Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Qual a tua posição em relação á praxe?

Qual a tua posição em relação á praxe?  

Espaço dedicado às Escolas e Universidades bem como a Organizações e Associações cívicas.

Totalmente a Favor
6
18%
Anti-Praxe
4
12%
Não sou Anti-Praxe, mas não me identifico, e não participo
7
21%
Sou a favor da praxe, desde que moderada
14
41%
Participo na praxe
3
9%

Total de votos : 34

Mensagempor Mr Strangelet » sábado Oct 10, 2009 3:55 pm

Embora este ano a polémica habitual não tenha ganho as dimensões de outros anos, gostaria de começar aqui esta discussão.

Para começar, dois debates com introduções interessantes. Curiosamente ambos envolvem a UMinho na discussão.

Aqui e Agora - SIC - 2/10/2008
Debate sobre praxe na SIC - parte 1

Debate sobre praxe na SIC - parte 2

Sociedade Civil - RTP2 - 24/09/09
http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php? ... s&escolha=
Mr Strangelet
Cardeal

Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm

Re: Qual a tua posição em relação á praxe?

Mensagempor El Salvador » sábado Oct 10, 2009 5:43 pm

Quando andei na Universidade estava proibida. Mas pelo que conheço do código da praxe penso que praxe fora de Coimbra dos anos 40 do século passado é como português a sambar ou brasileiro a cantar fado.
El Salvador
Arcebispo

Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Mensagempor DoctorDre » sábado Oct 10, 2009 6:10 pm

Sou totalmente a favor! Isto claro se for rigorosamente regulada e vigiada para que não haja abusos!

Não sei como é isto agora mas quando eu fui praxado os "Doutores" até tremiam quando ouviam falar na "trupe", acho que era assim o nome, o grupo de cardeais que se limitava a fazer cumprir as regras do código de praxe!
Se continuar assim, creio que toda a gente terá uma excelente experiência assim como eu tive!
Imagem
DoctorDre
Administrador

Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm

Mensagempor 22vasco22 » sábado Oct 10, 2009 7:23 pm

sou totalmente a favor da praxe.
no meu tempo de praxe diverti-me imenso, graças a praxe fiquei a conhecer a universidade, conheci todos os colegas de curso caso contrario ia ser mais complicado.
mas atenção que admito que possa haver abusos, mas ai a culpa também é dos caloiros, eles não são obrigados a nada e se acham que é de mais param.
Imagem
22vasco22
Arcebispo

Registado: quarta mar 04, 2009 7:30 pm

Mensagempor Mr Strangelet » sábado Oct 10, 2009 11:34 pm

Bem, eu também tenho uma posição favorável á praxe. Aliás, acredito que esta tem mesmo um papel de certa forma enriquecedor para a personalidade de um universitário, mas só quem passou pela praxe entende isto. Ajuda a amadurecer alguns caloiros, que chegam á universidade muito infantis.

Mas claro, tem de ser tudo dentro dos limites do razoável, e desde que seja sempre com a colaboraçao e aceitação dos caloiros. A verdade é que a esmagadora maioria adora a praxe, e diverte-se muito.

E depois, aqueles momentos em que os doutores/engenheiros/etc tiram as batinas e convivem com os caloiros, são priceless :)
Mr Strangelet
Cardeal

Mensagempor AntonioPinto » segunda Oct 12, 2009 6:52 pm

A praxe é mesmo importante na integração!
Obviamente que moderada!
Imagem
AntonioPinto
Administrador

Registado: sexta Oct 31, 2008 3:46 pm

Mensagempor Marazzi » segunda Oct 12, 2009 7:27 pm

Sou a favor da praxe como integração, não como humilhação...
Marazzi
Arcebispo

Registado: quarta set 24, 2008 11:10 pm

Re:

Mensagempor asterisco » segunda Oct 12, 2009 7:44 pm

Strange Escreveu:A praxe é mesmo importante na integração!
Obviamente que moderada!

Concordo.
asterisco
Cardeal

Registado: quarta mar 11, 2009 10:28 pm

Mensagempor tony » terça Oct 13, 2009 10:06 am

A praxe deve até ser praticada pela familiarização de todos com a universidade mas sem cometer exageros prejudiciais.
Imagem
tony
Arcebispo

Registado: segunda jul 13, 2009 1:19 pm

Mensagempor CHRIS86 » terça Oct 13, 2009 11:10 am

Marazzi Escreveu:Sou a favor da praxe como integração, não como humilhação...

Também penso assim.
CHRIS86
Arcebispo

Registado: terça Oct 14, 2008 11:53 am

Mensagempor DoctorDre » terça Oct 13, 2009 11:25 am

CHRIS86 Escreveu:
Marazzi Escreveu:Sou a favor da praxe como integração, não como humilhação...

Também penso assim.

Quando a humilhação passa por abusar... o lema "caloiro besta" nunca fez mal a ninguém... e não me sentia mal quando era "insultado" faz parte do "teatro" da praxe!

Chega-se é a abusos de vez em quando... mas isso já depende dos praxadores e dos praxados... eu fui denunciado por não obedecer a um cardeal (não trajado) de outro curso... mandei-o mm à *****... %)
Sei é que outras pessoas no meu lugar não o fariam e há até alguns que fazem qq coisa para se destacar.
Imagem
DoctorDre
Administrador

Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm

Mensagempor Mr Strangelet » terça Oct 13, 2009 12:28 pm

A humilhação ou não, depende do poder de encaixe, e da disposição de cada pessoa.
Há pessoas que mal são apelidados de bestas, sentem-se humilhados e chateados. Essas pessoas o melhor que fazem é afastar-se.
Mas por outro lado ha pessoas que não se sentem humilhados por coisas que envergonhariam muita gente. Há muitos homens que não se importam de andar vestidos de mulher em público, nem de fazer troça de si mesmos.
A humilhação depende de cada pessoa. O que para uma pessoa é humilhante, para a outra é uma brincadeira. É preciso é distinguir os diferentes grupos.
Mr Strangelet
Cardeal

Mensagempor delarocha » terça Oct 13, 2009 1:35 pm

Fui praxado e bem praxado, praxei e bem praxei. Vi coisas que não gostei, mas isso são casos isolados pelas mãos de frustrados que nunca exerceram qualquer autoridade ou influência sobre ninguém, e precisam desesperadamente da praxe para alimentar o ego. Isto sim, é mal praxar: o limite da praxe não está nos termos físicos, nem tão pouco nas atitudes que englobam rastejar, sujar, e tudo o resto. Está sim na atitude do praxador, e na forma como encara a praxe: se como praxe/integração/criação de laços de sangue (como lhe costumava chamar, pois é este o efeito de uma praxe dura) ou se com malvadez e intenções de humilhação/poder.
delarocha
Bispo

Registado: segunda jun 22, 2009 2:47 pm

Re:

Mensagempor cimentocola » terça Oct 13, 2009 3:48 pm

delarocha Escreveu:Fui praxado e bem praxado, praxei e bem praxei. Vi coisas que não gostei, mas isso são casos isolados pelas mãos de frustrados que nunca exerceram qualquer autoridade ou influência sobre ninguém, e precisam desesperadamente da praxe para alimentar o ego. Isto sim, é mal praxar: o limite da praxe não está nos termos físicos, nem tão pouco nas atitudes que englobam rastejar, sujar, e tudo o resto. Está sim na atitude do praxador, e na forma como encara a praxe: se como praxe/integração/criação de laços de sangue (como lhe costumava chamar, pois é este o efeito de uma praxe dura) ou se com malvadez e intenções de humilhação/poder.

Totalmente de acordo.
Enquanto for feita por pessoas, irão existir erros. Mas no global, não conheço melhor forma de publicitar os espaços da universidade, pessoas do curso, lugares da região, sítios mais frequentados... enfim, a envolvência do curso / universidade / localidade.
Imagem
cimentocola
Presbitero

Registado: terça jul 28, 2009 10:08 pm

Mensagempor Kiki » terça Oct 20, 2009 10:52 pm

A praxe é simplesmente o melhor meio de conhecer os colegas, quando bem feita eu gostei muito da minha ;)
http://disparatesacertados.tumblr.com/
Kiki
Bispo

Registado: quarta jul 08, 2009 11:33 pm

Próximo

Voltar para Educação e Cidadania

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante