Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - [BRAGA] Cidade Desportiva do SC BRAGA

[BRAGA] Cidade Desportiva do SC BRAGA  

Espaço para a discussão do urbanismo e novos projectos.

[BRAGA] Cidade Desportiva do SC BRAGA

Mensagempor Arealense » quinta jul 31, 2008 4:44 am

PROJECTO DE OBRA QUE SERÁ "REFERÊNCIA NO MUNDO"

“É meu desejo construir uma Academia Desportiva ao longo deste mandato: uma valência importantíssima para o futuro do nosso clube.” A 14 de Dezembro de 2007, António Salvador, presidente da Administração da SAD do Sp. Braga, assumiu este compromisso perante os associados e prepara-se para anunciar, a qualquer momento, que o projecto vai avançar em força, e no terreno, muito em breve.

Com efeito, Record sabe que nos últimos meses foi possível desbloquear os problemas burocráticos que impediam a oficialização da obra e tudo aponta para que a mesma seja edificada na Quinta de Jós, devendo Fernando Jorge ser o arquitecto responsável.

“A obra há-de orgulhar todos os bracarenses e será certamente uma grande referência em Portugal, na Europa e no Mundo”, definiu Salvador no mesmo discurso. Por entender que é necessário garantir o “desenvolvimento das capacidades desportivas dos nossos jovens”, vincou que conta com o envolvimento dos sócios, forças políticas, sociais e empresariais.
Luís Magalhães
Arealense
Bispo

Registado: quarta mar 26, 2008 9:55 pm

Re: Academia do SCB Avança

Mensagempor Arealense » quinta jul 31, 2008 4:44 am

Gostaria de saber mais informaçoes e acho um bom projecto para o clube na nossa cidade.
Luís Magalhães
Arealense
Bispo

Registado: quarta mar 26, 2008 9:55 pm

Mensagempor CesarGomes » quinta jul 31, 2008 7:11 am

Arealense Escreveu:Gostaria de saber mais informaçoes e acho um bom projecto para o clube na nossa cidade.

Tu e todos nós :girl_cray2:
É certamente um projecto importante para o desporto e atletas de Braga, mas também o é para a cidade, e região, em geral. :good:
CesarGomes
Cardeal

Registado: domingo fev 17, 2008 9:54 pm

Mensagempor cardoso » quinta jul 31, 2008 12:19 pm

CesarGomes Escreveu:
Arealense Escreveu:Gostaria de saber mais informaçoes e acho um bom projecto para o clube na nossa cidade.

É certamente um projecto importante para o desporto e atletas de Braga, mas também o é para a cidade, e região, em geral. :good:

Eu tenho algumas dúvidas, César.
Antes de mais devo dizer que sou sócio e adepto fidelissimo do S. C. de Braga. Mas como cidadão bracarense, pagante de IMI, já encarei a construção do estádio como uma obra quase megalómana para o contexto socio-económico que temos. Agora, quanto à Academia, pergunto: com que dineiro? Da SAD? Não, não há dinheiro para isso. Do Estado? Nem pensar. Capital privado? Não me parece, a não ser numa pequena parcela. Resta, é óbvio e evidente, outra vez, a Camara, que já está endividada até ao pescoço.
Vejam o exemplo do Sporting Clube de Portugal: toda a gente diz que tem uma academia exemplar, os sportinguistas estão orgulhosos, a academia até é conhecida "lá fora". E depois? depois ficam as dívidas. neste momento, a grave crise do Sporfting, que não tem dinheiro para mandar tocar um cego, deve-se em grande parte à academia!
É por isso que eu digo: podia ser bom para a cidade, para os nossos jovens, para o clube mas... e para as finanças? Não teriamos ali um grande elefante branco, a exigir despesas de manutenção e pouco rentabilidade? Não sei, são apenas perguntas que faço...a
Por outro lado, temos o estádio antigo sub-aproveitado. Aquilo tem pista de tartan, tem um magnifico relvado, tem uma envolvência magnifica... não seria mais inteligente aproveitar para reabilitar aquele magnifico monumento arquitectónico e ao mesmo tempo reabilitar o castiço e acolhedor Parque da Ponte?
cardoso
Arcebispo

Registado: segunda jul 28, 2008 4:40 pm

Mensagempor Mr Strangelet » quinta jul 31, 2008 2:19 pm

cardoso Escreveu:
CesarGomes Escreveu:

Eu tenho algumas dúvidas, César.
Antes de mais devo dizer que sou sócio e adepto fidelissimo do S. C. de Braga. Mas como cidadão bracarense, pagante de IMI, já encarei a construção do estádio como uma obra quase megalómana para o contexto socio-económico que temos. Agora, quanto à Academia, pergunto: com que dineiro? Da SAD? Não, não há dinheiro para isso. Do Estado? Nem pensar. Capital privado? Não me parece, a não ser numa pequena parcela. Resta, é óbvio e evidente, outra vez, a Camara, que já está endividada até ao pescoço.
Vejam o exemplo do Sporting Clube de Portugal: toda a gente diz que tem uma academia exemplar, os sportinguistas estão orgulhosos, a academia até é conhecida "lá fora". E depois? depois ficam as dívidas. neste momento, a grave crise do Sporfting, que não tem dinheiro para mandar tocar um cego, deve-se em grande parte à academia!
É por isso que eu digo: podia ser bom para a cidade, para os nossos jovens, para o clube mas... e para as finanças? Não teriamos ali um grande elefante branco, a exigir despesas de manutenção e pouco rentabilidade? Não sei, são apenas perguntas que faço...a
Por outro lado, temos o estádio antigo sub-aproveitado. Aquilo tem pista de tartan, tem um magnifico relvado, tem uma envolvência magnifica... não seria mais inteligente aproveitar para reabilitar aquele magnifico monumento arquitectónico e ao mesmo tempo reabilitar o castiço e acolhedor Parque da Ponte?

Absolutamente de acordo contigo, principalmente nos ultimos paragrafos!
Era mais que lógico, e inteligente, aproveitar as instalações já existentes do velhinho primeiro de maio e anexos, reconstrui-lo, reabilita-lo, e fazer dele a futura academia do scbraga. É uma tristeza ver-se aquele patrimonio riquissimo, e tão intimamente ligado ao braga, tão subaproveitado, e com certeza com uns custos de manutençao elevados. Ainda para mais quando não ha nenhum futuro a dar-lhe, pelo menos que seja de conhecimento publico. Penso portanto que era a solução mais lógica e inteligente..
ImagemImagem :FACEPALM: ImagemImagem
Mr Strangelet
Cardeal

Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm

Mensagempor cardoso » quinta jul 31, 2008 2:34 pm

eu diria mais. Se:
- estendessemos o projecto à reabilitação do parque da ponte
- aproveitassemos o monte do clube de caça
- dessemos ao ABC, como merece, um novo pavilhão noutro local
teriamos ali uma zona excepcional para infraestruturas desportivas
cardoso
Arcebispo

Mensagempor CesarGomes » quinta jul 31, 2008 6:08 pm

Quem deve pagar a Academia terá que ser o SCB e patrocinadores. A CMB nunca, quanto muito facilitar (uma especie de PIN) em termos burocráticos e apoio (como acessibilidades, etc).
Não conheço pessoalmente academias, mas as imideações do 1º de Maio não são pequenas?
Aliás, eu apoio outro tipo de infraestruturas para a envolvente do 1º de Maio. Desportivo, lazer, parques, jardins, mas de dominio público, tal como é hoje. Uma academia seria sempre privada, fechada ao público, isso não. O Parque da Ponte e o picoto terão de ser um espaço público aberto, o parque "in" da cidade.
CesarGomes
Cardeal

Mensagempor cardoso » quinta jul 31, 2008 6:30 pm

Também acho que a Camara não deve entrar com dinheiro. O que eu escrevi vai no sentido de recear que isso aconteça.
Sim, para uma academia, aquilo é capaz de ser apertado. Eu estava a pensar utilizar também os terrenos do lado do campo de tiro. Mas isto sou eu a divagar.
Concordo contigo nisto: muito mais iportante é garantir boas infraestruturas desportivas à cidade. E isso já está planeado para a zona do estadio novo. Aliás, já devia haver lá uma série de coisas, mes enfim...
fazendo-se o que está previsto para essa zona, a minha conclusão é a seguinte - a Academia, principalmente se envolver dinheiros publicos, é um luxo desnecessário.
cardoso
Arcebispo

Mensagempor CesarGomes » quinta jul 31, 2008 7:30 pm

Uma academia é uma empresa, só que em vez de entrar porco e sair chouriça, entra humano e sai atleta (sem querer ferir susceptibilidades). É um negócio, que na mente do dirigente é para dar lucro. Logo está completamente fora dos parâmetros de uma organização essencial carente de ajudas. E como tal deverá sobreviver como qualquer outra empresa portuguesa. A CMB não poderá, jámais, entrar neste "negócio", porque senão também vou criar uma empresa e vou à CMB choramingar :cry:
Quanto ao projecto em si, será benéfico para a cidade e clube. Aliás qualquer investimento nesta cidade será sempre benéfico. Quanto ao clube, desde que encontrem parceiros, patrocinadores, e projectem com sustentabilidade, tem tudo para vigorar. :)
CesarGomes
Cardeal

Mensagempor cardoso » quinta jul 31, 2008 9:28 pm

Conhecendo como julgo conhecer a SAD do SC BRaga, garanto-te que se a academia se concretizar, vai entrar dinheirinho da Camara, ou seja, nosso.
Quanto aos patrocínios, pelo menos as empresas de construção estarão lá, não por serem mecenas mas porque têm muito a lucrar com o projecto.
cardoso
Arcebispo

Mensagempor mister B » quinta jul 31, 2008 10:44 pm

Eu concordo plenamente com o aproveitamento das estruturas existentes, o primeiro de maio ta a pedir mesmo uma ocupacao, e se precisarem d + espaco k aproveitem tmb o peb e construir, esse sim de raiz um centro de exposicoes e congressos decente, esse parece me um investimento mais aceitavel e necessario.
I love Braga
mister B
Arcebispo

Registado: sábado jul 05, 2008 9:27 pm

Mensagempor CesarGomes » segunda ago 04, 2008 7:19 pm

mister B Escreveu:Eu concordo plenamente com o aproveitamento das estruturas existentes, o primeiro de maio ta a pedir mesmo uma ocupacao, e se precisarem d + espaco k aproveitem tmb o peb e construir, esse sim de raiz um centro de exposicoes e congressos decente, esse parece me um investimento mais aceitavel e necessario.

Um novo PEB à beira da nova estação do "TGV" é que era uma boa aposta.
CesarGomes
Cardeal

Mensagempor mister B » segunda ago 04, 2008 11:25 pm

ya, e de maneira a k se assumisse como um centro de exposicoes k realiza-se feiras direccionadas a todo o nordeste iberico, vejo ai outra opurtunidade de ouro k a cidade devia agarrar, afinal pra alem de sermos o centro de um distrito com kuase um milhao, tamos sensivelmente a meio entre a zona densamente povoada k vai de aveiro a la corunha, e acredito k seria possivel se construissemos uma infraestrutura decente..
I love Braga
mister B
Arcebispo

Registado: sábado jul 05, 2008 9:27 pm

Mensagempor jcmarques » terça ago 12, 2008 10:15 am

muito boa noticia, mas que precisa ainda de muito estudo.. e tambem de localização :D a area do Estadio 1ro de maio acho que é pequena... não sei, acho que os mais entendidos devem saber.
Imagem
Imagem
jcmarques
Cardeal

Registado: terça abr 22, 2008 8:48 am

Re: Academia do SCB (avança?)

Mensagempor Duarte » quarta dez 01, 2010 1:07 pm

Sporting de Braga - Mesquita Machado disponível para ajudar a construir uma academia

O presidente da câmara de Braga disse hoje que a autarquia está “disponível para ajudar” o clube a construir uma academia e defendeu que “é possível” a equipa sagrar-se campeã nacional de futebol num futuro próximo.

Instado a comentar o desejo do presidente do clube, António Salvador, de ganhar títulos, Mesquita Machado lembrou à agência Lusa que esse é também um sonho seu de muitos anos, assim como de “todos os bracarenses”, frisando que “os êxitos do Sporting de Braga são os êxitos da cidade e da região”.

“Com certeza que é possível, nada é impossível. Já na última época esteve quase a acontecer”, notou.

Confrontado com o anseio novamente expresso por Salvador de edificar uma academia para uma maior aposta na formação “é uma ambição perfeitamente legítima e a autarquia está disponível para ajudar”, mas acrescentou que isso terá de acontecer “num quadro absolutamente realista”.

Para António Duarte, antigo chefe do departamento de futebol, essa seria a melhor prenda que o clube podia ter no 90.º aniversário, que se cumpre em 21 de janeiro de 2011.

“Instituir a academia seria a minha maior alegria. É muito importante, o passo mais importante que o clube pode dar, e é um sonho antigo do presidente”, recordou.

Para isso, António Duarte notou que será necessário “congregar as forças vivas da cidade”, mostrando-se “convencido de que a autarquia vai compreender a situação e perceber que o crescimento do clube passa por aí”.

O ex-dirigente considera que os quase oito anos de mandato de António Salvador formam “a página mais importante da história do clube, porque aliam sucessos desportivos e financeiros” e, mesmo nas épocas desportivas menos conseguidas, soube “ser ativo e resolver os problemas”.

António Duarte destacou o segundo lugar da época passada, a presença assídua na Liga Europa e a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões este ano, “um feito tanto mais relevante porque alicerçado num grande equilíbrio económico-financeiro”.

O antigo responsável do futebol bracarense lembrou que os “adeptos querem sempre mais, mas têm de ter os pés bem assentes no chão”.

“Nos próximos três anos gostaria que a equipa continuasse na senda dos sucessos desportivos e, se o presidente disse que quer ser campeão e ganhar títulos, os adeptos têm que o acompanhar nesse sonho, unirmo-nos à sua volta e do clube e fortalecer essa ideia”, concluiu.

Remetendo um balanço do consulado para o presidente do clube, Mesquita Machado disse-se “extremamente satisfeito” por António Salvador “ter aceite mais um mandato e dar continuidade ao excelente trabalho que tem realizado” e considerou que “a sua ambição é um exemplo para toda a sociedade portuguesa já que não se devem baixar os braços em momentos difíceis”.

O autarca regressa ao dirigismo desportivo como presidente do Conselho Geral, órgão consultivo do Sporting de Braga, depois de se ter demitido em janeiro de 2009 da presidência da Mesa da Assembleia Geral (AG) da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de um polémico jogo com o Benfica, ainda com Jorge Jesus no comando técnico dos minhotos.

Antena Minho
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Próximo

Voltar para Projectos e Urbanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes