Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Museu dos Cordofones

Museu dos Cordofones  

Espaços urbanos, ruas, praças, jardins, parques, igrejas, monumentos, museus...

Museu dos Cordofones

Mensagempor Duarte » segunda jan 30, 2012 12:23 am

Museu dos Cordofones

Imagem

O Museu de Cordofones de Domingos Machado, foi inaugurado a 22 de Setembro de 1995. O museu está instalado numa casa de aspecto agradável, edificada em pedra recentemente, em Tebosa, face à estrada Nacional.
É um Museu particular, que pertence a Domingos Machado. O seu proprietário não beneficiou de qualquer apoio, subsídio ou contributo.

No primeiro andar do edifício, estão expostas várias colecções de instrumentos de corda: cavaquinhos, violas clássicas, guitarras, bajos, banjolins, bandolins e violas típicas. O visitante pode visualizar , as alfaias utilizadas na sua confecção, e as várias etapas da construção de um cavaquinho. Podemos ainda encontrar muita documentação sobre a sua obra, bibliografia, algumas obras de arte (quase tudo oferta de amigos), objectos vários, e fotos.

Domingos Machado, é considerado o mais célebre português no fabrico de instrumentos de corda tradicionais.

O visitante pode ainda visitar a oficina do Artesão. Uma grande mesa de trabalho, gasta pelo tempo e os adereços próprios do ofício: moldes que darão forma às violas, guitarras, cavaquinhos e outros instrumentos; álcool, colas, vernizes, etc.

http://www.geira.pt/MCordofones/

Imagem

Imagem

Museu dos Cordofones

O Museu dos Cordofones pertence ao artesão Domingos Machado, situa-se em Tebosa, Braga, foi inaugurado a 22 de Setembro de 1995. É um museu de referência em Portugal sobre os cordofones, e pela história uma homenagem ao próprio artesão.

Sr. Domingos Machado desde a tenra idade aprendeu a arte, transmitida pelo seu pai. Com a evolução dos tempos e da arte, foi ganhando reputação nacional e internacional. Já fez instrumentos para vários museus nacionais e internacionais, como para personalidades de relevo, George Harrison, Donovan, Júlio Pereira, Fernando Tordo, Carlos Mendes, entre outros. Idealizou a construção de um museu sobre a sua arte. Após vários entraves e dificuldades, a 22 de Setembro de 1995 inaugura o seu museu de cordofones, sem qualquer tipo de apoio, contributo ao subsídio. A sua vida e obra já foram objecto de tese em universidades.

O museu possui uma enorme variade de cordofones, incluindo as variações que foram tomando ao longo dos séculos após a época medieval. Os cordofones encontram-se bem organizados e catalogados. É de salientar que todos os instrumentos foram construídos de raiz pelo artesão e encontram-se todos operacionais e afinados. Existe também uma enorme documentação sobre a sua obra, obras de arte e fotos. É ainda possível visitar a oficina artesanal onde o artesão fabrica os cordofones.

@Wiki
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5081
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Voltar para Conhecer a Cidade

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes