Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Central de Camionagem

Central de Camionagem  

Espaço para a discussão do urbanismo e novos projectos.

Re: Central de Camionagem

Mensagempor karlussantus » quarta Oct 14, 2015 6:59 pm

Meireles88 Escreveu:
karlussantus Escreveu:Então não é motivo de orgulho, ainda o outro dia foi alvo de notícia a central de camionagem, novamente com responsáveis dos TUB na capa do jornal.

O que eu li é que era um orgulho a nova loja lá instalada que pretende inspirar todas as outras a lavarem a cara.
Sim, a central precisa de obras de melhoria em alguns pontos, mas a sua localização é fundamental para a vida do centro da cidade, não chegassem ali, pelo menos, 10 000 pessoas por dia.

São preciso obras sim senhor, para dar dignidade a esta porta de entrada. Não é preciso construir uma central nova, isso não.

Estar a fazer capas de jornais com uma loja, quando a estação está como está... é nesse sentido a minha crítica.
Também critico as diversas noticias muitas repetidas com espaço de alguns meses, e muitas a falarem de projetos ou de perspetivas de investimento, que depois podem nem se verificar...

Mesmo que se mantenha esta Estação Rodoviária, como estratégia para a mobilidade de Braga com vista a afirmá-la como a grande centralidade estruturante do Minho, eu sou a favor da criação junto à Estação Ferroviária de uma Estação Rodoviária, e do desenvolvimento da articulação com os modos suaves e com a área pedonal ciclável do nosso centro histórico, para transformarmos a nossa Estação Ferroviária numa estação Multimodal.

Portugal no ambito dos PETI3+ inseridos no Portugal 2020, vai investir 6,061 mil milhões em infraestruturas, Braga vai receber ZERO.
http://www.portugal.gov.pt/pt/os-temas/ ... 3mais.aspx

Tinhamos diversos projetos que se enquadravam nestes PETI3+, foram todos enfiados na gaveta, enquanto o Porto e Lisboa direta ou indiretamente vão receber mais de 2 mil milhões cada.

É contra esta propaganda, com notícias de cosmética que constantemente saem nos nossos jornais, que eu me insurjo, quando estamos a ser roubados como nunca, sem que ninguém nos TUB ou na CMB se insurja contra isto.

No âmbito do plano de execução do PROT-N de 2009 tínhamos diversos projetos que nos beneficiavam, foram todos metidos na gaveta, enquanto o Porto viu vários serem realizados e agora novos surgem no Portugal 2020.
Acções/ Projectos 1.2.9 - Construção da LINHA LISBOA-PORTO-VIGO DE “ALTAS PRESTAÇÕES” em bitola europeia 1.900M€
Acções/ Projectos 1.2.10 - Criação de uma ESTAÇÃO MULTIMODAL EM BRAGA e de outras Interfaces associadas à expansão da Rede Convencional e à nova linha ferroviária de bitola Europeia 100M€
Acções/ Projectos 1.2.17 - Estudos, projectos e primeiras obras de EXPANSÃO REDE FERROVIÁRIA CONVENCIONAL 60M€
Acções/ Projectos 1.2.24 Intervenções estruturantes na REDE VIÁRIA NACIONAL na Região 500M€
Acções/ Projectos 1.2.34 REDES DE ELÉCTRICOS RÁPIDOS NAS CIDADES DO PORTO E BRAGA 200M€

A Conclusão do Anel Ferroviário Barcelos-Braga-Guimarães, o TGV, a Estação Multimodal, Variante à N101 Vila Verde-Ponte da Barca e a Rede de Elétricos, eram os grandes projetos entre outros que em muito beneficiavam a posição de Braga como cidade de equilíbrio territorial.
Na atualidade a estação multimodal, a conclusão do Anel Ferroviário, a Rede de Transportes Públicos (BRT ou Elétricos) e a Variante à N101 eram perfeitamente defensáveis e enquadráveis no Portugal 2020, tendo Braga e o Distrito de Braga visto o investimento reduzido a zero, torna-se incompreensível como Braga não tem qualquer posição pública clara de repúdio desta discriminação que foi alvo.

Eu já enviei isto, continua à espera de respostas.
https://www.dropbox.com/s/4azy390s80jox ... 0.pdf?dl=0

Andam a anunciar milhões para o resto do país e nós andamos com notícias de cosmética.
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor Meireles88 » quinta Oct 15, 2015 4:12 pm

Com a saída da Central de Camionagem do local atual matas o Centro Histórico de uma vez por todas.

Tens ali um pólo gerador de tráfego que te movimenta mais de 10 000 pessoas por dia.

Quanto muito junto à Estação da CP crias um parque de estacionamento de veículos pesados de passageiros e de mercadorias, mas a central de camionagem i.e. onde as pessoas entram e saem deve ser sempre no sítio onde está. Ela distancia da estação da CP cerca de 1 km e estão ligadas as duas pelos TUB com a linha 87.

Que notícia é que saiu que pode nem se vir a concretizar?
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor karlussantus » quinta Oct 15, 2015 9:35 pm

Meireles88 Escreveu:Com a saída da Central de Camionagem do local atual matas o Centro Histórico de uma vez por todas.

Tens ali um pólo gerador de tráfego que te movimenta mais de 10 000 pessoas por dia.

Quanto muito junto à Estação da CP crias um parque de estacionamento de veículos pesados de passageiros e de mercadorias, mas a central de camionagem i.e. onde as pessoas entram e saem deve ser sempre no sítio onde está. Ela distancia da estação da CP cerca de 1 km e estão ligadas as duas pelos TUB com a linha 87.

Que notícia é que saiu que pode nem se vir a concretizar?

Eu não falei em saída, como podes ler na mensagem.
Mas mesmo para quem ache que Braga só deve ter uma central de camionagem, estaremos a falar de transferência de um ponto de entrada no centro histórico através da Rua dos Chãos para outro ponto igualmente próximo do centro histórico, mas através do Campo das Hortas. Muito diferente do que ocorreu com o Novo Hospital.

Como sabes defendo uma intervenção de fundo no Largo da Estação Ferroviária até ao Arco da Porta Nova, para criar ali uma entrada nobre para quem chega a Braga. Atualmente nenhuma das entradas é nobre.

Eu sei que tem sido defendida essa criação de parque de estacionamento... com as devidas diferenças, faz-me lembrar o Celta que ia até Vigo, até parava nas estações mas não deixava ninguém entrar ou sair. É muito mais importante construir ali um terminal em interligação com as ligações ferroviárias do que um parque de estacionamento. Sendo que há espaço para ambos.

Ter uma paragem extra na Estação Ferroviária, que seria assim intermodal, não implica qualquer transtorno para a esmagadora maioria dos serviços que vêm de outros municípios, e assim podia ser feita uma intermodalidade muito mais eficaz, do que se estar a obrigar pessoas a transbordo para o 87 (outra empresa), para acederem a viagens para o restante país. Isto não implica que se tenha que extinguir a Central atual, podem existir 2 paragens em Braga.
Esta paragem seria uma mais valia para as empresas de ligação regional que assim poderiam rivalizar com o transporte individual.
Para quem vem da região de Braga, obrigamos a utilizar 3 empresas diferentes, está fácil de ver que a interligação de horários não será a melhor e nunca poderá competir com esta solução de interligação direta...

Não tenho qualquer dúvida que ao fim de poucos anos a paragem na Estação Ferroviária ia movimentar mais passageiros.
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor Duarte » sexta Oct 16, 2015 12:15 am

Concordo. Estar a vir na Salvador, chegar à Central e ainda ter de fazer uns bons metros para apanhar o 87 para depois apanhar o comboio ainda se perde muito tempo e dinheiro (são 3 títulos de transporte!). Com um bocado de sorte o da Salvador atrasa-se, faz perder o 87 que estava previsto e quando chega à estação está o Alfa a por-se na alheta. Mais vale ir logo de carro para o destino final, pensou ele.

No entanto também não queria tirar a central dali e para isso há duas soluções:

- A que o Carlos falou, criar outra central terminal (até porque a actual está esgotada e não tem margem de expansão) em que as linhas, dependendo da origem passariam por uma terminariam noutra).

- Esta mais utópica, prolongar a linha ferroviária até à actual e criar uma segunda estação.
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor AntonioPinto » quinta mar 10, 2016 10:14 am

Braga precisa de uma central de cara lavada .
Neste momento não estou muito a par de quantos dos terminais existentes na central de camionagem estão a ser usados.
Mas algo que detesto é passar por lá e ver autocarros amontoados e lojas com produtos espalhados por todo o lado. Temos um mini Marrocos dentro da central de camionagem.

Sugestão (pode não ser barata) Criar um parque subterraneo para aparcamento de Autocarros e lavagens etc....
Criar terminais mais largos e mais confortaveis para os dias de inverno etc na parte superior com uma cara bem mais lavada e imposições aos logistas! Teriamos assim uma central no CENTRO da cidade e com um ar moderno fresco e digno da nossa cidade!
No que à estacão CF diz respeito acho que grande parte das carreiras vindas de fora (excepto expressos) deveriam passar por lá antes de terminaram na central. O problema é o espaço. Aquela estação tem tanto espaço para autocarros e transportes como arentim ou tadim ou ruilhe ou o raio que o valha! Não faz sentido uma estação CF numa cidade não ter uma baia para paragens BUS decente! Eu anularia parte da praca de taxis. recuaria a entrada do hotel e criava uma baia minimamente decente nesse espaço. Os carros particulares teriam uma baia propria num piso subterraneo (visto que o parque nunca está ocupado e os pisos de baixo normalmente nem luz tem) e teriam à imagem do sá carneiro 10 minutos grátis para pegar em passageiros!

Outra coisa relacionada com autocarros.
Braga precisa de um parque para pesados de passageiros!
Estou farto de ver autocarros de turismo estacionados em qualquer esquina e não me parece que o parque junto aos bombeiros sapadores seja suficiente! Até porque é ocupado maioritariamente por uma empresa de transportes.
Durante o verão e épocas festivas deve ser complicado ser motorista de um pesado que venha visitar braga!
Imagem
AntonioPinto
Administrador

Registado: sexta Oct 31, 2008 3:46 pm

Mensagempor El Salvador » quinta set 22, 2016 5:40 pm

Rapaziada aqui do fórum por acaso nenhum de vocês é o dono da Central de Camionagem de Braga?
Nem conhecem ninguém que possa ser?
Eu pela parte que me toca não tenha ideia nenhuma de que aquilo seja, ou alguma vez tenha sido, meu!
http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=97277
http://www.rum.pt/news/requalificacao-d ... -em-estudo
:evil: :evil: %) %) :bad: :bad:
Nação Valente e abençoado país que tais filhos tens!
El Salvador
Arcebispo

Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Mensagempor Duarte » sexta set 23, 2016 9:18 pm

O cúmulo é que só passados quase 3 anos de mandato é que se lembraram de procurar o dono, quando supostamente a mobilidade era prioridade...
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Anterior

Voltar para Projectos e Urbanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 3 visitantes