Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Braval

Braval  

Espaço dedicado às Escolas e Universidades bem como a Organizações e Associações cívicas.

Braval

Mensagempor CesarGomes » quarta set 24, 2008 1:52 pm

Braval vai produzir Biogás para transformação em energia electrica dentro de meio ano 24-09-2008

Dentro de seis meses a Braval vai produzir biogás a partir dos residuos depositados no aterro sanitario da serra do carvalho...esta forma de energia depois de transformada vai entrar na rede electrica nacional em quantidade suficiente para abastecer uma localidade com 15 mil habitantes.
O administrador da Braval,disse á radio de Braga que a central geradora do aproveitamento e transformaçao do biogás em energia foi adjudicada recentemente e dentro de 20 dias começam as obras que representam um investimento de um milhao de euros.

Á radio de Braga /antena minho...pedro machado disse tratar-se da concretizaçao de um projecto com quatro anos que cumpre um dos objectivos da entidade que recolhe e trata os lixos dos municipios de Braga..Povoa de Lanhoso...Vieira do Minho..Vila Verde..Amares...e Terras de Bouro...e que é a produçao de energia e a valorizaçao dos residuos.


in Antena Minho.
Avatar do Utilizador
CesarGomes
Cardeal
 
Mensagens: 3260
Registado: domingo fev 17, 2008 9:54 pm
Localização: Braga

Re: Braval

Mensagempor CesarGomes » quarta set 24, 2008 1:53 pm

Era de esperar. É uma decisão acertada. Ainda por cima tem mesmo ali ao lado uma estação eléctrica.
Ouvi em tempos que também queriam construir um incenerador. Será que também vai avante?
Avatar do Utilizador
CesarGomes
Cardeal
 
Mensagens: 3260
Registado: domingo fev 17, 2008 9:54 pm
Localização: Braga

Re: Braval

Mensagempor sagg » quinta set 25, 2008 1:03 pm

Mas o gás produzido não devia ser para os autocarros a gás dos tub??
sagg
Arcebispo
 
Mensagens: 314
Registado: terça jun 17, 2008 7:48 pm
Localização: Braga

Re: Braval

Mensagempor CesarGomes » quinta set 25, 2008 1:25 pm

sagg Escreveu:Mas o gás produzido não devia ser para os autocarros a gás dos tub??

Não sou especialista na área, mas o gas não é todo igual. Talvez produzir o gás próprio para os autocarros não seja rentável.
Avatar do Utilizador
CesarGomes
Cardeal
 
Mensagens: 3260
Registado: domingo fev 17, 2008 9:54 pm
Localização: Braga

Re: Braval

Mensagempor Duarte » domingo ago 08, 2010 2:15 pm

A Braval poderá produzir 1 milhão de litros de Biodiesel por ano :)

http://videos.sapo.pt/QaFL2GUDUkCaUy56swc5
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5080
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Braval

Mensagempor Duarte » sexta dez 31, 2010 1:39 pm

Braval oferece ‘kit’ em troca de lixo reciclável

Em apenas quatro dias, a campanha de sensibilização ambiental que a Braval está a promover nesta época natalícia já teve mais adesão do que em todo o período do ano passado.
Desde o passado dia 27 até 8 de Janeiro, a Braval convida os cidadãos a levarem os seus resíduos recicláveis até ao seu ecoparque. Em troca recebem um Kit Ambiental.
“A campanha está a correr muito bem. As pessoas estão a aderir e, em apenas quatro dias, já temos mais adesão do que todo o período da campanha no ano passado”, revelou ontem o director executivo da Braval, Pedro Machado, ao ‘Correio do Minho’.

Campanha para manter e massificar

O sucesso da iniciativa já ditou que a campanha é para manter e massificar no próximo ano.
O objectivo desta campanha é sensibilizar a população para as questões de civismo ambiental e evitar que as pessoas coloquem resíduos fora dos ecopontos quando estes estão cheios.
Pedro Machado lembra que a lei proíbe que o lixo seja colocado fora dos ecopontos, por isso pede às pessoas para que, caso o ecoponto esteja cheio, guardem os resíduos até que eles possam ser correctamente depositados.

Outra alternativa é participar nesta campanha de sensibilização ambiental e levar os resí- duos até à Serra do Carvalho, onde se localiza o ecoparque. Em troca, a Braval oferece um kit composto por uma agenda para 2011, um saco de compras reutilizável, um saco-ecoponto e um guia de reciclagem. Tem até 8 de Janeiro para participar nesta campanha.

Esta altura do ano é fértil na produção de resíduos recicláveis, basta pensar nos embrulhos e nas embalagens de presentes, pelo que é exigido à Braval um esforço redobrado no esvaziamento dos ecopontos.
No ano passado, entre os dias 23 de Dezembro a 2 de Janeiro, recolheram-se 467 toneladas de materiais recicláveis. Pedro Machado acredita que este ano esse número vais ser largamente superado.

@CM
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5080
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Braval

Mensagempor Duarte » segunda jan 03, 2011 4:02 pm

Braval protagoniza revolução ambiental

Imagem Imagem

O ano de 2011 — em que a Braval comemora 15 anos de actividade — promete ficar marcado por uma verdadeira revolução ambiental, a Norte do rio do Douro. O protagonista desta mudança no paradigma de como são tratados os lixos que produzimos é a tão aguardada Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico de Resíduos Sólidos Urbanos, que estará pronta em Outubro.
A adjudicação desta Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico foi “a grande notícia” que a Braval recebeu no final de 2010.

Trata-se de um investimento de 8,9 milhões de euros, suportado por fundos comunitários, que pode ser considerado um investimento regional. É que este centro de valorização de resíduos orgânicos ficará no ecoparque da Serra do Carvalho, mas, quando estiver completo, prevê que sejam incluídos também os resíduos orgânicos selectivos da Resulima e da Valorminho.
“Será uma revolução ambiental a Norte do Douro”, referiu o director executivo da Braval.

Para se perceber a dimensão das vantagens deste novo investimento, Pedro Machado lembra que esta unidade tem capacidade para receber e triar 50 mil toneladas anuais de resíduos sólidos urbanos, resíduos que até então são depositados em aterro.
Na prática, cerca de 70% do lixo deixará de ser colocado no aterro e para para esta unidade de reciclagem. Ou seja, o aterro sanitário será a solução de último recurso.

Outras valências do projecto

Este investimento conta ainda com uma unidade de digestão anaeróbia com capacidade para valorização biológica de 10 mil toneladas anuais de resíduos urbanos biodegradáveis separados na Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico.

O projecto contempla também uma unidade de compostagem de resíduos, com capacidade para tratamento de 10 mil toneladas anuais de resíduos verdes e castanhos; e de uma unidade de valorização energética do biogás proveniente da unidade de digestão anaeróbia.
Ao ‘CM’, Pedro Machado referiu que actualmente a Braval está a produzir 1,46 kw de energia por hora, a partir do biogás produzido em aterro sanitário.


Setenta mil litros de óleos recolhidos

Em 2010 a Braval recolheu mais de 70 mil litros de óleos alimentares usados, um número que supera (e muito) o desempenho dos anos anteriores.
“Nos últimos dois anos tínhamos recolhido 20 mil litros de óleos alimentares usados. Em 2010 contabilizamos mais de 780 mil litros”, revelou Pedro Machado, director executivo da Braval, ao jornal ‘Correio do Minho’.

O objectivo da Braval é atingir a recolha de um milhão e 700 mil litros de óleos alimentares por ano. “Estamos a falar de óleos que quando não são recolhidos devidamente contaminam o saneamento público”, alerta Pedro Machado. A Braval foi pioneira na recolha e reciclagem de óleos alimentares usados para transformação em biodiesel e posterior utilização em viaturas municipais.

Licenciamento de Ecocentro industrial foi uma vitória

O ano de 2010 terminou com mais uma excelente notícia para a Braval, que foi o licenciamento do ecocentro industrial que agora tem autorização para recolher resíduos industriais não perigosos provenientes das empresas localizadas nos municípios da área de influência da Braval: Braga, Amares, Terras de Bouro, Vila Verde, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho.

Neste processo, Pedro Machado realça a visão e a ajuda preciosa da CCDRN, nomeadamente de Carlos Lage, Paula Pinto, Victor Monteiro e Paulo Gomes. O director executivo da Braval deixa claro que a recolha de resíduos industriais é encarada pela Braval “não como um negócio, mas sim como um meio para ajudar os nossos empresários e industriais”.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Isto sim é futuro! :)
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5080
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Braval

Mensagempor El Salvador » segunda jan 03, 2011 4:49 pm

Independentemente do modo como se escolhe o chefe e o seu parentesco esta é uma boa empresa supramunicipal. Entrou em guerra aberta com o poder central por algumas destas unidades orgânicas que compoem o ecoparque e ganhou em toda a linha. E como nem sempre o que parece é, teve o apoio incondicional da CCR. Logo tinha razão aquele senhor que há muito tempo escreveu: Ninguém abre mão do poder por sua iniciativa. O poder conquista-se!
El Salvador
Arcebispo
 
Mensagens: 1409
Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm


Voltar para Educação e Cidadania

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante