Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Barcelos: IPCA abre pólo de Braga no próximo ano

Barcelos: IPCA abre pólo de Braga no próximo ano  

Espaço dedicado às Escolas e Universidades bem como a Organizações e Associações cívicas.

Barcelos: IPCA abre pólo de Braga no próximo ano

Mensagempor Brc20 » sexta dez 20, 2013 8:47 pm

Barcelos: IPCA abre pólo de Braga no próximo ano

CÁVADO
2013-12-20
autor- Paula Maia

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai criar, já no próximo ano, um pólo em Braga para ministrar cursos superiores de curta duração. A medida foi anunciada ontem pelo presidente daquele instituto superior, sediado em Barcelos, na cerimónia de comemoração dos 19.º aniversário da instituição. João Carvalho referiu que está já a negociar com a câmara de Braga o local para a sua instalação do referido pólo.

“Já falei também com o reitor da Universidade do Minho e está tudo encaminhado para que o pólo entre em funcionamento no próximo ano”, referiu o responsável, acrescentando que o mesmo deverá arrancar com cerca de 500 estudantes. Estes novos cursos, direccionados sobretudo aos alunos do ensino profissional, terão a duração de dois anos, sendo um semestre obrigatoriamente numa empresa ou entidade.
“Serão ministrados cursos na área das tecnologias e gestão: técnicos de informática, técnicos de electrónica, de secretariado, de contabilidade, entre outros”, referiu João Carvalho.
Além deste projecto, que deverá arrancar já em Setembro de 2014, o discurso do presidente do IPCA foi profícuo em novidades no que diz respeito a projectos para o futuro e em alguns recados para o exterior. Um dos recados foi direccionado ao governo face ao financiamento que o mesmo canaliza para esta instituição de ensino. João Carvalho referiu que a tutela “tem sido injusto com o IPCA” já que financia cerca de 1260 euros por estudante, quando a média nacional é de 3500 euros e nas instituições de ensino superior do Norte a média é de 2900. “O IPCA foi, é, e possivelmente continuará a ser a instituição com menor fi

nanciamento do Estado por estudante. Este factor, conjugado com a menor propina a nível nacional, faz com que seja a instituição com menor orçamento anual apesar de não ser a menor em termos de estudantes”, afirma o dirigente.
Apesar das contingências orçamentais, o presidente fez um balanço muito positivo do trabalho desenvolvido pelo instituto e traçou horizontes muito ambiciosos para o futuro.

Assim, já no próximo mês de Fevereiro, o IPCA vai inaugurar o Centro de Investigação em Jogos Digitais que está em fase de conclusão. Para o próximo ano está previsto também o arranque das obras do edifício da Escola Superior de Tecnologia. João Carvalho diz que apesar das limitações, o IPCA não tem dívidas, nem empréstimos, considerando que o instituto é “um bom exemplo de gestão dos dinheiros públicos”. O segredo está “na boa gestão dos recursos humanos”, prossegue João Carvalho, não significando tal a sua redução:“apesar de todas as limitações, ainda conseguimos promover professores e funcionários”, remata.

Em dia de aniversário, o presidente do IPCA recebeu também a garantia por parte do município de Barcelos que logo que surja o parecer das Estradas de Portugal sobre o projecto de acessibilidade ao campus, a obra avançará de imediato. A construção de novos acessos às instalações tem sido um sonho perseguido pelo instituto praticamente desde o seu nascimento.
Manuel Costa Gomes deixou ainda a nota que o município está à espera da decisão de um recurso interposto ao programa operacional ON.2 para a concretização de uma passagem pedonal entre as instalações do instituto o o centro da cidade.



via http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=74885




Aqui vai a minha opinião:
Em primeiro esta é uma notícia inesperada. Não concordo com esta decisão, o IPCA devia concentra-se no seu campus em Barcelos, tornando a cidade mais atractiva. Porque não ministrar estes cursos de curta duração em Barcelos? Barcelos já é o concelho mais pobre e menos atractivo do quadrilátero.

Isto só prova a força de gravitação que Braga exerce em todo o distrito, mesmo num concelho vizinho como Barcelos. Se o IPCA e as instituições de ensino superior a norte têm menos dotação que a média do país que façam ouvir a sua queixa, que se queixem como o Porto está sempre a fazer. A associação Quadrilátero pode muito bem e deve pronunciar-se sobre esse assunto.
Brc20
Arcebispo
 
Mensagens: 1316
Registado: quarta mar 05, 2008 5:17 pm

Re: Barcelos: IPCA abre pólo de Braga no próximo ano

Mensagempor Duarte » sexta dez 20, 2013 9:55 pm

É uma má notícia para Barcelos, mas uma boa para Braga que passa a ter 3 universidades (embora ache que estes cursos de curta duração não acrescentem grande coisa ao que já é feito nas escolas profissionais).

A UM que lhes ceda ou alugue o Edifício do Castelo em vez de o continuar a deixar ao abandono.
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5087
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Barcelos: IPCA abre pólo de Braga no próximo ano

Mensagempor Meireles88 » sábado dez 21, 2013 12:26 pm

Estes cursos não existem já na EPB e na Esprominho?
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Avatar do Utilizador
Meireles88
Administrador
 
Mensagens: 3099
Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Re: Barcelos: IPCA abre pólo de Braga no próximo ano

Mensagempor mister B » sábado dez 21, 2013 6:45 pm

Pelo que tenho lido parece me que já vários organismos sugeriram como positivo a integração do IPCA na UM, e que seria positivo para as duas instituições, portanto, será isto uma forma de as aproximar com vista a esse objetivo? A noticia parecem me boa para Braga e também para o IPCA, é certamente positivo verificar que ainda existe margem de crescimento do ensino superior no Minho e que as instituições regionais estão a tomar partido dessa margem.
Espero também como disse o Duarte que se tal se vier a suceder, que aproveitem um imóvel no centro histórico, como o da rua do Castelo, o Antigo tribunal no campo da vinha, o São Geraldo , ou aquisição de um dos antigos centros comerciais de primeira geração (acho que o St Cruz, S Lazaro, Rechicho, ou Lafayette seriam boas opções) em vez de construírem ou adquirirem um imóvel na periferia..
I love Braga
mister B
Arcebispo
 
Mensagens: 1474
Registado: sábado jul 05, 2008 9:27 pm

Re: Barcelos: IPCA abre pólo de Braga no próximo ano

Mensagempor Brc20 » sábado dez 21, 2013 9:14 pm

É verdade, o Norte do país e nomeadamente o distrito de Braga é um exportador de alunos para o resto do país por isso estes cursos são bem-vindos! Agora não percebo porque têm de ser feitos em Braga e não em Barcelos. O IPCA precisa de diversificar a oferta educativa, ter mais alunos e rendimento que vem das propinas mas para isso tem o seu Campus de Barcelos e esta cidade precisa tanto de animação económica e dinamismo que vem com esses alunos!
Parece-me uma manobra de especialização do instituto num determinado tipo de ensino, mais objectivo e para profissões técnicas, o que me parece bem.
Brc20
Arcebispo
 
Mensagens: 1316
Registado: quarta mar 05, 2008 5:17 pm

Re: Barcelos: IPCA abre pólo de Braga no próximo ano

Mensagempor Duarte » domingo jun 15, 2014 1:10 pm

IPCA APROVEITA INSTALAÇÕES DO IDITE-MINHO
«O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) espera poder oferecer Cursos Técnicos Superiores em Braga, a partir do próximo ano letivo, aproveitando as instalações devolutas do extinto Idite-Minho».
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5087
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga


Voltar para Educação e Cidadania

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante