Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Parque de Exposições de Braga

Parque de Exposições de Braga  

Espaço para a discussão do urbanismo e novos projectos.

Re: Parque de Exposições de Braga

Mensagempor Meireles88 » quinta dez 27, 2012 4:32 pm

Cheira a eleições! Isso só a partir de 2015, data dos próximos fundos do QREN.
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor Meireles88 » terça fev 26, 2013 9:29 am

Diário do Minho Escreveu:Braga promove em Lisboa turismo religioso e de negócios
BRAGA | 26 DE FEVEREIRO DE 2013

Imagem
A Câmara e o Parque de Exposições de Braga (PEB) vão apresentar na edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre entre amanhã e 3 de março, o turismo religioso e o turismo de negócios. Além de promover produtos inequivocamente relacionados com o potencial de Braga, como a Semana Santa ou o S. João, o objetivo é atrair e fidelizar os turistas de negócios, através da marca “BragaCongress”, que junta a autarquia e o PEB a operadores privados.

@Diário do Minho

Meireles88
Administrador

Mensagempor Duarte » domingo dez 15, 2013 2:28 am

Acho que é um erro enorme do RR não aproveitar este homem.
No entanto, compreendo que seja complicado visto ter feito parte da lista de VS como vereador.

"Hoje foi o meu último dia, como administrador-executivo do PEB - Parque de Exposições de Braga.
Nos último 4 anos, as minhas preocupações centraram-se no PEB - Parque de Exposições de Braga, como administrador-executivo.
Acredito que foi um percurso bem sucedido, marcado com vários êxitos.
O desafio colocado era enorme e muitas questões ficaram por realizar, destacando a requalificação e uma verdadeira restruturação do Parque de Exposições de Braga.
Vários momentos me apeteceu desistir face às dificuldades encontradas, mas fico orgulhoso por ter resistido.
Assumi nestes quatro anos defender o interesse público e defender a existência desta empresa, tendo rescindido um contrato de trabalho que tinha na época.
Recordo-me quando entrei, em Novembro de 2009, da imprensa referir que ia ser o gestor liquidatário do PEB. Ouvi muitas pessoas falarem num "elefante branco". Sempre contestei. Orgulho-me que isso não aconteceu e penso consegui revitalizar o PEB. E quero aqui homenagear e dedicar este feito a um dos visionários do PEB e da AGRO, o falecido Francisco Pires Gonçalves, que faleceu em serviço e recordo-me com 9 anos chorar com a morte dele, pois era pai do meu melhor amigo Francisco André
À memória dele, pois foi o trabalho dele para mim uma inspiração.
Na AGRO 2010 referi que queria colocar a AGRO como a principal Feira Agrícola do país organizada no norte do país e recuperar o sector leiteiro, sem imaginar o sucesso que foi a AGRO 2013. Recordo-me da minha aflição que tivemos quando na edição de 2013, no Domingo, a enchente era tal que tivemos de parar a bilheteira por uma hora.
Aumentamos o número de eventos e feiras, reformulamos a Feira do Livro, crescemos na Feira de Cães e Gatos, mudando para Expo Animal, criamos e promovemos uma marca BragaCongress. Desenhamos um projecto de internacionalização que designamos AGRO ÀFRICA. Mudamos a imagem, apostando na sigla PEB de forma a ter a versatilidade e permitir associar outras logo marcas, como Promoção de Eventos de Braga ou até Promoção Económica de Braga.

Fico contente por ver que este novo executivo e a nova administração do PEB terá uma nova missão da qual estou de acordo e espero sinceros sucessos. Quero o melhor para o PEB, porque quero que se preserve estes 4 anos de trabalho, que muitas vezes para mim foram um sacrifício, face às dificuldades que se encontra todos os dias nesta empresa e estou certo se manterá.
Finalmente quero agradecer a todos os parceiros e pessoas que apoiaram estes anos as nossas ambições, aos nossos clientes e fornecedores, aos meus colegas de administração e a todos os colaboradores. Sem um grupo, o sucesso não teria sido alcançado.", Jorge Miguel Corais, Administrador-Executivo cessante do PEB - Parque de Exposições de Braga
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor catita » domingo mar 02, 2014 9:02 pm

Alguém sabe para onde irão os divertimentos por altura do São João e a feira semanal? Pelo que ouvi dizer será este ano o último ano antes das obras!
catita
Presbitero

Registado: sexta mar 02, 2012 11:05 pm

Mensagempor Meireles88 » domingo mar 02, 2014 11:39 pm

Mantêm-se penso. Não acredito que o peb vá aumentar. Vai é ser fechado (há lá zonas completamente abertas por onde entra frio, vento e chuva) e vai sofrer uma remodelação internamente. O espaço físico mantém-se todo. Penso eu que será assim.

Meireles88
Administrador

Mensagempor mister B » terça mar 04, 2014 9:19 am

Pelo que tenho lido, será apenas umas pequenas intervenções para melhorar o espaço...
I love Braga
mister B
Arcebispo

Registado: sábado jul 05, 2008 9:27 pm

Mensagempor Duarte » sábado mar 15, 2014 2:04 pm

No imediato vão fazer apenas pequenas intervenções.
Até ao final do ano vão apresentar um projecto de recuperação e modernização para o candidatar a fundos comunitários, que nunca passará pela ampliação (nem precisa, já é o maior do género no Minho).

Mas a minha ideia para o PEB era esta:
https://maps.google.pt/maps/ms?msid=202 ... 8,0.010568

Imagem

O principal foco é construir uma nova grande nave com outra orientação para se eliminar aquele beco e ligar os dois parques para ficarmos com um grande parque (que ligado ao picoto e rio Este ficaríamos uma grande pulmão usufruivel em pleno centro). Os campos das camélias passariam a ser como os da Rodovia, para a população nas horas em que não há treinos/jogos.

O novo edifício da grande nave deveria ter uma arquitectura moderna e ter tudo do melhor que há (conforto, acústica, meios técnicos, tecnologia..) para a realização de grandes eventos (Feiras, Exposições, Concertos e outros Espectáculos...). Só assim seríamos atractivos para os promotores de eventos, relativamente ao que já existe aqui ao lado.

Penso que com uma requalificação assim em toda a envolvente ao PEB ficaríamos ali com uma zona de excelência para tudo (turismo, lazer, negócios, desporto, cultura...).
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor El Salvador » sábado mar 15, 2014 4:28 pm

Tenho duvidas que, quem manda, saiba mesmo o que quer.
Vejamos,
C. Araujo, Vereadora, ao Correio do Minho
Nem lhe passa pela cabeca Braga nao ter um multiusos. A grande Nave podia dar uma ajuda mas e um autentico frigorifico e nao ha dinheiro para grandes obras. Logo nao ve multiusos nem ali nem em lado nenhum no curto prazo.
http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=75167
Miguel Bandeira, Vereador, ao Braga Semanario
Falando do PEB, ve ali uma sala de espectaculos moderna para milhares de pessoas. Logo ve um multiusos naquele espaco.
http://bragasemanario.wix.com/bragasemanario#!pag28
Carlos Oliveira, Administrador da Investbraga na RUM
Multiusos no PEB com ele, nem pensar.
http://www.rum.pt/index.php?option=com_ ... item=38433

Espero que nao venhamos a cair nisto
Coronel Machadao anterior presidente da camara
A oposicao em Braga e muito palavrosa e pouco mais.
El Salvador
Arcebispo

Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Mensagempor João » segunda mar 17, 2014 1:36 am

Duarte esse plano está muito bem idealizado algo como isso tornava aquilo numa zona de excelência para ser usufruída pela população em geral. Construir um multiusos é uma mais valia, porque o que ali está é um espaço grande sem dúvida, mas, para concertos é impensável visto que não tem controlo de acústica quase nenhum (pelo menos eu tenho essa ideia), não alberga assim tanta gente a fim de ter concertos grandes (para os concertos que há em Braga o Theatro Circo é muito melhor) e também porque se pensarmos em exposições do tipo automóvel, algo relacionado com casas ou algo que envolva expositores grandes apercebemos-nos que não é assim tão grande. Basicamente a grande nave do PEB alberga exposições de pequena/média dimensão e atletismo o que e pena porque um multiusos com capacidade para receber grandes nomes em Braga, ou receber um salão automóvel minimamente grande seria uma mais valia para a cidade a todos os níveis. Quanto à parte exterior que lá está, onde são colocados os divertimentos no São João acho que deveria ser renovada, de uma maneira muito simples deitar abaixo aquelas coberturas que só são realmente usadas na agro e pouco mais e assim ficar com um espaço ao ar livre de grande dimensão de maneira a poder albergar eventos relativamente grandes sem ter aquilo a divisória a meio, possibilitar na mesma fazer tudo aquilo que se faz agora e ainda criar um parque de estacionamento de grande capacidade (com o que lá está parece que não mas reduz o numero de lugares possíveis), embora pareça que não faz grande diferença ter ou não ter as coberturas na realidade faria visto que da maneira que está quando se faz algo, ou se usa a parte maior ou se cria uma feira/exposição divida ao meio pelas coberturas e nem sequer tem passagem de um lado para o outro no meio, a não ser que se dê a volta aos mesmos. De mencionar também que sem estas coberturas e com um PEB renovado aliado à recente requalificação do Este a poluição visual da zona seria muito reduzida porque quem olha para a li vê um PEB com aspecto de abandonado e uns arcos de cimento no parque de estacionamento.
João
Bispo

Registado: quarta mar 10, 2010 5:11 pm

Mensagempor karlussantus » segunda set 12, 2016 8:10 pm

Novo PEB será espaço de referência para Norte do País e Euro-Região

12/09/2016
Polivalente, mais seguro e confortável, com melhores infra-estruturas técnicas e logísticas, mais atractivo, com novas valências, interactivo e energeticamente eficiente e sustentável. Assim será o novo Parque de Exposições de Braga (PEB). O projecto de requalificação, apresentado hoje, 12 de Setembro, no Theatro Circo, prevê um equipamento adaptado às exigências do futuro que irá afirmar-se como espaço de referência para o Norte do País e toda a Euro-Região.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o novo PEB irá funcionar como uma “alavanca do desenvolvimento da Cidade, transformando-se num verdadeiro polo de dinamização da economia regional”. “Esta intervenção não vai apenas corrigir as lacunas detectadas ao longo dos anos, seja em termos de climatização, sonorização, de funcionalidade, segurança, ordenamento ou versatilidade dos espaços, esta é a afirmação de um novo Parque de Exposições”, sustentou o Edil.

Orçado em oito milhões de euros, o projecto será objecto de concurso público internacional que deverá ser lançado nas próximas semanas. O Município de Braga espera avançar com as obras em Março de 2017, estimando-se a sua execução num prazo de 10 a 12 meses, o que para Ricardo Rio “reflecte um princípio inequívoco desta gestão autárquica”. “O ciclo das obras e dos projectos municipais não se confunde com os ciclos eleitorais, pelo que não iremos condicionar a execução deste, ou de outros projectos, em função do calendário eleitoral que se avizinha”, garantiu.

Mas para o Autarca Bracarense, o novo PEB representa uma oportunidade única para a regeneração de toda a sua zona envolvente, desde logo pelas “intervenções que serão realizadas no espaço público e que irão viabilizar a articulação com o Parque da Ponte, com o Estádio 1.º de Maio, com a zona das Camélia e com a actual entrada principal do equipamento”. “Seguramente que a vivência e o contacto que a população tinha até hoje com o PEB será completamente transfigurado”, acrescentou, notando que a requalificação será uma “alavanca para que estes espaços, alguns muito degradados, possam vir a sofrer qualificações e investimentos num futuro próximo”.

Apesar de ser um projecto “muito ambicioso do ponto de vista financeiro”, comparticipado em cerca de 5.5 milhões de euros pelos Fundos Comunitários, Ricardo Rio diz que “a Cidade tem de estar preparada para ser palco de grandes eventos nacionais e internacionais”. “No início de 2018, teremos um equipamento ao serviço da Cidade e do desenvolvimento da região”, frisou o Edil.

Já para Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, o novo PEB vai “contribuir de forma significativa para o desenvolvimento económico e cultural da região e terá impacto muito relevante no turismo”. “Com este projecto queremos posicionar Braga como destino de turismo de negócios, atrair e acolher os principais eventos nacionais, captar eventos e espectáculos de dimensão internacional e reforçar as infra-estruturas à disposição da cultura e do desporto”, explicou aquele responsável.

Um novo PEB, com novas valências e funcionalidades

A estratégia de intervenção delineada pelo arquitecto Pedro Guimarães, responsável pelo projecto, assenta na recuperação, manutenção e requalificação de estruturas existentes, mas também na transformação do espaço e do edificado, incorporando novas valências e novas funcionalidades.

O PEB terá três áreas distintas e polivalentes: grande nave; centro de congressos; espaços exteriores. Nos espaços exteriores está incluída a criação de uma nova praça, o arranjo de todo o espaço expositivo exterior, com a criação de uma nova portaria, a criação de novas áreas verdes e de lazer e com uma eficaz integração urbana.

O Centro de Congressos terá um conjunto de novas valências, novas acessibilidades, um novo auditório, uma nova sala de congressos modular, sala de exposições polivalente, salas de reuniões, novos bares e zonas de acolhimento e auditório principal renovado. Polivalência e modularidade vão marcar este novo centro de congressos que irá ganhar também todas as condições necessárias em termos de climatização e acústica.

Para a Grande Nave, o projecto prevê a criação de uma galeria, deambulatório superior, aumento da área de exposição, novas áreas de bar e instalações sanitárias, novas áreas de camarins para artistas, novas salas de reuniões para clientes e uma nova teia para suspensão de equipamentos. Além da climatização, tratamento luminotécnico e acústico, a Grande Nave será polivalente e modular, permitindo a utilização parcial do espaço.

O projecto de requalificação inclui, igualmente, espaços complementares como um restaurante/self service, que passará a estar integrado no corpo do edifício, uma cafetaria, bares e espaços para aluguer.

Município de Braga, 12 de Setembro de 2016

https://www.cm-braga.pt/pt/0201/home/no ... tem-1-4374" onclick="window.open(this.href);return false;

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
https://www.facebook.com/municipiodebra ... 0418711809" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor Duarte » terça set 13, 2016 9:24 am

A parte que estava mais curioso por saber não consigo escrutinar... O ordenamento da zona envolvente, principalmente a ligação do parque das Camélias ao Parque da Ponte demolindo aquela parede na parte sul da grande nave, para em vez de um pequeno parque e um mini parque ficarmos logo com um parque de dimensão razoável.

De resto, é o esperado para este tipo de equipamento e finalmente aqueles barracões da parte exterior vêm a baixo.

A notícia da RUM dá-nos mais informação:

Novo PEB pronto no início de 2018

Espaço terá capacidade para acolher 'grandes concertos internacionais', congressos de grande dimensão. Será um multiusos "ao dispôr do Norte e da Euroregião".

O novo Parque de Exposições de Braga deverá abrir portas no início de 2018 com novas valências e o objectivo de captar grandes eventos nacionais e internacionais. Braga cidade de congressos, grandes feiras e concertos internacionais será uma realidade, assegura a autarquia.
O projecto foi apresentado esta segunda-feira no Theatro Circo. Começou a ser pensado no início de 2014 e contou com o trabalho de meia centena de técnicos. Estima-se que custe 8 milhões de euros, pouco mais de cinco milhões chegarão de fundos comunitários e o restante dos cofres do município.
O executivo quer que o novo PEB acolha congressos, feiras, concertos, espectáculos, eventos desportivos e exposições.
"Remodelar, alterar e modernizar" são as palavras chave deixadas pelo arquitecto responsável, Pedro Guimarães.

Centro de Congressos
Braga como destino de turismo de negócios é um dos objectivos. Atrair grandes congressos através de dois auditórios, um com capacidade para quase 1400 pessoas, outro de menor dimensão com 250 lugares. O PEB passará a contar com uma multiplicidade de salas de reuniões, a pensar nos momentos em que se realizem congressos e outros eventos de grande dimensão.

A Grande Nave terá capacidade para acolher variadas modalidades desportivas, feiras, mas a novidade está nos grandes concertos internacionais que o município quer atrair ao norte do país. Com uma área de exposição de 7800m2 (+15%) poderá acolher concertos no interior para mais de 9 mil pessoas em pé. Quanto à utilização da plateia, terá 4350 lugares. O espaço contará ainda com salas, bares de apoio e camarins.
A grande nave estará também preparada para uma utilização parcial do espaço disponível.

Exterior – entrada principal
Uma das grandes novidades estéticas está na entrada principal do novo PEB. Parte do parque de estacionamento desaparece para dar lugar a uma grande praça pedonal.

Exterior – Parque de estacionamento e segunda entrada
O parque de estacionamento, onde se realiza a Feira Semanal, terá capacidade para 600 lugares. A entrada terá também uma bilheteira, balneários e sanitários de apoio. O local onde se encontra o portão passa a contar com uma entrada coberta e mais agradável.
A Feira Semanal será renovada e os actuais 'telheiros' desaparecem, assim como o restaurante. Esta zona estará também preparada para receber concertos ao ar livre com espaço para 20 mil pessoas.

Serviços complementares:
O PEB passará a ter uma galeria de exposições junto ao hall de entrada. Mantêm-se o espaço do Investidor, a Companhia de Teatro de Braga, o Media Center. Já a cafetaria passa a estar aberta ao público. Vai contar com um novo restaurante e self service integrados e ainda alguns espaços de arrendamento.

Exterior – Ligação ao Parque da Ponte e ao Estádio 1º de Maio
Estas ligações serão requalificadas, de acordo com o Arquitecto responsável pelo projecto. Nas imediações vai nascer também um novo parque infantil e de lazer para as famílias.

"Mais seguro, confortável, moderno e eficiente" Carlos Oliveira - Presidente da InvestBraga

O novo PEB passará a ser “uma infra-estrutura ao dispôr do norte do país e da euroregião que vai responder às exigências do futuro”, de acordo com o presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira. Terá capacidade para receber eventos de Braga, mas "acima de tudo para recebermos eventos de fora que se realizem em Braga. Um equipamento mais seguro, com mais conforto, mais moderno e muito mais atractivo", defendeu. Um PEB "polivalente e com capacidade de acolher um conjunto diverso de eventos que hoje são uma quase uma impossibilidade em Braga", acrescentou.

Ricardo Rio: Novo PEB "é uma resposta para o Norte e para a Euro-região"
Já o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, não assume qualquer competição com o Porto, mas sim uma resposta para o norte e para a Euro-região. "Importante é criar em todo o norte novas valências que a tornam mais competitiva e capaz de complementar obviamente o centralismo que vai também nestes domínios vai existindo em relação a Lisboa. É importante que pessoas de todo o norte de Portugal e de toda a Galiza possam vir a Braga e disfrutar de uma iniciativa cultural, de aqui podermos acolher grandes competições desportivas, certames de relevo a nível internacional", defendeu aquele autarca.
O município de Braga pretende que o PEB "tenha vida todos os dias" e que não funcione apenas com a dinâmica dos eventos que recebe.
O concurso público poderá ser aprovado na próxima reunião de câmara ou na seguinte. A obra deverá arrancar em Março. Antes disso, o PEB vai acolher a quinquagésima edição da AGRO, assegurou ainda o presidente do município.
|Days of War|
Duarte
Administrador

Mensagempor João » terça set 13, 2016 6:45 pm

Não gosto muito do design exterior principalmente das letras, o interior parece-me impecável.

Parece-me que vai ficar um bom espaço e que será usado maioritariamente para congressos e feiras especialmente de tech e ciência que é nessas área que estamos e queremos evoluir na cidade. A grande nave tem que ser muito bem reformulada para albergar espectáculos porque a acústica do espaço é mediocre. Mas estou confiante que iremos ficar com mais um excelente espaço na cidade e estimo muita vida e dinamismo ao PEB, que de resto tem vindo a melhorar nesses termos.
João
Bispo

Registado: quarta mar 10, 2010 5:11 pm

Mensagempor pnfernandes » quarta set 14, 2016 10:06 am

Este tópico não deveria estar nos "Projectos e Urbanismo", em vez de "Cultura e Eventos"?
pnfernandes
Arcebispo

Registado: segunda abr 13, 2009 3:20 pm

Mensagempor karlussantus » quarta set 14, 2016 4:49 pm

pnfernandes Escreveu:Este tópico não deveria estar nos "Projectos e Urbanismo", em vez de "Cultura e Eventos"?

Ao que parece as obras vão mesmo avançar num futuro próximo, e até à sua conclusão tem lógica ficar nos "Projectos e Urbanismo". :good:
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor coolstream » quarta set 14, 2016 11:18 pm

Mais um anúncio na terra dos anúncios...
Tudo lançado sempre com pompa e fanfarra e que na maioria das vezes não dá em nada.

Se o projecto for para a frente trata-se de uma roupagem mais actual para uma estrutura com décadas.
Uma necessidade de manutenção passados tantos anos, mas não passa disso.
coolstream
Presbitero

Registado: quarta jan 02, 2013 9:04 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Projectos e Urbanismo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante