Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Castro do Monte de Santa Marta das Cortiças

Castro do Monte de Santa Marta das Cortiças  

Espaços urbanos, ruas, praças, jardins, parques, igrejas, monumentos, museus...

Castro do Monte de Santa Marta das Cortiças

Mensagempor Duarte » sábado jan 28, 2012 6:55 pm

CASTRO ROMANIZADO, BASÍLICA E PALÁCIO SUEVO (MONTE SANTA MARTA DAS CORTIÇAS, BRAGA)

Estação arqueológica de Santa Marta das Cortiças

A estação arqueológica localiza-se nas plataformas superiores do Monte, nas proximidades da capela de Sta. Marta. A meia encosta localiza-se o Santuário da Falperra. No cimo do Monte domina-se uma grande parte da bacia do rio Este.

Imagem

Povoado fortificado com três linhas de muralhas construídas com pedra solta de grandes dimensões. A interpretação das estruturas postas a descoberto pelas diversas escavações arqueológicas aqui realizadas ainda suscita dúvidas.

Santa Marta das Cortiças surpreende pelo seu monumental conjunto. Para além da muralha que circundava o Basílica paleocristã e o Palácio Suevo-Visigótico também se conservam vestígios do sistema defensivo e das casas do castro romanizado que aí existiu muito antes.

Escavações Arqueológicas

1899 – As escavações de Albano Belino identificaram diversas casas de planta circular. O sitio está dotado de um sistema defensiva composto de três linhas de muralha erguidas com pedra solta de grande dimensões, o povoado possuía diversas estruturas habitacionais de planta predominantemente circular, na área interna definida pelo amuralhado, elementos datáveis do primeiro momento de ocupação do sítio, ou seja, da Idade do Ferro.

1965 – As escavações puseram a descoberto, no topo do monte, alicerces de um edifício formado por uma abside ultra semicircular e três naves, enquanto numa outra zona a Oeste, junto da muralha, foi detectado e escavado um outro edifício com diversos compartimentos de planta rectangular. O espólio associado aponta para uma cronologia dos séculos V-VI d.C. e o edifício de tipo basilical tem sido considerado como mosteiro do período suevo-visigótico. Há, porém, materiais que são manifestamente mais antigos, incluindo uma moeda de Nerva.

Imagem

1967 – As escavações realizadas na zona junto do edifício de tipo basilical descoberto em 1956, puseram a descoberto uma outra construção de grandes dimensões e de planta rectangular, considerado por alguns investigadores portugueses e espanhóis como a possível conjunto palatino (palácio dos Reis Suevos).

Imagem

1973 – As escavações detectaram um grande número de sepulturas romanas de incineração com muito espólio, ainda naquele espaço do topo do monte onde se situa a Basílica e palácio Suevo-Visigótico. Uma realidade que reafirmava, no fundo, a possível reutilização deste espaço ao tempo da conquista romana, a julgar pelos materiais de construção recolhidos no local por A. Bellino, entre os quais tegulae – telhas rectangulares – e imbrex – telhas em forma de meia cana.

1984/85 - As escavações identificaram níveis datados do Bronze Final circunscritos à plataforma superior do monte.

Antiguidade Tardia
Reino dos Suevos
Nesse período Bracara manteve a sua capitalidade, pois foi sede do Reino dos Suevos. Por outro lado os nomes de S. Martinho de Dume e de S. Frutuoso, bispos bracarenses, são referentes obrigatórios da História do Gallaecia, pela importância que assumiram na organização diocesana e no ordenamento territorial em paróquias.

Imagem

Conservam-se numerosos vestígios tardo-antigos em Bracara cidade (estruturas e materiais).

No concelho existem pelo menos três monumentos excepcionais: a basílica de São Martinho de Dume; o templo de São Frutuoso; e o conjunto de Santa Marta das Cortiças.

Imagem

Santa Marta das Cortiças surpreende pelo seu monumental conjunto. Para além da muralha que circundava o palácio e a basílica também se conservam vestígios do sistema defensivo do castro da Proto-História que aí existiu muito antes. Aliás uma sondagem efectuada por Manuela Martins demonstrou que a ocupação do monte recua pelo menos à Idade do Bronze Final (séc. XI a VIII a.C.).

O Conjunto monumental ao abandono

Em 2008 foi apresentado um programa de estudo, conservação e valorização pela Universidade do Minho – Unidade de Arqueologia em parceria com Conselho Económico da Paróquia de Esporões(1) contudo nunca foi implementado e actualmente a estação encontra-se ao abandono e vai sofrendo vários danos e destruições, como a que ocorreu aquando das obras do Ministério da Administração Interna para a colocação de uma antena para o SIRESP levou a destruição parcial do recinto fortificado tardo romano ou durante as obras de remodelação da área da Capela.

Imagem

A importante estação arqueológica continuará ameaçada pelo vandalismo enquanto a Câmara Municipal de Braga, a DRCN e o IGESPAR não avançarem com a proposta de valorização do local. O grande valor arqueológico e de longa ocupação, em particular pelos alicerces da basílica e do palácio suevo, caso único existente em Portugal, merecia uma atenção especial por parte das entidades da tutela.

Imagem

Localização: Monte de Santa Marta das Cortiças – ESPORÕES (Braga)

(1) http://www.uaum.uminho.pt/novidades/Fal ... 20valorização.pdf
(2) http://mnarqueologia-ipmuseus.pt/images ... ag_3_m.jpg
(3) Fotografia: http://www.jf-esporoes.pt/est_arqueologica.htm

Fonte: http://www.portugalromano.com/2011/09/c ... cas-braga/

O Castro do Monte de Santa Marta das Cortiças fica localizado nas freguesias de Nogueira e Esporões, em Braga. O castro foi habitado desde a idade do ferro, tendo sido descobertos também vestígios de ocupação na época romana.Segundo alguns historiadores,era o núcleo habitacional de defesa mais importante dos Brácaros. Este povo celta era muito temido pelas tropas romanas,pela sua resistência.Os homens escondiam-se nos penedos monumentais deste lugar,e as mulheres emitiam sons aterrorizadores.Esta verdadeira táctica de combate amedrontava sobremaneira.
Está classificado pelo IGESPAR como Imóvel de Interesse Público desde 20 de Outubro de 1955.
@Wikipédia
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5087
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Castro do Monte de Santa Marta das Cortiças

Mensagempor Duarte » sábado jan 28, 2012 6:57 pm

Tópico do excelente projecto desenvolvido pela UAUM para a futura Estação Arqueológica, que até hoje nunca saiu do papel, nem houve vontade política de o concretizar: viewtopic.php?f=5&t=1510&hilit=Santa+marta
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5087
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Castro do Monte de Santa Marta das Cortiças

Mensagempor Meireles88 » sexta Oct 26, 2012 12:36 am

Continua engavetado isto?
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Avatar do Utilizador
Meireles88
Administrador
 
Mensagens: 3099
Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Re: Castro do Monte de Santa Marta das Cortiças

Mensagempor karlussantus » sexta Oct 26, 2012 1:21 am

Meireles88 Escreveu:Continua engavetado isto?


Até já devem ter queimado o projeto...
Imagem
karlussantus
Administrador
 
Mensagens: 3632
Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am
Localização: Braga


Voltar para Conhecer a Cidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron