Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Núcleo Museológico de Dume

Núcleo Museológico de Dume  

Espaços urbanos, ruas, praças, jardins, parques, igrejas, monumentos, museus...

Núcleo Museológico de Dume

Mensagempor Duarte » sábado jul 09, 2011 11:02 pm

Núcleo museológico inaugurado em 2006, a expor vestígios arqueológicos locais, com destaque para o Sarcófago de São Martinho de Dume e para a Basílica de São Martinho de Dume.

Imagem

Dumio

Dumio (também conhecido como Dume ou Dumium) é um antigo mosteiro próximo de Braga, no nordeste de Portugal.
Ele foi fundado pelo Santo Martinho de Braga, no século VI d.C., durante os anos de 550 a 560. Atualmente, o mosteiro é um local destinado a arqueologia, onde funciona o Núcleo Museológico de São Martinho de Dume, um museu na freguesia de Dume Braga, em Portugal. Inaugurado a 6 de Agosto de 2006, expõe vestígios arqueológicos locais.
O museu tem como objectivo principal expor o Sarcófago de S. Martinho de Dume e a Basílica de São Martinho de Dume, irá também expor outros achados arqueológicos locais. Nesta primeira fase apenas está exposto o Sarcófago de S. Martinho de Dume. Na segunda fase pretende-se também expor a Basílica de São Martinho, onde actualmente decorrem escavações arqueológicas dirigidas pela Universidade do Minho.

O Sarcófago de São Martinho

O Sarcófago de São Martinho, classificado como um Bem Cultural Móvel de Interesse Nacional (pelo Decreto-Lei n.º19, de 18 de Julho de 2006), é um sarcófago, datado entre o século XI a XII, onde se encontram os restos mortais de S. Martinho de Dume.
O sarcófago de pedra calcária é constituído por duas peças, uma arca tumular e a respectiva tampa, que se encontram decoradas em baixo relevo.
É considerada pelos especialistas como uma das mais notáveis peças de escultura funerária pré-românica do nosso país. (in "Braga Cultural", edição de Setembro de 2006).

Imagem

Basílica de São Martinho de Dume

A Basílica de São Martinho de Dume, localizada no local onde hoje se encontra a igreja de Dume, está actualmente em ruínas.
Foi a Catedral da extinta Diocese de Dume.

Imagem
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5082
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Núcleo Museológico de Dume

Mensagempor Duarte » sábado jul 09, 2011 11:04 pm

Núcleo Museológico de Dume atrai cada vez mais visitantes

Imagem

Desde o início do ano, o Núcleo Museológico de Dume recebeu a visita de mais de meio milhar de pessoas, adiantou o presidente da Junta de Freguesia de Dume, Romeu Gomes.
Aquele Núcleo Museológico acolhe o sarcófago de S. Martinho de Dume, prevendo-se a curto prazo que integre no seu circuito de visita os vestígios arqueológicos da antiga basília sueva de Dume (séc. VI), bem como o balneário romano (séc. III-IV) ali existentes.

A autarquia de Dume conserva e pretende valorizar estes importantes vestígios arqueológicos que comprovam a ocupação humana desde a época romana até aos nossos dias, bem como o desenvolvimento e a importância que Dume assumiu ao longo dos séculos, quer na história de Braga, quer na igreja bracarense.

Apesar da estagnação deste projecto museológico, que ainda não está totalmente concluído, a directora Isabel Ferreira salienta que “não é possível deixar de referir que foram muitos os visitantes que desde a inauguração do Núcleo por cá passaram para ver o túmulo, bem como as ruínas arqueológicas, estas sob reserva”.

Visitas da Galiza

Isabel Ferreira adianta que “se atentarmos apenas ao presente ano, entre o mês de Janeiro e Julho, contamos já com o registo de mais de 500 visitantes a este espaço e, para a obtenção deste número de visitas contribuíram as várias associações culturais espanholas que se deslocaram até terras de Dume”.

Aquela responsável destaca a Fesga, fundação para estudo e divulgação da questão social e sindical da Galiza, que manifestou grande interesse no projecto museológico de Dume, “deliciando-se com os detalhes da história e iconografia do sarcófago de S. Martinho” .

Integrada na iniciativa ‘Dume Cultural’, o Núcleo Museológico acolheu a exposição de carácter temporário ‘Tempos livres de um reformado de Dume’, da autoria de Eurico Silva, uma mostra dos diferentes tipos de arte relacionados com a reciclagem. Foi possível visualizar algumas peças que recriavam simbolicamente alguns dos edifícios e igrejas emblemáticas da cidade de Braga.

@CM
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5082
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Núcleo Museológico de Dume

Mensagempor Miguel » segunda jul 11, 2011 10:42 am

Um local bastante interessante para se visitar! Desconhecia totalmente.
Miguel
Arcebispo
 
Mensagens: 470
Registado: quarta jan 07, 2009 12:30 am
Localização: Lagoa, São Miguel Açores

Re: Núcleo Museológico de Dume

Mensagempor Duarte » quinta jul 10, 2014 2:01 pm

Em breve teremos aqui uma grande atracção turísitca!

Imagem
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5082
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Núcleo Museológico de Dume

Mensagempor Brc20 » quinta jul 10, 2014 3:26 pm

Parabéns a todos os participantes neste processo. O património de Braga já merecia.
Brc20
Arcebispo
 
Mensagens: 1316
Registado: quarta mar 05, 2008 5:17 pm


Voltar para Conhecer a Cidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante