Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - [Braga] Ciclovias

[Braga] Ciclovias  

Espaço para a discussão do urbanismo e novos projectos.

Re: [Braga] Ciclovias

Mensagempor Meireles88 » sábado set 14, 2013 1:49 am

Foi semi inaugurado um troço desta pista ciclável.

Aspetos negativos, a meu ver, é a inauguração de algo que está incompleto. A sinalização só vai ser colocada para a semana por exemplo e portanto não posso falar dos aspetos todos de algo que ainda não está a 100%. Só depois posso avaliar certas coisas. Mas assim à primeira vista o caráter desta via por si só vai trazer muitos problemas. É uma pista ciclável partilhada com peões, que só por isso merecia ter tido algum cuidado nas larguras escolhidas, nomeadamente na parte que passa por baixo da Bernardo Sequeira e na parte do campo de jogos de Santa Tecla.

Depois a falta de proteções em algumas destas zonas. Corre-se o risco de um peão ou um ciclista cair ao rio. Vamos ver se não existirão por ali alguns acidentes de algum ciclista ou peão menos cauteloso...

No entanto acho que ficou muito melhor do que o que estava. Podiam era ter envolvido os clubes e associações de cicloturismo e mesmo as lojas de bicicletas na discussão aquando do projeto da via. Certamente que se teria optado por outra via que não a partilhada, ou pelo menos por algo mais largo. E certamente que a via não começaria no meio da terra...
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor VítorB » segunda set 16, 2013 11:08 pm

Inaugurar sem estar pronto reflecte o que aí vem no proximo dia 29, como é óbvio. Hipócrita não, é política - ou melhor, politiquice.

Sem dúvida que o Rio Este está muito melhor. Não posso, no entanto, deixar de apontar alguns defeitos que não a falta, evidente e provisória, de sinalização:
O primeiro é mesmo o facto de ser uma via partilhada - passar lá de bike com crianças, cães e afins não me parece muito razoável para uma via realmente ciclável.
O segundo, para mim o mais grave, é acabar a 100 metros do maior parque desportivo da cidade, os campos da Rodovia. Essa desculpem mas eu não entendo. Não faria todo o sentido alongar a ciclovia até aos campos da rodovia e, mesmo que numa fase posterior, até à Universidade, e juntá-la à ciclovia da encosta? é uma ciclovia que "morre na praia", basicamente.

Pontos bons:
A recuperação do rio, que com o tempo acredito que vai ser devolvido à cidade.
A relativa ausência de interrupções na ciclovia: vejo apenas a avenida 31 de Janeiro, penso eu...
Parece-me bem iluminada, com energia solar, o que potenciará uma boa utilização nocturna, sem vandalismo, utilizando uma energia limpa.
O facto de ser interrompida pela 31 de janeiro pode ser, apesar de tudo, uma boa característica, já que facilitará a junção desta ciclovia a uma futura via ciclável na respectiva avenida - seria uma ligação ciclável muito boa entre as zonas altamente povoadas de Santa Tecla, Makro, Lamaçães, Fujacal, Ponte Pedrinha e etc, e o centro da cidade...
VítorB
Bispo

Registado: sexta nov 23, 2012 8:08 pm

Mensagempor boneli » quarta set 25, 2013 12:37 am

Tive a oportunidade de fazer o percurso que já abriu.
Não me vou estender muito sobre algo que foi inaugurado mas que ainda não está pronto. E esta é a minha primeira critica que mostra precisamente o reflexo de quem gere esta cidade.

Como já disseram, que o rio está melhor está. É ver o pessoal de dia e de noite a passar ( moro mesmo em frente), mas pode e deve ser feito mais.

Falta de sinalização e equipamentos que espero que acabem de por.
A nível de segurança, há alguns locais que estão mesmo a jeito de o pessoal malhar ao rio.
Como estava ha espera em dias de feira, aquilo fica uma javardice de outro mundo.
Ainda nem uma semana tem e no troço do parque de exposições, um belo grafite no chão e um bebedouro já vandalizado.
Na ponte de São João de noite não tem iluminação.
A tal falta de ligação ao complexo desportivo da rodovia. Enfim.
E para finalizar, muitos dos postes de iluminação simplesmente não funcionam e na parte da rua dos barbosas até à pizaria dieci nem um funciona. Curiosamente a maioria (alguns) que não funciona estão por baixo de árvores.

Como disse o Mesquita: " eSPERO QUE AS PESSOAS CONSERVEM ESTE BELO EQUIPAMENTO", E de facto temos que ser nós também a ter uma atitude civiliazada, no entanto nem uma semana tem e já andam a estragar.

Espero que que algumas destas falhas sejam mesmo reflexo de inaugurações apressadas e que no futuro sejam retificadas
boneli
Leigo

Registado: quarta abr 24, 2013 12:17 pm

Mensagempor apocalypto » quarta set 25, 2013 12:50 am

Muitas dessas coisas poderiam ser evitadas se a Polícia Municipal servisse para alguma coisa, o que não é o caso. É um orgão inútil que apenas serve para passar multas (agora nem isso porque existe a Esse) e de certeza para dar mais uns tachos. Se fizessem o trabalho que lhes compete, as ruas da cidade estariam mais seguras e conservadas.

Sou a favor da videovigilância em determinados locais e da polícia municipal a patrulhar as ruas da cidade de forma contínua. O problema é que não se vê NEM UM!

Espero que com o R.Rio as coisas mudem pois esta cidade está uma vergonha...

P.S. Já agora, a próxima semana deve ser pródiga em inaugurações de coisas que estão por acabar, certo? Ocorre-me o Picoto, as obras nas escolas e, se tiverem muita lata (o que não me surpreende), ainda são capazes de ir ao ex Dolce Vita fazer mais umas promessas da treta à semelhança dos futuros parques verdes de Braga.

Pulhíticos é o que são!
apocalypto
Arcebispo

Registado: terça jun 17, 2008 11:25 pm

Mensagempor Mr Strangelet » quarta set 25, 2013 9:53 am

A maior parte desses problemas (dia de feira, vandalismo) é simplesmente o reflexo do povo parolo que temos. Não ha volta a dar, o povo não é civilizado, portanto nunca nada dura muito tempo em bom estado. Não existe a noção de bem comum e de como se deve preservar o que é de todos.
Não é uma questão de vigilancia (embora esta possa ajudar) mas antes uma questão de educação e civismo.
Mr Strangelet
Cardeal

Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm

Mensagempor apocalypto » quarta set 25, 2013 9:12 pm

Caro Mr.Strangelet, de facto existe uma grande falta de civismo mas existem arruaceiros em todo o mundo e em todos os países. A cidade de Braga é um exemplo terrível da falta de polícia nas ruas. Assim o sentimento de impunidade é total.
apocalypto
Arcebispo

Mensagempor NrowS » quinta set 26, 2013 4:33 pm

Já não vinha aqui há uns tempos.
Então tiraram-me a ciclovia da "porta" de casa para a estenderem até ao Meliã? Isso não é extensão, é só mudança de lugar. :P A zona entre a ponte pedrinha e o parque de exposições não é das mais difíceis para se percorrer de bicicleta, com ou sem ciclovia, mas não vai haver qualquer zona destinada aos ciclistas, que vão ter de usar a estrada. Se, pelo menos, criassem aí um corredor de bicicletas já não era mau de todo... depois já só faltava educar os condutores para a presença das bicicletas e do respeito que há que ter por elas.

E em relação à abertura do troço 31 de Janeiro - Parque de Exposições, já há ideia da data? Queria começar a dar uso à bicicleta enquanto a chuva não se instala de vez... :)
NrowS
Bispo

Registado: sábado ago 30, 2008 3:30 pm

Mensagempor Mr Strangelet » quinta set 26, 2013 6:38 pm

Também já abriu, NrowS, alguns dias depois :good:

E o "parque urbano" do Picoto foi inaugurado hoje :P

EDIT: podem ver fotos de ambos no facebook da CMB.
Mr Strangelet
Cardeal

Mensagempor apocalypto » quinta set 26, 2013 7:26 pm

Mr Strangelet Escreveu:Também já abriu, NrowS, alguns dias depois :good:

E o "parque urbano" do Picoto foi inaugurado hoje :P

EDIT: podem ver fotos de ambos no facebook da CMB.

Podes colocar o link, sff? Não consigo encontrar.
apocalypto
Arcebispo

Mensagempor Mr Strangelet » quinta set 26, 2013 8:55 pm

Mr Strangelet
Cardeal

Mensagempor apocalypto » quinta set 26, 2013 9:13 pm

Obrigado ;)
apocalypto
Arcebispo

Mensagempor Meireles88 » quarta Oct 09, 2013 9:54 am

A Via Pedonal Ciclável de noite e de dia...

http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor ritarodrigues » sábado Oct 12, 2013 9:38 pm

Trabalho "paredes meias " com a via pedonal ciclável e é impressionante como durante todo dia anda sempre gente a caminhar ou a andar de bicicleta. Ficou muito bonito.

Sent from my iPhone using Tapatalk
ritarodrigues
Bispo

Registado: segunda mai 02, 2011 4:02 pm

Mensagempor victordomingos » domingo Oct 13, 2013 5:59 am

ritarodrigues Escreveu:Trabalho "paredes meias " com a via pedonal ciclável e é impressionante como durante todo dia anda sempre gente a caminhar ou a andar de bicicleta. Ficou muito bonito.

Precisa ainda de alguns ajustes para ficar mais segura e, a meu ver, em alguns pontos não reúne as condições para ser uma via de trânsito bidirecional partilhada para peões e ciclistas. Por exemplo pela largura da faixa de rodagem.

Mas concordo que a população de Braga está sedenta deste tipo de infra-estruturas e que a adoção é, por isso mesmo, imediata. Fazem falta mais, um pouco por toda a cidade. E é preciso investir também, não só em equipamentos de lazer como este, mas também em vias de acesso ao centro para ciclistas, de modo a potenciar o aumento do uso deste meio de transporte e a consequente melhoria da qualidade de vida da população.
victordomingos
Presbitero

Registado: sábado mar 30, 2013 1:07 am

Mensagempor Duarte » quinta jan 30, 2014 4:13 pm

Btw, no PA 2014 da CMB aparece a elaboração do projecto de prolongamento da Via Pedonal Ciclável até à rotunda do INL e futuramente o objectivo é que a mesma vá desde S.Pedro D'Este até Celeirós sempre ao longo do rio.

Imagem
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Projectos e Urbanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes