense e, basicamente, vendido.

Estamos a ser roubados à vista desarmada.


PS - se toda esta situação absurda tem algum mérito é mostrar a todos o que seria uma regionalização à Portuguesa
coolstream
Presbitero
 
Mensagens: 20
Registado: quarta jan 02, 2013 9:04 pm

Re: Turismo Porto e Norte

Mensagempor El Salvador » quarta jul 15, 2015 3:05 pm

O Presidente da Camara de Braga que se assuma como lider minhoto, em vez de andar no facebook com piadas de mau gosto sobre a Grecia, e promova uma reuniao a 24 na sede em Viana para debater a questao deixando o Porto em paz que esta noutra onda e rentabiliza o que tem.
Agora, uma cidade que, nao se apercebendo do ridiculo, aprova um PDM rumo a centrabilidade iberica quando nao consegue ser a centralidade minhota estamos conversados quanto ao turismo, ao comboio para Guimaraes e tantas outras questoes que atrofiam o Minho. Isto inclusive para satisfacao de muito minhoto que se o minho atrofia braga atrofia tambem o que e optimo.
Ha dias o Dr Rui Moreira punha em causa os fundos para todo o Norte e na noticia falou-se no Cavado como das zonas mais afectadas. Onde estaria o Dr Ricardo Rio.
Hoje e o presidente de Viana que quer o primeiro-ministro a derimir esta questao. Onde estara o Dr Ricardo Rio.
El Salvador
Arcebispo
 
Mensagens: 1420
Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Re: Turismo Porto e Norte

Mensagempor apocalypto » quarta jul 15, 2015 8:56 pm

O R.Rio não quer saber disso para nada. É apenas mais um lambe botas do governo.

O Porto sim, tem um grande presidente de câmara.
apocalypto
Arcebispo
 
Mensagens: 478
Registado: terça jun 17, 2008 11:25 pm

Re: Turismo Porto e Norte

Mensagempor El Salvador » quinta jul 16, 2015 2:59 pm

Pois e Apocalypto,
Onde se tera metido o homem...
http://www.antena-minho.pt/noticias.php?n=77525

Deve andar a tratar da empreitada da Confianca, da reflorestacao do Picoto, do PEB, das Piscinas, do Parque das Sete Fontes, do Mercado Municipal, do Largo de Infias, dos PIndustriais vitimas de especulacao, dos Acessos aos PI vitimas de especuladores, do terceiro adiamento do prazo para entrega das propostas do Concurso de Ideias para a Av. da Liberdade, da repintura do Edificio das Convertidas, da ligacao D. Pedro V - Nova de Sta Cruz, da Pousada da juventude que afinal fica onde esta, da Requalificacao do Convento de S. Francisco, da Recuperacao da Escola D. Luis de Castro, da inauguracao da primeira fabrica angariada pela InvestBraga, do NanoPark, do Innovation Arena nos terrenos da Rodrigues e Nevoa, no novo piso da Escola da Lameira em Gualtar, ou estara de abalada para Nova Iorque junto com as startups do Campo da Vinha...

Olha, adeusinho e boa biaije.
El Salvador
Arcebispo
 
Mensagens: 1420
Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Re: Turismo Porto e Norte

Mensagempor Mr Strangelet » quinta jul 16, 2015 4:02 pm

O Syriza está para a Grécia como o actual executivo municipal está para Braga.

Muito combativos, muitas promessas, muitos projectos, muita mudança de paradigma, muita dinâmica jovem, muito ouvir os munícipes, povo muito mobilizado e completamente convencido do seu voto... No final de contas acabam todos por se vergar a poderes superiores.

Vamos mas é atirar mais meia dúzia de canteiritos para os passeios da Av. da Liberdade.
Mr Strangelet
Cardeal
 
Mensagens: 5367
Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm
Localização: Minho

Re: Turismo Porto e Norte

Mensagempor apocalypto » quinta jul 16, 2015 10:24 pm

O indivíduo é bom...a fazer promessas.
apocalypto
Arcebispo
 
Mensagens: 478
Registado: terça jun 17, 2008 11:25 pm

Re: Turismo Porto e Norte

Mensagempor Esteves » quarta jul 22, 2015 11:33 am

Cada vez mais turistas chegam ao Porto devido às low-cost e Braga pode, sem dúvida, beneficiar com isso. Acho que o segredo passa por apostar numa promoção mais forte da cidade.
Esteves
Bispo
 
Mensagens: 87
Registado: segunda abr 09, 2012 5:56 pm

Re: Turismo Porto e Norte

Mensagempor tkboy » quarta jul 22, 2015 4:25 pm

apocalypto Escreveu:O indivíduo é bom...a fazer promessas.


E a encher a CMB de boys.
BRAGA - ESTÁ NA HORA DE MUDAR!
Avatar do Utilizador
tkboy
Presbitero
 
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 12, 2011 3:06 pm

Re: Turismo Porto e Norte

Mensagempor El Salvador » segunda ago 10, 2015 6:53 pm

Ja que Ricardo Rio so quer ser lider minhoto da treta haja um Ze Maria Costa qualquer que analizando estes dados abra as hostilidades para inverter esta vergonha. O Minho que se promova em conjunto na origem dos turistas e nao na gare do aeroporto porque nao funciona.
http://www.antena-minho.pt/destaques.php?id=15748
El Salvador
Arcebispo
 
Mensagens: 1420
Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Re: Turismo Porto e Norte

Mensagempor Mr Strangelet » segunda ago 10, 2015 7:53 pm

Olhando para o que se passa por toda a região neste momento, não há campanha turística que nos promova. Um turista que esteja por cá hoje, no auge da época alta, não levará para o seu país boa opinião de um sítio que todos é consumido por um mar de incêndios... Quem é que sai deste paízeco com boa opinião? Quem é que vai dizer à familia "Visitar o Minho em Agosto é espectacular, as nuvens dos incêndios criam uma luz espectacular para sacar umas boas fotografias"?

Temos sorte que os que por aqui passem não peçam o dinheiro de volta... Eu sentir-me-ia no minimo enganado.
Mr Strangelet
Cardeal
 
Mensagens: 5367
Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm
Localização: Minho

Re: Turismo Porto e Norte

Mensagempor karlussantus » quarta ago 19, 2015 2:15 pm

O que mais revolta neste assunto é a constante propaganda e desinformação feita nos jornais ditos do Minho...

Segundo a propaganda todos os anos aumentamos os turistas e os proveitos e depois vêm os números do INE, e estamos a perder quase 140.000 dormidas, que representam uma perda de 450.000 dormidas em relação ao cenário de crescimento que apresentávamos entre 2002 e 2008.
Imagem
Imagem

Se considerarmos que em média por cada dormida um turista gasta 107€ estaremos a falar de quase 50.000.000€ roubados à economia do Minho por ano.
Imagem
karlussantus
Administrador
 
Mensagens: 3622
Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am
Localização: Braga

Próximo

Voltar para Sociedade e Politica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron