Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Universidade do Minho

Universidade do Minho  

Espaço dedicado às Escolas e Universidades bem como a Organizações e Associações cívicas.

Re: Universidade do Minho

Mensagempor victordomingos » domingo mar 09, 2014 9:01 pm

Sim, creio que me exprimi mal. O que eu queria dizer era que o centro de Braga tem potencial para acolher determinados cursos (não especificamente o de Artes, que tem realmente um contexto talvez mais ajustado em Guimarães). Isso seria vantajoso para a cidade e de certa forma também para a universidade e a sua comunidade academica. Ao promover uma maior proximidade e uma maior ligação dos estudantes à cidade onde estudam, estaremos a potenciar uma maior integração e aproveitamento dos recursos existentes. É, na minha opinião, uma oportunidade que não deve ser desperdiçada.
victordomingos
Presbitero

Registado: sábado mar 30, 2013 1:07 am

Mensagempor Duarte » domingo mar 16, 2014 9:58 pm

O mais lógico é a ESBA ir para Guimarães, sem dúvida.
O que critico é que se a UM aqui quer tirar tudo do centro (e tem edifícios próprios ao abandono) em Guimarães não há problemas nenhuns em criar um segundo pólo só para tomar conta dos edifícios que a câmara lhes oferece.

A UM tem o Largo do Paço, Congregados, Edifício do Castelo e Museu Nogueira da Silva em pleno centro de Braga e pouco faz. Mais que potencial para ter no centro cursos que não exijam laboratórios, como os de Línguas, Humanidades e Ciências Sociais.
Porque não abrir também cursos no antigo São Marcos por exemplo?

O que me preocupa para além disso, é o facto de não se vislumbrar novas escolas ou cursos decentes cá para Braga num futuro próximo, parece que está tudo a ir para Guimarães, até a AAUM agora está mais para lá virada e já instalou lá o Gabinete do Empreendedor (espécie de apoio e incubadora de empresas criadas por alunos) quando Braga é que se quer afirmar como a cidade do empreendedorismo.
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor Brc20 » segunda mar 17, 2014 11:03 am

Ó Duarte estes novos cursos criados em Guimarães não teem qualquer capacidade de empregabilidade na região, é uma situação bastante complicada. Por exemplo o curso de teatro e a futura escola superior de belas artes. Eu percebo e concordo que a Universidade do Minho queira ser uma universidade global mas vamos estar a formar pessoas com uma taxa de empregabilidade próxima do zero, isso assusta-me.

Quanto à ida de alguns cursos e departamentos para o centro de Braga concordo totalmente contigo, mas não estou a ver isso a acontecer depois se terem gasto milhões a construir novos edifícios em Gualtar, uma grande parte deles subaproveitados.

Parece-me que a Universidade do Minho devia parar para refletir.
Brc20
Arcebispo

Registado: quarta mar 05, 2008 5:17 pm

Mensagempor El Salvador » quinta jun 26, 2014 4:00 pm

Deixa estar que os de Braga tem uma enorme empregabilidade, sociologia, psicologia, relacoes internacionais, comunicacao social, etc, etc.

Este reitor, talvez por ser de Braga, e de longe o pior para Braga de todos os que a Uminho ja teve. E do tipo Guimaraes diz e o Prof. Cunha faz. As Escolas de Braga nos discursos anuais de aniversario - posso por aqui os links todos - queixam-se de deficientes instalacoes e condicoes de trabalho e a reitoria nao tinha pensado nisso. O curso de aviadores em Palmeira - espectaculo - e para enganar tolos e ja acabou.

Aqui ha uns 2 anos parava por aqui um tal de El Salvador que antecipou o dia em que haveria na regiao uma Universidade de Guimaraes com polinho em Gualtar. Caiu o Carmo e a Trindade. hoje, comeca a ver-se o desenho.

O investigador chefe do 3Bs e cidadao honorario de guimaraes. Ele, sendo do Porto e trabalhando na Universidade, presta servicos a guimaraes ou ao Minho, parece estranho.
Se reparar-mos o instituto de investigacao da ECS ja foi atado ao 3Bs e as Taipas nao fosse tornar-se no embriao dum cluster medico em Braga. Assim fica tudo bem.

Tudo - excepto informatica - que em tecnologia comeca a ser lecionado e investigado em Braga acaba nas Taipas. Nao conheco nada que comece a ser lecionado e investigado em Guimaraes que remate num instituto de ligacao as empresas instalado em Braga. Mas rigorosamente nada. Nem sei se ha uma incubadora da UGuimaraes em Braga. Mas o presidente da CMG ja desfiou o Prof. Cunha a liderar uma incubadora agro-alimentar em Guimaraes como se nao houvesse o IPVC e a UTAD bem mais dentro deste ramo.

Esta ja em fase adiantada de preparacao o arranque de mais um instituto nas Taipas - consta ate do plano estrategico - para os materiais nao sei quantos que tambem tera no nome cidade de guimaraes. Curioso.
Quanto aos Congregados, Castelo, Largo do Paco, etc nao temos tido tempo para pensar nisso. Hospital de S Marcos nem pensar. Agora ate a UAUM queria novas instalacoes nao faltava mais nada.
Talvez um dia com um Reitor de Guimaraes.
Entretenham-se.
El Salvador
Arcebispo

Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Mensagempor Brc20 » quinta jun 26, 2014 4:25 pm

El salvador tens de pensar porque o que começa a ser investigado em Braga vai parar às Taipas. Braga não criou nenhum verdadeiro parque de investigação e a verdade é que o centro de excelência 3bs sempre esteve lá.

Eu sempre disse que os projetos apresentados para o centro de Braga pelo novo reitor dificilmente sairiam do papel por falta de verbas.

Eu continuo a achar que os pólos da universidade são bastante similares na oferta. Nenhum domina uma área importante completamente, o que não é mau.

P.s. Se não estou em erro o instituto 3bs é o que mais fundos europeus consegue de todo o país, não admira o seu peso na universidade.
Brc20
Arcebispo

Mensagempor El Salvador » quinta jun 26, 2014 9:34 pm

No global acompanho o teu raciocinio.
Braga andava contente com o Eng. Mesquita Machado va la saber-se porque.
Ele teve um projecto elaborado na AIMinho na mao e nao o quis porque tudo o nao dominava rejeitava.

Em distribuicao de cursos nao tenho queixas acho ate que a bipolaridade adoptada em determinados cursos e escolas esta bem pensada.
Nao concordo e dai o meu enfoque nesta equipa reitoral e que Braga pague para a eternidade os erros dum presidente de camara.
Esta equipa leva servicos centrais e da reitoria para Guimaraes e em contrapartida Braga nao tem digamos uma filial da TecMinho e devia ter porque do lado de ca nao ha parque tecnologico mas ha tecido empresarial para receber, como diz o Eng. Mendes, transferencia de conhecimento.

Se e por poupanca entao poupem tambem na direccao porque Coimbra tem tres polos e so tem uma reitoria e uns servicos centrais e acho que funciona. Doutro modo um dia destes tem que se levar servicos da reitoria e servicos dos servicos centrais para Couros o que nao faz sentido nenhum.

Retomei o meu contacto atento ao que se passa em Braga em Marco de 2006 e nestes oito anos nem novas Escolas nem Institutos nem diria ate novos cursos.
Em Gualtar ja estava em fase adiantada de construcao a Escola de Direito e ponto nem sequer o Bioterio se fez. Agora diz-me la o que se fez em Guimaraes neste periodo de tempo.
Independentemente das Camaras cabe a reitoria o famoso principio da [url]equidade[/url] tao do agrado do TConstitucional e isso eu nao vejo.

Ja estou farto do havemos de fazer uma sede para a Academica e se a AFUM arranjar os fundos nos cedemos o terreno para a creche. Vamos fazer uma escola de musica nos Congregados mas so depois de transferir a enfermagem para Gualtar. Logo depois ja nao sabem se e so Enfermagem ou Enfermagem mais Centro de Tecnologia e portanto ainda nao sabem se edificio fica junto a ECS ou ca em baixo.

Vamos fazer um grande Centro do Livro e da Leitura no largo do Paco mas so depois de arranjar novas instalacoes para o Arquivo na Rua da Loureira e claro fundos para o CLL.
Este tipo de conversa ja cansa e faz lembrar o estado de espanto quando o Dr. Ricardo Rio viu ha dias o estado de quase ruina do S. Geraldo. Entao em dois mandatos de vereador da oposicao - oito anos oito - nao arranjou duas horas para la ir ver a coisa ao vivo e a cores.

Agora mais recentemente, portanto ainda nao cansa tanto, Braga tambem vai ter um Centro de Congressos, um grande Centro da Inovacao e Empreendedorismo, um edificio com 2500m2 mais um lote de terreno e etc e tal mas so se a Soconcal decidir urbanizar a Quinta dos Peoes segundo o protocolo de 2013 assinado com a Camara e que se seguiu a um de igual teor assinado em 2000 com a mesma Entidade. Esta mau para urbanizacoes a gente percebe portanto esquecam la isso.

Aqui chegados, era a altura ideal de a CMB - e aqui Guimaraes vai muito mas muito a frente - fazer uma proposta de compra da Quinta por inteiro e mais tarde negociar a cedencia a Universidade para ampliacao do Polo de Gualtar.
So que a CMB nao tem cheta como confessou o Dr. Ricardo Rio ao reconhecer que nao tinha dinheiro para comprar e recuperar o S Geraldo.

Fez ate um apelo aos privados para se substituirem a Camara. Pois sim. Privados a comprar cinemas entao nao temos ai a ameaca de fecho do Coliseu do Porto. Cultura so da mesmo em Guimaraes ou com privados tipo Tivoli BBVA. No S Geraldo teremos talvez outra loja de venda de cuecas que soma a que existe no Nosso Cafe.

Mas claro, eu aceito que a CMB nao tenha dinheiro, tem e 60 campos sinteticos para gerir e pagar nos proximos 25 anos ao mesmo tempo que vai pagando o que falta do AXA.

E pronto, ficamos por aqui hoje, para nao te massar mais e ve bem porque raio ainda me interessa o que se passa em Braga.

O sitio onde ia jogar uma bilharada em puto virou loja de cuecas, o primeiro sitio onde fui ao cinema vai pelo mesmo caminho, mais tarde trabalhei na PT num edificio que ja foi demolido do lado de la da Rua do Hospital onde nasci, entretanto extinto por portaria, tudo isto numa freguesia que foi agregada e como se nao chegasse estou a escrever numa consola desconfigurada... que tal.
El Salvador
Arcebispo

Mensagempor karlussantus » segunda jun 30, 2014 1:38 am

UNIVERSIDADE DO MINHO INVESTE 3,7M€ NAS NOVAS INSTALAÇÕES DO INSTITUTO PARA A BIO SUSTENTABILIDADE

A Universidade do Minho vai investir cerca de 3,7 milhões de euros nos trabalhos de construção do edifício destinado ao Instituto de Ciência e Inovação para a Bio Sustentabilidade(IB-S), no Campus de Gualtar em Braga.

O investimento, segundo a Universidade, será aplicado no desenvolvimento de trabalhos de movimentação de terras, fundações, super-estrutura, construção civil, redes de fluídos, instalação eléctrica e de segurança, rede estruturada de voz e dados, instalações de AVAC, entre outras especialidades, enquadradas no protejo de execução do edifício do Instituto.

O prazo de execução do contrato, para o qual acaba de ser aberto concurso público, está fixado em 365 dias.

http://www.globalconstroi.com/noticias/ ... e-um-braga" onclick="window.open(this.href);return false;

Está em construção um edificio no polo de Gualtar, podia ser o da noticia de 2012. :D Quanto a tudo o resto é como diz o El Salvador... sempre a ver passar os navios...
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor Brc20 » segunda jun 30, 2014 1:54 am

Para betao há sempre dinheiro nas universidades portuguesas, agora para investigação, investigadores e novos professores começa a ser ridículo.

É que o que não falta no campus de gualtar são tantos edifícios com um uso tao reduzido- desde os dedicados às actividades lectivas aos diversos institutos.
Brc20
Arcebispo

Mensagempor El Salvador » segunda jun 30, 2014 3:25 pm

El Salvador
Arcebispo

Mensagempor El Salvador » segunda jun 30, 2014 3:44 pm

Quanto ao excesso de betao do Brc20 nao concordo. O polo de Gualtar tem segundo sei 43 hectares. Metade sao pinhal com tal declive que nao vejo o que se possa ali construir.
No restante ha uma zona onde os edificios estao plantados tipo loteamento a Mesquita Machado. Aposto em como ha edificios de letras e humanidades encostados a laboratorios. Ha dias tera havido uma explosao que deixou os responsaveis a assobiar para o lado enquanto o cheiro passava. Vou compilar os links dos directores de escolas, departamentos e centros que se queixam de estar mal instalados. Ha qualquer coisa que nao casa...
A Universidade do Minho devia era comprar as duas parcelas de terreno existentes junto a Quinta da Armada e ao antigo Centro de Saude Mental.

Entretanto compara com esta CIDADE UNIVERSITARIA com a mesma idade de Gualtar.

http://www.ua.pt/campusdaua
92 campos de futebol. :conf:
Tanto co os tres polos de Coimbra Somados.
El Salvador
Arcebispo

Mensagempor Brc20 » segunda jun 30, 2014 3:53 pm

"El salvador" eu estava mais a referir-me à facilidade em construir mais e mais edifícios, quando existem tantos que teem uma utilização tao baixa (os cp's, os novos edifícios de alguns institutos, por exemplo), mas principalmente por se construir e construir quando depois não existe dinheiro para investigação, novos investigadores, novos professores. Não sei se é assim em todas as áreas, mas acho que sim.

E temos de ter em conta que o número de novos alunos nos próximos anos/décadas não vai aumentar, vai começar a diminuir em ritmo acelerado, o que torna tudo ainda mais estranho, esta obsessão nacional pelo betão. Mesmo que em casos como laboratórios compreenda a necessidade de novos edifícios.
Brc20
Arcebispo

Mensagempor Duarte » quarta jul 02, 2014 2:49 pm

Mai uma:

Campus de Azurém vai ter nova Biblioteca e Centro de Estudos
http://www.rum.pt/index.php?option=com_ ... &section=4
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor Brc20 » quarta jul 02, 2014 3:52 pm

Ia agora mesmo colocar essa notícia. Nos últimos anos, nomeadamente com a Capital Europeia da Cultura em 2012, o pólo de Guimarães da universidade tem recebido uma série de novos projectos.
Brc20
Arcebispo

Mensagempor Mr Strangelet » quarta jul 02, 2014 6:39 pm

Na verdade, o campus de azurém já merecia há muito uma biblioteca a sério. Não deixa no entanto de ser mais um sinal que evidencia a o desinvestimento em Braga.
Mr Strangelet
Cardeal

Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm

Mensagempor El Salvador » quarta jul 02, 2014 7:53 pm

Se comparar-mos o custo desta biblioteca com o valor estimado de 2,5 milhoes para acomodar o segundo arquivo de Portugal na Rua Abade da Loureira fica-se com a sensacao que para alem do prestigio da Rua, o edificio do Arquivo vai ser prestigiante tambem.
Bendita a hora em estes organismos publicos que ja existiam em Braga antes da UM lhe foram parar as maos.
Mas a cidade continua de costas voltadas para estas coisas.
El Salvador
Arcebispo

AnteriorPróximo

Voltar para Educação e Cidadania

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante