Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Escola Superior de Desporto de Braga

Escola Superior de Desporto de Braga  

Espaço dedicado às Escolas e Universidades bem como a Organizações e Associações cívicas.

Escola Superior de Desporto de Braga

Mensagempor CesarGomes » quinta set 23, 2010 7:59 pm

O Governo aprovou hoje (quinta-feira, 24 de Setembro), em Conselho de Ministros, a Escola Superior de Desporto de Braga. Fê-lo, reconhecendo «o interesse público» desta nova unidade de Ensino Superior, que vai instalar-se no Parque Municipal de Exposições e Desportos de Braga.
De acordo com o decreto-lei, que segue para publicação, o Conselho de Ministros determina a integração da nova escola no sistema de Ensino Superior, «incluindo o poder de atribuição de graus académicos dotados de valor oficial».
O facto motiva a óbvia congratulação pública do Presidente da Câmara Municipal de Braga, que, assim, reconhece a importância deste projecto no contexto da oferta de formação superior em Braga, mormente numa área em crescente afirmação socio-cultural.
Tendo liderado «um conjunto de actores sociais de grande relevância», que conduziu todo o processo ora ratificado superiormente, o Município de Braga não pode deixar de sublinhar o interesse social e económico que a instituição desta nova escola representa para Braga e para a região, não só como entidade empregadora, mas como prestigiante plataforma de Ensino Superior.
Refira-se que na sustentação do processo sujeito à apreciação governamental resultou fundamental o conjunto de equipamentos desportivos já disponíveis e a disponibilizar pelo Município de Braga, designadamente o Estádio 1.º de Maio, a Pista Coberta de Atletismo, o Complexo de Piscinas, ou o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, entre outros.

Câmara Municipal de Braga, 23 de Setembro de 2010
P’ O Gabinete da Presidência,

(João Paulo Mesquita, adj.)
CesarGomes
Cardeal

Registado: domingo fev 17, 2008 9:54 pm

Re: Escola Superior de Desporto de Braga

Mensagempor Mr Strangelet » quinta set 23, 2010 9:29 pm

Bom projecto!! Mas será uma instituição independente, ou vai estar integrada na UM??
E a integração no Parque de Exposições também me intriga. Uma escola de desporto exige grandes pavilhões para a prática desportiva. Será que o PEB vai mesmo sair daquele local para dar lugar a esta escola??
Mr Strangelet
Cardeal

Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm

Mensagempor Mr Strangelet » quinta set 23, 2010 9:31 pm

Mr Strangelet Escreveu:Mas será uma instituição independente, ou vai estar integrada na UM??

A resposta:

Escola Superior de Desporto de Braga em suspenso
2010-06-21

O projecto para a construção da Escola Superior de Desporto de Braga está há 2 anos à espera de aprovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Instituto Para a Promoção do Ensino Superior Politécnico e Universitário do Minho, da Fundação Padre António Vieira, apresentou um pedido para a criação e funcionamento da Escola há já cinco anos.

Este projecto une sinergias de vários parceiros privados.

A Fundação Padre António Vieira procura agora nos deputados da região apoio para o avanço do projecto.

Contactado pela universitária, o deputado do CDS-PP, Altino Bessa acredita que a Escola Superior de Desporto de Braga só pode trazer vantagens para a economia local.

O deputado Altino Bessa questina agora o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior se confirma a existência do pedido para a criação desta escola, assim como os motivos que levam ao atraso de cinco anos na aprovação do projecto.

http://www.rum.pt/index.php?option=com_ ... &section=4
Mr Strangelet
Cardeal

Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm

Mensagempor Duarte » quinta set 23, 2010 10:23 pm

Confuso %)

Por favor expliquem-me umas coisas:

fundamental o conjunto de equipamentos desportivos já disponíveis e a disponibilizar pelo Município de Braga (...) Pista Coberta de Atletismo (qual é? onde fica? nao estoua a ver?) o Complexo de Piscinas,(as da rodovia ou aquela eco-amigável com àgua das chuvas??) ou o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal (a grande nave?)

%)
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor AntonioPinto » quinta set 23, 2010 10:52 pm

Isto so pode ser uma piada :D
a sério :D
Imagem
AntonioPinto
Administrador

Registado: sexta Oct 31, 2008 3:46 pm

Mensagempor mister B » quinta set 23, 2010 11:46 pm

CesarGomes Escreveu:
O Governo aprovou hoje (quinta-feira, 24 de Setembro), em Conselho de Ministros, a Escola Superior de Desporto de Braga. Fê-lo, reconhecendo «o interesse público» desta nova unidade de Ensino Superior, que vai instalar-se no Parque Municipal de Exposições e Desportos de Braga.
De acordo com o decreto-lei, que segue para publicação, o Conselho de Ministros determina a integração da nova escola no sistema de Ensino Superior, «incluindo o poder de atribuição de graus académicos dotados de valor oficial».
O facto motiva a óbvia congratulação pública do Presidente da Câmara Municipal de Braga, que, assim, reconhece a importância deste projecto no contexto da oferta de formação superior em Braga, mormente numa área em crescente afirmação socio-cultural.
Tendo liderado «um conjunto de actores sociais de grande relevância», que conduziu todo o processo ora ratificado superiormente, o Município de Braga não pode deixar de sublinhar o interesse social e económico que a instituição desta nova escola representa para Braga e para a região, não só como entidade empregadora, mas como prestigiante plataforma de Ensino Superior.
Refira-se que na sustentação do processo sujeito à apreciação governamental resultou fundamental o conjunto de equipamentos desportivos já disponíveis e a disponibilizar pelo Município de Braga, designadamente o Estádio 1.º de Maio, a Pista Coberta de Atletismo, o Complexo de Piscinas, ou o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, entre outros.

Câmara Municipal de Braga, 23 de Setembro de 2010
P’ O Gabinete da Presidência,

(João Paulo Mesquita, adj.)

Fantastica noticia!, para alem da importancia para a cidade/regiao, vai tambem dar uso a todas essas infraestruturas que estao subaproveitadas!
Provavelmente vao fazer pequenas obras de adaptacao antes do arranque inicial da instituicao.
O PEB provavelmente por agora vai continuar ali e funcionar em simultaneo, mas construir um novo e mais adequado (perto da nova estacao "intermodal" :D de tgv) nao me parece ser ma ideia.
I love Braga
mister B
Arcebispo

Registado: sábado jul 05, 2008 9:27 pm

Mensagempor AntonioPinto » sexta set 24, 2010 12:16 am

Mas acham mesmo que isto tem lógica?
Ter aulas num parque de exposições?
Quando fizerem la feiras os alunos ficam sem aulas? Ou não há mais feiras em Braga?
Eu acho isto uma estupidez de todo o tamanho.
Andam a fazer obras em todas as escolas para haver condições.
E espetam com uma instituição de ensino superior num parque de exposições sem condições.. :|
Imagem
AntonioPinto
Administrador

Mensagempor CesarGomes » sexta set 24, 2010 2:01 pm

Não era esta escola que queriam instalar nas sete fontes?
A Fundação Padre António Vieira não é a dona do ISAVE e colégio das Sete Fontes?
CesarGomes
Cardeal

Mensagempor CesarGomes » sexta set 24, 2010 2:05 pm

Strange Escreveu:Mas acham mesmo que isto tem lógica?
Ter aulas num parque de exposições?
Quando fizerem la feiras os alunos ficam sem aulas? Ou não há mais feiras em Braga?
Eu acho isto uma estupidez de todo o tamanho.
Andam a fazer obras em todas as escolas para haver condições.
E espetam com uma instituição de ensino superior num parque de exposições sem condições.. :|

É de facto estranho. Mas parece-me a mim que vai ser como no inicio da UM. Aulas espalhadas pela cidade. Teóricas num local, práticas de atletismo noutro, natação na rodovia, canoagem, remo etc em Prado...

Quando li no parque de exposições lembrei-me logo da feira. A nova do MM, ensino superior no meio da feira :P :lol:
CesarGomes
Cardeal

Mensagempor AntonioPinto » sexta set 24, 2010 3:09 pm

Espero que venha a ser absorvida pela UMinho.
Sempre que vou com a UMinho para uma escola, perguntam-me se tem desporto.
Nós temos talvez as melhores infraestruturas desportivas universitárias a nivel nacional mas não temos desporto, o nosso lema é "desporto para todos e não só para alguns".
No entanto se a câmara ajudasse um bocado a universidade, tudo seria possivel!
Imagem
AntonioPinto
Administrador

Mensagempor El Salvador » sexta set 24, 2010 3:30 pm

Pelo que tenho lido há muito tempo que a empresa do ISAVE pediu autorização para instalar em Braga uma escola de desporto com um centro de alto rendimento e uma escola das artes. A primeira localização avançada foi nas sete fontes tendo os projectos sido analisados pelo igespar e chumbados por causa da zona de protecção. A CM veio dar uma mãozinha atenuando os prejuízos das empresas amigas.
Quanto ao pessoal a quem o PE mete muita confusão eu prefiro a escola criada e mal instalada provisoriamente que muito bem instalada (já agora onde?) e não autorizada pelo Ministério. Já agora que venha a outra porque Braga só tem meia Universidade.
El Salvador
Arcebispo

Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Mensagempor AntonioPinto » sexta set 24, 2010 3:36 pm

Braga tem uma Universidade. A Universidade do Minho! É uma só!
Depois temos a pequinissima UCP.
O ISAVE esta para falir, até já la foram buscar computadores.
E este curso podia mto bem abrir na uminho. Somos a universidade que mais desporto pratica e que mais medalhas ganha. Representamos Portugal muitas vezes noutros países. Representamos Braga e Guimarães lá fora.
Com uma ajuda da Câmara e do estado, podia muito bem ter estes cursos de desporto.
Mas não...
É preferível inventar mais uma instituição de ensino superior.. pagar mais uns quantos salários, do que investir em algo que já está praticamente pronto...
Imagem
AntonioPinto
Administrador

Mensagempor El Salvador » sexta set 24, 2010 4:01 pm

É pá eu pensava que Braga tinha uma universidade menos a engenharia, arquitectura, design, geografia, zona de Couros, parque das Taipas mais tudo o que está em Guimarães. Daí eu ter dito que tem meia universidade visto que universidade completa tem Aveiro ou Coimbra e o Porto muitas. Dizer que a dita universidade de Braga representa muito bem lá fora Braga e Guimarães já me pareces os gajos do Porto a falar do Norte porque Guimarães também deve representar muito bem Braga penso eu de que. Agora porque raio é que os privados se devem meter nestas coisas, eu nem os conheço, pergunta-lhes a eles em vez de me f****** a cabeça. Ok?
El Salvador
Arcebispo

Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Mensagempor AntonioPinto » sexta set 24, 2010 4:45 pm

1- Braga tem Engenharias.
2- Universidade de Aveiro não está só em Aveiro...
3- Eu não lhe fiz nenhuma pergunta acerca de privados, nem algo que o valha. Boa educação fica bem a toda a gente.
Imagem
AntonioPinto
Administrador

Mensagempor Meireles88 » sexta set 24, 2010 11:46 pm

Braga tem Engenharia Informática (uma das melhores do país, senão mesmo a melhor), Engenharia Biomédica, Engenharia Biológica e tenho ideia que tenha mais 2 ou 3 (Biofísica, Bioquímica, por aí) Física, Química, Direito, Gestão, Economia(mt conceituada em Braga), Medicina, Enfermagem, Educação, Educação Básica, História e Arqueologia, Linguas e Literaturas Europeias, Linguas Aplicadas e mais uma carrada delas que não me apetece ir procurar. Btw, no Porto não há Universidade, há Faculdades!
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Próximo

Voltar para Educação e Cidadania

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante