Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - JovemCoop

JovemCoop  

Espaço para divulgar actividades e eventos das diversas Organizações e Associações.

JovemCoop

Mensagempor Duarte » terça fev 22, 2011 12:32 am

Imagem

Somos uma associação de Braga, mas acolhemos como membros todos aqueles que partilhem dos nossos objectivos; Somos uma associação de Braga, mas desenvolvemos actividades em qualquer sítio onde nos queiram acolher, pois o nosso intuito é divulgar a nossa cidade…mas também o país, pois fomos pioneiros em realizar intercâmbios internacionais com associações congéneres, de outros países.

Desde 1979que estamos ao serviço da Juventude…e desde um passado recente que as nossas apostas são direccionadas para envolver a juventude, em particular, e a comunidade, em geral, na divulgação e protecção do nosso património cultural e da nossa herança ambiental.

Temos consciência que as nossas actividades são poucas para o muito que ainda há a fazer nesta matéria, mas não queremos baixar os braços, pois afinal “Não herdamos o mundo dos nossos antepassados, este é-nos emprestado pelos nossos filhos”. Queremos alertar para os pequenos cuidados que podemos ter para com a nossa natureza e o nosso património e perpetuar um legado que chegou até aos nossos dias e nós queremos que continue de pé para que as gerações vindouras possam, também, usufruir dessa herança.

As nossas actividades são abertas a todos, por isso juntem-se a nós, e ajudem-nos a continuar esta nossa missão…porque
“As Coisas Não Têm Sentido Se Não Dermos Sentido Às Coisas”.


O Coordenador Geral

Ricardo Pereira da Silva
in http://www.jovemcoop.com/index.php?n=jovemcoop&cod=20


HISTÓRIA

A Jovem Cooperante – Natureza/Cultura nasceu do resultado de um primeiro contacto com a organização juvenil inglesa “The Woodcraft Folk” – uma delegação portuguesa constituída por 10 membros, filhos de associados da Cooperativa Novos Pioneiros, num acampamento com 300 jovens de todo o mundo, realizado em Malvern – Worcestershire, no Verão de 1979.

Ao assumir o convite feito a uma delegação inglesa para estar presente em Portugal no ano seguinte, os membros participantes nesse primeiro contacto, comprometeram-se a preparar um programa para a estadia dessa delegação no nosso país. A organização entre as pessoas foi o primeiro passo dado na criação da associação.

A Jovem Cooperante – Natureza/Cultura foi fundada a 16 de Agosto de 1979. Até à data presente a associação evoluiu na sua definição e objectivos, atingindo um número sempre maior de jovens.

Em 1980, é realizado o 1º Intercâmbio Internacional Jovem Coop. Desde então, realizaram-se actividades internacionais em Países como Espanha, França, Itália, Grécia, Bélgica, Chipre; Escócia, Egipto, Finlândia, Hungria, Roménia, tendo esta associação sido pioneira em gerir e movimentar estes contactos, dando a possibilidade, aos nossos membros, de conhecer outras culturas.

Contudo as nossas actividades não se cingem apenas a actividades Internacionais, mas também a actividades com a componente cultural, recreativa, tempos livres, Ambiente, etc, como pode ser verificado no nosso plano de actividades.
Ao completar 31 anos de existência como associação, definimo-nos como uma entidade de ocupação dos tempos livres dos jovens aberta a toda a comunidade, através da promoção de actividades educativas não formais.

É nossa prioridade dar seguimento a esta linha de actividades, incentivando os nossos membros a conhecer, além de novas culturas, a cultura da sua própria região.

Assim, cada vez mais apostamos na educação e sensibilização para o património, qualquer que seja a sua índole, expressão ou domínio, isto é, visamos a protecção e sensibilização para o património ambiental, natural, cultural e patrimonial, quer seja arquitectónico ou arqueológico.

Esperamos desta forma contribuir e poder continuar a contribuir para a responsabilização dos nossos membros, educando-os e formando-os para uma vivência democrática e tolerante.

Se nos quiser ajudar a alcançar estes objectivos, esperamos por si ou na nossa sede ou nas nossas actividades!
in http://www.jovemcoop.com/index.php?n=hi ... &subCat=20


Site: http://www.jovemcoop.com/

Blog: http://jovemcoop.blogspot.com/

Facebook: http://www.facebook.com/jovemcoop
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5088
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: JovemCoop

Mensagempor Duarte » terça fev 22, 2011 12:50 am

Fica este tópico para divulgar as mais variadas actividades e discutir os assuntos relacionados com a fantástica associação "JovemCoop".

Para começar, o plano de actividades para 2011 já a pensar em 2012!

Plano de Actividades 2011 - JovemCoop

O Programa de Actividades 2011 da JovemCoop é, em tudo, fiel aos objectivos que temos vindo a percorrer ao longos dos nossos (quase) 32 anos de existência.

Através de um programa baseado nos jovens como força motriz, pretendemos "dar voz" a todos quantos pretendam contribuir para uma cidadania mais participada.

Não esquecemos, como é natural, a componente lúdica da associação, mas esperamos fomentar a "sementinha" do trabalho voluntário e cooperante para ajudar Braga a ser uma cidade melhor!

Convidamo-vos a fazer o download do nosso Plano de Actividades e a comentarem ou a enviarem-nos mais contributos.

Plano de Actividades 2011 JovemCoop para ver aqui: http://www.jovemcoop.com/uploads/plano_ ... 2011_1.pdf

A propósito do nosso Plano de Actividades, sugerimos, ainda, a atenta leitura da "REPORTAGEM" do Diário do Minho de 21/02/2011, da autoria de José Carlos Ferreira. Nesta fantástica reportagem, divulgamos aos leitores do DM os nossos objectivos para o ano de 2011 e as nossas intenções para 2012. Aqui: http://www.diariodominho.pt/biblioteca/ ... rtagem.pdf
Aguardamos os vossos comentários!
texto retirado de: http://jovemcoop.blogspot.com/

P.S.: RicardoJovemCoop, qualquer alteração no primeiro post do tópico é só dizer.
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5088
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: JovemCoop

Mensagempor RicardoJovemCoop » terça fev 22, 2011 2:37 am

Boa Noite a todos os "foristas" - sobretudo um cumprimento especial ao Duarte, por ter lançado o desafio, ter cumprido e podermos, então, ir debatendo, de certa forma, as actividades da JovemCoop.

Confesso que fico surpreso com esta excelente disponibilidade do Forum Bracarae Avgvste em dar-nos este espaço para nos ajudarem a fazer de Braga uma cidade mais jovem, dinâmica e participada.
Fico, também, sem jeito, ao ver a excelente compilação de textos que o Duarte fez para apresentar a JovemCoop. O meu OBRIGADO em nome da JovemCoop.

O nosso programa, como já perceberam, está disponível quer no nosso site, quer no nosso blog e é fruto daquilo que os nossos membros acharam estarmos à altura de conseguir realizar. Esperamos, se possível, fazer ainda mais, mas também parece-nos mais coerente começar com os pés assentes no chão.

Todos os colaboradores e leitores do BA estão convidados a participar nas nossas actividades, mas tinha 2 acções que gostaria de contar com a vossa ajuda em três, em particular.

A primeira é a proposta de sinalética romana para identificar ruas/conjuntos/sítios/monumentos romanos; a segunda é o diagnóstico patrimonial e a terceira é o diagnóstico ambiental.
Resumidamente, gostaria de contar com a vossa colaboração, em jeito de concurso de ideias, na elaboração de esboços de uma sinalética que se adequasse ao património romano. Quanto aos outros dois, gostaria de contar com a vossa ajuda na elaboração de perguntas, que seriam dirigidas a Presidentes de Junta e a Párocos, sobre património/monumento existentes na freguesia/paróquia. Uma espécie de Memórias Paroquiais, só que datadas de 2011. Faríamos o mesmo para a área do ambiente, mais no sentido de perceber as necessidades ambientais das freguesias.

Que vos parece?
Um abraço...
RicardoJovemCoop
Presbitero
 
Mensagens: 27
Registado: quinta fev 03, 2011 10:18 pm

Re: JovemCoop

Mensagempor Brc20 » terça fev 22, 2011 3:23 pm

Parece-me muito interessante Ricardo, a sociedade civil de Braga bem que precisa de acordar! Não sabia dessa situação dos candeeiros do Campo Novo, e de novo a câmara de Braga não tem o devido respeito pelo património e a sua inserção num conjunto! E também de novo a DCRN não serve para nada!
Para o que precisares podes contar comigo nomeadamente na parte histórica/arqueológica/artística...

Um Bom ano de 2011!
Brc20
Arcebispo
 
Mensagens: 1316
Registado: quarta mar 05, 2008 5:17 pm

Re: JovemCoop

Mensagempor Duarte » terça fev 22, 2011 4:29 pm

Não tens de agradecer Ricardo, estamos cá para isto mesmo, num espírito de cooperação e cidadania activa promover e lutar por uma cidade cada vez melhor. :)

Quanto à sinalética, ha uns tempos cá a pensar para os meus botões pensei num mapa/boletim turístico romano, ou seja, actualmente existem aqueles mapas turístico, com monumentos, museus, igrejas, descrições, imagens etc, a ideia era criar um mapa em que com traços leves seria o "mapa actual" mas a linhas mais carregadas seriam as principais vias romanas e conjuntos que se presume terem existido, e por exemplo com um traçado a vermelho as vias e conjuntos que ainda perduram e/ou podem ser visitados.

Ao estílo deste mapa, mas mais e melhor elaborado: a indicação do que pode ser visitado, quando e como, eventos, núcleos museológicos e museus dedicados a "Braga Romana", imagens, completas descrições, um pouco de história e os eventos
Imagem

Seria uma excelente maneira dos turistas conhecerem e se saberem orientar em "Braga Romana".
É uma ideia. Ha todo um potencial turístico relacionado com a "Cidade Romana e Medieval" que anda por explorar.
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5088
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: JovemCoop

Mensagempor RicardoJovemCoop » terça mar 15, 2011 2:37 pm

Boa tarde!
No âmbito do nosso Plano de Actividades, além das actividades para "consumo interno", estamos a preparar um conjunto de actividades mais vocacionadas para a cidade.
Umas mais de sensibilização pedagógica (no próximo dia 23/03 iremos à Escola Básica da Gandra-Ferreiros, falar sobre água nas mais variadas vertentes aos alunos desse estabelecimento de ensino) e outras mais divulgativas, como a preparação da sinalética romana ou acções de formação sobre legislação do património.
Gostava de informar os meus amigos do Forum que na próxima Sexta-feira, dia 18, um representante da CMB afecto ao Projecto da CEJ2012 irá à JovemCoop apresentar as linhas gerais da candidatura. Como será um espaço de conversa e partilha de ideias, se quiserem deixar aqui alguma sugestão que possamos veicular aos representantes da CMB faremos muito gosto em fazer esta ponte entre o forum e a CMB.
Com os melhores cumprimentos,
Ricardo
RicardoJovemCoop
Presbitero
 
Mensagens: 27
Registado: quinta fev 03, 2011 10:18 pm

Re: JovemCoop

Mensagempor Duarte » terça mar 15, 2011 10:20 pm

Ora bem, penso que o que havia para dizer de ideias e sugestões ficou tudo dito no e-mail que enviamos ao pelouro da juventude no âmbito do tópico de "ideias para a CEJ", só se houver algum forista que queira acrescentar mais alguma coisa, estejam à vontade :D

Depois, se houver novidades e puderes revelar, partilha aqui com o povo :D
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5088
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: JovemCoop

Mensagempor karlussantus » domingo mai 08, 2011 1:50 pm

Penso que seria importante, começar a relembrar a sociedade Bracarense e a CMB, que os importantes achados do quarteirão dos antigos CTT, continuam por musealizar "in situ"...
Imagem
karlussantus
Administrador
 
Mensagens: 3633
Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am
Localização: Braga

Re: JovemCoop

Mensagempor Brc20 » domingo mai 08, 2011 2:13 pm

karlussantus Escreveu:Penso que seria importante, começar a relembrar a sociedade Bracarense e a CMB, que os importantes achados do quarteirão dos antigos CTT, continuam por musealizar "in situ"...


Pior estão o Teatro e ainda a Domus das Carvalheiras karlus!
Brc20
Arcebispo
 
Mensagens: 1316
Registado: quarta mar 05, 2008 5:17 pm

Re: JovemCoop

Mensagempor RicardoJovemCoop » quarta mai 11, 2011 3:17 pm

Boa tarde a todos.
As questões que o Karlus e o Brc20 colocam são pertinentes. Infelizmente, no período eleitoral de 2009, ambos os prinicipais concorrentes prometerem investir na preservação do nosso património arqueológico, algo que, após o PS vencer foi das primeiras medidas a "cair". A intenção de fazer um Parque Arqueológico foi logo posta de parte e os poucos milhares de euros destinados à museolização das Carvalheiras foram transferidos para qualquer outra acção. Falta entender que protocolo tinha a CMB no caso dos CTT. Parece que o grupo Regojo financiava as escavações, mas a CMB tinha de assegurar a museolização e manutenção dos achados, algo que a primeira entidade cumpriu e a segunda já claudicou no acordo. É inadmissível o desprezo com que se trata o nosso património. Ainda assim, podemos nós escrever um ofício a solicitar ao Sr. Vereador mais informações ou marcar reunião com o próprio para abordar este assunto e a saber o que é que a CMB pretender fazer.
Cumprimentos,
RicardoJovemCoop
Presbitero
 
Mensagens: 27
Registado: quinta fev 03, 2011 10:18 pm


Voltar para Organizações e Associações

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante