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Reabilitação Urbana de Braga  

Espaço para a discussão do urbanismo e novos projectos.

Re: Reabilitação Urbana de Braga

Mensagempor karlussantus » terça jul 14, 2015 3:09 pm

Meireles88 Escreveu:O erro está em enterrar! Não vejo nada positivo em enterrares os carros! Vão passar só para largar poluição


Não!! O objetivo é desviar, por exemplo, quem foi à Universidade ou ao BragaParque, MinhoCenter e mora em Palmeira, Prado, Vila Verde (Vale do Cávado), dos modos suaves e transportes públicos que pretendem fazer o eixo Centro-Universidade.
Na zona da Estação quem foi trabalhar para a zona da Grundig e pretende ir para a Povoa de Lanhoso, desviar do tráfego dos modos suaves e transportes públicos que pretendem descer a Rua da Conega, ou ir da Central de Camionagem diretos para Estação Ferroviária, porque passam a poder entrar diretos na via dedicada a transportes publicos a partir da central de camionagem.

O que dizes faria sentido se na superfície se mantivessem várias faixas dedicadas ao TI e a cidade cortada, mas ao colocar-se apenas vias dedicadas a TP e modos suaves, que podem ir da Conega, para a Abade Loureira, Central de Camionagem, Centro, Estação, etc... sem estarem condicionadas pelo TI e sem barreiras... É toda uma nova dinâmica e novos eixos citadinos que se criam.

Meireles88 Escreveu:É isso? E vais reduzir o número de TI motorizados como se vais ter uma via enterrada só para eles? Isso não funciona em nenhuma parte do mundo Carlos. E esse teu valor de 36M€ não é de certeza para gastar num túnel com essa dimensão e essa profundidade onde tinhas que comprar tuneladoras por exemplo. Já para não falar em toda a insegurança que um túnel da dimensão que propões traz para a cidade!


A construção seria idêntica ao do túnel da avenida da Liberdade, sem recurso a tuneladoras, muito mais barato e executável no terreno em questão.
Como disse, este seria o objetivo final, mas face às contingências atuais do país e da CMB teria que ser executado faseadamente intervindo primeiro nos pontos críticos, BragaParque, zona da Estação, Quartel, Central de Camionagem... Em cada um deles criam-se logo dinâmicas impossíveis no momento e impossíveis com as Avenidas para TI na superfície.

P.S. Por falar em tuneis Lisboa vai fazer 2 túneis com tuneladoras com um custo de 170M€ só para reduzir riscos de cheias!! :crazy:
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Re: Reabilitação Urbana de Braga

Mensagempor karlussantus » sexta jul 17, 2015 1:50 am

Página oficial MadridRio
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Parque Madrid Rio; Parque Madrid Rio (wikipedia Espanhol)
Vídeo de apresentação do projeto
- Orçamento: 420.000.000 euros
- 30 km de ciclovia e uma pista de ciclismo BMX
- Sete pistas de peteca
- 12 mesas de jogos
- 33.623 árvores de 47 espécies
- 470.844 arbustos de 38 espécies
- 210.898 m² de pradarias
- 33 pistas de esporte (patinação, skate, escalada, futebol, tênis, paddle, basquete)
- 17 áreas de jogos infantis com 65 brinquedos
- Três espaços de eventos
- 5.506 novos bancos
- 8.528 luminárias
- 63 fontes com água potável
- 84 estacionamentos para bicicletas


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Re: Reabilitação Urbana de Braga

Mensagempor karlussantus » sábado Oct 17, 2015 5:32 pm

E é isto...

Centro histórico e Gualtar com novas ligações
A autarquia bracarense está a ponderar introduzir um sistema de semaforização que permita ligar, sem cortes, o centro histórico (através da Rua D. Pedro V) a Gualtar (pela Rua Nova de Santa Cruz).
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A autarquia bracarense está a ponderar introduzir um sistema de semáforos que permita a passagem directa de peões, ciclistas e transportes públicos entre a Rua D. Pedro V e a Rua Nova de Santa Cruz. Miguel Bandeira, vereador da câmara municipal com o pelouro do ordenamento e urbanismo, explicou que, neste momento, a Universidade do Minho está a fazer um estudo que permita perceber a quantidade e os pontos em que os dispositivos devem instalados na cidade. “Está a ser feito um ensaio pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, uma entidade com know-how que tem autoridade para nos ajudar a determinar todos os dispositivos que vão ter de acompanhar essa instalação de semáforos”, acrescentou.

Com este novo traçado, que irá cortar a Avenida Júlio Fragata directamente entre a Avenida Júlio Fraga e a Rua Nova de Santa Cruz, permitirá “aproximar o centro histórico da zona de Gualtar”. Miguel Bandeira acrescentou que “a ideia que temos é possibilitar e estimular esse atravessamento, vocacionado para os peões e novas formas mobilidade mas também para os transportes públicos”.

Miguel Bandeira diz que a colocação de semáforos é a solução “mais rápida” e “com menos custos para a autarquia”, mas garante que a câmara municipal “não coloca de lado as outras alternativas, como é o caso do alargamento do túnel”. Uma intervenção que, segundo o próprio vereador bracarense, necessita de fundos comunitários, já que “a autarquia não tem possibilidades de suportar todos os custos dessa intervenção”.

https://www.facebook.com/radiorum/posts ... 8574765760" onclick="window.open(this.href);return false;

Eu já deixei o meu comentário em alguns locais onde foi dada a notícia, como é um assunto muito importante acho que quanto mais pessoas participarem melhor.
RUM: https://www.facebook.com/radiorum/posts/10154308574765760
CMB: https://www.facebook.com/cmbraga.comunicacao/posts/1056037744427412

O meu comentário.
Promover a mobilidade sustentável não passa por destruir a infraestrutura rodoviária da cidade. Nem colocar os peões, modos suaves e transportes públicos em conflito com a única circular urbana que temos.
Tenho memória de no passado os vários partidos políticos, nomeadamente PSD e PS, estarem de acordo que devolver a superfície aos cidadãos era o caminho. Sendo que esta é a única opção que permite criar cidade à superfície e devolver à cidade o eixo "centro histórico-universidade".
Participei nesse sentido na revisão do PDM, alertando que resolver o problema da circular não passava por inventar uma circular externa com escassa utilidade e onerosa construção. Ao invés, transmiti que a solução passaria por "assumir" a única circular que temos, a qual tem que ser requalificada para meio urbano. Tal como várias cidades fizeram pelo mundo fora, devolvendo a superfície aos cidadãos.
Fazer cidade é respeitar a hierarquia da infraestrutura rodoviária, as cidades Europeias que são consideradas exemplares na mobilidade sustentável, nomeadamente as cidades da Bélgica e Holanda, todas têm as suas auto-estradas, ligações regionais, circulares, e por fim a rede citadina onde se privilegiam os peões, modos suaves e transportes públicos.
O executivo anterior não respeitou essa hierarquia e cortou vários eixos citadinos e históricos para construir a circular, que era necessária. O atual executivo prepara-se para desrespeitar a hierarquia em sentido inverso, cortando a única circular para restabelecer uma ligação que se pretende calma e sem barreiras.
Estes projetos de promoção da mobilidade sustentável são enquadráveis no próximo quadro comunitário, pelo que a defesa da cidade passa por ter políticos que afirmem Braga, e que exijam investimentos na cidade e no distrito, quer no âmbito da CCDR-N quer no âmbito nacional PETI3+, e não por ter políticos subservientes aos lóbi instalados (Porto e Lisboa) e que evitam as soluções ideais por implicarem mais investimento na cidade.
Gostaria portanto de saber o porquê desta mudança de posição, e quem assume a responsabilidade de tal mudança.
Gostaria também de alertar que neste ponto existia um grave problema de sinistralidade, agravado com a construção do túnel. Volvidas algumas décadas estamos perante um tráfego muito superior pelo que será de esperar além de enormes constrangimentos, graves problemas de sinistralidade.
Não me querendo alongar muito mais, resta referir o impacto económico que terá esta mudança. Tendo Braga 180.000 habitantes, mas estando num Arco Metropolitano do Norte Litoral com 3.000.000 de habitantes, colocarem-se os serviços e comércio de Braga alguns minutos mais distantes desta área de influencia, terá certamente repercussão na economia da cidade, principalmente quando os transportes coletivos regionais são manifestamente insuficientes.
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Re: Reabilitação Urbana de Braga

Mensagempor Duarte » sábado Oct 17, 2015 6:35 pm

Karlus, é só um teste, pode correr bem ou mal, mas eu tenho a certeza que vai correr mal.
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Re: Reabilitação Urbana de Braga

Mensagempor karlussantus » sábado Oct 17, 2015 7:54 pm

Duarte Escreveu:Karlus, é só um teste, pode correr bem ou mal, mas eu tenho a certeza que vai correr mal.


:drink:

A minha indignação com isto, surge no fato de estarmos no âmbito do Portugal 2020, a promoção dos modos sustentáveis são enquadráveis, a CMB tem quadros comunitários e projetos de âmbito nacional a passarem ao lado (PETI3+). Em vez de dirigirmos as forças para um projeto que seria muito melhor para todos os modos de transporte, e combatermos outra vez a centralização de investimentos no Porto e Lisboa que se verifica, estamos a perder meses à espera de verificar se até se consegue controlar o transito.

Se fosse proibido circular ali de carro, estava controlado o transito, o problema são as perdas económicas para a cidade no seu todo.

Acredito até que com um bom diálogo com o Centro Comercial BragaParque este até podia participar na execução do túnel, para ter ligações diretas e uma praça na superfície onde as pessoas e os modos suaves eram a primazia, revolucionávamos aquela área da cidade.

Um projeto fundamental como este e a CMB não o assume como crucial, isto depois de ter sido dado como certo antes das eleições.
Isto pode ser apenas uma forma de "protesto" ou de demonstrar a necessidade do projeto perante as instituições regionais e nacionais, sendo assim estarei a ajudar nesse sentido. :drink:
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Re: Reabilitação Urbana de Braga

Mensagempor sjay » domingo Oct 18, 2015 8:17 pm

Isto é simples, se não há dinheiro para fazer um coisa em condições, não façam. Mais vale mal, do que pior.
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Re: Reabilitação Urbana de Braga

Mensagempor BRG » quarta Oct 21, 2015 6:09 pm

Alguém sabe o que estão a fazer junto à rotunda da Bosch? Estão a movimentar terras no terreno"abandonado" junto à linha de comboio. ..
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Re: Reabilitação Urbana de Braga

Mensagempor karlussantus » quarta Oct 21, 2015 9:01 pm

BRG Escreveu:Alguém sabe o que estão a fazer junto à rotunda da Bosch? Estão a movimentar terras no terreno"abandonado" junto à linha de comboio. ..


Penso que existia um projeto para aquele terreno, e entretanto por algum motivo ficou parado durante anos.
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Re: Reabilitação Urbana de Braga

Mensagempor El Salvador » quarta Oct 21, 2015 9:38 pm

Junto ao arrruamento que liga as estradas do Porto e Barcelos.
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Re: Reabilitação Urbana de Braga

Mensagempor BRG » quinta Oct 22, 2015 8:34 pm

karlussantus Escreveu:
BRG Escreveu:Alguém sabe o que estão a fazer junto à rotunda da Bosch? Estão a movimentar terras no terreno"abandonado" junto à linha de comboio. ..


Penso que existia um projeto para aquele terreno, e entretanto por algum motivo ficou parado durante anos.


Ja me disseram que iria ser um cadeia de fast food e um pequeno hiper... será verdade?
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Re: Reabilitação Urbana de Braga

Mensagempor mister B » sexta Oct 23, 2015 3:52 pm

BRG Escreveu:
karlussantus Escreveu:
BRG Escreveu:Alguém sabe o que estão a fazer junto à rotunda da Bosch? Estão a movimentar terras no terreno"abandonado" junto à linha de comboio. ..


Penso que existia um projeto para aquele terreno, e entretanto por algum motivo ficou parado durante anos.


Ja me disseram que iria ser um cadeia de fast food e um pequeno hiper... será verdade?


Um residente na zona disse me que será um Macdonalds e um Pingo Doce.
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Re: Reabilitação Urbana de Braga

Mensagempor karlussantus » sexta Oct 23, 2015 7:39 pm

Coitado do E.Leclerc.
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Re: Reabilitação Urbana de Braga

Mensagempor El Salvador » sexta Oct 23, 2015 10:37 pm

E explicar ao pessoal de Braga que esse supermercado e explorado por uma empresa de Braga enquanto o pingo doce e lisboeta e abastece todo o Norte a partir dum entreposto localizado em Valongo e um desenho doficil de explicar!
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Re: Reabilitação Urbana de Braga

Mensagempor Duarte » terça Oct 27, 2015 2:58 pm

Braga terá um segundo BurguerKing, no local falado anteriormente, em ferreiros junto à Bosch será um BK em vez de um MD.
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Re: Reabilitação Urbana de Braga

Mensagempor karlussantus » terça Oct 27, 2015 10:54 pm

Já há algum sitio oficial com essa notícia!?

Terá o sucesso do BK 1 sido determinante para um novo em tão pouco tempo!?
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