Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Braga CEJ 2012 - Ideias

Braga CEJ 2012 - Ideias  

Espaço dedicado às Escolas e Universidades bem como a Organizações e Associações cívicas.

Braga CEJ 2012 - Ideias

Mensagempor Duarte » sexta jan 21, 2011 3:05 pm

Bem, acho que devemos ter um papel mais interventivo, não adianta andar para aqui a discutir, criticar e dar ideias se depois as mesmas não chegam aos ouvidos ou aos olhos se quem devem chegar.

Considerando que Braga deve tirar partido ao máximo desta oportunidade de se mostrar e desenvolver, nós fórum (constituído maioritariamente por gente jovem, nem que seja de espírito) também devemos ter um papel activo e ter uma palavra a dizer. Eu pelo menos quero-me sentir parte desta CEJ.

Depois desta fase de recolha de ideias, elaboramos um texto, com críticas (ao que já está a ser feito ou programado) e sugestões para enviar por e-mail à CMB e comunicação social e talvez mesmo uma carta para a CMB. Chega de falar, também é preciso agir.

Posteriormente poderemos estender esta iniciativa a outras coisas/instituições/personalidades por exemplo a TUB, PEB, TC, etc..

Espero que este tópico tenha uma boa aceitação e adesão pela vossa parte, pois não podemos deixar fugir esta oportunidade.

Se me permitem, depois dou as minhas ideias :)

Imagem
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5088
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Braga CEJ 2012 - Ideias

Mensagempor Brc20 » sexta jan 21, 2011 4:04 pm

Concordo contigo Duarte. Quando tiver tempo vou fazer uma análise mais demorada, por agora acho que em termos de programação esse dinheiro deveria ser investido em programação cultura! Braga deveria ter um sítio específico para exposições de arte plástica entre outros temas, depois desenvolvo mais esta ideia.
Brc20
Arcebispo
 
Mensagens: 1316
Registado: quarta mar 05, 2008 5:17 pm

Re: Braga CEJ 2012 - Ideias

Mensagempor karlussantus » sexta jan 21, 2011 5:21 pm

-Penso que se possível deviam recuar na ideia de desviar a Pousada de Juventude para Real, procurando um edifício central com possibilidade de expansão. Por exemplo o edifício contíguo ao Recolhimento. Um edifício desse género central e com um grande interstício, onde podia ser projectada uma pousada realmente útil. Veja-se como exemplo a enorme casa Sacerdotal que foi feita. Uma coisa é evidente tem que ficar no centro e perto de transportes públicos, até se compreendia que desvia-se a pousada para junto da estação ferroviária ou rodoviária, agora para o meu do campo longe de tudo, e apenas perto da Quinta Pedagógica e do conjunto histórico de São Frutuoso... por favor...

-O Mosteiro em Real podia ser incluído na capital europeia da Juventude na vertente cultural, onde podia criar um museu daquela época Sueva e Visigoda e antiguidade tardia, desconheço um museu dedicado a essa época, procurando estudar o período que vai desde a queda do império Romano até ao inicio da idade média e reformulação da cidade.

-Quanto às restantes iniciativas deixo para depois.
Imagem
karlussantus
Administrador
 
Mensagens: 3633
Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am
Localização: Braga

Re: Braga CEJ 2012 - Ideias

Mensagempor Mr Strangelet » sábado jan 22, 2011 11:14 pm

Para pousada das juventude, apostava no Edificio da Obras Públicas (Edifício do Castelo).
Mr Strangelet
Cardeal
 
Mensagens: 5367
Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm
Localização: Minho

Re: Braga CEJ 2012 - Ideias

Mensagempor Domador » segunda jan 24, 2011 11:28 pm

Podem achar isto bastante fútil, mas hoje enquanto almoçava estava a ver o Você na TV e estavam a falar da Vila de Coruche onde foi gravada uma novela da TVI e toda a gente dizia que foi optimo para a vila, levou receita (alojamento e alimentação da equipa principalmente), portugal inteiro ficou a conhece-la e o número de visitantes aumentou exponencialmente, é sem dúvida uma optima maneira de promover.

Isto tudo para dizer: já foram gravadas novelas em todo o lado cá em Portugal (inclusive nos arcos) menos em Braga. A CMB poderia por exemplo incentivar a trazer as gravações de uma série da juventude juventude (MCA) para a capital da juventude. Seria uma conjugação prefeita e talvez a melhor promoção que poderiamos ter.

Sei que não é fácil e que não depende da CMB, mas não custava nada contactá-los com o argumento da CEJ e prometendo apoios.
Domador
Bispo
 
Mensagens: 81
Registado: segunda jan 03, 2011 7:00 pm

Re: Braga CEJ 2012 - Ideias

Mensagempor FábioBraga » segunda jan 24, 2011 11:39 pm

Domador Escreveu:Podem achar isto bastante fútil, mas hoje enquanto almoçava estava a ver o Você na TV e estavam a falar da Vila de Coruche onde foi gravada uma novela da TVI e toda a gente dizia que foi optimo para a vila, levou receita (alojamento e alimentação da equipa principalmente), portugal inteiro ficou a conhece-la e o número de visitantes aumentou exponencialmente, é sem dúvida uma optima maneira de promover.

Isto tudo para dizer: já foram gravadas novelas em todo o lado cá em Portugal (inclusive nos arcos) menos em Braga. A CMB poderia por exemplo incentivar a trazer as gravações de uma série da juventude juventude (MCA) para a capital da juventude. Seria uma conjugação prefeita e talvez a melhor promoção que poderiamos ter. Sei que não é fácil e que não depende da CMB, mas não custava nada contactá-los com o argumento da CEJ e prometendo apoios.


Acho que ja houve uma temporada dos morangos com açucar da TVI em que os primeiros episodios foram gravados em Braga.
FábioBraga
Presbitero
 
Mensagens: 12
Registado: sábado ago 29, 2009 1:53 pm

Re: Braga CEJ 2012 - Ideias

Mensagempor Domador » segunda jan 24, 2011 11:45 pm

Sim, é verdade, mas pelo que me lembro, julgo que foi só durante uma semana e andava só em volta de uam personagem que acabou por ir para Lisboa.
Agora, uma ano de gravações era uma promoção completamente diferente, era o país inteiro a ver só Braga todos os dias.
Domador
Bispo
 
Mensagens: 81
Registado: segunda jan 03, 2011 7:00 pm

Re: Braga CEJ 2012 - Ideias

Mensagempor Linguas » terça jan 25, 2011 3:15 pm

Tenho ideia que Braga apareceu em apenas 2 episódios, e coisa pouca. Era realmente muito bom puxar para cá uma produção de maior escala. Mesmo os actores, se gostassem da cidade, iam acabar por falar dela até em entrevistas.
Avatar do Utilizador
Linguas
Moderador
 
Mensagens: 544
Registado: domingo mai 31, 2009 2:22 pm
Localização: S. Vicente

Re: Braga CEJ 2012 - Ideias

Mensagempor Duarte » quinta jan 27, 2011 11:34 pm

Bem, como não adianta andar aqui com ideias utópicas (não ha dinheiro, não ha vícios) temos de nos concentrar apenas em ideias simples e que não envolvam grandes custos.

Essa ideia de trazer uma produção nacional para Braga era muito bom, e o dinheiro que a câmara desse para apoio traria retorno sem dúvida, tal era a promoção que a cidade teria.

Braga vai ser Capital Europeia da Juventude em 2012
13h06m
Pedro Vila-Chã e Nuno Cerqueira

Braga será Capital Europeia da Juventude em 2012. A decisão foi tomada ontem, pelo Fórum Europeu da Juventude que, reunido em Bruxelas, optou pela cidade minhota, em detrimento das duas concorrentes gregas de Iráclion (capital de Creta) e Byron (das imediações de Atenas). A decisão será oficialmente comunicada no dia 24.

“Mais que os eventos é dar futuro a uma região jovem que tem problemas com empregabilidade. Pode ser oportunidade de dar algum futuro aos jovens”, disse, ainda antes de saber o resultado, Hugo Pires, vereador com o pelouro da Juventude.

A Câmara de Braga formalizou a candidatura junto do Fórum Europeu da Juventude, entidade organizadora da Capital Europeia da Juventude em 2012 (“European Youth Capital 2010”) e, de acordo com o vereador municipal da tutela, Hugo Pires, a proposta remetida “enuncia um eclético programa de actividades, centradas em temas como a participação activa dos jovens na sociedade, espaços ao ar livre para cultura jovem, espaços para aprendizagem informal e/ou diálogo inter-geracional, novas e inovadoras abordagens ao emprego jovem e multiculturalismo e integração”.

No projecto colaborarão entidades como a Secretaria de Estado da Juventude, o Conselho Nacional da Juventude, o Instituto Português da Juventude, a Agência Nacional do Programa Juventude em Acção, a Reitoria da Universidade do Minho e algumas estruturas associativas locais.

“Honra-nos, desde já, o facto de sermos a primeira cidade portuguesa a candidatar-se à organização de tal evento, sucedendo, se resultar vencedora, a cidades como Roterdão (2009), Turim (2010) ou Antuérpia (2011)”, afirmava Hugo Pires, ainda antes de conhecer o resultado.

Entre as motivações que suportam a proposta, o Município de Braga releva a afirmação e promoção de Braga na euroregião; o estreitamento de relações entre os jovens cidadãos e as instituições europeias; o facto de proporcionar a quem vive fora dos grandes eixos urbanos maior dinâmica social e igualdade de oportunidades, assim melhorando a sua qualidade de vida; e ainda a oportunidade de reforçar o papel da educação não-formal através do associativismo e do voluntariado.

Entre os eventos a realizar, destacam-se o fórum YWorld, evento de abertura da Capital Europeia da Juventude 2012, que pretende dar a conhecer junto da comunidade local a vida dos jovens nos vários países do mundo; O festival "Music of the World", com músicos jovens oriundos dos cinco continentes que representem tendências musicais das respectivas origens; Criação do Programa AtCampus, que quer oferecer 27 bolsas de estudo a jovens com carências financeiras não contemplados pelo Programa Erasmus. Em troca, o estudante terá de retratar as suas experiências num "weblog"; e Promover a história local através do curso "Bracara From Augustus".


Para além do que já está referido na notícia que "re-postei", agora assim de cabeça surge-me:
-Site da CEJ, com boa interacção, promoção dos eventos, notícias..
-Site do TURISMO! Qualquer cidade tem (guimarães, Porto, Coimbra, esposende...) e nós temos apenas um anexo no horrível site da câmara!
-2º posto de turismo, Guimarães tem dois e é uma cidade mais pequena, nós poderíamos ter outro na estação de comboios por exemplo.
-Sede da CEJ, em que estivesse disponível toda a informação, promoção, eventos e que fosse um ponto de encontro para os jovens ( a recuperação de um edifício degradado e a continuação do espaço no pós CEJ era o ideal)
-Definir rapidamente o logótipo, mascote e hino (porque não um concurso para cada um, em que fosse promovido nas escolas e o vencedor recebesse um prémio? é uma forma de incentivar e valorizar os nosso jovens talentos)
-A questão da pousada, já mais que debatida que tem de ser no centro http://jovemcoop.blogspot.com/2010/11/r ... 12010.html
-Concursos de artistas da cidade/região: Bandas, Fotografia, Cartoons, desenho/pintura, dança, etc, tudo mad in Braga e com prémios para os vencedores para incentivar, promover e valorizar os nossos jovens talentos.
-Mostrar portugal: Tunas de todo o país, ranchos, fado, essas coisas...
-Aproveitar o parque radical, promover torneios, provas nacionais, animação à noite.
-Não nos podemos esquecer de coisas mais pop como concertos, dj's, actividades radicais etc.

Por agora é o que me vai..
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5088
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Braga CEJ 2012 - Ideias

Mensagempor João » sexta jan 28, 2011 2:20 pm

"-Concursos de artistas da cidade/região: Bandas, Fotografia, Cartoons, desenho/pintura, dança, etc, tudo mad in Braga e com prémios para os vencedores para incentivar, promover e valorizar os nossos jovens talentos.
-Mostrar portugal: Tunas de todo o país, ranchos, fado, essas coisas...
-Aproveitar o parque radical, promover torneios, provas nacionais, animação à noite.
-Não nos podemos esquecer de coisas mais pop como concertos, dj's, actividades radicais etc."


Se estas 4 forem bem aproveitadas a cidade fica a ganhar muito, porque incentiva as pessoas a não só participarem mas como saírem à rua para ir ver e apreciar, e este tipo de coisas com alguns patrocínios o dinheiro que é gasto é muito pouco, se Braga tivesse alguns concertos com grandes nomes e esse tipo de eventos iria cativar a vinda de muita gente cá a Braga.
João
Bispo
 
Mensagens: 213
Registado: quarta mar 10, 2010 5:11 pm

Re: Braga CEJ 2012 - Ideias

Mensagempor bsana » segunda jan 31, 2011 5:46 pm

Ideias muito boas que já li por aqui.. Mas esqueceram-se do cinema e teatro, podiam também sugerir concursos nesse sentido, por exemplo um concurso de curtas sobre a cidade de Braga e até podiam utilizar esse vídeo para promover o turismo. Ideias simples e baratas não faltam, é preciso é que as concretizem.
bsana
Bispo
 
Mensagens: 56
Registado: sexta ago 21, 2009 4:37 pm
Localização: Braga

Re: Braga CEJ 2012 - Ideias

Mensagempor DoctorDre » segunda jan 31, 2011 6:52 pm

1. Provas desportivas inter-escolares numa espécie de torneio de Braga! Com por exemplo um "mini-estádio" na avenida/Campo da Vinha e a horários de serão ao verão/Primavera!
Imagem
Avatar do Utilizador
DoctorDre
Administrador
 
Mensagens: 4267
Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm
Localização: AMB

Re: Braga CEJ 2012 - Ideias

Mensagempor Duarte » segunda jan 31, 2011 10:00 pm

andre_carneiro Escreveu:1. Provas desportivas inter-escolares numa espécie de torneio de Braga! Com por exemplo um "mini-estádio" na avenida/Campo da Vinha e a horários de serão ao verão/Primavera!

Excelente ideia, nem sei como não me lembrei do desporto! :fool:
Durante o ano também podiam negociar com os vários clubes da cidade a entrada gratuita para as crianças e bons descontos para o resto da malta jovem para os jogos. Melhor, a criação do cartão CEJ 2012! Quem o tivesse teria várias benefs e descontos em eventos!
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5088
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Braga CEJ 2012 - Ideias

Mensagempor DoctorDre » segunda jan 31, 2011 11:05 pm

2. Criação de colaborações extra para alunos de erasmus... por exemplo, reservar vagas em cada curso por cada 10/20% de cada curso
3. Criar cursos 100% dedicados a estrangeiros - Português, Relações Internacionais, Nanotecnologia...
4. Criar um roteiro jovem da cidade: restaurantes, cafés, bares, eventos!
Imagem
Avatar do Utilizador
DoctorDre
Administrador
 
Mensagens: 4267
Registado: segunda fev 18, 2008 11:53 pm
Localização: AMB

Re: Braga CEJ 2012 - Ideias

Mensagempor Duarte » quarta fev 02, 2011 2:55 pm

andre_carneiro Escreveu:4. Criar um roteiro jovem da cidade: restaurantes, cafés, bares, eventos!

Acrescento a esse roteiro áreas verdes, de lazer e desportivas.
Já faz falta um site a sério (e sempre actualizado!) com isso tudo.
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5088
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Próximo

Voltar para Educação e Cidadania

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron