Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Parque de Exposições de Braga

Parque de Exposições de Braga  

Espaço para a discussão do urbanismo e novos projectos.

Novo PEB

Mensagempor CesarGomes » segunda set 08, 2008 8:21 pm

Eis o que diz o capitulo 9. DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO, da Associação de Municipios do Vale do Cávado:

Ao nível dos espaços de exposição, discute-se a possibilidade de criação de uma nova
infraestrutura maior e mais flexível que possa substituir o PEB. A este nível, a AIMinho propõe um
projecto estruturante para a região que envolve a construção de um grande pavilhão de
exposições destinado à realização de grandes feiras e eventos comerciais e culturais (espaço
modular com dimensão de 30.000 m2, constituído por 5 pavilhões ligados entre si com dimensão
entre os 3.000 m2 e os 8.000 m2; estacionamento para pelo menos 1.500 viaturas) e de um
grande centro de congressos (auditório para 1.200 pessoas; pavilhão de congressos modular com
uma área total de 6.000 m2, a integrar no pavilhão de exposições; salas de congressos com
dimensões entre 50 m2 e 750 m2; zona de bares e restauração; sala de imprensa com cerca de
100 m2; grande hall e meeting point com cerca de 2.000 m2; galeria comercial). A par do pavilhão
de exposições e do centro de congressos, poderiam ainda ser criadas duas unidades hoteleiras
(uma de classe superior e outra para um público médio), uma grande área de lazer e amplos
espaços verdes.
CesarGomes
Cardeal

Registado: domingo fev 17, 2008 9:54 pm

Re: Novo PEB

Mensagempor Arealense » segunda set 08, 2008 8:42 pm

Acho que e uma Grande ideia, e que seria muito bom para a cidade, o nosso peb acho que ja esta um pouco envelhecido, e mal aproveitado naquela zona, mas axo que dois tambem seria demais em braga, veremos qual a melhor opçao para o antigo e a construçao de um novo.
Luís Magalhães
Arealense
Bispo

Registado: quarta mar 26, 2008 9:55 pm

Mensagempor CesarGomes » segunda set 08, 2008 8:45 pm

Pode-se ler ainda:
Ao nível dos parques de exposições, como já se referiu, existe o Parque de Exposições de Braga
(PEB). Trata-se da única estrutura da região vocacionada para a realização de feiras, exposições,
congressos e outros eventos de dimensão nacional ou internacional, composta por um espaço para
feiras/exposições e um centro de congressos. O complexo de exposições abrange uma área total
de 45 mil m2, sendo 13 mil m2 de área de exposição coberta distribuída pelo Pavilhão 1 (Palácio
de Exposições), Pavilhão 2, Pavilhão 3 (Pavilhão Translúcido) e Módulos Exteriores/Stands e os
restantes 32 mil m2 de área de exposição descoberta. Por sua vez, o centro de congressos é
composto por um auditório principal com capacidade para mais de 1.200 lugares sentados e por
um segundo auditório com capacidade para 120 lugares sentados. A estrutura possui ainda um
restaurante com capacidade para 150 lugares, um bar e sala de imprensa. Apesar da sua
relevância, o PEB parece encerrar algumas limitações. A sua dimensão é relativamente pequena
para eventos de dimensão internacional e grande para eventos de natureza regional ou nacional
(uma vez que possui um baixo grau de modularidade). As possibilidades de expansão são
praticamente inexistentes. A sua localização também não é a melhor. Significa isto que poderá
colocar-se como relevante a possibilidade de criar uma nova estrutura de raíz para este efeito na
região do Vale do Cávado, sobretudo num cenário em que a Exponor venha a ser desactivada.
CesarGomes
Cardeal

Mensagempor Mr Strangelet » segunda set 08, 2008 8:52 pm

É assim, esta noticia alegra-me muito porque tem muitos pontos que coincidem com as ideias que tenho para um futuro PEB com todas as infraestruturas que acho necessárias, e portanto alegra-me que haja mais pessoas, e instituiçoes com estas ideias!
A área de 30000m2 é que me parece que poderia ser esticada!!
E depois é assim, um projecto destes tem que ser feito com pés e cabeça, e nao uma coisa envergonhada como o actual PEB, que a meu ver é já a partida um mau projecto, mal localizado e com maus acessos.
Gosto portanto de ver referenciados jardins e dois hoteis, e ja agora, penso que devia ser localizado numa zona de expansão e de excelencia da cidade de Braga!!E a zona ideal neste momento é a envolvente ao estádio, com possibilidade de criar ali um cluster moderno e com optimas arquitecturas!!
Agora a questão é: será que ha possibilidade de isto ir avante num futuro proximo?? (5/10 anos).

já agora césar, podes por aqui o link directo ao documento?? :good:
EDIT: vi que no thread dos sites ja puseste la o link :good:
Mr Strangelet
Cardeal

Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm

Mensagempor Arealense » segunda set 08, 2008 9:30 pm

Eu acho que se pode fazer uma coisa magnifica aqui em braga e concordo contigo sobre o antigo peb muito mau aquilo, mas poderia se fazer uma coisa muito porreira e engraçada.
Luís Magalhães
Arealense
Bispo

Mensagempor CesarGomes » segunda set 08, 2008 9:32 pm

Mr Strangelet Escreveu:É assim, esta noticia alegra-me muito porque tem muitos pontos que coincidem com as ideias que tenho para um futuro PEB com todas as infraestruturas que acho necessárias, e portanto alegra-me que haja mais pessoas, e instituiçoes com estas ideias!
A área de 30000m2 é que me parece que poderia ser esticada!!
E depois é assim, um projecto destes tem que ser feito com pés e cabeça, e nao uma coisa envergonhada como o actual PEB, que a meu ver é já a partida um mau projecto, mal localizado e com maus acessos.
Gosto portanto de ver referenciados jardins e dois hoteis, e ja agora, penso que devia ser localizado numa zona de expansão e de excelencia da cidade de Braga!!E a zona ideal neste momento é a envolvente ao estádio, com possibilidade de criar ali um cluster moderno e com optimas arquitecturas!!
Agora a questão é: será que ha possibilidade de isto ir avante num futuro proximo?? (5/10 anos).

já agora césar, podes por aqui o link directo ao documento?? :good:
EDIT: vi que no thread dos sites ja puseste la o link :good:

Os 30.000m2 referem-se à area disponivel nos pavilhões, e não à area total. Caso contrário o texto poderia contraditório, repara-se são 5 pavilhões, se em média ocupar 6000m2 dá 30.000, mas se a média for superior ultrapassa os tais 30.000. Ainda é necessário juntar o centro de congressos, estacionamento, etc.
CesarGomes
Cardeal

Mensagempor Arealense » segunda set 08, 2008 9:34 pm

Claro, temos de ver e a ABL do projecto e a sua localizaçao penso que junto ao estadio poderia desenvolver muito aquela zona, e tambem nao estou a ver uma melhor zona para construçao, mas vamos ver.
Luís Magalhães
Arealense
Bispo

Mensagempor CesarGomes » segunda set 08, 2008 9:41 pm

Mais, no documento também se lê "A sua dimensão é relativamente pequena", em referência ao actual PEB. Ora, se o actual PEB possui 45.000m2, 30.000m2 não poderá ser a area total do novo, se assim fosse estariamos a regredir.
CesarGomes
Cardeal

Mensagempor Mr Strangelet » segunda set 08, 2008 11:05 pm

CesarGomes Escreveu:Mais, no documento também se lê "A sua dimensão é relativamente pequena", em referência ao actual PEB. Ora, se o actual PEB possui 45.000m2, 30.000m2 não poderá ser a area total do novo, se assim fosse estariamos a regredir.

Mas as contas em relação ao peb estao a ser feitas contando com a área exterior aonde se poem as diversões no s joão, porque so contando com os pavilhoes deve ter aí uns 15000m2

EDIT: confirma-se o que disse. Segundo o site do PEB:
Área total do Parque de Exposições: 45.000 m2
Área coberta: 13.050 m2
Área ao ar livre: 31.950 m2
Mr Strangelet
Cardeal

Mensagempor CesarGomes » segunda set 08, 2008 11:11 pm

Mr Strangelet Escreveu:
CesarGomes Escreveu:Mais, no documento também se lê "A sua dimensão é relativamente pequena", em referência ao actual PEB. Ora, se o actual PEB possui 45.000m2, 30.000m2 não poderá ser a area total do novo, se assim fosse estariamos a regredir.

Mas as contas em relação ao peb estao a ser feitas contando com a área exterior aonde se poem as diversões no s joão, porque so contando com os pavilhoes deve ter aí uns 15000m2

EDIT: confirma-se o que disse. Segundo o site do PEB:
Área total do Parque de Exposições: 45.000 m2
Área coberta: 13.050 m2
Área ao ar livre: 31.950 m2

Mas onde se põe as diversões também é area de exposição, embra seja ao ar livre.
CesarGomes
Cardeal

Mensagempor Mr Strangelet » segunda set 08, 2008 11:28 pm

Sim, eu sei!
Mas num possivel novo PEB poder-se-ia prescindir de uma área exterior por uma área coberta de grandes dimensoes preparada para receber grandes estruturas...
É que senao nao tinha logica fazer um novo PEB mais pequeno que o actual...30000m2 se hoje temos 45000m2...
Mr Strangelet
Cardeal

Mensagempor braga37 » terça set 09, 2008 9:30 am

Mr Strangelet Escreveu:Sim, eu sei!
Mas num possivel novo PEB poder-se-ia prescindir de uma área exterior por uma área coberta de grandes dimensoes preparada para receber grandes estruturas...
É que senao nao tinha logica fazer um novo PEB mais pequeno que o actual...30000m2 se hoje temos 45000m2...

Concordo contigo... não faz sentido!
braga37
Cardeal

Registado: quarta fev 27, 2008 7:06 pm

Mensagempor Degolador » terça set 09, 2008 5:01 pm

Não consigo imaginar melhor projecto "âncora" para a urbanização da margem esquerda do Cávado.
Com um grande centro de congressos, centro de exposições, grandes unidades hoteleiras, espaços verdes, etc. etc., este poderia ser o início da definição de um CBD na cidade e na região. Aliás, se fosse bem coordenado, a requalficação da zona poder-se-ia estender também à margem direita do Cávado tornando contínuas as áreas urbanas de Prado, Vila Verde e Braga.

Imagino avenidas amplas, com largos separadores centrais repletos de palmeiras, ciclovias (dados que a zona é muito plana) e abundância de zonas verdes.
obracaro.blogspot.com
Degolador
Bispo

Registado: terça fev 19, 2008 1:28 pm

Mensagempor mister B » terça set 09, 2008 9:51 pm

Finalmente uma luz ao fundo do tunel, sera que andaram a ler o forum?
Eu penso que deveria ser um pouco maior e realizar feiras direccionadas a too o noroeste iberico de aveiro a la corunha.
Se nos conseguissemos afirmar como uma area central desse polo, acho que a viabilidade financeira estaria asegurada e podiamos inclusive realizar espectaculos de artistas famosos que nao sao viaveis agora mas que poderiam ser com uma boa estrategia de marketing e publicidade em toda essa area do noroeste iberico, e acho posivel, reparem que do lado portugues a exponor vai ficar na Feira, portanto mt a sul e do lado espanhol imagino que um centro de exposicoes relevante deve ser em vigo, mt a norte.
Por isso acho que Braga tem uma potencialidade enorme de se afirmar como o centro dessa area muito povoada e tirar inumeros proveitos disso, ainda mais com os avultados investimentos na area rodoviaria e na futura linha de alta velocidade que nos vai deixar ainda mais perto de todos.
Claro que para isso teria que ser uma coisa mesmo em condicoes, capaz de receber qualquer tipo de feiras, e de atrair a tal populacao de todo o noroeste iberico direccionadas a uma regiao com cerca de 5 milhoes em vez de se restringir ao distrito com cerca de 1 milhao.
Acredito inclusive que teria mais potencial que a exponor se se conseguir concretizar.
O local ideal na minha opiniao deveria ser junto a futura estacao de comboio de alta velocidade de Braga, e numa altura em que se comeca a falar da nova central de camionagem , porque nao construir tudo junto? :dirol:
I love Braga
mister B
Arcebispo

Registado: sábado jul 05, 2008 9:27 pm

Mensagempor jcmarques » quarta mar 25, 2009 1:33 pm

alguma novidade acerca do no PEB ?!?!? a tempos que falamos sobre este projecto, gustava inmenso de que si fizerem alguma coisa neste sentido, seja num local bom e com bons accesos e tambem que saibamos aproveitar o centralismo que Braga tem nesta região da peninsula iberica ;)
Imagem
Imagem
jcmarques
Cardeal

Registado: terça abr 22, 2008 8:48 am

Próximo

Voltar para Projectos e Urbanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 5 visitantes