Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Palácio Dona Chica

Palácio Dona Chica  

Espaços urbanos, ruas, praças, jardins, parques, igrejas, monumentos, museus...

Re: Palácio Dona Chica

Mensagempor Mr Strangelet » segunda dez 31, 2012 2:15 pm

Aconselho: http://ruinarte.blogspot.pt/2012/12/o-c ... l?spref=fb

É nojento ver até onde gente sem escrúpulos pode ir, sempre garantindo toda a impunidade.
ImagemImagem :FACEPALM: ImagemImagem
Avatar do Utilizador
Mr Strangelet
Cardeal
 
Mensagens: 5366
Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm
Localização: Minho

Re: Palácio Dona Chica

Mensagempor judax » segunda dez 31, 2012 7:47 pm

É de facto uma boa fotoreportagem desse velho castelo, ainda me lembro de quando era discoteca e fechou. É pena ver este grande património cair em ruínas nao se vê interesse pelas autarquias em recupera-lo.é pena....
Imagem
Avatar do Utilizador
judax
Bispo
 
Mensagens: 93
Registado: quarta ago 13, 2008 12:15 am
Localização: São Martinho de Dume

Re: Palácio Dona Chica

Mensagempor Meireles88 » sexta mar 08, 2013 11:34 pm

KATAVUS Escreveu:Palácio D. Chica classificado como Monumento de Interesse Público

Imagem

Finalmente o Palácio D.Chica é classificado como Monumento de Interesse Público. Relembramos que foi a defesa deste edifício, ícone do romantismo arquitectónico tardio em Portugal, que esteve na génese da reactivação da antiga Associação Amigos do Palácio D. Chica, agora, com a amplificação do seu objecto, denominada Katavus - Associação Ambiental e Cultural.
Esta grau de classificação foi obtido hoje através da Portaria nº 120/2013. De acordo com este normativo legal "a classificação do Castelo de D. Chica, ou Castelo de Palmeira, reflecte os critérios constantes do artigo 17.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro relativos ao carácter matricial do bem, ao génio do respectivo criador (Ernst Korrodi), ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua concepção arquitectónica, urbanística e paisagística, e às circunstâncias susceptíveis de acarretarem diminuição ou perda da perenidade ou da integridade do bem. A zona especial de protecção (ZEP) tem em consideração a implantação destacada do imóvel e o valor paisagístico dos seus jardins. A sua fixação visa salvaguardar o contexto urbanístico envolvente, assegurando os valores patrimoniais e paisagísticos do bem. Foram cumpridos os procedimentos de audição dos interessados, previstos no artigo 27.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, e nos artigos 25.º e 45.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, de 23 de Outubro alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, de 28 de Dezembro de acordo com o disposto nos artigos 100.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo."
Esta classificação é o resultado de um longo processo que remonta a 1985, ano em que o imóvel foi classificado como Imóvel de Interesse Público por despacho de 20 de Fevereiro, conforme solicitação da Junta de Freguesia de Palmeira, então liderada por Manuel Vieira (actualmente Presidente de Assembleia-Geral da Katavus).
Manuel Vieira foi mesmo o principal impulsionador desta classificação. A si se deve muito do trabalho abnegado em defesa do valor público e patrimonial do Palácio.
Esta é uma notícia que deixa esta associação regozijada por finalmente ver concedida uma salvaguarda patrimonial legal a um imóvel de referência no contexto da arquitectura romântica do inicio do século XX. No futuro, todos os esforços devem ser encetados no sentido da sua preservação e requalificação.
Imagem

@KATAVUS
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Avatar do Utilizador
Meireles88
Administrador
 
Mensagens: 3097
Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Anterior

Voltar para Conhecer a Cidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante