Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Braga Internacional Tuning Show

Braga Internacional Tuning Show  

Museus, Bibliotecas, Música, Exposições, Festas, Teatro, Concertos….

Braga Internacional Tuning Show

Mensagempor karlussantus » sábado ago 08, 2009 11:21 pm

Tuning junta milhares na pista de Palmeira
Ontem
PEDRO VILA-CHÃ, * COM, LUSA

Neste fim-de-semana são esperados 40 mil apaixonados do tuning, para mais uma edição promovida pela associação "Força Tuning", que espera reunir os mais belos exemplares da Europa e afirmar-se como referência destes eventos.

A organização espera 40 mil pessoas e quatro mil carros devidamente "caracterizados". Alguns dos participantes vão percorrer quatro mil quilómetros para estarem presentes no "circo" que já está montado no Autódromo de Palmeira.

José Carlos Silva, dirigente da "Força do Tuning" pretende que o encontro se assuma como um dos maiores da Europa, tanto mais que os eventos de Barcelona e França não se realizam este ano, por dificuldades económicas.

"Este encontro começou por ser uma coisa restrita e agora já atinge proporções gigantescas. Até já começa a fugir das mãos. Veja que os hotéis da cidade estão todos esgotados, com pessoas que vieram de toda a Europa", adianta José Carlos Silva. Ontem, já haviam chegado amantes do tuning da Suécia, Holanda, Bélgica, França, Luxemburgo e Espanha. "E não estou a contar os emigrantes", ressalvou.

O festival ocupa uma área de 40 mil metros quadrados e apresenta um programa repleto, desde "drive-in" a demonstrações de velocidade, beldades a lavar carros, exposição das viaturas, música e muitos divertimentos para as crianças, com piscina e insufláveis.

"Este é, seguramente, o maior festival que se realiza na Península Ibérica e um dos maiores da Europa", reforçou José Carlos Silva que vê no evento, também, uma forma "pressionar o Governo no sentido de regulamentar a actividade do sector". Silva considera "inadmissível" que a GNR continue a passar multas e "o Governo não faça nada", e avisa que "os adeptos do "tuning" vão passar à acção", sem especificar as formas de manifestação.

"Queremos que os carros possam ser modificados e inspeccionados de forma legal", acentuou o responsável, considerando que o vazio na legislação causa imensos prejuízos ao sector automóvel, já que as modificações, muitas delas feitas em Espanha, criariam negócios e empregos.

O novo Código da Estrada, em vigor desde 2005, estipula que a transformação das características técnicas dos carros "é autorizada nos termos fixados em regulamento".

O problema é que este documento nunca chegou a ser publicado, criando um vazio legal que originou uma "perseguição sistemática ao tuning", sustenta Carlos Silva.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/co ... id=1329032
Imagem
karlussantus
Administrador
 
Mensagens: 3632
Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am
Localização: Braga

Mensagempor Mr Strangelet » sábado ago 08, 2009 11:25 pm

Não sou minimamente fan deste passatempo (preferia juntar todo o dinheirinho que se vai queimando, para comprar um bom carro equipado de fábrica)...

Mas respeito os seus adeptos (desde que façam tudo dentro dar regras, e desde que não ponham em perigo a vida dos outros...Esses não são Tunners, mas sim verdadeiros criminosos).

Acho muito bem que Braga receba este enorme encontro. Se continuar a crescer ainda se pode tornar qualquer coisa parecida com a concentração de motards de Faro.
Mr Strangelet
Cardeal
 
Mensagens: 5367
Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm
Localização: Minho

Mensagempor asterisco » domingo ago 09, 2009 1:49 am

Não é bom com este tipo de concentrações que gosto de ver Braga mencionada. O Tuning está mal conotado (a meu ver, justamente).
Avatar do Utilizador
asterisco
Cardeal
 
Mensagens: 2203
Registado: quarta mar 11, 2009 10:28 pm
Localização: Braga

Mensagempor jcmarques » domingo ago 09, 2009 9:35 am

opiniões diversas... de todos modos não é por ahi que Braga é mal vista, penso que atrai muita gente e como se ve, enche os hoteis da cidade
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
jcmarques
Cardeal
 
Mensagens: 2463
Registado: terça abr 22, 2008 8:48 am
Localização: Braga

Mensagempor Mr Strangelet » domingo ago 09, 2009 1:02 pm

A concentração de motos de Faro também não é muito bem vista, mas a verdade é que é uma grande mais-valia para a cidade. Actualmente é um evento de verdadeira dimensão internacional.
Mr Strangelet
Cardeal
 
Mensagens: 5367
Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm
Localização: Minho

Re: ForÇ@ TuNiNG - Braga

Mensagempor Mr Strangelet » domingo ago 09, 2009 1:44 pm

Internacional Tuning encheu todos hotéis


O programa de animação e de actividades para este domingo, segundo e último dia do Braga Internacional Tuning Motor Show, em sexta edição, no Kartódromo Internacional, em Palmeira, inicia-se às 10 horas, com encerramento previsto para às 19 horas, após sorteios.
Sobre a jornada de ontem, o que dela se pode dizer resume-se em menos de meia dúzia de notas: o certame ultrapassou as expectativas da organização, nomeadamente por não imaginar que viessem de propósito adeptos de vários pontos de França, com os seus carros espectacularmente transformados, porque a presença em força dos vindos de Espanha já é habitual.

Mas há também os de Alemanha, Luxemburgo, Andorra, Mónaco e Reino Unido a juntarem-se aos milhares de portugueses de todo o país. Forasteiros que esg otaram a capacidade hoteleira local. José Carlos Silva, o organizador, confessou-nos a sua felicidade.

Compreendendo a dimensão e envergadura do evento, até o Grupo de Auto-Metralhadoras da Brigada de Intervenção do nosso Regimento de Cavalaria ali se instalou com viaturas, sensibilizando jovens, convidando-os ao exercício simples. Admira-se aquele Pandur II 8x8 com guarnição para 10.

Mas os carros do tuning, artisticamente transformado são, de facto, a principal “perdição”. Ocupa-se ali o dia todo.
Motivos para isso, como ontem, não faltam: além dos
1 700 carros transformados, o ciruito Vasco Sameiro está em permanente movimentação de veículos e espectáculos de perícia estilo livre em carros e motos com os melhores do mundo!


@ Correio do Minho
Mr Strangelet
Cardeal
 
Mensagens: 5367
Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm
Localização: Minho

Re: ForÇ@ TuNiNG - Braga

Mensagempor Mr Strangelet » domingo ago 09, 2009 1:48 pm

Encontro mobiliza adeptos de todo o país e da Europa
Tuning ajuda a encher hotéis da cidade de Braga
O 6.º Braga Internacional Tuning Motor Show chega hoje ao fim no Kartódromo, contando com a participação de adeptos da modalidade provenientes de todo o país e da Europa. A organização mostra-se satisfeita com a grande adesão à iniciativa e garante que o certame ajudou a encher os hotéis da cidade de Braga durante este fim-de-semana. Os promotores asseguram que este é o maior evento do género na Península Ibérica e um dos maiores da Europa, atraindo milhares de pessoas.

@Diário do Minho
Mr Strangelet
Cardeal
 
Mensagens: 5367
Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm
Localização: Minho

Re: ForÇ@ TuNiNG - Braga

Mensagempor karlussantus » domingo ago 09, 2009 1:55 pm

Tuners mostram o seu melhor
00h30m

A sexta edição do Tuning Motor Show de Braga está a superar todas as expectativas e a organização já se debate com a falta de espaço. Enquanto aguardam a lei que permita as alterações, estes eventos dão alento à modalidade.

O emigrante Nicola Rego veio de propósito da Suíça com o seu BMW para o 6.º Braga Internacional Tuning Motor Show, no kartódromo e autódromo de Palmeira. Como ele vieram algumas centenas de fãs das quatro rodas da Espanha, França, Luxemburgo, Bélgica e até Escandinávia. Esta é já das maiores concentrações de tuning ao ar livre na Europa e espera até hoje cerca de 40 mil pessoas e 3000 carros alterados de Portugal.

O evento tem ar de festival de música de Verão, mas com carros vistosos ao meio. Há tendas de campismo atrás dos veículos expostos, malta a apanhar sol, sandes de atum e massa aquecida em botija de gás, copos de cerveja na mão.

A organização soma festas da espuma, piscina, insufláveis, beldades no car wash, perícias, drift, concertos, slide, pára-quedismo e desfile em lingerie, entre outros. A associação TNT trouxe 30 viaturas modificadas de Leiria, Lisboa e Gondomar, tantas quanto o Art Tuning Clube.

"Isto está cada vez maior, às duas da manhã vai rebentar", admitia José Carlos Silva, que também organiza iniciativas do género no Porto, Aveiro e Cerveira. Nas tendências estéticas apontou-se a cor verde, violeta e champagne, as linhas redondas, suaves e a elegância.

Via-se cabedal cozido sobre o chassis, um Mercedes de lateral 30 centímetros maior, colunas com os decibéis da turbina de um avião, aquário na mala, um insecto de acrílico a fazer de volante, néons a rodos no habitáculo (tecto, tapetes, portas, tablier).

A esbelta Helena Silva, de Pinhal Novo, revelava no seu Audi TT verde "o único" amplificador Audison Thesis HV Venti do país, "custa 4700 euros". Algumas máquinas superavam só em acessórios 15 mil euros, o preço de um citadino novo. As boxes do autódromo serviram para alojar empresas. Registou-se "boa procura" pelas películas escurecidas, escapes, jantes, intercoolers, ópticas e vinis.

A "Rádio Popular", por exemplo, trouxe dois Smart e um TT personalizados. "Temos nas lojas grandes secções 'car audio', os 'show cars' seduzem os tuners", disse José Castro.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/co ... id=1330059

Encontro mobiliza adeptos de todo o país e da Europa
Tuning ajuda a encher hotéis da cidade de Braga
O 6.º Braga Internacional Tuning Motor Show chega hoje ao fim no Kartódromo, contando com a participação de adeptos da modalidade provenientes de todo o país e da Europa. A organização mostra-se satisfeita com a grande adesão à iniciativa e garante que o certame ajudou a encher os hotéis da cidade de Braga durante este fim-de-semana. Os promotores asseguram que este é o maior evento do género na Península Ibérica e um dos maiores da Europa, atraindo milhares de pessoas.

http://www.diariodominho.pt/noticia.php?codigo=35447

Eu falava disto há uns anos em conversas com a família e com os amigos, que era uma forma de rentabilizar o Autódromo, e onde os tunings e os racers podiam fazer as suas actividades de forma legal.
Como não há um grande evento destes no País, era mais uma atracção.

Quando descobri que já havia :)

Isto é uma forma de arte e cultura, tal como são as tatuagens no corpo, a pintura, escultura...
Existe é uma maior tendência para os adolescentes e jovens adultos, muitos com pouca formação e valores, para verem neste tipo de cultura uma forma de afirmação, que por vezes levam ao descontrolo e a situações lamentáveis.

Contudo, um evento que pode estimular e desenvolver todo um sector da industria automóvel, que atrai turistas, que enche os hóteis e que pode divulgar Braga no panorama europeu só tem que ser apoiado e reforçado.

Para que se saiba existem vários eventos Tunings no País e o Porto tem também o seu "Tuning Motor Show" no Queimodromo, vai na segunda edição, como sabemos que os apoios no Grande Porto surgem com maior facilidade, resta as Bracarenses acarinhar e consolidar este evento, por forma a arrasar desde já a concorrência que começa a surgir.

Porque é que o de Braga tem mais condições que os restantes?
Aeródromo
Kartodromo
Autódromo
Área para futuras expansões e novas infra-estruturas

Vejo como possibilidade de expansão do evento:
-associar evento musical
-reforçar componente Áerea, acrobacias, paraquedismo...
-associar mais provas de velocidade
-divulgar na comunicação social
-atrair as marcas do sector
-criar recinto de espectáculos, que pode até estar associado à bancada amovível caso Portugal/Espanha "ganhem a organização do mundial"
-...
Imagem
karlussantus
Administrador
 
Mensagens: 3632
Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am
Localização: Braga

Re: ForÇ@ TuNiNG - Braga

Mensagempor El Salvador » domingo ago 09, 2009 1:58 pm

Mas afinal o que é mais importante é o que enche hotéis ou o que é bem visto?

É que em Braga até ser portista, coisa trivial hoje em Lisboa, não é bem visto!
El Salvador
Arcebispo
 
Mensagens: 1423
Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Re: ForÇ@ TuNiNG - Braga

Mensagempor karlussantus » domingo ago 09, 2009 2:28 pm

El Salvador Escreveu:Mas afinal o que é mais importante é o que enche hotéis ou o que é bem visto?

É que em Braga até ser portista, coisa trivial hoje em Lisboa, não é bem visto!


Enganas-te quanto a mim de forma intencional, como todos sabem, em Braga não é bem visto ser do Benfica, um adepto Portista não é insultado pela claque do Braga nem pelos sócios do Braga, quanto a um do Benfica, já mandam bocarras do género, "Vai para a tua terra"... Portugal suponho.
Aliás o Braga neste momento é um satélite legal do Porto.
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000213

Mas nem sei o porquê desse off-topic.
Quanto ao que te referiste do espetáculo:
Specialty Equipment Market Association (SEMA) of the automobile aftermarket was formed in 1963 by Roy Richter, Ed Iskenderian, Willie Garner, Bob Hedman, John Bartlett, Phil Weiand, Jr., Al Segal, Dean Moon, and Vic Edelbrock, Jr. and now consists of over 7,094 companies worldwide, bringing together aftermarket manufacturers, original equipment manufacturers, media, car dealers, specialty equipment distributors, installers, retailers and restoration specialists.

Products in this $36 billion-a-year industry include performance and racing components, cosmetic and functional accessories, wheels and tires, mobile electronics, safety products, restoration parts, handling equipment, drivetrain parts (as plug-in hybrid aftermarket kits)and more. The industry covers muscle cars, classics, luxury vehicles, sport compacts, street rods, light trucks (off-road and sport trucks) SUVs and recreational vehicles.

http://en.wikipedia.org/wiki/SEMA_Show

As pessoas deste país são muito tacanhas e provincianas, não aceitam diferentes formas de cultura, e com esses dogmas, não conseguem ver o potencial de eventos, mesmo que não gostem deles.

São os casos do Futebol, deste Tuning Show, e de muitos outros eventos.

É com estes eventos e com a capitalização da divulgação internacional que estes eventos proporcionam à cidade, assim como directamente geram capitais e empregos, que se podem construir hospitais, creches, lares, etc...

Os sectores primarios e secundários vão continuar a definhar e o futuro será cada vez pior, é a capitalização do sector terciário que pode salvar Portugal, o Turismo e este tipo de eventos têm que ser rentabilizados por Portugal, e pela cidade, que é um dos principais polos de Património do País, e certamente um dos Municípios com mais património por classificar e explorar...
Editado pela última vez por karlussantus em segunda ago 10, 2009 12:05 am, num total de 1 vez.
Imagem
karlussantus
Administrador
 
Mensagens: 3632
Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am
Localização: Braga

Re: ForÇ@ TuNiNG - Braga

Mensagempor asterisco » domingo ago 09, 2009 3:12 pm

Karlussantos, compara o Tuning de Braga ao SEMA SHOW é algo um pouco absurdo. O SEMA leva carros de grandes empresas de automóveis e apresenta novidades ao mundo automobilístico. O SEMA realmente estimula o negócio. Pelo contrário, o tuning de Braga parece-me estar mais direccionado para o exibicionismo daqueles que possuem um carro estupidamente artilhado, capaz de fazer elevar ao dobro os decibéis dessas horríveis máquinas.
Para que algo se torne valioso e interessante é necessário que haja investidores e compradores, dinheiro. É assim a força do capitalismo e onde se baseia o SEMA.
Avatar do Utilizador
asterisco
Cardeal
 
Mensagens: 2203
Registado: quarta mar 11, 2009 10:28 pm
Localização: Braga

Re: ForÇ@ TuNiNG - Braga

Mensagempor karlussantus » domingo ago 09, 2009 3:43 pm

asterisco Escreveu:Karlussantos, compara o Tuning de Braga ao SEMA SHOW é algo um pouco absurdo. O SEMA leva carros de grandes empresas de automóveis e apresenta novidades ao mundo automobilístico. O SEMA realmente estimula o negócio. Pelo contrário, o tuning de Braga parece-me estar mais direccionado para o exibicionismo daqueles que possuem um carro estupidamente artilhado, capaz de fazer elevar ao dobro os decibéis dessas horríveis máquinas.
Para que algo se torne valioso e interessante é necessário que haja investidores e compradores, dinheiro. É assim a força do capitalismo e onde se baseia o SEMA.


É a demonstração até onde pode ir um espectáculo deste género, caso seja desenvolvido de forma competente.
Os Americanos são exímios e têm anos de avanço em relação aos Europeus em muitas áreas, então em relação a Portugal...

Aqui nem querem aceitar este tipo de espectáculos, o que é certo é que é uma industria poderosa, alguns podem achar que é estourar dinheiro em "coisas fúteis" mas o evento está aí resta desenvolve-lo e adicionar-lhe eventos, entidades, marcas, patrocínios, comunicação social, que o tornem ainda mais global.

Como é óbvio em Portugal é praticamente impossível chegar a uma dimensão do SEMA SHOW, mas podem evoluir nesse sentido.
Imagem
karlussantus
Administrador
 
Mensagens: 3632
Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am
Localização: Braga

Re: ForÇ@ TuNiNG - Braga

Mensagempor asterisco » domingo ago 09, 2009 3:48 pm

karlussantus Escreveu:É a demonstração até onde pode ir um espectáculo deste género, caso seja desenvolvido de forma competente.
Os Americanos são exímios e têm anos de avanço em relação aos Europeus em muitas áreas, então em relação a Portugal...

Aqui nem querem aceitar este tipo de espectáculos, o que é certo é que é uma industria poderosa, alguns podem achar que é estourar dinheiro em "coisas fúteis" mas o evento está aí resta desenvolve-lo e adicionar-lhe eventos, entidades, marcas, patrocínios, comunicação social, que o tornem ainda mais global.

Como é óbvio em Portugal é praticamente impossível chegar a uma dimensão do SEMA SHOW, mas podem evoluir nesse sentido.


Totalmente de acordo. Eu sou um grande fã do automobilismo e sigo com atenção todos os avanços que este tema vai percorrendo. Mas nunca gostei do tuning e ás vezes rio-me de quem o pratica, porque muitos não o sabem praticar. Agora se algum dia o tuning puder ser uma vantagem na economia da região, que venha ele. Para os tuners: deixem-se de exibicionismo e pensem à americano!
Avatar do Utilizador
asterisco
Cardeal
 
Mensagens: 2203
Registado: quarta mar 11, 2009 10:28 pm
Localização: Braga

Mensagempor 22vasco22 » domingo ago 09, 2009 6:41 pm

goste-se ou não de tunning o que é certo é que este evento trouxe milhares de pessoas a Braga,pessoas essas que deixaram dinheiro em restaurantes,hotéis,lojas...
e alem disso trás benefícios de forma indirecta como a projecção da cidade no estrangeiro e mesmo no nosso pais. quem cá esteve e gostou vai falar com familiares e amigos sobre a cidade e eles vou cá vir e deixar dinheiro e isto torna-se uma espécie de ciclo
Imagem
22vasco22
Arcebispo
 
Mensagens: 668
Registado: quarta mar 04, 2009 7:30 pm

Mensagempor CesarGomes » domingo ago 09, 2009 9:32 pm

Não sou adeptos dos tunning.
Mas apoio totalmente este evento.
Cada qual tem os seus gostos, e há que respeitá-los.
Avatar do Utilizador
CesarGomes
Cardeal
 
Mensagens: 3263
Registado: domingo fev 17, 2008 9:54 pm
Localização: Braga

Próximo

Voltar para Cultura e Eventos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron