Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - [VERGONHA]o futuro da corrupção em Portugal está garantido..

[VERGONHA]o futuro da corrupção em Portugal está garantido..  

Espaço dedicado às Escolas e Universidades bem como a Organizações e Associações cívicas.

[VERGONHA]o futuro da corrupção em Portugal está garantido..

Mensagempor Braguês » quinta jun 16, 2011 1:29 pm

[VERGONHA]o futuro da corrupção em Portugal está garantido!!!! PORTUGAL no seu pior...

Futuros magistrados apanhados a copiar

JUSTIÇA COPIANÇO GENERALIZADO FOI DETECTADO MAS NÃO LEVOU À ANULAÇAO DO EXAME

Futuros magistrados apanhados a copiar

Escola de magistrados dá nota 10 a cábulas

CEJ não identificou os estudantes e justifica decisão com falta de tempo para um novo teste

ANA LUÍSA NASCIMENTO

Quem nunca prevaricou na faculdade que atire a primeira pedra.” As palavras são do procurador Luís Eloy, director- adjunto do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), que assume a autoria da proposta da escola de magistrados de atribuir nota 10 (mínima positiva) a todos os 137 alunos que fizeram o teste da cadeira de Investigação Criminal e Gestão do Inquérito em que foi detectado um copianço generalizado. Para não penalizar “excessivamente” os alunos que não copiaram, mas com o objectivo de “sinalizar negativamente o comportamento”, a direcção do CEJ, através de um despacho datado de 1 de Junho, optou por não anular o exame (de cruzes) e atribuir a nota mínima a todos os futuros magistrados. “Temos uma calendarização muito apertada e não tínhamos timing para efectuar um novo teste dentro do prazo” explicou Luís Eloy ao CM, confirmando a notícia avançada pela Lusa. “É apenas um exame entre muitos e o único de cruzes que nós temos” acrescentou o magistrado, reconhecendo porém que a escola de magistrados “exige uma ética acrescida aos seus auditores” No entanto, como não foi possível de terminaro universo de estudantes que copiaram, o CEJ optou por não dar nota zero a todos os estudantes, mas antes 10 valores, nota que será tida em conta na média do curso (a formação dura três anos).

Sobre a vigilância da prova, o CEJ, dirigido por Ana Luísa Geraldes, não prestou esclarecimentos. Fonte da Procuradoria-Geral da República revelou ao CM que Pinto Monteiro pediu informações sobre a situação.

“Condenamos este episódio”

A Associação Sindical dos Juizes Portugueses (ASJP) foi a única entidade a tomar posição sobre a polémica do copianço. “Condenamos este episódio, que consideramos lamentável e escusado” disse ao CMo secretário-geral, Manuel Soares, adiantando porém que a ASJP apoia e compreende a decisão do CEJ. “Os candidatos a magistrados devem cumprir escrupulosamente todos os deveres da ética” acrescentou o juiz, recomendando ao CEJ que,no futuro, “torne claro a natureza estritamente individual deste tipo de testes” – estava em causa um exame de cruzes, designado por teste americano.

Contactado pelo CM, o Ministério da Justiça remeteu todos os esclarecimentos para a escola de magistrados. O CM tentou também obter um comentário de Laborinho Lúcio, que foi um dos primeiros directores do CEJ, mas o conselheiro desconhecia a situação e não quis comentar, tal como os dirigentes que este ano pediram a demissão.

Polémicas e demissões marcam o ano

Apenas seis meses depois da saída de Anabela Rodrigues, o Ministério da Justiça conseguiu arranjar uma nova directora para o CEJ. Ana Luísa Geraldes, até então desembargadora na Relação de Lisboa, foi nomeada em Março de 2010. Já no final desse mesmo ano,soube-se que pela primeira vez o CEJ não iria abrir curso de magistrados, situação que terá estado na origem de duas demissões. Em menos de dois meses, o procurador Rui do Carmo e o desembargador Fernando Ventura, ambos directores-adjuntos da escola de magistrados, pediram a demissão. Ana Luísa Geraldes acabou por assumir posteriormente que a não abertura do curso de magistrados se devia a questões económicas. Este ano a escola tem 165 alunos, que custam cerca de dois milhões de euros.


in http://www.asjp.pt/2011/06/16/futuros-m ... -a-copiar/



Futuros juizes e procuradores apanhados a copiar em teste acabaram com nota 10

Futuros juizes e procuradores apanhados a copiar em teste acabaram com nota 10

Mariana Oliveira

Direcção do CEJ diz que no final do ano lectivo não era possível repetir o teste que decidiu anular

Indícios de que a maioria dos 137 auditores que estão no Centro de Estudos Judiciários (CEJ) a formaremse para serem juizes ou procuradores copiaram num teste levou à anulação do exame. Face à impossibilidade de encontrar uma data para repetir o teste, a direcção da instituição decidiu anulá-lo e atribuir nota 10 a todos os futuros magistrados.

Luís Eloy, director adjunto do CEJ, salienta que esta foi uma situação pontual. “Este é apenas um teste entre muitos e o único feito no modelo americano (de cruzes), o que nos levará provavelmente a não repetir este tipo de exame”, afirma Eloy. Professor na instituição entre 1999 e 2005 e director-adjunto desde Fevereiro, Eloy diz desconhecer uma situação semelhante. O responsável adianta que os 137 auditores estavam em várias salas, vigiadas por funcionários e docentes. Num despacho a que o PÚBLICO teve acesso a directora do CEJ, a juíza Ana Luísa Geraldes, refere que na correcção do teste de Investigação Criminal e Gestão do Inquérito (ICGI) “verificouse a existência de respostas coincidentes em vários grupos” de alunos que estavam na mesma sala.

O documento indica que, num grupos, “a esmagadora maioria dos testes” tinha “muitas respostas parecidas ou mesmo iguais, constatando-se, por exemplo, que todo o grupo errou (e ninguém acertou) certas questões”. O que, nota ajuíza, se repetiu noutras salas. “Segundo um critério de normalidade e de experiência comum, não é normal que todo o grupo, sem excepção, falhe numa questão. E também o inverso: numa das questões mais difíceis, ninguém no grupo falhar”, lê-se no despacho.

Perante isto, a direcção do CEJ decidiu, por unanimidade, anular o teste em causa, atribuindo a todos os auditores a classificação final de 10 valores na disciplina de ICGI. Luís Eloy considera que esta foi a solução mais

equilibrada, já que estamos no fim do ano lectivo e já havia outros exames marcados, o que impediu a repetição deste teste. A nota 10, diz, constituiu uma “sanção” para os futuros magistrados, que costumam sair do CEJ com uma média entre os 13 e 14 valores. “Num universo de 137 auditores houve um conjunto que não copiou, seria, por isso, injusto dar zero a todos”, sustenta o director adjunto.

Para o presidente do Observatório Permanente de Justiça, Boaventura Sousa Santos, que fez recentemente um estudo sobre a formação dos magistrados, é preciso criar um sistema que minimize as fraudes, especialmente, no CEJ. “O sistema de avaliação deve ser muito mais personalizado, com mais interacção nas provas orais, de forma a avaliar melhor o valor de cada candidato”, sustenta. Quanto a este caso, o sociólogo discorda da posição adoptada: “Quando uma prova é anulada, a única solução é repeti-la. Dar 10 significa passar todos com nota mínima, o que duvido que desencentive quem recorre a estas práticas.” Diversas personalidades do meio judicial recusaram-se a comentar o caso. O bastonário dos advogados defendeu que os formandos deviam ser “excluídos” da profissão.


in http://www.asjp.pt/2011/06/16/futuros-juizes-e-procuradores-apanhados-a-copiar-em-teste-acabaram-com-nota-10/

INACREDITÁVEL NÉ??? AINDA PARA MAIS PASSAM TODOS COM NOTA 10!!!!!!!

Pior ainda... NEM SEQUER SE PÕEM A HIPÓTESE DE OS EXCLUIR PARA A VIDA TODA DE UM CARGO TÃO IMPORTANTE PARA A IGUALDADE E BEM ESTAR ENTRE TODOS EM PORTUGAL


quem foi apanhado a copiar para os cargos onde se decide quem é inocente ou culpado... quem é honesto ou é corrupto... É IRRADIAÇÃO PONTO FINAL.


isto se queremos que Portugal seja um país de futuro e não de glórias passadas.


VIVA O PAÍS MAIS CORRUPTO DA EUROPA... VIVA PORTUGAL!!!! ou não... :(
Braguês
Presbitero
 
Mensagens: 15
Registado: segunda jul 12, 2010 9:06 pm

Re: [VERGONHA]o futuro da corrupção em Portugal está garanti

Mensagempor Duarte » quinta jun 16, 2011 3:22 pm

Braguês, compreendo a tua indignação, mas é desnecessário escreveres em letras grandes, com negrito e a vermelho, fica desconfortável ao ler... nós vemos bem :)

Quanto ao caso, não serão nem os primeiros nem os últimos a copiar, a diferença é que estes foram apanhados... Como tal deviam ser punidos com a anulação do teste e fazer outro.
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5080
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: [VERGONHA]o futuro da corrupção em Portugal está garanti

Mensagempor Meireles88 » quinta jun 16, 2011 3:38 pm

irradiação? LOL Copianços na vida estudantil é o que mais há. O que devia ter acontecido era, como disse o Duarte, a anulação do teste e fazerem outro. Ou levarem com um processo por tentativa de fraude.
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Avatar do Utilizador
Meireles88
Administrador
 
Mensagens: 3096
Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Re: [VERGONHA]o futuro da corrupção em Portugal está garanti

Mensagempor Linguas » quinta jun 16, 2011 6:07 pm

Exacto. Passar tudo com 10 é que não. Repetiam, com vigilância mais apertada.

Hoje, no teste de SRCR: "Um último aviso: se apanho alguém a copiar, corro tudo a 10!" :D
Avatar do Utilizador
Linguas
Moderador
 
Mensagens: 544
Registado: domingo mai 31, 2009 2:22 pm
Localização: S. Vicente

Re: [VERGONHA]o futuro da corrupção em Portugal está garanti

Mensagempor Duarte » quinta jun 16, 2011 9:53 pm

Linguas Escreveu:Hoje, no teste de SRCR: "Um último aviso: se apanho alguém a copiar, corro tudo a 10!" :D


Muito bom! :ROFL: :ROFL: :ROFL: :ROFL: :ROFL: :ROFL:
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5080
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: [VERGONHA]o futuro da corrupção em Portugal está garanti

Mensagempor karlussantus » sexta jun 17, 2011 11:58 am

Eu proponho editar a primeira mensagem deste tópico para letras mais "normais"!
Imagem
karlussantus
Administrador
 
Mensagens: 3610
Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am
Localização: Braga

Re: [VERGONHA]o futuro da corrupção em Portugal está garanti

Mensagempor Linguas » sexta jun 17, 2011 1:00 pm

Parece-me boa ideia.
Avatar do Utilizador
Linguas
Moderador
 
Mensagens: 544
Registado: domingo mai 31, 2009 2:22 pm
Localização: S. Vicente

Re: [VERGONHA]o futuro da corrupção em Portugal está garanti

Mensagempor Duarte » sexta jun 17, 2011 2:01 pm

Feito :good:
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5080
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: [VERGONHA]o futuro da corrupção em Portugal está garanti

Mensagempor Mr Strangelet » sábado jun 18, 2011 12:00 am

Braguês, já tens uma MP a solicitar que pares de escrever em caps lock, e muito menos em negrito.
Caso não edites rapidamente o teu ultimo post no tópico do novo hospital, este será brevemente apagado.
O mesmo se passa com este tópico!

Espero que a conduta rapidamente se corrija.
ImagemImagem :FACEPALM: ImagemImagem
Avatar do Utilizador
Mr Strangelet
Cardeal
 
Mensagens: 5366
Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm
Localização: Minho


Voltar para Educação e Cidadania

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes