Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Central de Camionagem

Central de Camionagem  

Espaço para a discussão do urbanismo e novos projectos.

Re: Central de Camionagem

Mensagempor apocalypto » segunda mar 04, 2013 10:03 pm

Meireles88 Escreveu:Até podiam alargar para aquele edifício que faz esquina com o Mercado!

Exacto. Quanto ao local provisório, teria de funcionar durante todo o período de obras, algo que na minha opinião nunca seria inferior a 24 meses.
apocalypto
Arcebispo

Registado: terça jun 17, 2008 11:25 pm

Mensagempor Msilva » terça mar 05, 2013 4:32 pm

Braga precisa de uma central muito maior, aquela zona urbana não suporta uma central de camionagem segundo os standards actuais e segundo a dimensão e importância que Braga tem.

Pensem na nova central de camionagem como um ponto estratégico de expansão/consolidação da cidade.

Onde é que uma central de camionagem faria mais sentido?

É já agora, o que fazer com o espaço que ficará inutilizado?
Msilva
Bispo

Registado: segunda ago 03, 2009 2:35 pm

Mensagempor CesarGomes » terça mar 05, 2013 9:48 pm

Já há mais de dez anos que a central deviria ir para junto da estacão dos comboios.
Mas nesta terra nao se projecta... É tudo em funcao da pança...
CesarGomes
Cardeal

Registado: domingo fev 17, 2008 9:54 pm

Mensagempor Meireles88 » terça mar 05, 2013 11:32 pm

CesarGomes Escreveu:Já há mais de dez anos que a central deviria ir para junto da estacão dos comboios.

Hmm o problema ali seria uma localização boa. Alguma sugestão?
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor karlussantus » quarta mar 06, 2013 3:03 am

Meireles88 Escreveu:
CesarGomes Escreveu:Já há mais de dez anos que a central deviria ir para junto da estacão dos comboios.

Hmm o problema ali seria uma localização boa. Alguma sugestão?

Já pensei várias vezes nisso e na praça da Estação. A praça da Estação devia ser a porta de entrada da cidade, ampla e para os peões, não para o automóvel...

Quem sai da estação fica ali perdido, sempre pensei que deviam fazer ali um plano de pormenor.

Demolir o Hotel da Estação e recuar aqueles edifícios para além do túnel, utilizando os terrenos adjacentes. Criavam ali uma praça circular, com uma grande área para os peões no centro. Prolongavam o tunel de acesso ao parque para não cortar o centro da praça.

Depois se fosse possível prolongavam o túnel da circular na zona adjacente à estação para utilizar por cima aquilo como estrada, e faziam o terminal da estação de camionagem ali ao lado da antiga estação. As camionetas poderiam utilizar a plataforma criada por cima do túnel, para circular até ao terminal e até aos terrenos agrícolas que estão entre o "penedo" e a linha ferroviária, onde estaria localizada a zona hangar da estação.

Outro problema/solução para o longo prazo será o de prolongar a linha ferroviária para Norte, para se fazer a concordância à linha do Minho através de uma ligação a Barcelos, e para se prolongar também o ramal de Braga para Vila Verde.
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor Meireles88 » quarta mar 06, 2013 8:34 am

Por trás do hotel da estação há um monumento que penso ser património. Não me lembro do nome agora, é uma espécie de mosteiro penso, a entrada é pela irmãos roby.

De resto nao tou a ver bem o esquema que querias ali em cima xD

Meireles88
Administrador

Mensagempor CesarGomes » quarta mar 06, 2013 2:26 pm

O que não falta é terreno entre a circular e a linha até perto da ponte dos falcões. Ali pelo meio está uma fábrica que está desactivada à anos.
Ainda por cima com a oportunidade de uma ligação directa à circular, potenciando as ligações regionais.
A estação deveria ser multimodal, ferroviário, rodoviário, eléctrico, taxis, e estacionamento de automóveis em massa.
Eu venho de fora paro ali o carrinho e lá vou de transporte público sem problemas.
A cidade de Braga é pequena, não faz qualquer sentido esta dispersão.
CesarGomes
Cardeal

Mensagempor Meireles88 » quarta mar 06, 2013 8:33 pm

Cesar a qual das hipóteses te referes?

Imagem

Nem sabia que estavam a construir uma urbanização ali no circulo verde amarelado!

Meireles88
Administrador

Mensagempor CesarGomes » quarta mar 06, 2013 9:49 pm

As três hipóteses.
Essa urbanização foi uma trafulhice, segundo dizem. Mas pelo que sei já nao vai ser comercializada.
CesarGomes
Cardeal

Mensagempor Meireles88 » quinta mar 07, 2013 12:06 am

Algo assim?

Imagem

Não sei o que fazer ali ao pé da Estação da CP, talvez um mini parque verde ficava bonito.

Meireles88
Administrador

Mensagempor Bracarense » domingo mar 10, 2013 5:22 pm

Meireles88 Escreveu:Algo assim?

Imagem

Não sei o que fazer ali ao pé da Estação da CP, talvez um mini parque verde ficava bonito.

Parece-me que seria demasiado investimento, mas é uma ideia muito boa
Bracarense
Bispo

Registado: quarta mai 04, 2011 7:26 am

Mensagempor karlussantus » domingo mar 10, 2013 5:41 pm

Bracarense Escreveu:
Meireles88 Escreveu:Algo assim?

Imagem

Parece-me que seria demasiado investimento, mas é uma ideia muito boa

A ideia que eu estava a dar para a estação de camionagem, parece-me pouco plausível devido à diferença de cotas dos terrenos.

Quanto à ideia do Meireles é excelente, mas parece-me também demasiado extensa, o que torna inviável, porque os terrenos do circulo verde, são para urbanizar com nível máximo.
Bastava o primeiro círculo vermelho, com ligação ao Largo da Estação, apenas com algumas demolições. E a ligação à circular junto ao viaduto existente, que provavelmente seria demolido, para se fazer ali um nó.
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor karlussantus » domingo mar 10, 2013 6:00 pm

Meireles88 Escreveu:Por trás do hotel da estação há um monumento que penso ser património. Não me lembro do nome agora, é uma espécie de mosteiro penso, a entrada é pela irmãos roby.

De resto nao tou a ver bem o esquema que querias ali em cima xD

O Mosteiro da Visitação. Se fosse possível seria colocar o edificado de maior volumetria a sul, e o de menor numa faixa de terreno de 5 a 10 metros, junto ao mosteiro. Ou mesmo por cima do túnel, não sei se isso seria possível em termos de engenharia.

Algo deste género, utilizando parte dos terrenos do Mosteiro.
Imagem

Com uma passagem lateral à antiga estação que permitisse aceder aqueles terrenos onde se poderia localizar a estação de camionagem, a dimensão dependeria do investimento, poderia abarcar a antiga fábrica ou não.
A praça ficaria toda só com um sentido.
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor Meireles88 » domingo mar 10, 2013 7:35 pm

Como funcionaria mesmo o tráfego automóvel aí? Penso que isso ia tornar a Rua do Caires ainda mais caótica, não?

Meireles88
Administrador

Mensagempor karlussantus » domingo mar 10, 2013 8:12 pm

Meireles88 Escreveu:Como funcionaria mesmo o tráfego automóvel aí? Penso que isso ia tornar a Rua do Caires ainda mais caótica, não?

Duas faixas de rodagem, no mesmo sentido, ficava uma praça circular. Aquela via ao lado da estação seria apenas para autocarros, camionetas e taxis e daria acesso à estação de camionagem, que ficava com o terminal acoplado à estação ferroviária, aproveitando assim o parque já existente, o qual poderia ser aumentado até para permitir o acesso aos automóveis também a partir do nó a criar sobre a circular.

Aproveitava ainda o viaduto que já existe sobre a circular, para fazer um nó estilo do "ex-Dolce Vita", em rotunda. Demolia a antiga fábrica Maconde, para construir a zona "hangar" da estação e fazer um acesso à urbanização do colégio. E demolia aqueles edifícios ali perdidos junto à estação (remontando qualquer fachada que tivesse interesse), para fazer o terminal da estação de camionagem.
Aquele nó devia ainda servir para uma futura via, que permitisse criar ali um eixo de ligação à cidade a partir do vale do Cávado.

Aqui fica um esboço da ideia.
Imagem
Imagem
karlussantus
Administrador

AnteriorPróximo

Voltar para Projectos e Urbanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes