Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Bar Egípcio

Bar Egípcio  

Espaços urbanos, ruas, praças, jardins, parques, igrejas, monumentos, museus...

Bar Egípcio

Mensagempor Mr Strangelet » domingo dez 13, 2009 7:56 pm

Algém sabe alguma coisa sobre este local?
Nunca lá estive, e sinceramente pouco sei dele, apenas que é uma obra notável e que situa algures na rua do souto. Sei também que teve em riscos de ser destruído (se já não foi.....)
Deixo aqui algumas fotos de autores vários, caso não conheçam in loco (como eu), babem :good:

http://4.bp.blogspot.com/__x6zH_wB8KM/S ... pcio04.gif
fonte: http://fotosdominho.blogspot.com/2009/0 ... braga.html

http://2.bp.blogspot.com/_ehUcqTtOjUY/S ... ipcio4.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_ehUcqTtOjUY/S ... ipcio2.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_ehUcqTtOjUY/S ... ipcio1.jpg
fonte: http://bracarangustia.blogspot.com/2008 ... gpcio.html

Imagem
Imagem
fonte: http://idolatrica.blogspot.com/

PARA ACABAR DE VEZ COM O BAR EGÍPCIO
Aqui está a notícia conjunta da ASPA e do SINDICATO DE POESIA, a propósito da acção que amanhã, 31 de janeiro, às 21h30, na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, na Rua do Souto nº 9, irá ter lugar.

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços do Minho vai ter que mudar de casa e, por isso, deixar as instalações que ocupava num edifício setecentista da Rua do Souto, nº 9, há muitas dezenas de anos.
Tanto quanto se sabe, o interior desse prédio, bem como o dos contíguos, entre os quais se conta a conhecida Barbearia Matos, vai ser totalmente demolido, a fim de dar lugar a mais uma “moderna” superfície comercial que ligará a Rua do Souto ao Jardim de Santa Bárbara, dando coerente continuidade à “política fachadista” que a C. M. Braga pratica e sanciona.
Sucede que naquele prédio, para além do valor e representatividade artística do seu interior, se situa o conhecido BAR EGÍPCIO, projectado por José Faria Barbosa e pintado por Lúcio Fânzeres em 1937, de acordo com uma corrente que teve enorme sucesso em Portugal nos finais do século XIX e inícios do seguinte, que decorava as paredes dos cafés com motivos exóticos, em geral orientais, ou da arte do antigo Egipto dos faraós, como é o caso da sede do Sindicato.
Os bares orientais, ou chineses, existentes em Guimarães ou na Póvoa de Varzim, já desapareceram ingloriamente. Em Braga encontra-se a sua última sobrevivência que, perante o desinteresse, a ignorância ou a insensibilidade das entidades que deveriam saber preservar a memória dos lugares, também será reduzido a pó e escombros.
Para além do valor artístico e simbólico daqueles espaços, foi naquele bar que o Sindicato de Poesia, em 1996, realizou os seus primeiros recitais.
Durante alguns meses, às sextas-feiras ao fim da tarde, os operários da palavra poética, empenhados em intervir artística e culturalmente numa cidade pardacenta, divulgaram em sessões públicas muito concorridas alguns poetas portugueses e deram início a uma actividade de enorme qualidade que rapidamente marcou a agenda cultural bracarense, criando espectáculos de grande interesse e impacto que ultrapassaram as fronteiras locais.
O Sindicato da Poesia não podia ficar indiferente à morte anunciada do espaço que o viu nascer e por essa razão no próximo dia 31 de Janeiro, a partir das 22H00, naquele mesmo local, regressa ao seu projecto inicial, então intitulado Para fugir aos estudos.
Certamente pela última vez, no BAR EGÍPCIO, Antonio Durães, Ana Gabriela Macedo, Fernando Coelho, José Miguel Braga, Luís Barroso, Manuela Martinez, Marta Catarino e Sofia Saldanha darão voz à poesia de António Gancho, Florbela Espanca, Alexandre O´Neill, Jorge de Sena, Alberto Pimenta, Cesário Verde, Rui Belo e Ana Luísa Amaral.
Este recital conta com o apoio da Biblioteca Pública de Braga.
Igualmente naquele local, no mesmo dia e pelas 21H30, a ASPA que, além de divulgar e defender a necessidade da salvaguarda dos prédios setecentistas da Rua do Souto, para os quais pediu a classificação sem ter recebido qualquer resposta das entidades competentes, associa-se aquela iniciativa promovendo as Conferências do Sindicato.
Inspirando-se nas Conferência do Casino de 1871, em cuja sessão inaugural Antero de Quental fez uma “apologia da razão humana e da revolução, no que esta ideia tinha de mais largo e mais elevado”, com as Conferências do Sindicato, alguns membros da ASPA dirão da sua justiça perante mais este atentado contra o Património Cultural que em Braga se vai cometer.
Estão previstas curtas intervenções de Armando Malheiro da Silva, Miguel Bandeira, Eduardo Pires de Oliveira e Ademar Ferreira dos Santos.
Esta actividade conjunta do Sindicato da Poesia e da ASPA realizar-se-á na próxima terça-feira, dia 31 de Janeiro, a partir das 21H30, na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Rua do Souto, nº 9, sendo naturalmente aberta à participação de todos os cidadãos interessados na preservação da memória cultural da sua cidade.

ASPA
SINDICATO DA POESIA

http://domingodemanha.blogspot.com/2006 ... gpcio.html

CARTA ABERTA À MINISTRA DA CULTURA
Ex.mª Srª
Drª Ministra da Cultura

Há um crime contra a cultura que está prestes a acontecer em Braga. Um crime contra a nossa memória colectiva.
O Bar Egípcio do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços do Minho, na famosa e pedonal Rua do Souto, nº 9, 1º andar, bem no centro de Braga, está ameaçado de destruição e a Câmara Municipal não parece estar interessada na sua conservação.
Inaugurado em 1937, enquadrado pela campanha do nacional-sindicalismo (?os sindicatos precisam de boas sedes que os dignifiquem?), de Rolão Preto, durou até hoje. Este bar é um projecto de José de Faria Barbosa e do decorador António Alvim Braga, tendo o pintor Lúcio Fânzeres pintado nas paredes os ornamentos do Café Oriental, de Guimarães.
Contém pinturas que devem ser admiradas (incluindo um jogo de tabuleiro, uma cena de guerra, a cruz da longa vida que passou para Santo Antão, etc., etc.). Este bar oriental é o último que resiste, após perdermos o café egípcio de Guimarães (Café Oriental) e os cafés chineses da Póvoa do Varzim! Para que não o vejamos apenas em livro, há que salvar esta relíquia do exotismo em Portugal! Aliás, este bar está documentado nalguns estudos, sendo estas foto de: BASTOS, Celina; SANTOS, Rui Afonso ? Egiptomania em Portugal: das artes de cena à decoração de interiores. Margens e Confluências, Guimarães, 7/8 (Dez. 2004), p. 60-71.
Culturalmente este bar tem muito a ver com a vida de Braga, uma vez que foi aqui que se reuniu pela primeira vez o Sindicato da Poesia, cujas reuniões seguintes foram no Branca a Velha.
O bar está em bom estado porque inicialmente era apenas um bar de fachada, para ser visto, mas depois do 25 de Abril entrou em degradação com os vapores dos cafés, etc. O pior de tudo é a água que está a estragar o tecto porque a clarabóia está estragada e o Sindicato não a pode arranjar porque o edifício não lhe pertence! Ainda por cima, consta que a Câmara lá pretende instalar mais um centro comercial! Um centro comercial no centro de Braga? Para quê? Já é uma zona cheia de serviços e assim ainda vai ser mais despovoado à noite! Para quê? Para tornar ainda mais inseguro sair à noite no centro de Braga? Para aumentarem os assaltos?
Confessamos que, tal como a maioria dos leitores, também desconhecíamos a existência desta preciosidade, contudo, após visitarmo-lo num ?Passeio a Norte? no passado dia 17 de Dezembro, acreditamos que ainda é possível salvar o Bar Egípcio de Braga!
A Bem do Nosso Património Cultural.

Adriano Simões da Silva

http://ml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/msg00093.html
Mr Strangelet
Cardeal
 
Mensagens: 5367
Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm
Localização: Minho

Re: Bar Egípcio

Mensagempor asterisco » domingo dez 13, 2009 8:52 pm

:shock: :shock: Como é que não conhecia isto???
Avatar do Utilizador
asterisco
Cardeal
 
Mensagens: 2203
Registado: quarta mar 11, 2009 10:28 pm
Localização: Braga

Mensagempor mister B » segunda dez 14, 2009 12:06 am

Tem umas pinturas fantasticas , penso que merecem ser protegidas e salvaguardadas.
Existe a intensao de construir mais um centro comercial????? entre a r. do Souto e galerias st. Barbara????? %)
Alguem sabe algo?
I love Braga
mister B
Arcebispo
 
Mensagens: 1474
Registado: sábado jul 05, 2008 9:27 pm

Mensagempor Mr Strangelet » segunda dez 14, 2009 12:24 am

Também desconhecia essa intensão. Visto que passaram quase 4 anos desde essa polémica, espero que isso tenha sido posto de lado.
Mr Strangelet
Cardeal
 
Mensagens: 5367
Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm
Localização: Minho

Mensagempor mister B » segunda dez 14, 2009 12:29 am

Esperemos que sim, a menos que seja outra aberracao estilo"galerias dos anos 80", nao vejo forma de enfiar ali qualquer coisa decente....
I love Braga
mister B
Arcebispo
 
Mensagens: 1474
Registado: sábado jul 05, 2008 9:27 pm

Mensagempor jcmarques » terça dez 15, 2009 10:41 am

outro centro comercial?? devem estar malucos :S
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
jcmarques
Cardeal
 
Mensagens: 2463
Registado: terça abr 22, 2008 8:48 am
Localização: Braga

Re:

Mensagempor NrowS » quinta dez 17, 2009 11:29 am

jcmarques Escreveu:outro centro comercial?? devem estar malucos :S

Mas então não sabes que Braga tem agora uns 4 milhões de habitantes? Dá para todos os shoppings que quiseres e mais alguns!
Avatar do Utilizador
NrowS
Bispo
 
Mensagens: 249
Registado: sábado ago 30, 2008 3:30 pm

Mensagempor AntonioPinto » terça dez 22, 2009 9:36 am

acho que foi descartado.... :D
Mas também reparem...
Ter um bar egipcio todo lindo e espetacular, mas estar fechado e ninguem poder ver.... é quase como mandar o edificio abaixo
Imagem
Avatar do Utilizador
AntonioPinto
Administrador
 
Mensagens: 1887
Registado: sexta Oct 31, 2008 3:46 pm
Localização: Priscos - Braga

Mensagempor Mr Strangelet » terça dez 22, 2009 3:27 pm

Eu com este tópico tinha esperança que alguém quisesse investir e comprar o imóvel, para o recuperar e abrir um estabelecimento de referência na cidade :D

Ninguém de voluntaria??
Mr Strangelet
Cardeal
 
Mensagens: 5367
Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm
Localização: Minho

Re:

Mensagempor Meireles88 » terça dez 22, 2009 3:30 pm

Mr Strangelet Escreveu:Eu com este tópico tinha esperança que alguém quisesse investir e comprar o imóvel, para o recuperar e abrir um estabelecimento de referência na cidade :D

Ninguém de voluntaria??


Está a venda? :conf:
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Avatar do Utilizador
Meireles88
Administrador
 
Mensagens: 3098
Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Re: Re:

Mensagempor Mr Strangelet » terça dez 22, 2009 3:33 pm

Meireles88 Escreveu:
Mr Strangelet Escreveu:Eu com este tópico tinha esperança que alguém quisesse investir e comprar o imóvel, para o recuperar e abrir um estabelecimento de referência na cidade :D

Ninguém de voluntaria??


Está a venda? :conf:


Pois...Não tenho a certeza :P

Mas segundo os textos que pus, e partindo do principio que o edifício ainda pertence ao Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços do Minho, penso que sim.
Mr Strangelet
Cardeal
 
Mensagens: 5367
Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm
Localização: Minho

Re: Re:

Mensagempor Marazzi » quarta dez 08, 2010 10:40 pm

Mr Strangelet Escreveu:
Meireles88 Escreveu:
Mr Strangelet Escreveu:Eu com este tópico tinha esperança que alguém quisesse investir e comprar o imóvel, para o recuperar e abrir um estabelecimento de referência na cidade :D

Ninguém de voluntaria??


Está a venda? :conf:


Pois...Não tenho a certeza :P

Mas segundo os textos que pus, e partindo do principio que o edifício ainda pertence ao Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços do Minho, penso que sim.


Alguém sabe qual é o "ponto de situação" deste espaço?
Avatar do Utilizador
Marazzi
Arcebispo
 
Mensagens: 544
Registado: quarta set 24, 2008 11:10 pm
Localização: Braga

Re: Bar Egípcio

Mensagempor Augustita » sábado jan 29, 2011 11:36 pm

:dance3: ?

Nunca tinha ouvido falar neste bar :shock:
Augustita
Bispo
 
Mensagens: 94
Registado: terça jan 11, 2011 8:36 pm

Re: Bar Egípcio

Mensagempor Evenstarlotr » terça mai 22, 2012 12:06 am

Alguém sabe qual é a situação actual? Por favor, digam-me que não se perdeu! Não conhecia mas fiquei fascinada!
Evenstarlotr
Leigo
 
Mensagens: 4
Registado: segunda abr 02, 2012 5:45 pm

Bar Egípcio

Mensagempor Meireles88 » terça mai 22, 2012 8:22 am

Era de descobrir de isso esta a venda. Parece que ng tem essa info :/
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Avatar do Utilizador
Meireles88
Administrador
 
Mensagens: 3098
Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Próximo

Voltar para Conhecer a Cidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante