Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - EcoTópico!

EcoTópico!  

Espaço para discutir as últimas da ciência e tecnologia.

Re: EcoTópico!

Mensagempor Mr Strangelet » domingo nov 23, 2008 4:52 pm

andre_carneiro Escreveu:Não é assim tão mau... além de que está ainda em projecto e é só um protótipo. Claro que vão ter de o tornar mais apetecivel mas nunca vai ter as linhas dos carros actuais. Desde logo porque tem de ter em conta alguns items como o peso, colocação de baterias...

Por outro lado, quem diria que o smart que na minha opinião é das caixinhas mais horriveis das estradas ia vender tão bem... preferia este!

Mas para veres em que sentido vão andar consulta o Chevy Volt. O carro hibrido de próxima geração ;) esse é lindo!

Sim, o chevy volt é lindo, mas ainda nao ha grandes previsões em relação a ele...
Quanto a este, é daqueles carros que nao tiveram mesmo grande interesse em desenha-lo apetecivel...Faz lembrar qualquer coisa do género:" Ai queres ser amigo do ambiente e nao alimentar a industria do petroleo? Entao toma la com esta coisa".
ImagemImagem :FACEPALM: ImagemImagem
Mr Strangelet
Cardeal

Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm

Mensagempor DoctorDre » domingo nov 23, 2008 6:11 pm

Mr Strangelet Escreveu:
andre_carneiro Escreveu:Não é assim tão mau... além de que está ainda em projecto e é só um protótipo. Claro que vão ter de o tornar mais apetecivel mas nunca vai ter as linhas dos carros actuais. Desde logo porque tem de ter em conta alguns items como o peso, colocação de baterias...

Por outro lado, quem diria que o smart que na minha opinião é das caixinhas mais horriveis das estradas ia vender tão bem... preferia este!

Mas para veres em que sentido vão andar consulta o Chevy Volt. O carro hibrido de próxima geração ;) esse é lindo!

Sim, o chevy volt é lindo, mas ainda nao ha grandes previsões em relação a ele...
Quanto a este, é daqueles carros que nao tiveram mesmo grande interesse em desenha-lo apetecivel...Faz lembrar qualquer coisa do género:" Ai queres ser amigo do ambiente e nao alimentar a industria do petroleo? Entao toma la com esta coisa".

Strangelet este é a nova versão do Nissan Cube. No japão e states acho, a nissan comercializa o cube desde os anos 80 acho e se vires os antigos esses sim, Deus nos livre... a versão "Denki" de eléctrico em japonês tem umas pequenas alterações de visual da versão "normal" a combustivel!

O importante é que dos carros electricos prometidos para comercialização, este parece ser o que melhor se enquadra no parque automovel actual. É importante tb lembrar que este carro quer-se utilitario: o governo quer 20% da sua frota deste tipo... pequenas alterações e tens um carro bem porreiro para transporte de pequenas cargas e etc... no caso da comercialização para as massas eu sou honesto, não era a primeira escolha em questão de visual, nem pouco mais ou menos, mas se estivesse neste momento a pensar comprar um carro de uso na cidade e se soubesse que ia poupar centenas, arrisco-me a dizer milhares, de € por ano se optasse por este, acho que não repensaria!

Tb não te esqueças que ele se vier, não virá nas cores em que foi apresentado ;) aqui vai uma alternativa e uns pormenores porreiros:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
DoctorDre
Administrador

Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm

Mensagempor Mr Strangelet » domingo nov 23, 2008 6:34 pm

Desonhecia que o cube ja tinha historia desde os anos 80..
Mas não é carro que me convença. Eu sou 100% apologista de carros electricos utilitários. Quando comprar o meu primeiro carro espero que ja haja uma variedade simpática de carros electricos á escolha, porque será sem duvida uma das possibilidades (eu também tenho uma "panca" saudavel de ecologista), porque para já, se comprasse hoje um carro (e este ja estivesse á venda) certamente nao seria uma escolha. Mas pronto...espero que os proximos modelos sejam mais interessantes, e nao uns "cubos" como o nome diz.
Mr Strangelet
Cardeal

Mensagempor DoctorDre » domingo nov 23, 2008 7:03 pm

Mr Strangelet Escreveu:Desonhecia que o cube ja tinha historia desde os anos 80..
Mas não é carro que me convença. Eu sou 100% apologista de carros electricos utilitários. Quando comprar o meu primeiro carro espero que ja haja uma variedade simpática de carros electricos á escolha, porque será sem duvida uma das possibilidades (eu também tenho uma "panca" saudavel de ecologista), porque para já, se comprasse hoje um carro (e este ja estivesse á venda) certamente nao seria uma escolha. Mas pronto...espero que os proximos modelos sejam mais interessantes, e nao uns "cubos" como o nome diz.

:lol:

ok ok...
então vou-te relaxar, :D li (vou procurar onde... já li tt artigo sobre isto :roll: ) que a nissan espera em 2010-2012 ter uma vasta gama de carros electricos com a base do cube, ou seja o chassis, e diferentes carroçarias para o mais variado comprador.
Penso que o objectivo é criar um sistema unico de carros para que se possa usar universalmente o processo de troca de baterias e não só. Quero dizer, um carro electrico terá as baterias sempre colocadas no mesmo sitio e o sistema de as retirar e recolocar será tb único. Isto para que qq marca ou qq tipo de carro possa ser "abastecido" nas estações desenvolvidas pela "Better Place".

Está melhor? :D
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor DoctorDre » domingo nov 23, 2008 7:13 pm

E já agora deixo-te outro protótipo que dizem estar relacionado com o acordo Nissan-Governo:

Nissan mixim:

Tem mais estilo... mas é um protótipo ao contrario do cube que ao que tudo aponta será realmente comercializado
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor Mr Strangelet » domingo nov 23, 2008 7:48 pm

Sim, este está muito melhor! Este já entraria nas minhas opções :D
Mr Strangelet
Cardeal

Mensagempor jcmarques » terça nov 25, 2008 9:35 am

pois.... ja o design influi bastante :)
Imagem
Imagem
jcmarques
Cardeal

Registado: terça abr 22, 2008 8:48 am

Mensagempor DoctorDre » quarta nov 26, 2008 11:02 am

Shai Agassi, CEO da Better Place, empresa que está por trás do acordo Portugal-Nissan. Aqui está o pojecto e o conceito que eles querem aplicar em portugal e que já está em marcha em outros dois países.
California é o último estado a juntar-se à malta!
São 30 minutitos de uma conferencia em 3 videos... vale a pena! Vejam:

Imagem
DoctorDre
Administrador

Re: Tópico do Ambiente!

Mensagempor DoctorDre » quinta dez 18, 2008 1:58 am

Imagem
DoctorDre
Administrador

Re: Tópico do Ambiente!

Mensagempor Mr Strangelet » quinta abr 23, 2009 2:04 pm

DST lança serviço de avaliação energética de edifícios
A DST Renováveis acaba de lançar no mercado um novo produto que se destina à avaliação da performance energética dos edifícios quer estatais (empresas publicas, municípios ou agencias regionais, quer empresas privadas e particulares. O resultado desta avaliação será apresentar soluções mais eficientes a aplicar nos edifícios avaliados. “Este novo produto vem impulsionar o negócio da DST Renováveis, além de contribuir para uma política energética nacional mais consciente, o que neste momento nos parece imperativo para que o País cresça de forma sólida e sustentada”, destaca José Teixeira, CEO da empresa.
Além disto, este novo serviço disponibilizado pela DST prevê a criação de mais postos de trabalho, passando ainda pela sub-contratação de empresas locais para a execução de alguns projectos, realça o mesmo responsável. Assim, a DST Renováveis procurará inovar, reduzindo o consumo energético, partilhando poupanças e contribuindo para a criação e manutenção de benefícios económicos e ambientais. Em fase de conclusão estão já as auditorias energéticas às infra-estruturas da Agere – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga EM, tendo a empresa ganho recentemente a realização das avaliações do Pavilhão Multiusos de Guimarães, Casa da Cultura da Trofa, EB1 da Ribeira (Brito) e EB1 de Santa Luzia, num projecto lançado pela Agência de Energia e Ambiente do Vale do Ave.

http://www.vidaimobiliaria.com/noticias ... arquivo=10
Mr Strangelet
Cardeal

Mensagempor DoctorDre » segunda jun 29, 2009 4:54 pm

Já foi apresentado o modelo de estações de troca de baterias:

Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor DoctorDre » segunda jun 29, 2009 5:52 pm

Já agora não sei se passaram pelo BP este fim de semana! Lá estavam em esposição Scooters e Bicicletas eléctricas!

GreenTarget
Imagem
DoctorDre
Administrador

Mensagempor Mr Strangelet » segunda jun 29, 2009 11:04 pm

andre_carneiro Escreveu:Já foi apresentado o modelo de estações de troca de baterias:

De facto esta é a ideia mais funcional até ao momento, mas que por motivos óbvios vai precisar de anos para ser aplicada.
Por cada carro vendido com esta tecnologia, terão que ser produzidas 3/4 baterias para haver sempre disponibilidade.

Por agora vamos ter que nos limitar a abastecer o carro em casa...
Mr Strangelet
Cardeal

Mensagempor Mr Strangelet » segunda jun 29, 2009 11:06 pm

andre_carneiro Escreveu:Já agora não sei se passaram pelo BP este fim de semana! Lá estavam em esposição Scooters e Bicicletas eléctricas!

GreenTarget

Muito interessante, as empresas de tecnologias alternativas começam a florescer em Braga :D
Mr Strangelet
Cardeal

Mensagempor Mr Strangelet » segunda jun 29, 2009 11:20 pm

No seguimento do post anterior...

Uma tecnologia (desenvolvida por uma empresa de Braga) que permitiu ao empreendimento Domus Qualitas receber crtificação energética A+

Reportagem da RTP-N

O Sistema de Climatização do edifício divide-se em duas partes:
1 – A instalação Comum (caldeiras, instalação de energia solar, as redes de distribuição até às válvulas de corte de cada utilizador) é gerida pela GPACC;
2 – As instalações individuais de cada apartamento são da responsabilidade de cada utilizador.

A GPACC compra o combustível necessário para os serviços de climatização.
A GPACC compra também a água necessária para encher os circuitos de aquecimento solar e ar condicionado.
A GPACC encarrega-se do serviço de manutenção preventiva, reparação e substituição dos elementos da instalação comum.
O Condomínio paga o pequeno gasto eléctrico necessário para o funcionamento de alguns elementos da Instalação Comum, assim como os gastos de limpeza da casa das caldeiras.
A GPACC encarrega-se da TeleGestão da instalação, assumindo o custo telefónico.
A entrega das chaves a cada utilizador formaliza com a GPACC o contrato individual procedendo-se, nesse momento à montagem dos contadores de cada um dos serviços contratados. Uma vez montados os contadores, o responsável pela manutenção da Instalação Comum colocará em funcionamento cada uma das Instalações Individuais e, junto ao utilizador, comprovará o correcto funcionamento das mesmas e fará a entrega do “Manual do Utilizador”, informando-o das características do Serviço de Apoio ao Cliente.

Mais Info:
http://www.domusqualitas.com/
http://www.gpacc.pt
Mr Strangelet
Cardeal

AnteriorPróximo

Voltar para Ciência e Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes